Criando seu site 1/2 – Objetivos, audiência e Sitemap

My first website
Shares

Um bom site é a base de negócios para muitas empresas. No entanto, criar um site não é tão simples. Para fazê-lo, você deve conhecer os conceitos básicos em várias áreas, desde psicologia até design e programação.

Eu poderia escrever um livro longo sobre como criar um site eficiente e envolvente. É um tópico complexo que requer conhecimento das tendências atuais.

Vou tentar tornar essa tarefa difícil mais fácil para você. Neste guia, descrevi uma dúzia de elementos universais que você deve considerar ao criar um novo site ou melhorar um existente. O guia consiste em duas partes. Primeiro, você começará com o básico: definir a natureza do seu site, seu público-alvo e criar o primeiro esboço do seu site como um mapa do site.

Por que o planejamento do site é importante?

Ao lidar com o surgimento de uma nova marca, há muitas vezes a tentação de cuidar da sua presença online primeiro. Muito frequentemente, comprar um nome de domínio ou criar a base do site são as primeiras coisas que um empreendedor faz antes que qualquer outra coisa esteja pronta.

Isso é compreensível – você quer entrar no mercado, começar a vender ou iniciar a vida da sua marca. Para isso, em muitos casos, você precisa de um site.

No entanto, isso geralmente resulta em erros básicos na criação do site. Quando você percebe que muitos elementos não atendem às necessidades reais dos clientes ou da empresa, você deseja fazer extensas mudanças. Isso pode até acabar com o descarte do design original. Então, é melhor ter paciência e começar o trabalho do zero.

Comece com a estratégia

Ao criar uma nova marca, vale a pena começar com uma reflexão abrangente sobre como ela deve se comunicar. Pense nos valores que sua marca deve representar e que associações evoca.

Um site é um dos muitos portadores de imagem de uma empresa. Nesse contexto, não difere muito, por exemplo, de um folheto, panfleto ou cartão de visita: deve expressar o estilo e o caráter da marca da mesma forma que todos os outros materiais. Você deve primeiro definir que impressão deseja criar e ajustar suas ações subsequentes de acordo. Se você deseja que sua empresa seja associada à tradição e à rica história, adapte o site a esse estilo.

Se você ainda não pensou adequadamente nisso, vale a pena dar um passo atrás e planejar bem sua estratégia de construção da imagem da marca e, somente depois, criar sua loja na web.

Defina sua audiência

Depois de ter uma ideia concreta de comunicação, defina quem serão os usuários do seu site. Empreendedores iniciantes ficam indignados aqui porque desejam que o maior número possível de pessoas os visite; sua resposta é “todos!”

Lembre-se: embora qualquer pessoa possa acessar o site, você não pode criar algo que agrade a todos. Se você tentar agradar a todos, há uma boa chance de não interessar aqueles que lhe interessam. Conhecendo o grupo-alvo e suas expectativas

Como definir destinatários?

Comece dividindo-os em segmentos, grupos homogêneos e detalhados. Os três segmentos descritos, por exemplo, como “mães jovens”, “estudantes” e “donas de casa” são muito melhores do que o grupo-alvo definido como “mulheres”.

Um site pode, é claro, atender às necessidades de muitos grupos diferentes. Para definir todos os mais importantes, mas não vá longe demais. Você precisa especificar, descrever e conhecer as necessidades de seus futuros usuários o mais precisamente possível.

Crie personas

Personas são uma técnica que ajuda muito a descrever o grupo-alvo. Anteriormente, mencionei “grupo-alvo”, “usuários” ou “segmento” e tudo soa bastante legal, mas não muito amigável. Finalmente, estamos falando de pessoas, não de estatísticas e números secos.

Nessa situação, ajuda criar um personagem virtual para cada grupo de destinatários: uma persona. Escolhemos seu nome, sobrenome, foto, profissão e interesses. Em outras palavras, o descrevemos como se fosse uma pessoa sentada aqui e agora, ao nosso lado.

Por exemplo, para nosso grupo de destinatários, a quem nos referimos como “mães jovens”, podemos criar a persona de Jane Baltimore, que mora em New Jersey e deu à luz um bebê, Sofia, há um ano. Jane agora está voltando ao trabalho após a licença-maternidade e está procurando produtos que você pode fornecer.

Tente se colocar no lugar da sua heroína. Pense nos problemas que ela pode ter, no que é importante para ela e no que ela pode procurar em um site como o seu. Não é uma diversão trivial, mas uma ajuda eficiente para entender melhor sua audiência potencial. Essa descrição é muito mais vívida, estimula a imaginação e facilita a empatia, o que será inestimável em muitas outras etapas.

