5 razões pelas quais você deve ter um domínio .io

5 Reasons You Should Get a .io Domain
5 Reasons You Should Get a .io Domain
Shares

Esta procurando pelo nome de domínio perfeito, mas não consegue achar? Quer dar um novo toque à sua startup tech? Então vamos lá!

Recentemente nós escrevemos um post aonde mostramos oque é o TLD e como você deve escolher um para o seu site (read more here).

Hoje nós iremos falar mais profundamente sobre oque são as TLDs e porque você deve ter um domínio “.io”. Vamos começar falando o porque o TLD é importante.

O TLD (Top-Level Domain) é simplesmente a combinação de caracteres que aparece após o símbolo de ponto (.) à direita do seu nome de domínio em sua URL (Leia mais aqui). O TLD mais comum na internet é o “.com”. Mais da metade dos domínios registrados na internet tem a TLD “.com”, com “.org” sendo o segundo maior, com menos de 5% de domínios registrados. Isso quer dizer que, o TLD “.com” como propriedade quase atingiu a saturação e encontrar o domínio .com de sua escolha é como encontrar uma agulha no palheiro.

Depois vem os ccTLDs(country-code Top-Level Domains) – O TLD “.com” é um gLTD (Generic Top-Level Domain). Esses são os TLDs específicos para países ao redor do mundo: “.uk” para o Reino Unido, “.cn” para a China, “.fr” para a França etc. O ccLTD chinês lidera o ranking de mais usado através do mundo, com o “.tk” sendo o segundo. Um dos ccTLDs com o crescimento mais rápido hoje em dia é o TLD “.io”, e está registrado no território britânico do Oceano Índico.

Alguns dos sites mais famosos com “.io” são o sites de jogos: slither.io e o agar.io. O domínio “.io” embora que seja uma ccTLD, não esta restrito para uso em um país específico. Ou seja, qualquer um que você conhece pode registrar um domínio “.io”. Então oque faz o TLD “.io” um domínio tão especial e que valha a pena ter?

Segmentação não Geográfica

A maioria dos ccLTDs, não importa o quão popular ou usado, sofrem de um grande problema, que você certamente não vai querer no seu site. Como esses domínios são registrados com o objetivo de estarem disponíveis em um país, o Google e seu sistema de SEO empregam uma técnica conhecida como Segmentação geográfica para garantir que eles apareçam nos resultados de pesquisa do país anfitrião. Por exemplo, uma pessoa pesquisando no Google da Austrália, é altamente provável que veja domínios “.au”. Logo, como resultado disso, a maioria dos ccTLDs aparecem bastante em buscas feitas no país de origem, e bem fracamente em buscas feitas de outro país.

Felizmente, tem como consertar isso. O domínio “.io” não é geograficamente segmentado, pois a equipe do Google Domains percebe que a maioria desses domínios são registros internacionais. Isso basicamente permite você ter os mesmos rankings de SEO, resultados de busca, e recursos que um gTLD teria. Mas tenha em mente, o Google ainda prefere TLDs “.com” do que TLDs “.io”.

Pouca saturação

Há muitas pessoas querendo registrar seus próprios domínios para seus sites hoje em dia e não há muito mais para ganhar quando várias centenas de milhões de pessoas têm domínios pré-existentes. Sim, estamos falando da saturação que afeita os TLDs “.com”. Como mais da metade dos domínios registrados no mundo pertencem ao TLD .com – que é um número de mais de 170 milhões – não há muito o que escolher sem entrar em uma disputa judicial.

Escolher um TLD .io, permite que você tenha mais liberdade, em quase todos os casos, como ter o nome da sua marca como o nome do seu domínio. O uso de “.io” é relativamente novo na indústria da web e haverá muitas opções para você escolher, incluindo algumas variedades do nome da sua marca. Para saber mais de como escolher o nome de domínio perfeito, leia nosso artigo aqui.

Nomeclatura criativa

Quando você olha para os TLDs .com, a maioria deles é alguma forma do nome da marca com o TLD preso no final. Por exemplo: facebook.com, twiiter.com, amazon.com, ebay.com, etc. Com domínios .io e até mesmo com outros LTDs, você pode escolher um TLD que faça parte da sua marca ou uma extensão dela! Parece ótimo, não é?

A BMW faz isso em algumas de suas páginas da web, por exemplo, next100.bmw, finance.bmw e muito mais. Dessa forma, o TLD se torna tão importante quanto o nome de domínio e também ajuda seu público a se lembrar dele, ao mesmo tempo em que oferece uma perspectiva única. A Sky TV, por exemplo, tem o TLD .sky que redireciona para o site sky.com. O mecanismo de pesquisa da Microsoft, o Bing, também usa um TLD search.bing que redireciona para o site bing.com. Cheerios também poderia adquirir o TLD .io na forma de cheer.io, o que seria uma ótima tática de marketing.

Tecnologia Relativa

Nos computadores e tecnologias, o símbolo I/O ou essa combinação de caracteres representa uma parte muito integrante dos computadores; O ‘I’ significa Input e o ‘O’ significa Output. O novo surgimento de nomes de domínio “.io” pode ser atribuído a marcas que querem uma identidade única; Isso também é uma forma de rebeldia de muitas Startups que se recusam a seguir as regras impostas pelas corporações nos anos 90. Essa é maneira delas falarem que fazem oque bem entenderem, e que podem criar as suas próprias regras.

URL mais curta

Em uma indústria aonde as pessoa querem rapidez e velocidade em cada click que eles fazem, cada letra digitada faz a diferença. O formato de URL “.com” é curto, entretanto, se você precisar tornar seu nome de domínio longo e específico para destacá-lo, seu público poderá ficar frustrado. Em domínios .io, você não apenas pode escolher um domínio mais específico e mais curto devido à ampla disponibilidade, mas também pode ter um URL mais curto. E mais, o “I” e o “O” são teclas que estão muito próximas nos teclados tipo QWERTY, isso quer dizer que poupa um pouco de tempo a mais. Você pode nos agradecer por essa!

Você achou essas razões boas para escolher o domínio .io? Nos deixa saber nos comentários abaixo!

Esta querendo comprar o seu domínio .io? Então o que esta esperando? Bora, entre no site agora, e tenha um domínio grátis para QUALQUER plano de hospedagem com pagamento anual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post

Oque é PHP? Devo aprender para usar o WordPress?

Next Post

Visualização de Produto – Ferramentas Grátis de Maquete

Related Posts