O que é um Data Center? Tipos de Data Centers

data center
Shares

Nos dias atuais, os dados são essenciais para o avanço na tecnologia digital, e os data centers desempenham um papel fundamental como guardiões desse material valioso. Mas afinal, o que é um data center? Os data centers são a espinha dorsal da era digital atual.

Neste texto, apresentamos uma definição detalhada de data centers e uma análise abrangente da infraestrutura dos servidores de data center. Com o auxílio de diversos tipos de data centers – desde os centros de dados de grandes empresas até os sistemas baseados em nuvem – conduzimos você pelo universo dos data centers.

O que é um Data Center?

Selecionar um provedor de hospedagem de E-commerce para seu site de comércio eletrônico ou aplicativo de negócios tem seus méritos, incluindo serviço ao cliente personalizado, alta disponibilidade e pagar menos por todos os gastos operacionais.

No entanto, nem todos os servidores dedicados de hospedagem são iguais. As suas possíveis experiências de hospedagem dependem do tipo de data center em uso, pois a infraestrutura impacta no desempenho do aplicativo e nos tempos de carregamento do site.

Do ponto de vista físico, um centro de dados é uma instalação que abriga sistemas de computadores e componentes relacionados. Também pode ser descrito como um edifício usado para armazenar, gerenciar, processar e distribuir grandes volumes de dados. Um centro de dados típico consiste num conjunto de computadores interconectados, equipamentos de armazenamento, servidores, infraestrutura de computação e sistemas de refrigeração.

No passado, os centros de dados físicos eram elementos críticos da infraestrutura empresarial. Geralmente, eram utilizados por grandes empresas com processos computacionais intensivos, grandes volumes de dados e outras exigências tecnológicas. No entanto, essas estruturas exigiam investimentos consideráveis.

Hoje, empresas de terceiros utilizam centros para um grupo mais amplo de usuários finais, e o custo de manutenção das instalações já não é mais uma barreira. Agora, qualquer pessoa pode ter acesso a um data center, alugando alguma quantidade de recursos por um período limitado em vez de comprar uma infraestrutura computacional geral.

Infraestrutura dos Servidores de Data Center

Data Center

A Telecommunications Industry Association (TIA) expandiu seus padrões sobre data centers em 2005 com o TIA-942. Da mesma forma, o TIA-942 aborda todos os aspectos de um data center, incluindo arquitetura, segurança, segurança física, redundância e considerações ambientais.

O framework TIA-942 define quatro níveis de categorias para data centers, dependendo da infraestrutura do data center que está sendo avaliada.

Tier 1

As instalações do data center Tier 1 funcionam como a base da infraestrutura do site. Geralmente localizadas dentro das instalações de escritório de uma organização, elas suportam o sistema de TI no edifício. As instalações do Tier 1 são equipadas com uma fonte de alimentação ininterrupta para proteger contra possíveis quedas de energia e variações de voltagem. Além disso, fornecem um espaço designado para sistemas de TI, incluindo a planta física, um sistema de resfriamento e uma fonte de energia de backup.

Tier 2

Os data centers Tier 2 possuem infraestrutura de componentes aprimorada em comparação com o Tier 1. Eles incluem infraestrutura de resfriamento adicional, como chillers, unidades de resfriamento, exaustores e mais. O Tier 2 oferece melhor capacidade de serviço e resistência a falhas do que o Tier 1, pois permite a substituição de componentes sem afetar o sistema geral. No entanto, falhas inesperadas ainda podem prejudicar a operação, com potencial de tempo de inatividade de até 22 horas.

Tier 3

O data center possui níveis elevados de redundância de dados com a capacidade de suportar simultaneamente a manutenção ou substituição de equipamentos sem interrupção do sistema. Esses sistemas de suporte, como unidades de energia e refrigeração, têm uma probabilidade de tempo de inatividade anual de menos de 1,6 horas.

