Como Escolher um Tema WordPress?

How to choose a WordPress theme
Shares

Uma das melhores coisas sobre o WordPress é a sua flexibilidade. Você pode facilmente mudar a aparência do seu site com temas simples de instalar. Mas, vamos ser sinceros – não é tão simples escolher o melhor tema WordPress.

Existem muitas opções por aí, e se você não está familiarizado com elas, pode ser bastante avassalador. Portanto, neste post, vou tentar compartilhar algumas dicas úteis para orientar você sobre como escolher o tema WordPress certo, seja para um blog, site de negócios ou projeto pessoal.


Grátis ou Tema Premium?

Antes de escolher o melhor tema WordPress, considere o seu orçamento. Você estará avaliando as opções entre temas gratuitos e temas premium. Estes últimos geralmente custam alguns dólares, e é bastante incomum encontrar opções com preços acima de $100. Você também pode obter temas premium eficientes e bem elaborados do seu provedor de hospedagem ao adquirir Hospedagem WordPress.

Mas aqui está a questão – vale a pena pagar por um tema? O que torna os temas premium uma escolha melhor do que centenas de temas WordPress gratuitos?

Deixe-me explicar:

  • Qualidade – Temas premium são de alta qualidade. Existe uma competição acirrada no mercado e os criadores não podem se dar ao luxo de ter falhas. Portanto, quando você compra um tema WordPress, está obtendo uma solução muito mais polida e refinada.
  • Suporte – Você terá um ano de suporte técnico incluído no preço. Isso significa que você terá alguém a quem recorrer se encontrar problemas ou tiver perguntas básicas.
  • Segurança – Os autores de temas premium para WordPress atualizam regularmente seus produtos, corrigindo bugs e aprimorando a segurança do seu site.
  • Documentação – A maioria dos temas premium para WordPress vem com documentação bem preparada, manuais do usuário e descrições detalhadas de recursos. Se você escolher um tema WordPress gratuito, terá que instalá-lo e configurá-lo por conta própria.
  • Unicidade – Temas WordPress gratuitos são mais comuns, tornando mais difícil se destacar. Com temas premium, ainda há uma chance de vários usuários comprarem o mesmo tema, mas eles não estão tão amplamente acessíveis.
  • Acessibilidade – Sejamos honestos, temas premium para WordPress têm preços razoáveis e, na maioria dos casos, oferecem o melhor custo-benefício. Gastar algumas dezenas de dólares para um site totalmente funcional é um investimento inteligente que não vai quebrar o banco.

Onde Encontrar Temas para WordPress?

O mercado é extenso e extremamente competitivo, oferecendo uma abundância de opções que podem ser avassaladoras. Quando você pesquisa “tema WordPress” no Google, ele sugere mais de 50 milhões de páginas! Mas não se preocupe, existem alguns lugares que você deve verificar primeiro quando estiver procurando o melhor tema para WordPress.

Os sites mais populares com temas para WordPress incluem ThemeForest, TemplateMonster, Elmastudio, Elegant Themes, MyThemeShop e The Theme Foundry. Você também pode explorar agregadores de temas como Best of Themes ou agregadores dedicados a temas gratuitos para WordPress, como Theme Cards.

E se você quiser escolher um tema WordPress específico que viu em um site, pode verificar as informações usando a ferramenta WordPress Theme Detector. Ela informará qual solução o autor do site está usando e onde comprá-la ou baixá-la.


Aparência

Não há como negar – a aparência é o critério mais importante e fundamental para avaliar um tema. Os usuários notam o layout, cores, imagens e muito mais. Especialmente quando os detalhes técnicos parecem como magia negra para eles.

Usabilidade

Com muita frequência, o processo de seleção de temas se concentra apenas nos aspectos estéticos. Embora seja responsável pela aparência do site, também é a espinha dorsal que determina a navegação, layout, estrutura e orientação de conteúdo.

Um bom tema não deve apenas ser visualmente atraente, mas também altamente funcional. Ambos os aspectos devem ser avaliados juntos. Portanto, não se deixe levar por gráficos chamativos ou cores bonitas. Mesmo a embalagem mais bonita não ajudará se o seu site for difícil de navegar para os usuários.

Certifique-se de avaliar a impressão artística do tema WordPress e verifique se ele está alinhado com suas expectativas para o novo site:

  • É fácil de usar?
  • O layout do menu faz sentido?
  • Os modelos de página acomodarão o conteúdo que você planeja publicar?

Adequado para o Conteúdo

Você pode escolher um tema do WordPress fantástico, mas nem todos são versáteis o suficiente para se adequar a todos os tipos de sites. Mesmo que você adore um design específico, ele pode não se alinhar bem com o seu conteúdo.

