Os 10 tipos mais importantes de marketing online

10 metode pemasaran online
Shares

Atualmente, mais de 4,5 bilhões de pessoas em todo o mundo usam a Internet, e esse número está crescendo a cada segundo. Por isso o marketing online é crucial para toda a estratégia de marketing. O marketing online é um conjunto de atividades que utilizam canais digitais para atingir um grupo-alvo específico.

Empresas podem se conectar com pessoas para promover produtos e serviços online. Uma única pessoa nunca antes foi capaz de alcançar tantas pessoas, de tantas maneiras, instantaneamente e com tanta facilidade. O marketing online está crescendo muito rápido. A cada mês, mais pessoas compram bens e serviços online, e mais empresas movem seus negócios para a Internet.

Planeje sua estratégia de e-marketing

Existem muitos tipos de e-marketing. Empresas escolhem o melhor tipo de publicidade considerando o modelo de negócios, a indústria, o tipo de produtos e serviços, o grupo-alvo e o orçamento.

Para obter o máximo do seu marketing na internet, desenvolva uma estratégia. Estabeleça metas realistas e teste diferentes canais de marketing. Depois de saber o que funciona e o que não funciona, você construirá estratégias de e-marketing melhores. Para começar, conheça os tipos mais importantes de marketing online.

SEO – otimização e posicionamento do site

SEO é o processo de otimização de sites para mecanismos de busca, com o objetivo de alcançar posições elevadas nos resultados de pesquisa no mecanismo de pesquisa do Google. Ele melhora o site e o adapta às diretrizes e algoritmos atuais do Google.

Dividimos o SEO em on-site e off-site. On-site inclui otimização HTML, qualidade de conteúdo e estrutura de conteúdo. As atividades off-site incluem sinais sociais e construção de links (obtenção de backlinks de outros sites).

Mecanismos de busca usam bots para rastrear a Internet e indexar conteúdo online. Quando alguém pesquisa palavras-chave específicas, o mecanismo de busca tentará fornecer os resultados mais úteis e relevantes. Hoje em dia, quando falamos de SEO, geralmente nos referimos ao Google, pois é o mecanismo de busca mais popular do mundo. SEO é uma parte obrigatória de sua estratégia de marketing online.

Se o seu negócio é local, um passo essencial em sua estratégia de marketing é relatar e verificar o seu negócio no Google Meu Negócio.
Imagem por Photo Mix via Pixabay

Posicionamento no Google Maps

Se o seu negócio é local, um passo essencial em sua estratégia de marketing é relatar e verificar o seu negócio no Google Meu Negócio. É um serviço gratuito do Google que permite gerenciar a aparência da empresa no mecanismo de busca e no Google Maps, aumentando a visibilidade nos resultados de pesquisa.

Cada empresa pode criar um cartão de visita no mapa e apresentar suas informações sobre a empresa e oferta. Quando as pessoas procuram na Internet por um produto ou serviço nas proximidades, elas não estão apenas no final do funil de vendas, mas também perto do seu negócio.

Se você ainda não possui uma listagem no Google Meu Negócio, é hora de criar uma. Muitas empresas simplesmente criam um perfil e se esquecem dele, sem perceber muitos recursos que podem usar para otimizar as informações comerciais. Não seja como elas. Leia o artigo sobre como criar um cartão no Google Meu Negócio. 

Rede de Pesquisa do Google Ads

Campanhas publicitárias do Google Ads (anteriormente Google Adwords) são quando os anunciantes pagam para exibir seus anúncios na Pesquisa do Google e em outras plataformas online. O nome desse modelo é Pay Per Click (PPC). Os anunciantes pagam uma taxa cada vez que um usuário clica em seus anúncios. Outros métodos de faturamento incluem CPM (custo por mil) e CPA (custo por ação).

A Rede de Pesquisa do Google Ads permite que todos os anunciantes criem anúncios de texto que aparecem nos resultados de pesquisa para palavras-chave específicas pesquisadas pelos usuários. A Rede de Pesquisa é uma das plataformas de publicidade PPC mais poderosas da Internet.

As pessoas usam um mecanismo de busca para encontrar uma solução rápida e têm grande interesse em comprar um produto. Portanto, campanhas de publicidade do Google Ads na rede de pesquisa podem converter um usuário em cliente a partir de apenas uma pesquisa por uma frase específica.