Tier 4

Os data centers Tier 4 representam a Infraestrutura do Site à Prova de Falhas. Isso significa que sistemas fisicamente isolados são utilizados para mitigar interrupções causadas por eventos planejados e não planejados. Como uma opção totalmente redundante com tolerância a falhas, a infraestrutura do site Tier 4 pode garantir que as interrupções não excedam 26 minutos por ano.

Maximize a Eficiência do seu Data Center com a UltaHost!

Preparado para melhorar a infraestrutura do seu data center? Descubra os Servidores Dedicados Totalmente Gerenciados da UltaHost e tenha acesso a um desempenho, confiabilidade e segurança excepcionais para suas cargas de trabalho críticas.

Tipos de Data Centers

Há diversos tipos de centros de dados, variando de acordo com seu tamanho e administração. Estes incluem centros de dados gerenciados, centros de dados empresariais, centros de dados hiperescaláveis, centros de dados de colocation, centros de dados baseados em nuvem e centros de dados de borda.

Data Centers Gerenciados

Centros de dados gerenciados, operados por terceiros, são instalações externas distintas dos centros de dados totalmente de propriedade. Locados para diversos clientes e empresas, oferecem capacidades de armazenamento consideráveis e soluções computacionais de melhor qualidade. São altamente úteis para corporações que desejam transferir todas as suas demandas de armazenamento de dados e CPU para um serviço de centro de dados mais acessível e de fácil utilização sob o controle de um operador de equipamento e não precisam comprar a infraestrutura.

Data Centers Empresariais

Os centros de dados empresariais são instalações de propriedade individual de empresas usadas para atender às suas necessidades exclusivas de armazenamento e computação. É o tipo mais caro, mas a maioria das organizações opta por esse caminho devido às suas exigências exclusivas de dados e redes. Os centros de dados empresariais geralmente estão localizados no local, dentro da área especialmente designada da empresa. No entanto, algumas empresas adquirem um centro de dados externo que possui melhor infraestrutura de energia, conectividade e segurança. As instalações externas são uma ótima opção para manter os dados das empresas e dos clientes seguros quando ocorre algum desastre que afeta a instalação.

Data Centers Hyperscale

Os centros de dados hiperescaláveis são os maiores em termos de escala, com infraestruturas extensas que hospedam grandes instalações de TI, como aquelas operadas por redes sociais e motores de busca.

Muitas grandes empresas, como Amazon, Google e Microsoft, possuem data centers hyperscale desenvolvidos para atender às enormes demandas de armazenamento de big data e computação em nuvem.

Enquanto que os data centers tradicionais podem ter apenas dezenas de servidores, os data centers hyperscale podem acomodar milhares de servidores individuais. Por exemplo, um data center hyperscale típico pode conter mais de 5.000 servidores numa área de menos de 10.000 pés quadrados.

Data Centers de Colocation

A colocation, ou data centers multi-inquilinos, é preferida por empresas que buscam economizar espaço e hospedar seus servidores externamente. Geralmente, essas instalações são de propriedade de provedores de hospedagem VDS e são equipadas com instalações de energia, segurança, refrigeração e rede. Um data center de colocation é uma boa opção para:

  • Conservação de Recursos: Em vez de utilizar parte do valioso espaço comercial para construir um data center, você pode alugar o espaço nas instalações de colocation para abrigar seus servidores.
  • Terceirização de Requisitos de TI: A expertise em TI fornecida pelo provedor de colocation libera os ativos da sua empresa para investir em outras atividades comerciais.
  • Oportunidades de Crescimento Rápido ou Redução: Consegue rapidamente alugar mais espaço conforme sua empresa cresce ou alugar menos espaço ao reduzir. Isso pode ser feito mais rapidamente do que criar e manter um data center corporativo com pouco espaço desperdiçado.

