As melhores extensões do Chrome para criadores de conteúdo

The Best Chrome Extensions for the Content Creators
Shares

Neste artigo, vamos falar das extensões na web mais úteis para criadores de conteúdo. Mais especificamente do Google Chrome porque, segundo pesquisas ele é utilizado por cerca de 65% dos internautas, porém também incluirei extensões disponíveis no Mozilla Firefox.

Geralmente, extensões são programas que te permite personalizar seu navegador adicionando funcionalidades a mais a ele. Elas são projetadas como plug-ins que você pode instalar sozinho sem nenhuma dificuldade.

Por Que usar Extensões?

Devido à variedade de ferramentas gratuitas disponíveis na Internet que podem facilitar o seu trabalho, é totalmente compreensível a dúvida do por que usar extensões. E o motivo é que elas aceleram o seu trabalho significativamente. Pois, o mundo digital vem acelerando. E cada vez mais é preciso trabalharmos com equipamentos mais potentes e ter uma Internet mais rápida.

Vamos voltar a 2002. Você se lembra quanto tempo demorava para verificar seu e-mail em um Pentium 4 de 1,3 GHz e uma Internet analógica de 2 Mbps?

Primeiro, você tinha que iniciar o Windows 98 (isso levava cerca de 1 minuto e 30 segundos) e, após isso, ligar a Internet (os leitores mais jovens podem não saber que a conexão com a Internet produzia sons peculiares; isso levava cerca de 40 segundos). Depois disso, iniciava o Internet Explorer (mais 20 segundos) e carregava o serviço de E-mail(um minuto, incluindo a digitação da Senha e o Login). No total, só isso durou pelo menos 3 minutos e 30 segundos.

Hoje, se o seu computador tiver um SSD, ele leva 15 segundos para inicializar, 4 para iniciar o navegador, 3 para carregar um serviço de e-mail e 5 para fazer o Login (e 15, se você não preencher automaticamente a senha). No total, tudo isso durou 27 a 37 segundos. Estamos acostumados com dispositivos rápidos, em um mundo inundado de informações. Com uma extensão de navegador, você pode verificar seu e-mail em 22 segundos. Isso é uma redução de 20% no tempo!

O e-mail é apenas um exemplo. As extensões do navegador podem mostrar notificações de redes sociais, capturas de tela, proteger seu anonimato ou usar serviços com mais rapidez. Um bom conjunto de extensões pode te ajudar a economizar muito tempo. Você verá aqui que algumas extensões fazem certas coisas melhores que alguns softwares disponíveis na Internet.

Instalando e Gerenciando Extensões do Chrome

Para encontrar e instalar extensões para sua empresa, visite o Chrome Web Store. Lá elas são classificadas em categorias e o Chrome ainda oferece sugestões com base nas suas atividades na web. E se alguma te interessar é simples, basta acessar o site da extensão e selecionar “Adicionar ao Chrome“.

Chrome Web Store Extensions

Para algumas extensões pode ser necessário que você de uma permissão de uso. Porém, a maioria não exige nem se quer a reinicialização do navegador. Mas você não precisa se preocupar com isso, nenhuma delas fechará seu navegador automaticamente. Você pode concluir suas tarefas e reiniciar o Chrome quando quiser.

Gerenciar as suas extensões baixadas é muito simples. Cada navegador possui um gerenciador de extensões muito intuitivo de usar que te permite ativar, desativar e remover qualquer extensão, além de visualizar o histórico de versões e outras informações de dados.

Para gerenciar as extensões no Chrome (ativar, desativar ou remover), clique no botão de três pontos no canto superior direito e selecione Mais ferramentas/Extensões do menu.

As Melhores Extensões do Chrome para Criadores de Conteúdo

Como criador de conteúdo, você tem seu Workshop e jeito de trabalhar. Geralmente somos autodidata; utilizamos o conhecimento disponível na internet, e as vezes treinamentos e cursos também.

No entanto, a tecnologia vem se desenvolvendo dinamicamente; E de vez em quando, aparecem novos serviços para revolucionar certas tarefas. Logo, realizar alguma tarefa a “Moda antiga” pode não fazer muito sentido, por que você tem novas soluções que te permite fazer a mesma tarefa até 10x mais rápido e melhor.

Bons criadores de conteúdo possuem uma “Mente aberta”. Eles tem sede de conhecimento e estão sempre querendo desenvolver mais e mais. Trabalhar na Internet é ter que se adaptar à novas tecnologias e ao mesmo entender que, as novas tecnologias da atualidade podem ficar velhas e em algum momento serem substituídas.

Portanto, mesmo que você tenha aprendido a fazer uma coisa de uma certa forma(por exemplo, verificar o código hexadecimal de uma foto na Internet), por que não trocar de ferramentas se ela pode fazer o mesmo trabalho que você na metade do tempo? Pensando nisso, preparei para você um conjunto de diversas ferramentas que podem e vão simplificar o seu trabalho.

Verificar a Ortografia e a Gramática

Se você escreve em inglês, use o Grammarly. Ele é líder no processamento automático de texto; além do aplicativo principal, tem extensões para os navegadores mais populares, incluindo o Chrome e o Mozilla, além de aplicativos para Android e iOS. Com uma extensão da Grammarly, você pode corrigir erros de gramática, ortografia e pontuação.

