Explorando Diferentes Tipos de Certificados SSL

Types of SSL Certificates
Shares

Garantir interações online seguras tornou-se fundamental no cenário digital, e os certificados SSL (Secure Socket Layer) desempenham um papel crucial nessa missão. Ao explorarmos o universo da segurança SSL, nos deparamos com uma variedade de tipos de certificados SSL, cada um elaborado para atender a necessidades específicas, ressaltando sua importância no ambiente digital.

Este guia abordará os fundamentos dos certificados SSL, desde os mais básicos, como o Domínio Validado (DV), até os mais avançados, como a Validação Estendida (EV). Ao final, este artigo fornecerá aos proprietários de sites e usuários da internet as informações necessárias para compreender os diferentes níveis de segurança SSL e fazer a escolha adequada para uma experiência online mais segura.

O que é um Certificado SSL?

certificado SSL

Um certificado SSL assegura que um website utilize a criptografia HTTPS. Essa criptografia estabelece uma conexão entre o navegador do usuário e o servidor web para comunicação, protegendo-a contra interceptações.

Os dados armazenados em um certificado SSL incluem a chave pública do website, o nome de domínio, a assinatura digital da autoridade de certificação emissora e outras informações vitais. Esse certificado atua como uma camada de proteção, impedindo ataques no caminho, como ataques MitM (Man-in-the-Middle), e outras potenciais vulnerabilidades que um website possa enfrentar, garantindo, assim, um ambiente online seguro.

Diferentes Tipos de Certificados SSL

Os diversos tipos de certificados SSL podem ser identificados com base na abrangência em termos de número de domínios e subdomínios que protegem, assim como pelo seu nível de validação. Ter conhecimento dessas distinções possibilitará que você faça escolhas fundamentadas sobre qual tipo de certificado SSL se adequa melhor às suas necessidades. Os quatro tipos distintos de certificados SSL são os seguintes:

Certificados SSL de Domínio Único

Esse tipo de certificado garante a segurança de um único domínio e de todas as suas páginas relacionadas. No entanto, não estende essa proteção a subdomínios associados.

Por exemplo, um certificado SSL para o domínio “ultahost.com” assegurará a segurança de todas as páginas vinculadas a esse domínio, como “ultahost.com/blog/”. No entanto, não abrangerá nenhum subdomínio, como “bill.ultahost.com”.

Certificados SSL Wildcard

Assim como um certificado SSL padrão de domínio único, um certificado SSL Wildcard protege um único domínio. Enquanto um certificado SSL de domínio único bloquearia apenas esse domínio da Ulta, um Wildcard estende sua segurança para todos e quaisquer subdomínios relacionados a esse domínio. Com um certificado SSL Wildcard, você pode criptografar simultaneamente vários subdomínios.

Certificados SSL de Múltiplos Domínios

Este tipo de certificado é completamente diferente de um certificado SSL Wildcard. Um certificado SSL de múltiplos domínios protege vários domínios, mas não inclui os subdomínios associados. Um certificado SSL de múltiplos domínios também é conhecido como Certificado de Comunicação Unificada (UCC) e Nome Alternativo do Assunto (SAN).

Certificados SSL Wildcard de Múltiplos Domínios

Como o nome indica, este tipo de certificado SSL é uma combinação dos certificados SSL de Múltiplos Domínios e Wildcard. Portanto, ao adquirir este certificado, você pode proteger vários domínios e todos os seus subdomínios.

Adquira os Melhores Planos SSL Para a Segurança do Seu Site!

Proteja seu site com um certificado SSL da UltaHost! A UltaHost oferece servidores potentes com recursos de alta qualidade que garantirão exclusividade de recursos. Escolha o melhor com base nas suas necessidades!

Tipos de Certificados SSL por Níveis de Validação

As autoridades certificadoras (CAs) determinam o nível de validação do certificado SSL. Elas verificam a autenticidade do seu negócio antes de emitir o certificado SSL. Os certificados SSL possuem os seguintes três níveis distintos de validação.

Certificados SSL de Validação de Domínio (DV)

Como a forma mais simples de validação de certificado SSL, o DV confirma apenas a propriedade do domínio. O processo usual envolve verificação por e-mail, sem investigação adicional pela Autoridade Certificadora (CA). Esta é a maneira mais rápida e econômica de obter um certificado SSL.

Certificados SSL de Validação de Organização (OV)

Aumentando o nível de validação, o OV requer validação do domínio, mas adiciona o passo extra da CA verificando os detalhes do seu negócio. A propriedade do seu domínio, bem como o fato de que seu negócio está legalmente registrado, serão verificados. Os certificados OV fornecem um site mais credível e confiável do que os DV.

