Como Indexar Seu Site no Google

How-To Index Your Website on Google
How-To Index Your Website on Google
Shares

Você tá cansado de gastar horrores com publicidade, e mesmo assim ter o tráfego do seu site baixo? É, eu sei muito bem como é isso, mas não se preocupe mais, hoje eu vou te mostrar uma ótima técnica para resolver os seus problemas. Bora lá?

De longe, um dos elementos mais importantes para um site é a sua visibilidade. Mas para isso, ele precisa ser visível ou procurado. E uma das melhores e mais usadas formas de um site ser visível é através dos Mecanismos de buscas. Além de ser uma das formas de investimentos mais baixas para você que está buscando aumentar o seu tráfego, ele ainda é muito eficaz.

Depois de todo o esforço que você teve para construir e projetar o seu site, é claro que você quer que ele seja exposto. E os mecanismos de buscas podem te ajudar muito nisso. “Mas afinal de contas, como esse mecanismo funciona?”. Os mecanismos de busca funcionam da seguinte forma, primeiro eles filtram o conteúdo que o usuário pesquisou, após isso, eles fazem uma limpa geral na web para ver se encontra exatamente o que o usuário está procurando. Ou seja, quando você pesquisa sobre uma música, ele faz todo esse processo de pesquisa e escolhe o site mais relevante (De acordo com os parâmetros do algorítimo) para você.

E quando o assunto é mecanismo de pesquisa, o Google jamais pode ficar de fora, ele é atualmente o mecanismo de pesquisa mais utilizado no mundo. Mais de 50% do tráfego do seu site é proveniente do Google, ou seja, foi ele quem levou mais da metade da galera para o seu site. E não é surpresa para ninguém o Google ter mais de 90% de participação nesse setor no mercado, porque ele ta sempre empenhado em levar o máximo possível de pessoas ao seu site.

Agora você deve estar se perguntando: “Tá, mas o que é essa tal de Indexação?”. Se lembra que eu disse que os Mecanismos de busca faziam uma limpa por toda a Web para achar a página mais relevante para a sua pesquisa? Então, quando ele está fazendo essa busca, ele não sai procurando cada site por vez, porque afinal de contas existem mais de 1 Bilhão de sites na web e isso demoraria muito. Ao contrário disso, ele junta todos os sites que falam sobre o assunto pesquisado e põe num banco de dados, esse proceso agiliza e muito o processo para te entregar os dados, é o que chamamos de “indexação”, o processo de juntar diferentes páginas num banco de dados. E após isso, vem o processo de Tokentização, que consiste em trazer a maior quantidade de dados relevantes ao usuário no menor tempo possível.

Para tornar seu site facilmente reconhecível, pesquisável e acessível, existem algumas técnicas importantes que você deve seguir. O processo de indexação é técnico e às vezes pode até ser tedioso, mas ao longo prazo vale muito a pena, pelo simples fato dele aumentar e muito o tráfego do seu site.

Google Search Console

O Google Search Console é um programa gratuito fornecido pelo Google com ferramentas e dados para rastrear o tráfego e o desempenho do seu site. Ele oferece ferramentas que permitem uma visão detalhada das impressões do seu site, que é o número de pessoas que visitam ele a partir dos resultados de pesquisa do Google. Você pode visualizar os dados demográficos desses visualizadores e também ter detalhes sobre os cliques que chegaram ao seu site. Ele também permite que você envie mapas de sites e URLs para auxiliar o mecanismo de rastreamento do Google, o que pode ajudá-lo a melhorar sua classificação no mecanismo de pesquisa.

O Google também te fornece avisos de quando o seu site precisa ser atualizado e sobre todos os erros que podem estar afetando o ranking e desempenho dele. E se não bastassem todas essas ferramentas, ele ainda te disponibiliza vídeos e tutoriais para você entender como as coisas funcionam e como usufruir o máximo dessa ferramenta gratuita. Genial, não?!

Você também pode indexar manualmente uma página em seu site. Para isso, basta seguir as instruções:

Passo a Passo:

1. Abra o Google Search Console

2. Abra a ferramenta de inspeção de URL.

3. Cole seu URL na barra de pesquisa.

4. Aguarde a execução do procedimento. Você vai ver uma mensagem deizendo que o seu site não está no Google, conforme mostrado abaixo.

5. Clique no botão “Solicitar indexação”.

Parabéns, você conseguiu! Você indexou o seu site no Google Search engine.

Você achou esse artigo útil? Continue lendo nosso blog para mais conteúdos como este!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
Is Your Website Down?

Seu site Caiu? Saiba como resolver

Next Post
Contact Form Plugins

Top 5 Plugins de Formulários de Contato para WordPress

Related Posts