9 razões pelas quais um blog é importante para uma loja online

Reasons why blogs are important for online stores
Shares

Muitos vendedores ficam surpresos ao ouvir sobre a necessidade de ter um blog para uma loja online. Eles assumem que estão vendendo, não escrevendo. Mas essa abordagem é um erro. Leia o artigo a seguir para entender o porquê.

O que é um blog empresarial?

Vou começar de forma bastante abrangente porque quero verificar se você sabe por que deveria ter um blog empresarial. Uma loja online precisa de uma plataforma para publicar conteúdo, pois isso faz parte da marca na internet. Como isso se traduz em efeitos reais? De acordo com as estatísticas disponíveis no site da HubSpot, empresas que mantêm um blog podem contar com:

  • 55% mais usuários visitando o site;
  • 97% mais links apontando para o site;
  • 434% mais páginas indexadas no Google;

Sem sombra de dúvida, você pode imaginar o potencial de manter um blog em uma loja online.

Eu adicionaria mais um benefício. Publicar conteúdo em sua plataforma é uma solução gratuita. Ao contrário da publicidade, na qual às vezes é preciso gastar muito dinheiro.

9 benefícios de criar um blog para uma loja online

Vamos entrar nos detalhes – abaixo estão alguns dos principais benefícios de blogar para proprietários de lojas online. Para começar, gostaria de destacar o fato mais óbvio. Uma loja que publica conteúdo online sempre estará um passo à frente de seus concorrentes que não realizam tais atividades de marketing.

Um blog é suporte de SEO para sua loja online

Muitos proprietários de lojas online consideram blogs como uma espécie de capricho, especialmente os vendedores novatos, devido à ignorância sobre o funcionamento da internet hoje. Essas pessoas não sabem o quão importante é um elemento das atividades de SEO para administrar sua plataforma com textos.

E, no entanto, a publicação de artigos é uma oportunidade incrível para atrair clientes em potencial para seu site de comércio eletrônico. Claro, o conteúdo publicado deve seguir os princípios de redação para SEO, e o blog deve ser otimizado.

Você também deve lembrar de uma certa desvantagem relacionada ao posicionamento de páginas. Ou seja, os efeitos do SEO só são perceptíveis após vários meses de trabalho. Nesse aspecto, a publicidade tem uma vantagem sobre o posicionamento, pois o retorno do investimento é quase imediato.

Construção de uma marca especialista

Ao compartilhar conteúdo valioso no blog, a loja online começa a ser percebida como uma marca confiável. Essas atividades levam à construção de relacionamentos com os usuários. De acordo com os princípios da psicologia social, as pessoas têm mais probabilidade de comprar de varejistas que gostam.

De acordo com os princípios da psicologia social, as pessoas têm mais probabilidade de comprar de varejistas que gostam.
Photo by RODNAE Productions from Pexels

Além disso, ao postar conteúdo valioso, há a chance de que os usuários o compartilhem online. Isso também melhorará a percepção da marca de sua loja.

No entanto, lembre-se de que o conteúdo do blog na loja não deve ser dominado por incentivos de compra intrusivos. Um blog é principalmente sobre compartilhar conhecimento com os usuários.

Um blog pode economizar seu tempo

Imagine que você tenha um produto específico em sua loja. Você criou uma descrição, fotos e mesmo assim seus clientes continuam fazendo perguntas semelhantes sobre ele. Portanto, há algum elemento que gera confusão.

Você recebe regularmente telefonemas de compradores querendo saber como lidar com esse produto problemático. Quando você executa um blog em uma loja online onde educa os usuários, pode encaminhar esse cliente para um artigo explicando as regras de uso do produto problemático.

Mas não é só isso! Pessoas que ainda não fizeram uma compra podem aprender com o conteúdo do blog sobre os itens de seu interesse. Nesse caso, os artigos se tornam um complemento à descrição do produto. É uma oportunidade para você habilmente incluir no conteúdo do artigo as vantagens do produto. Existe uma boa chance de o cliente comprá-lo de você.

Você pode usar um blog para anunciar notícias sobre sua loja virtual

Um blog é um ótimo espaço para informar os usuários sobre a oferta de sua loja.

Suponha que você lance um produto inovador no mercado que ninguém mais está vendendo no país. Você pode descrevê-lo detalhadamente no artigo e, em seguida, compartilhar esse conteúdo em campanhas de marketing por e-mail e anúncios no Facebook e Google.