O sistema de anúncios do Google Ads oferece remarketing muito eficiente. Ele segmenta usuários que visitaram seu site anteriormente, mas não converteram. Você pode personalizar anúncios com base em suas experiências e comportamento. Anúncios de remarketing são tão importantes na estratégia de marketing de funil porque a maioria dos visitantes pela primeira vez ao site ainda não está pronta para comprar. Você também tem outras soluções, como o criador de anúncios ou outras opções, caso queira experimentar outras opções de publicidade além do Google.

O marketing de conteúdo concentra-se na criação e distribuição de conteúdo valioso e útil na Internet para atrair e reter um público claramente definido.
Imagem por Suomy Nona via Pixabay

Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo concentra-se na criação e distribuição de conteúdo valioso e útil na Internet para atrair e reter um público claramente definido. Visa induzir discretamente as pessoas a uma atividade específica, que pode ser a compra de produtos ou serviços, registro para o evento ou uma lista ou contato.

O marketing de conteúdo refere-se à criação de textos, vídeos e gráficos naturais e atraentes para aumentar o reconhecimento da marca e criar a imagem desejada da empresa. Conteúdo natural significa todas as formas de mídia compartilhada que incentivam os clientes a interagir com a marca. Blogs, infográficos, e-books, artigos patrocinados, podcasts ou webinars que respondem a perguntas específicas do usuário e oferecem algo que eles não podem obter em outro lugar.

Ao se tornar uma fonte confiável e autoritária de informações em um campo específico, você ganha a fidelidade e confiança dos usuários. Por sua vez, isso permite que sua marca fortaleça os relacionamentos com os clientes. É assim que você pode desenvolver uma base de assinantes ativa e envolvida, aumentando a eficácia das atividades de marketing na Internet e, consequentemente, aumentando os lucros.

O marketing de conteúdo trabalha em estreita colaboração com outros tipos de marketing na internet – especialmente SEO e marketing em mídias sociais. Se você não tem suas próprias ideias de conteúdo, pergunte aos clientes existentes. Que tipo de informação seria útil para eles? Como eles encontraram seu produto? Certamente, você receberá dicas valiosas no campo do marketing de conteúdo. Neste artigo, você lerá como encontrar boas ideias de conteúdo.

Marketing em Mídias Sociais

O marketing em mídias sociais é usado para chamar a atenção e promover uma marca por meio de plataformas de mídia social. Reforça o engajamento do usuário, constrói links, aumenta a conscientização da marca e impulsiona as vendas online.

As plataformas de mídia social mais populares são Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, YouTube e TikTok. A escolha da plataforma na qual você se concentrará em suas atividades promocionais dependerá do seu mercado-alvo.

O marketing em mídias sociais inclui recursos pagos e gratuitos (orgânicos). O marketing orgânico em mídias sociais concentra-se em construir uma comunidade e aprofundar os relacionamentos com os clientes para gerar interesse e lealdade. Você pode complementar seu marketing de conteúdo compartilhando-o nas redes sociais.

O marketing pago em mídias sociais permite que você promova suas postagens orgânicas ou crie um anúncio dedicado adaptado aos seus objetivos de marketing. O Facebook é uma ferramenta muito eficaz, pois a Meta tem a maior quantidade de dados do usuário e pode personalizar perfeitamente o anúncio.

O Email Marketing é o processo de envio de mensagens de marketing direto para adquirir novos clientes e reter os existentes.
Imagem por Prodeep Ahmeed via Pixabay

Email Marketing

O Email Marketing é o processo de envio de mensagens de marketing direto para adquirir novos clientes e reter os existentes. Embora o marketing por e-mail possa não parecer eficaz, não subestime seu poder. Ainda é um dos tipos mais eficazes de marketing.

Lembre-se de se comunicar com pessoas que forneceram voluntariamente seus endereços de e-mail, em vez de usar bancos de dados prontos (marketing por cold e-mail). Você pode segmentar seus clientes, usuários registrados ou pessoas que se inscreveram na newsletter por meio de publicidade estratégica.

O email marketing é uma pedra fundamental no âmbito do marketing online, proporcionando às empresas um meio direto e personalizado de se comunicar com seu público-alvo. A criação de campanhas de e-mail envolventes envolve compreender como capturar e-mails que ressoem com o público-alvo, garantindo uma abordagem estratégica e envolvente. Ao utilizar insights baseados em dados e empregar métodos éticos, as empresas podem aproveitar o poder do email marketing para nutrir relacionamentos, impulsionar conversões e fortalecer sua presença online.