Ao avaliar a aparência, é essencial fazê-lo sem deixar as emoções nublarem seu julgamento. As versões de demonstração apresentadas pelos autores geralmente são polidas e apresentadas da melhor maneira possível. No entanto, uma vez que você carrega conteúdo real e adiciona suas fotos, o tema pode perder seu encanto inicial.

Esse problema é especialmente relevante para layouts baseados em imagens. As versões de demonstração geralmente incluem ótimas fotografias que criam uma impressão positiva. No entanto, seu conteúdo pode não ser tão ideal ou relevante. É essencial avaliar o tema do WordPress com base nos recursos que você tem e pretende usar, em vez de confiar apenas no que o autor apresenta na demonstração.

Tipografia

Ao escolher seu tema do WordPress, lembre-se de verificar as fontes. Os estilos das fontes devem ser diversos, e o texto deve ser fácil de ler.

Seu site pode apresentar vários tipos de conteúdo, mas o texto provavelmente permanecerá uma prioridade.

Em primeiro lugar, evite projetos com tamanhos de fonte pequenos e linhas de texto muito longas. Essa formatação cansa os olhos do leitor. Procure um tamanho de fonte de pelo menos 16px e certifique-se de que as linhas não excedam 80 caracteres. Além disso, um espaçamento adequado entre as linhas é importante, proporcionando parágrafos com espaço suficiente.

Procure por diferentes estilos de cabeçalho, listas com marcadores e opções de destaque. Esses elementos são muito úteis ao formatar postagens. Por outro lado, é melhor evitar o uso de fontes estranhas e exóticas. Embora possam parecer interessantes ou atmosféricas, elas podem cansar os olhos e afetar a legibilidade geral do seu conteúdo.


Funcionalidade

Além da aparência, a facilidade de uso é um aspecto crucial ao escolher um tema do WordPress. Os criadores frequentemente adicionam novos recursos, mas mais nem sempre é melhor para o usuário. Então, no que você deve prestar atenção?

Versões de Idiomas

Se você planeja usar o tema em um site multilíngue, vale a pena verificar as traduções disponíveis e a compatibilidade com fontes. Enquanto o inglês não usa marcas diacríticas, outros idiomas o fazem. Muitos criadores oferecem várias versões de idiomas ou projetam o editor para suportar traduções independentes.

Construtores de Páginas

Temas do WordPress equipados com construtores de páginas integrados estão ganhando popularidade. Eles permitem que você crie páginas usando blocos pré-projetados sem a necessidade de habilidades de design ou programação. No entanto, eles podem ter problemas de estabilidade ou ser difíceis de usar. É sábio considerar projetos que funcionam perfeitamente com ferramentas bem conhecidas como Gutenberg ou Elementor.

Pode ser desafiador escolher um bom tema do WordPress, já que você tem que confiar na aparência do demo. O aspecto mais crítico é sua capacidade de permitir a edição fácil de páginas e alterações futuras sem ter que reconstruir o site inteiro.

Tenha em mente que alcançar uma aparência semelhante à do demo pode ser demorado. Além disso, é melhor evitar temas do WordPress com inúmeros recursos, pois mais código aumenta o risco de erros e vulnerabilidades de segurança. Cada função adicional significa perdê-la ao trocar para outro tema.

Opções de Configuração

Os criadores tentam várias táticas para incentivá-lo a fazer uma compra. Alguns recursos podem parecer atraentes, mas você pode não precisar deles. Mais opções exigem mais atenção e podem levar a vários problemas.

Você pode facilmente cair em uma armadilha clássica – pagar por algo que não usará. Eu recomendo seguir o princípio “menos é mais”. Temas sobrecarregados frequentemente exigem atualizações frequentes, podem ter problemas inesperados devido a testes inadequados, levam a menor desempenho e resultam em problemas de usabilidade.

Portanto, é melhor focar em soluções que correspondam às suas necessidades atuais – você não escolherá um tema do WordPress para uma década. Com o ritmo atual das mudanças de tendência, ele deve durar de 2 a 3 anos. Investir muito tempo e dinheiro nisso por um período relativamente curto seria um desperdício.


Aspectos Técnicos

Além do que você pode ver na superfície, o que acontece nos bastidores é igualmente importante. Aspectos técnicos são mais difíceis de avaliar, levando a muitas perguntas e problemas. Aqui estão alguns métodos e ferramentas para ajudá-lo:

Responsividade

Seu site deve ser exibido bem em todos os dispositivos. Portanto, é essencial testar a versão demo em diferentes variações. Você pode fazer isso simplesmente executando-a em vários dispositivos disponíveis, mas também existem ferramentas úteis para verificação:

  • O Teste de Mobile-Friendly do Google avalia o desempenho do site em dispositivos móveis, o que afeta seu posicionamento nos resultados de pesquisa.
  • O Responsinator fornece prévias para os dispositivos mais populares e verifica a compatibilidade com eles.
Ao escolher o melhor tema do WordPress, não esqueça de verificar se o site é exibido corretamente em todos os dispositivos.

