As Melhores Ferramentas Gratuitas para um Blogueiro

Free tools for bloggers
Shares

Trabalhar como empreendedor ou blogueiro e gerenciar um site requer muito tempo. Então, decidi preparar um artigo para todos aqueles que não gostam ou não têm tempo para lutar com novas soluções, programas e tecnologias. Eu apresentarei ferramentas para blogueiros que eu uso diariamente.

Na lista abaixo, você encontrará apenas ferramentas que eu uso ativamente, algumas delas todos os dias, outras de vez em quando. Porém mais cedo ou mais tarde, cada um desses aplicativos, ferramentas ou complementos entra em ação.

Talvez você esteja se perguntando sobre a diferença entre minha lista e todas as outras. Decidi não lhe dar muitas opções e apresentar as aplicações da minha seleção. Um problema – uma ferramenta. Sem batidas desnecessárias.

WordPress com plugins bem selecionados

Minha experiência com o WordPress totaliza 14 anos. Desde então, opero no WordPress devido às suas possibilidades de expansão ilimitadas por meio de inúmeros plugins e simplicidade de uso. O WordPress é gratuito, mas requer hospedagem – uma casa para o seu blog. No entanto, a UltaHost oferece hospedagem WordPress confiável a partir de $ 2,9 por mês.

O WordPress deve sua enorme capacidade de expansão a modelos e plugins. Quanto aos modelos, não vou escrever sobre eles neste artigo. Você pode encontrar um bom tema do WordPress aqui. No entanto, apresentarei os plugins mais importantes.

PopupAlly

Com este plugin, você cria pop-ups e os coloca no post. A versão gratuita permite criar uma janela de cada tipo e decidir quando e em quais páginas a janela de salvamento deve aparecer. Não é perfeito, mas é gratuito.

Yoast SEO

Ele ajudará a otimizar seu site para SEO. Ele permite que você edite o título, a descrição e a URL de cada página. Com o Yoast, você pode analisar o conteúdo em termos de sua legibilidade e eficácia de SEO para obter bons resultados nas pesquisas do Google. O Yoast SEO oferece essas funções em uma versão gratuita. A versão premium possui recursos avançados, como redirecionamentos aprimorados, otimização de página para várias frases e visualizações de página de mídia social.

Limit Login Attempts

Este plugin protege seu site contra hackers. Ele bloqueia o acesso à página de login após um determinado número de tentativas malsucedidas.

Smash Balloon Social Photo Feed

Permite que você crie feeds personalizados de fotos do Instagram. Com a versão Pro, você pode alterar as opções de layout: entre outras, uma grade de maçons livres, layout horizontal ou carrossel.

Elementor Website Builder

É o melhor construtor de páginas disponível hoje. Funciona sem problemas, é intuitivo e permite criar sites competentes em uma versão gratuita.

WP Social Ninja

Permite adicionar widgets de redes sociais e destaca-se da concorrência com um eficiente widget de Messenger. A versão Pro oferece ainda mais possibilidades e permite conectar-se a quase todos os meios de comunicação na internet e plataformas de redes sociais.

Hospedagem

Acontece que a internet não está na internet (sim, algumas pessoas pensam isso!), mas sim em servidores. Se você quer ter seu blog, precisa ter hospedagem. O WordPress se tornou uma plataforma tão popular que foram criadas ofertas de hospedagem especialmente otimizadas para esse CMS. Esse tipo de hospedagem deve oferecer:

  • Instalador automático do WordPress e plugins. Embora a instalação automática do WordPress seja comum, o gerenciamento de plugins não é. E é uma ferramenta útil porque permite testar e navegar pelos plugins de forma mais suave do que no próprio WordPress.
  • Temas premium, ou pelo menos uma coleção de temas gratuitos selecionados. Encontrar um modelo adequado é trabalhoso, então um bom provedor de hospedagem deve nos apoiar.
  • Um servidor otimizado para WordPress permitirá que você obtenha um desempenho aprimorado para seu site baseado em WordPress.
  • Componentes de última geração – o servidor deve estar equipado com discos SSD NVMe, processadores de última geração e RAM de alta qualidade. Isso permitirá que você obtenha desempenho, estabilidade e alta disponibilidade, porque os componentes de alta classe são mais resistentes a falhas.
  • A segurança é a base da hospedagem. O provedor deve garantir segurança completa contra ataques, firewalls eficazes, software antivírus confiável e segurança do servidor. Ele também deve ter ferramentas para proteger contra ataques DDoS.

Ideias de Salvadoras

Evernote

Essa ferramenta gratuita é especialmente vantajosa para blogueiros. Você pode sincronizar sua conta em todos os dispositivos e sempre tê-la à mão. Você pode salvar notas, fotos, voz e links. Dessa forma, você sempre anotará suas ideias, motivações e inspirações – onde quer que esteja.

Marcadores no navegador

Atualmente, todo navegador oferece criar uma sincronização. Se você trabalha em vários dispositivos, precisa sincronizar seus marcadores. Marcadores podem não ser a ferramenta mais moderna, mas ainda são úteis. Eu salvo páginas que vou precisar nos próximos dias e armazeno páginas que uso com menos frequência. Mas lembre-se de manter a ordem! Crie um sistema de pastas para encontrar rapidamente os sites que precisa.