O marketing por e-mail tende a funcionar em conjunto com outros tipos de marketing na internet, como marketing em mídias sociais e marketing de conteúdo, para adquirir contatos valiosos. Com e-mails, você pode compartilhar informações internas, incentivar compras e construir relacionamentos.

Certifique-se de cuidar de seus assinantes de e-mail, fornecendo conteúdo útil, presentes, descontos e acesso antecipado a novos produtos. As campanhas de publicidade por e-mail muitas vezes começam com iscas. A isca geralmente é um cupom de desconto ou conteúdo especialmente desejado, como um e-book em troca da assinatura de uma newsletter.

Lembre-se de personalizar seus e-mails. Isso significa não apenas usar o nome do lead, mas também fazer referência a interesses e ações realizadas anteriormente pelo usuário.

Marketing de Afiliados

O marketing de afiliados é o processo de promover uma oferta de outras empresas. Aumenta as vendas permitindo que outros promovam seus produtos e serviços em troca de uma comissão sobre as vendas geradas pelo link que fornecem

O marketing de afiliados está intimamente relacionado ao marketing de influenciadores. Alguns influenciadores colocam banners de publicidade em seus sites ou tentam gerar vendas por meio de seu conteúdo. O marketing na internet de afiliados é baseado no compartilhamento de receitas. Se você quiser vender mais, pode oferecer aos promotores um incentivo financeiro por meio do programa de afiliados.

Um influenciador é uma pessoa com um número relativamente grande de seguidores online.
Imagem por Gerd Altmann via Pixabay

Marketing de Influenciadores

Um influenciador é uma pessoa com um número relativamente grande de seguidores online. Eles são estrelas populares, especialistas da indústria e autoridades.

As recomendações de um influenciador podem ser muito eficazes devido à confiança entre ele e sua audiência. Mas antes de decidir cooperar com eles, verifique se os parceiros selecionados representam o grupo-alvo que você deseja alcançar.

Marketing Viral

No marketing viral, outras pessoas fazem o marketing para você sem nem mesmo saberem. É uma técnica que os profissionais de marketing usam para espalhar rapidamente sua mensagem na Internet.

Como um vírus biológico, uma campanha de marketing viral se espalha de uma pessoa para outra. As redes sociais fornecem o ecossistema perfeito para o marketing viral. Compartilhar vídeos, fotos e histórias com milhares ou até milhões de pessoas pode ser feito em minutos.

O marketing viral na internet geralmente é uma empreitada deliberada, embora a disseminação da mensagem aconteça organicamente por meio de conteúdo viral, vídeos, estratégias de marketing por e-mail ou postagens em mídias sociais. O ponto é que, não importa qual canal você use, seu plano de marketing assume uma vida própria, impulsionado por menções de influenciadores online e boca a boca.

As atividades de marketing viral geram buzz sobre a empresa e constroem o reconhecimento da marca. Infelizmente, as estratégias de marketing viral são inerentemente imprevisíveis. Não há garantia de que suas práticas promocionais se tornarão “virais”.

Marketing de Vídeo

No marketing de vídeo, você usa vídeos para promover e comercializar um serviço ou produto, aumentar o envolvimento em canais digitais e sociais, educar consumidores e clientes e alcançar audiências por meio de um novo meio.

Nos últimos anos, essa forma de publicidade online ganhou grande popularidade como formato de marketing de conteúdo. O vídeo é uma das melhores maneiras de se aproximar do seu público e dar a eles uma visão real do que sua empresa está fazendo. Mostre a eles sua filosofia, compartilhe informações sobre um evento interessante ou ofereça informações valiosas sobre um produto ou serviço.

O marketing de vídeo não está apenas no YouTube e Vimeo. Está também no Facebook, Instagram, Twitter, Snapchat, TikTok e LinkedIn. Agora mesmo a publicidade em vídeo está mais popular do que nunca. O vídeo também pode aumentar a visibilidade de um site nos resultados do Google.

Se você gostou deste artigo, então você vai adorar a plataforma de hospedagem UltaHost. Obtenha suporte 24/7 da nossa equipe de suporte. Nossa infraestrutura avançada foca em autoescalabilidade, desempenho e segurança. Deixe-nos mostrar a diferença! Confira nossos planos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
4 Tools for Social Media automation

4 ferramentas úteis para automatizar as redes sociais

Next Post
XML Sitemap

Sitemap XML. Tutorial completo

Related Posts