Desempenho e SEO

Um bom tema deve ser bem otimizado para mecanismos de busca. Teste a versão de demonstração com um SEO Site Checkup. Ele analisará o código e indicará se o autor considerou aspectos essenciais.

A velocidade de carregamento da página também está se tornando cada vez mais crucial. Os usuários são mais impacientes e não gostam de tempos de carregamento lentos. Além disso, uma página pesada consome muitos dados em dispositivos móveis, retardando o processo de carregamento. Isso também afeta negativamente o posicionamento nos mecanismos de busca. Como você pode avaliar esse parâmetro?

  • PageSpeed Insights – O Google vem em seu socorro mais uma vez. Com a ferramenta deles, você pode verificar o desempenho antes de escolher um tema específico do WordPress.
  • Teste do Pingdom – uma alternativa à ferramenta do Google. Ele analisa a velocidade e sugere áreas que precisam de melhorias.

Segurança

Vulnerabilidades no código podem expor seu site a ataques perigosos. Mesmo que o tema pareça funcionar bem à primeira vista, pode haver erros nos bastidores que comprometem a segurança. Avalie-o quanto à susceptibilidade a vulnerabilidades conhecidas que hackers poderiam explorar para violar seu servidor, bem como a segurança geral.

Ferramentas como Sucuri ou Perfect Dashboard podem ajudar a identificar áreas suspeitas no código do site.

Lembre-se de que a segurança do WordPress requer atualizações regulares. Quando você escolhe um tema do WordPress, preste atenção ao número de plugins adicionais necessários para seu funcionamento adequado. Cada plugin requer atualizações regulares. Além disso, quanto mais extensa for a base de código do tema, maior será o risco de vulnerabilidades de segurança.

Qualidade do Código

A qualidade de seu código também influencia a avaliação geral de um tema do WordPress. Diferentes abordagens podem alcançar os mesmos efeitos, mas apenas algumas soluções são corretas e seguras. Você pode realizar um simples teste de CSS:

  • Quantos arquivos CSS o tema inclui?
  • Verifique sua organização e estrutura.
  • Quantas linhas de código estão presentes em todos os arquivos CSS? Várias centenas de linhas ainda são aceitáveis, mas quando o número chega a quatro ou cinco dígitos, é hora de ficar longe. O tema provavelmente sofrerá com mau desempenho, código complicado e dificuldade para fazer alterações.
  • Com que frequência “!important” aparece? Na maioria dos casos em que esta tag é usada, você pode substituí-la por um código mais conciso. O uso excessivo de “!important” pode sugerir que o autor não era um especialista em front-end.
Para escolher um tema WordPress rápido e seguro, realize um simples teste de CSS.

Opiniões e Popularidade

Algumas lojas de temas, como o ThemeForest, fornecem avaliações de usuários. Vale a pena conferir essas avaliações para identificar possíveis problemas. As respostas dos autores também indicam sua abordagem ao suporte e à prestatividade.

As informações mais valiosas vêm de avaliações com uma classificação média. Avaliações extremamente negativas muitas vezes resultam da ignorância ou da má fé do usuário, enquanto as extremamente positivas geralmente são breves e não muito informativas, como “ótimo tema”. O número de avaliações também importa. Uma classificação de 4,5/5 com base em 500 votos tem mais peso do que uma classificação de 5/5 com base em três votos.

Temas, por definição, são universais e acessíveis a todos. Isso é uma grande vantagem, mas também afeta a singularidade. Por um lado, temas muito populares são extensivamente testados, mas, por outro lado, há uma maior chance de que o site de um concorrente pareça idêntico ao nosso.

Conclusão

Escolher o tema certo do WordPress não é tarefa fácil, mas é essencial para destacar seu site e garantir seu bom desempenho. Embora a vasta variedade de opções possa ser avassaladora, considerar seu orçamento, avaliar aparência e usabilidade, e prestar atenção aos aspectos técnicos pode orientá-lo para uma escolha adequada.

Lembre-se, escolher o tema certo do WordPress requer consideração cuidadosa, mas com a abordagem certa, você pode criar um site visualmente atraente, fácil de usar e de alto desempenho que atenda eficazmente às suas necessidades. Boa caça ao tema!

Se você gostou deste artigo, vai adorar a plataforma de hospedagem UltaHost e nosso serviço barato de Hospedagem WordPress. Tenha suporte 24/7 da nossa equipe de suporte. Nós até mesmo ajudaremos você a traduzir seu site. Nossa infraestrutura avançada foca em dimensionamento automático, desempenho e segurança. Deixe-nos mostrar a diferença! Confira nossos planos! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
Email security

Como Otimizar o Desempenho do Seu Servidor de Email

Next Post
Hosting your website in Canada offers a myriad of benefits that can significantly impact your online presence and business success.

Explorando os Benefícios de Hospedar seu Site no Canadá

Related Posts