Qual hospedagem para o Prestashop?

PrestaShop
Shares

Então você decidiu abrir uma loja online e escolheu o Prestashop. Uma das primeiras perguntas é: “que tipo de hospedagem Prestashop devo escolher?”.

Existem várias possibilidades e várias centenas de empresas de hospedagem. Não é difícil ficar confuso. Se estiver com dificuldades para encontrar a melhor solução de hospedagem para o seu Presta, encontrará respostas neste artigo.

O Prestashop é um script um pouco mais exigente em termos de recursos do que o WordPress com o WooCommerce. Ao procurar uma hospedagem, é necessário buscar boa qualidade e otimização para o Prestashop.

Prestashop e hospedagem compartilhada

A hospedagem compartilhada já foi o serviço mais popular oferecido por empresas de hospedagem. No entanto, o mundo digital está se desenvolvendo rapidamente, assim como o número de usuários da Internet – aumentou 2,5 vezes ao longo da última década. Além disso, os sites hoje oferecem conteúdo dinâmico, e a forma de usar as lojas online mudou.

Costumava ser comum esperar vários segundos para que uma página carregasse, e às vezes até mais. Hoje em dia, o cliente pode fechar a página quando leva mais de cinco segundos para carregar. A enorme diversidade de possibilidades e a forte concorrência fizeram com que os clientes exijam e esperem o serviço de mais alta qualidade.

Todos esses fatos juntos levam a uma conclusão: a hospedagem compartilhada clássica não é suficiente no caso de uma loja hoje.

Na maioria das vezes, seu site funcionará perfeitamente e esse serviço parecerá suficiente para sua loja. Mas, quando chega a noite de sábado, os sites de outros clientes congestionam o servidor. Eles têm tráfego de pico e compartilham o servidor com você; como resultado, seu site ficará carregando por longos segundos e você logo se arrependerá de economizar. Na hora de pico, quando você espera os maiores lucros, seus clientes abandonarão seus carrinhos.

Por quê? A hospedagem compartilhada se trata principalmente de recursos de hardware limitados e dependência de outros clientes com os quais você compartilha esses recursos.

Então, que tipo de hospedagem você deve escolher para o PrestaShop?

Agora que você sabe o que evitar, qual hospedagem será a melhor para o Prestashop? Existem dois tipos de hospedagem: VPS e um servidor dedicado. Vamos dar uma olhada nessas opções. Visualize as diferenças entre um servidor dedicado, VPS e hospedagem compartilhada, em resumo, assim:

Um servidor dedicado é como uma casa

Um servidor dedicado é como uma casa. Só você usa mas tem de garantir segurança e equipamentos.
Foto por Pixabay via Pexels

Você tem sua entrada, cerca, estacionamento e seu jardim. Ninguém além de você os usa. Quanto melhor a cerca que você coloca, mais você estará separado do mundo. No entanto, você precisa cuidar da segurança, equipamentos, manter o jardim e fazer todos os reparos.

Hospedagem VPS é como um apartamento

Hospedagem VPS é como um apartamento, tem áreas partilhadas, mas uma parte é só sua.
Foto por Vecislavas Popa via Pexels

Um prédio gigantesco é dividido em várias dezenas de outros apartamentos. A entrada e o jardim são compartilhados e públicos, assim como o estacionamento, a escada e o elevador. Mas, eventualmente, você chega à porta do seu apartamento, que está exclusivamente à sua disposição. Você tem sua cozinha, seu banheiro e seus cômodos privados. Apenas você usa seu apartamento.

Hospedagem compartilhada é como um albergue

Hospedagem compartilhada é como um albergue, compartilha quase tudo com outros clientes.
Foto por cottonbro via Pexels

A hospedagem oferece tudo o que uma casa tem a oferecer, mas para todos os residentes juntos. As únicas coisas que você pode usar exclusivamente são sua cama e um armário. Você compartilha todas as outras partes do albergue com outros residentes.