Grammarly Chrome Extension

Se você também usa outros idiomas, escolha o LanguageTool. Ao contrário do Grammarly, o LanguageTool funciona em vários idiomas e oferece muitos dos mesmos recursos do Grammarly. Ele também está disponível no Mozilla Firefox.

LanguageTool Chrome Extension

Digitação por Voz

Para escrever por reconhecimento de voz, eu recomendo o VoiceIn, que utiliza os mecanismos do Google, as tecnologias de speech-to-text(fala para texto) mais precisas atualmente, te permite escrever através da voz em qualquer site. Basta colocar o cursor do mouse no campo de texto, clicar com o botão direito e selecionar Iniciar gravação no menu pop-up ou clique na extensão diretamente na barra de endereços.

VoiceIn Chrome Extension

O seu idioma padrão é o inglês dos EUA, mas ele também oferece suporte a outros idiomas.

Gravação de tela

Você precisa gravar sua tela, mas está cansado de usar softwares complexos como o OBS Studio? Não se preocupe mais, use a extensão Loom do Chrome e grave sua tela e câmera com um clique e, com um segundo clique, você ainda pode compartilhar um link da gravação.

Loom Chrome Extension

O Loom é a maneira mais rápida e fácil de capturar sua tela. Ele grava sua tela, câmera, microfone, áudio interno e salva automaticamente seus vídeos na nuvem para facilitar o compartilhamento. Além disso, ele também grava em resoluções de 720p a 4k. A sua versão gratuita te permite gravar até 5 minutos e até 25 vídeos por pessoa.

Captura de Tela Inteira

Usando GoFullPage você pode tirar um “print” de um site. A extensão irá capturar todas as partes da página e exibir em uma nova guia onde você pode baixá-la como JPEG, PNG ou PDF. A tecnologia avançada de captura de tela lida com páginas complexas, incluindo scripts de rolagem e iframes incorporados. Na versão premium, você pode tirar screenshots de partes da página, recortar e adicionar anotações e emojis.

GoFullPage Chrome Extension

Desfocar ou editar texto em uma página

Content Edit & Blur é uma extensão open-source que permite aos usuários editar ou substituir textos e imagens em qualquer site do navegador e ainda desfocar o conteúdo. Pode ajudar criar maquetes rápidas, testar alterações em sites e desfocar dados confidenciais. Ele também está disponível no Mozilla Firefox.

Content Edit & Blur Chrome Extension

Verificando a fonte ou a cor

No passado, verificar o código hexadecimal do plano de fundo ou do texto de uma página era trabalhoso. Você tinha que fazer uma captura de tela, salvá-la como jpeg e usar um programa gráfico ou fazer o upload dessa imagem para outro site que oferecesse a capacidade de analisar as cores.

Hoje, tudo o que você precisa é do Eye Drops (conta-gotas). Ele é uma extensão open-source que te permite selecionar as cores de um site. A extensão salva o histórico de cores verificadas, para que você não precise procurar uma determinada página novamente.

Eye Dropper Chrome Extension

A pesquisa de fontes de outros sites também costumava dar muito trabalho. O Fonts Ninja ajudará você a ter informações precisas sobre uma fonte. Basta passar o mouse sobre qualquer texto para obter o nome da fonte e as suas propriedades CSS. Você ainda pode ver um resumo de todas as fontes usadas no site. O Fontes Ninja também está disponível no Mozilla Firefox.

Fonts Ninja Chrome Extension

Análise de Concorrência

O SimilarWeb fornece informações sobre a performance do site. Você pode verificar a posição da página nas classificações, o tráfego, fontes do site, principais palavras-chave e sites semelhantes. Ele te permite determinar a posição do site no mercado e obter as informações necessárias para sua estratégia de SEO.

Similarweb Chrome Extension

A segunda extensão é a Lighthouse. Ela realiza uma auditoria do site, ela é usada mais pelos desenvolvedores, mas também fornece informações relevantes do ponto de vista de análise da concorrência. Após clicar no botão Gerar relatório , o Lighthouse começará a analisar desempenho, Progressive Web App, acessibilidade, boas práticas e SEO.

Lighthouse Chrome Extension

Gerar o relatório pode demorar um pouco (alguns minutos), mas vale a pena. Ele vai te apresentar a pontuação de cada item, erros encontrados e sugestões de como solucionar problemas. Com isso, você verá quais elementos do site valem a pena melhorar e quais nenhum site do setor tem em comum.

Ambas extensões estão disponíveis no Firefox.

Conclusão

Usar extensões de navegador pode te ajudar muito na hora da criação de conteúdo. Você pode corrigir erros de idioma em segundos, verificar a cor ou a fonte de uma determinada página, fazer alterações, desfocar dados pessoais, gravar a tela ou tirar um “print“. Isso além de facilitar seu trabalho, ainda te poupa de instalar softwares complexos.

Se você gostou deste artigo, então vai adorar a plataforma de hospedagem da UltaHost. Tenha suporte 24/7 da nossa equipe. Nossa infraestrutura poderosa foca em escalabilidade e eficácia, desempenho e segurança. Verifique nossos planos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
konten berkualitas dan tidak berkualitas

Tem Diferença entre um conteúdo Bom e Ruim?

Next Post
Bitcoin VPS servers

Os Benefícios do VPS Bitcoin: O Futuro das Hospedagens

Related Posts