Certificados SSL de Validação Estendida (EV)

Para sites de negócios, em particular, o EV é a estrela em termos de confiança e credibilidade. O EV valida a identidade de um negócio com uma verificação de antecedentes particularmente extensa feita pela CA. Os navegadores podem exibir o nome do negócio dos certificados SSL EV, muitas vezes em verde, antes do nome do domínio. Isso fornece aos usuários o mais alto nível de visibilidade e garantia quando estão em um site EV.

Importância de um Certificado SSL

Importância do Certificado SSL

Mesmo se você estiver administrando um site de comércio eletrônico com a melhor hospedagem para comércio eletrônico, ainda precisará de um certificado SSL para comprovar sua autenticidade aos visitantes. Ele age como um cinto de segurança para sites. As três principais razões para a importância de um certificado SSL são as seguintes.

Proteção de Dados e Confiança do Visitante

Um dos principais objetivos de um certificado SSL é assegurar a criptografia e a proteção dos dados transmitidos entre os usuários e o servidor web. Esses dados podem ser vulneráveis a ameaças cibernéticas como roubo de identidade, hackers e phishing. É importante que os visitantes do seu site não se deparem com avisos de “sua conexão não é particular”, pois isso é um dos erros mais comuns relacionados aos certificados SSL.

Um certificado SSL ou TLS válido desempenha um papel crucial na prevenção desses erros. De maneira simples, ele mostra aos seus visitantes que eles podem realizar transações seguras ou compartilhar informações sensíveis em seu site. Essa é uma garantia que você oferece aos seus visitantes de que seus números de cartão de crédito, IDs, endereços de e-mail e senhas estão protegidos com segurança. Como resultado, o SSL promove a confiança entre você e seus visitantes.

Autenticação e Integridade

Como você pode saber se o site é realmente o que diz ser e não uma farsa tentando roubar suas informações? Aqui é onde o SSL, o pequeno cadeado e o “s” no final de HTTPS entram em cena. Sem um certificado SSL, mesmo a melhor hospedagem de site pode estar em risco. Quando você tem um certificado SSL em seu site, prova que seu site é o real, não uma cópia tentando enganá-lo.

Isso torna muito mais difícil para sites falsos roubar as informações sensíveis que você envia para o servidor. O SSL também protege as informações enquanto viajam do seu computador para o servidor do site. É como enviar uma carta em um envelope especial, você sabe se alguém tentou abrir porque o envelope pareceria estranho. Isso porque o SSL trava o código em seus lados para que suas informações cheguem onde estão sem interferências.

Melhora o Ranking nos Motores de Busca

Para aumentar a segurança durante a navegação online, o Google e outros motores de busca têm dado prioridade a isso e estão identificando sites não seguros. Uma das mudanças decorrentes dessa nova política é a recomendação de que os sites usem criptografia SSL em suas URLs em vez do HTTP padrão.

HTTP significa Protocolo de Transferência de Hipertexto e refere-se ao processo de transferência de dados do seu computador para o site que você está acessando. No entanto, com a adição do SSL, ou Secure Socket Layer, isso muda para HTTPS, que significa Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro. Um certificado SSL tornou-se indispensável para empresas que desejam aparecer nas primeiras páginas dos resultados de pesquisa do Google.

Como os Certificados SSL Funcionam?

Os certificados SSL são componentes críticos para estabelecer uma conexão segura entre o seu site e o servidor web. Eles operam com base nos princípios da criptografia de chave pública. Seu servidor possui uma chave privada usada para criptografar mensagens enviadas para o seu site, que só pode ser decifrada pela chave pública contida no certificado. Autoridades Certificadoras (CAs) respeitáveis emitem esses certificados após verificar que o servidor do seu site é legítimo e que os detalhes do certificado são apropriados para comunicação online segura.

Conclusão

Aprimorar a segurança online abrange várias tarefas, e adquirir os certificados SSL corretos é a primeira e mais evidente delas. Os certificados SSL desempenham funções básicas semelhantes, desde as versões básicas de Validação de Domínio (DV) até os tipos mais avançados de Validação Estendida (EV). Eles criptografam os dados que transitam entre o seu computador e os sites que você acessa, ajudando a construir confiança com os usuários. Se você é um proprietário de site em busca do melhor negócio em SSL ou simplesmente está interessado em entender como o sistema pode protegê-lo melhor enquanto navega na web, este artigo é o seu guia.

Além de garantir a segurança do seu site com um certificado SSL, a velocidade do site desempenha um papel importante na retenção de visitantes. Obtenha hospedagem VPS rápida da UltaHost para acesso confiável e instantâneo.

FAQ

Para que serve um certificado SSL?
O certificado SSL é necessário?
Existe um certificado SSL gratuito?
Com que frequência devo renovar meu certificado SSL?
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
ssh vs ftp

Como o SSH Funciona?

Next Post
7 Days to Die Agricultura

7 Dias para Morrer: Um Guia Completo para Agricultura

Related Posts