Imagine que um residente pode convidar até 4 convidados. Há quatro camas em cada quarto. Agora, imagine que seus três colegas de quarto convidaram quatro convidados cada, e haverá 16 pessoas. Alguns deles terão que ficar em pé, ficará muito lotado e barulhento. Imagine a fila para o banheiro! Mesmo dois membros da família poderiam preencher todo o quarto (4 habitantes + 8 convidados, juntos serão 12 pessoas).

Um servidor dedicado para o Prestashop

Então, você gostaria de ter o servidor inteiro só para você, com certeza. Voltando ao nosso exemplo – seria melhor convidar o cliente para uma casa particular e mostrar a ele um belo jardim, piscina e uma coleção de pinturas. Uma opção tentadora.

Infelizmente, o preço de receber a máquina inteira e seu poder apenas para você será muito alto. Além disso, a complexidade de tal solução significa que é recomendada apenas para pessoas que conseguirão lidar com questões técnicas ou contratar um especialista adequado. A autoinstalação e configuração de todo o sistema são praticamente impossíveis sem conhecimento especializado.

O custo de tal solução também é alto. Os pacotes mais baratos custam mais de cem dólares por mês.

Servidor VPS para o Prestashop

De fato, é um servidor dedicado dividido em várias (ou mais) partes. Você tem recursos específicos atribuídos a você: núcleo da CPU, RAM e espaço em disco. Graças a isso, você pode ter certeza de que seu site não ficará lento devido ao excesso de usuários em todo o servidor.

Em nosso exemplo – mesmo que o vizinho convide muitas pessoas para a festa, ele o fará em seu apartamento. O seu ainda estará disponível apenas para você e seus convidados.

Essa opção também é mais amigável para pessoas não técnicas. Você não precisa administrar o servidor inteiro. Você pode gerenciar sua máquina virtual, mas isso não afetará outros usuários do servidor. O custo do servidor VPS também é mais atraente. Para uma pequena loja Prestashop, podemos encontrar soluções atraentes desse tipo por cerca de dez dólares por mês.

Conclusão

Mesmo que você tenha uma visão ampla das possibilidades, a melhor hospedagem para o PrestaShop é o VPS. Outra coisa, os servidores VPS são muito diferentes.

Lembre-se do exemplo com apartamentos. O apartamento pode ser um estúdio pequeno, com 2 quartos, 4 quartos e um ou três banheiros. Pode ser uma cozinha americana ou uma cozinha separada. Diferentes características da vista da janela: exposição ao sol, paisagem. Pode ser um colossal prédio de apartamentos de mais de dez andares ou uma casa de dois andares. E até mesmo um loft no topo de um prédio no centro histórico de uma cidade europeia.

Da mesma forma, com os tipos de VPS – você encontrará tanto uma opção barata quanto uma opção com grandes possibilidades. O VPS mais barato pode ter o preço de uma hospedagem compartilhada média, e o melhor VPS pode ser uma opção de hospedagem dedicada.

O VPS será uma excelente escolha para uma pessoa técnica que deseja configurar o PrestaShop por conta própria, assim como para uma pessoa sem conhecimento em TI. Uma boa hospedagem fornecerá suporte de uma equipe técnica e instalação automatizada. Cuide de sua qualidade e bom software, e usar o Presta será agradável.

A UltaHost criou para você uma plataforma rápida, segura e escalável. Esqueça as complicações de hospedagem e maximize seu potencial de crescimento. Escolha a melhor Hospedagem Prestashop do mercado e faça seu negócio decolar. Obtenha suporte 24/7 de nossa equipe de suporte. Nossa infraestrutura foca em autoescalabilidade, desempenho e segurança. Deixe-nos mostrar a diferença! Confira nossos planos para e-commerce!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
possibilities of WordPress

Como abraçar todas as possibilidades do WordPress?

Next Post
Using chatbots

Por que são importantes os chatbots?

Related Posts