Defina um objetivo para a página

Agora é hora de definir um objetivo para o seu site. Às vezes, a própria criação de um site parece ser o principal objetivo, afinal, não é apropriado não ter um site. No entanto, vale a pena ser mais específico. Seu site será mais eficaz quando, no início de sua criação, você definir um objetivo claro a ser alcançado e subordinar toda a estrutura e conteúdo a ele.

A abordagem de projetar uma página que apenas informa sobre a oferta é diferente de projetar um site conectado a uma loja online, onde o principal objetivo será incentivar os visitantes a comprar algo.

Existem muitos objetivos possíveis:

  • aquisição de dados;
  • consentimento para enviar a oferta;
  • contato com um consultor;
  • download de materiais;
  • criação de uma conta.

Se você não sabe o que deseja alcançar e qual objetivo o site deve perseguir, será muito mais difícil construí-lo corretamente.

Vale a pena definir essa prioridade tanto para o site inteiro globalmente quanto para cada uma das subpáginas separadamente. Afinal, a subpágina de contato tem uma tarefa ligeiramente diferente do guia com a descrição da nossa equipe.

How do you register a domain?

Crie uma estrutura e navegação

Como você já sabe para quem direcionar a página e qual é o objetivo, pode fazer a primeira etapa tangível e criar sua estrutura.

  1. Liste todas as informações e elementos que deseja incluir no site e constitua o núcleo do site.
  2. Agrupe e organize-os para criar um mapa do site simples.

É, de certa forma, sua tabela de conteúdos. É melhor desenhá-lo na forma de uma árvore que mostrará a hierarquia e definirá visualmente as relações entre os fragmentos individuais. A estrutura do site está intimamente relacionada à navegação do site. A estrutura é uma visão estática, mas seu site viverá, e os usuários navegarão entre as subpáginas para encontrar informações. Você deve planejar como guiá-los pelo conteúdo.

Lembre-se de que o usuário não sabe o que você faz. Como criador do site, você conhece melhor o conteúdo, sabe como navegar. Como o destinatário não possui esse conhecimento, sua responsabilidade é ajudá-lo a encontrar as informações que procura.

Então, olhe agora para o seu mapa do site e pense, seu visitante, vendo o site pela primeira vez, conseguirá encontrar coisas que o interessam em alguns segundos ou menos? Se não, corrija seu mapa do site.

Inclua a forma como os usuários navegam na Internet

Ao criar a estrutura do site, vale a pena considerar como um usuário estatístico da Internet aborda a navegação em um site. A Internet é um meio instantâneo, então você não tem muito tempo para persuadir, despertar interesse ou confiança. O visitante entra no site e o examina muito rapidamente. Ele rola o conteúdo, verifica se encontra as informações que procura e decide em segundos se deseja permanecer nele ou sair.

Os usuários da Internet de hoje são muito seletivos e exigentes, portanto, o site deve exibir informações cruciais imediatamente. O que é importante deve ser óbvio. Por esse motivo, não vale a pena sobrecarregar o destinatário.

Você quer mostrar tudo em seu site? Para mostrar informações completas sobre sua empresa, setor e o mundo, porque cada um é importante? Há muita informação e texto para o usuário. Ele entra no site e subconscientemente sente que levará muito tempo para conhecer e entender todas as informações e, portanto, não tenta conhece-lo.

Você precisa estruturar o conteúdo de maneira amigável. Divida os elementos em blocos, destaque seções individuais e introduza uma hierarquia clara. Guie o usuário pela mão.

Faça um mapa do site detalhado e dinâmico

  1. Pegue o mapa do site preparado na etapa anterior.
  2. Insira todas as categorias, subcategorias e páginas que você deseja incluir em seu site.
  3. Considere a navegação: talvez você precise de mais de um menu? Projete-os e selecione quais usar em quais páginas.
  4. Anote os caminhos de navegação para cada persona para confirmar que toda a estrutura é funcional.

E assim é como a primeira versão do seu site fica. Na segunda parte do nosso guia, focaremos em como transferi-lo do papel para a Internet, adicionar conteúdo e lançar seu site. Fique atento!

Se você gostou deste artigo, vai adorar a plataforma de hospedagem UltaHost. Receba suporte 24/7 de nossa equipe de suporte. Nossa infraestrutura de ponta se concentra em autoescalabilidade, desempenho e segurança. Deixe-nos mostrar a diferença! Confira nossos planos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
Free tools for bloggers

As Melhores Ferramentas Gratuitas para um Blogueiro

Next Post
Bitcoins are safe

Os Pagamentos com Bitcoin são seguros?

Related Posts