Além disso, você pode incluir um post do blog em uma lista de algumas análises curtas dos produtos que você está vendendo na loja.

Suplemente descrições de produtos

Graças ao blog, você pode complementar as descrições de produtos. Você pode escolher os melhores, os mais vendidos ou aqueles que você gostaria de vender e dedicar um artigo inteiro a eles. Ou até mesmo uma série de artigos!

Dessa forma, você os descreverá detalhadamente, de todos os ângulos. Você pode dedicar mais espaço às desvantagens de certos produtos, compará-los com concorrentes e fazer outras coisas que não são apropriadas na página principal da loja.

Uma descrição com defeitos e uma comparação supostamente objetiva podem convencer muitos clientes. Cada um de nós é uma pessoa pensante, homo sapiens, então todos nós percebemos que é difícil encontrar a realidade em comerciais. Uma descrição ou análise do blog que considera as falhas mostrará o produto de um lado mais humano. E isso pode convencer um cliente a comprar.

Você pode se mostrar e mostrar sua equipe de forma humana

Você pode mostrar sua empresa por trás das cenas. Você pode mostrar como trabalha, se diverte e ri. Você pode mostrar seus eventos internos. Ou mesmo a vida privada – seja a sua ou a de outros funcionários. É melhor fazer negócios com pessoas apaixonadas do que com robôs baseados em código e linguagens de programação.

 É melhor fazer negócios com pessoas apaixonadas do que com robôs baseados em código e linguagens de programação.
Photo by Tim Douglas from Pexels

Mostrar apresentações de produtos e como selecionar mercadorias

Há uma razão pela qual você tem esses produtos em sua loja e não outros. Eles precisam ter se destacado em algo que você escolheu. Afinal, você não se sentou com seus amigos e não desenhou ou jogou dados! Você pode mostrar o processo de seleção de produtos para a sua oferta de dentro. Você pode mostrar análises e processos de tomada de decisão.

Afinal, seu cliente também está enfrentando a mesma decisão neste ponto! Agora ele escolhe qual produto comprar. Se suas ações forem justas e seus argumentos precisos, mostre-os ao cliente! Existe uma boa chance de que as mesmas conclusões sejam alcançadas.

A fonte da conversão

Um blog e uma loja online são uma combinação perfeita que pode ajudar sua base de assinantes a crescer constantemente. Claro, se você fizer envios por email. E se você não fizer, deve começar. E seu blog será uma ajuda perfeita na criação de uma lista de e-mails para o seu marketing por e-mail de comércio eletrônico.

No blog, você pode colocar um formulário com inscrição na newsletter. Você permitirá que os usuários baixem um ímã de leads gratuito se fornecerem seu endereço de e-mail. É assim que você pode desenvolver seu banco de dados de marketing por e-mail.

O blog ajudará a construir uma comunidade para sua loja online

Sem dúvida, você também vê a possibilidade de comentar artigos em alguns blogs. Embora isso possa não parecer valioso para você, é uma maneira eficaz de construir uma comunidade de usuários para discutir suas postagens.

Acontece que os comentaristas fazem perguntas ao autor da postagem. É também uma excelente oportunidade para estabelecer contato direto com um cliente em potencial, o que ajuda a construir relacionamentos mais fortes com sua comunidade.

Claro, não vamos nos encantar. Uma comunidade construída em torno de um blog nunca será tão poderosa quanto a de um de seus canais de mídia social. No entanto, vale a pena envolver os usuários em discussões.

Resumo

Eu acabei de mencionar as vantagens mais importantes de criar um blog para o seu comércio eletrônico. Blog e loja online são uma combinação perfeita. Quais outras vantagens você vê? Deixe-nos saber na seção de comentários se algo vier à sua mente! Será um complemento benéfico para o artigo.

Se você gostou deste artigo, então você vai adorar a plataforma de hospedagem UltaHost. Obtenha suporte 24/7 da nossa equipe de suporte. Nossa infraestrutura otimizada se concentra em auto-escalonamento, desempenho e segurança. Deixe-nos mostrar a diferença! Confira nossos planos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
How to Start a Photography Blog?

Como começar um Blog de Fotografia?

Next Post
VDS - the best solution

Por que o VDS é a melhor solução para a sua empresa?

Related Posts