Armazenamento de arquivos

Acesso rápido – Google Drive

Arquivos aos quais preciso ter acesso rápido ou quero compartilhar com outras pessoas eu coloco no meu Google Drive. Isso me dá 15 GB de espaço, e sua vantagem é que a maioria dos usuários da internet tem uma conta do Google. Além disso, posso modificar as opções de compartilhamento para enviar arquivos para pessoas escolhidas. A velocidade de download e upload é boa e não sobrecarrega o navegador ou o computador. E os arquivos estão disponíveis em qualquer dispositivo.

Armazém – Degoo

Estou armazenando arquivos pesados no Degoo. A conta gratuita permite armazenar até 100 GB, então não preciso me preocupar em ficar sem espaço para algo. Recomendo especialmente para quem trabalha com fotos, gráficos ou vídeos.

Local seguro – Hospedagem UltaHost

Se tenho que encontrar um lugar para os meus dados mais valiosos, não quero armazená-los em sites populares. Então, posso confiar apenas em empresas bem selecionadas cuja segurança tenho total confiança. Por isso, mantenho todos os meus arquivos mais importantes nos servidores da UltaHost, em que confio mais.

Gráficos e fotos

Pixabay e Pexels

São repositórios de fotos, vídeos e gráficos gratuitos. Você pode encontrar milhares de gráficos, vídeos e fotos gratuitas de alta qualidade.

Canva e Pablo by Buffer

Programas de edição de fotos oferecem alta qualidade nas versões gratuitas.

Piktochart

É uma ferramenta simples e intuitiva para criar infográficos. O Piktochart oferece cinco temas gratuitos e permite que você prepare cinco projetos por mês (versão gratuita), mas a qualidade é alta e possui várias opções.

BIRME

Uma interface acessível sem funções desnecessárias faz com que o programa funcione rapidamente e sem problemas. Você pode redimensionar até 6 imagens de uma vez e preparar rapidamente um fundo para o Facebook, Twitter ou LinkedIn.

MailChimp

A melhor ferramenta gratuita de newsletter. A versão gratuita permite adicionar até 2000 assinantes. Quando você excede esse número, o MailChimp ainda é uma boa opção, mas o segmento de soluções pagas é mais competitivo. Portanto, a escolha da solução premium depende de preferências individuais.

Monitoramento e estatísticas de rede

SentiOne

Esta é uma ferramenta gratuita para blogueiros, graças à qual você descobrirá o quão populares são seus eventos e sites e descobrirá quando alguém publica algo na sua rede.

Google Analytics

Todo mundo conhece essa ferramenta, mas nem todos a usam, e isso é um erro. O GA fornece informações muito necessárias sobre o tráfego em seu site. Vale a pena aprender a interpretá-las e tomar decisões com base nelas.

SEO

Keywordtool.io

Uma página simples que, depois de digitar uma palavra-chave, ajuda você a encontrar termos relacionados.

Google Keywords Planner

Permite escolher as frases-chave mais eficazes. Ajuda na criação de uma estratégia de publicação e na formulação do título.

Keyword Density Checker

Eu o uso para verificar se exagerei em uma frase ou palavra e se usei as frases-chave e palavras-chave apropriadas o número de vezes adequado. Adverte o usuário contra o alto percentual de densidade de palavras-chave.

Escrita

Grammarly

Verifica se o texto está correto e transparente. A versão gratuita apresenta propostas para corrigir erros gramaticais e destaca partes do texto que precisam de correção. Como fazer essas correções é algo que você descobrirá quando comprar a versão pro. No entanto, mesmo com a versão gratuita e um pouco de experiência, você pode escrever um texto perfeito do ponto de vista linguístico.

Thesaurus

Um excelente dicionário de sinônimos. É necessário quando você não quer comprar a versão pro do Grammarly. Quantas vezes você pode usar as palavras fácil, simples, difícil, agradável ou incrível?

Conclusão

Equipado com todas essas ferramentas, você fará seu blog funcionar sem problemas. Ideias inteligentes, eficiência, segurança, alta posição nos motores de busca e correção linguística. Esta é a receita para um blog de sucesso.

Seu sucesso é crucial para a UltaHost. Criamos esses tipos de artigos para ajudá-lo a alcançá-lo. Seu sucesso significa que você precisará de hospedagem mais poderosa e capaz. É assim que também alcançamos o sucesso!

Se você gostou deste artigo, lembre-se de verificar nossa Hospedagem WordPress. Você vai adorar a plataforma de hospedagem da UltaHost! Obtenha suporte 24/7 da nossa equipe de suporte. Nossa infraestrutura potente se concentra em auto-escalonamento, desempenho e segurança. Deixe-nos mostrar a diferença! Confira nossos planos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
How to increase the conversion rate in an online store

Como aumentar a taxa de conversão em uma loja online?

Next Post
My first website

Criando seu site 1/2 – Objetivos, audiência e Sitemap

Related Posts