Data Centers Baseados em Nuvem

Os data centers baseados em nuvem são instalações descentralizadas operadas por terceiros que permitem aos utilizadores alugar espaço e infraestrutura via nuvem. Tipicamente, um data center virtual pode ser provisionado em algumas horas, minimizando o tempo gasto na instalação e comissionamento de capital. Portanto, os usuários desfrutam de uma redução significativa no investimento de capital relacionado a hardware, pessoal de TI e manutenção. O hospedagem web baseada em nuvem também pode escalar rapidamente e compartilhar recursos, mantendo a eficiência por meio do tempo de atividade, largura de banda e redundância.

Data Centers de Borda

Normalmente de dimensões menores que outros tipos, os data centers de borda são estrategicamente localizados geograficamente para possibilitar a troca de dados com baixa latência, muitas vezes próximos aos usuários finais. Eles são amplamente utilizados para aplicações sensíveis ao tempo, como IoT, resposta a emergências e automação, e atendem a requisitos de desempenho específicos, como comunicação com baixa latência.

Como os Data Centers são Gerenciados?

Existem diversos aspectos no gerenciamento de data centers. Estes incluem:

  • Gerenciamento de Instalações – envolve gerenciar a localização física do servidor do data center, incluindo imóveis, serviços públicos e controle de acesso de pessoal, entre outros.
  • Gestão de Inventário e Ativos – Isso envolve rastreamento de licenciamento de software, inventário de ativos de hardware e gerenciamento de lançamentos nas instalações do data center.
  • Gerenciamento da Infraestrutura do Data Center (DCIM) integra TI e gerenciamento de instalações. Envolve monitorar o desempenho da instalação de dados para garantir o uso ideal de energia, utilização de equipamentos e espaço no piso.
  • Suporte de primeira linha – O data center oferece serviços técnicos a uma organização, e a instalação é responsável por fornecer suporte de primeira linha aos usuários finais da organização.
  • Operações – o gerenciamento do data center também envolve operações diárias que a instalação está fornecendo.
  • Monitoramento de Infraestrutura – As instalações de dados usam ferramentas de monitoramento que ajudam os administradores de TI a monitorar remotamente o desempenho das operações da instalação, medir falhas e tomar medidas corretivas sem presença física.
  • Eficiência Energética – Gerenciar um data center é importante. Pequenos data centers consomem menos energia; no entanto, as instalações de dados empresariais consomem mais de 100 megawatts. Um data center verde é ecologicamente correto, e o uso de materiais de baixa emissão e energia alternativa tem sido popular como medida para minimizar o impacto ambiental.
  • Segurança e Segurança – os fundamentos do projeto do data center são a segurança e têm prioridade na segurança entre os aspectos que foram considerados durante o projeto, incluindo alocação de espaço para movimentação e posicionamento de equipamentos e instalação de sistemas de supressão.

Conclusão

Os data centers são fundamentais na era digital, pois são responsáveis por proteger informações valiosas. Desde a infraestrutura física até os sistemas de gerenciamento, tudo contribui para o bom funcionamento de empresas e outras organizações. Empresas podem empregar diversos tipos de data centers, como os ecológicos e as estruturas de colocation, para organizar dados. Esses centros são constantemente melhorados para oferecer maior eficiência e segurança, pois são essenciais para impulsionar a tecnologia no futuro. Eles têm estado na vanguarda do desenvolvimento tecnológico nas últimas sete décadas e não mostram sinais de desaceleração.

Experimente desempenho e escalabilidade contínuos com a hospedagem VPS da UltaHost. Nossa infraestrutura de data center de ponta garante confiabilidade ótima para seus servidores virtuais. Beneficie-se de flexibilidade máxima, largura de banda ilimitada e desempenho a um preço imbatível.

FAQ

Existem alternativas aos data centers tradicionais?
Qual é o papel dos data centers de borda?
Como beneficiam as empresas dos data centers de colocation?
Quais são as vantagens dos data centers gerenciados?
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
Intent Based Marketing

Essenciais do Marketing Baseado em Intenção: Um Guia para Profissionais

Next Post
Hyperlocal Marketing

O que é Marketing Hiperlocal? Estratégias e Benefícios

Related Posts