Primeiro site – Tutorial para Iniciantes 2/2 – Conteúdo e lançamento

Shares

A segunda parte do ciclo de criação do seu primeiro website esta à caminho. Você propôs as metas, definiu a audiência, e preparou o mapa do site. Agora, esta na hora de por a cereja no bolo. Vamos lá!

Se você perdeu a primeira parte, você pode encontrar aqui: First website – Beginner’s Tutorial 1/2 – Goals, audience, and the sitemap.

Textos

Os textos são a base da maioria dos sites, então, vale a pena separar um tempinho para preparar eles bem. Todo mundo escreve que tem anos de experiência, que são profissionais, que a empresa está desenvolvendo dinamicamente, e que tem um bom time. Você não precisa repetir esse clichê só por que vê na maioria das paginas, crie seus próprios textos distintos e cativantes.

Conte uma História

Contar uma história virou uma tendência de Marketing fantástica, e muitos estudos mostram que, histórias são uma ferramenta muito efetiva na disseminação de informação e também na persuasão. As historias estimulam a imaginação e também podem trazer memórias que a sua audiência pode se identificar. É perfeito usar quando o objetivo é provocar emoções nos usuários.

Divida o Conteúdo e Adicione Títulos

Somente palavras certas não é o suficiente. Você também não deve esquecer de dividir o texto em fragmentos apropriados, e refinar os títulos entre eles.
As pessoas não querem ler blocos gigantes de texto, então divida eles em partes pequenas.

Como mencionado na primeira parte do tutorial, o usuário quase sempre só da uma olhada superficial na página. Eles dão uma procurada bem geral, rolam, e decidem se é interessante ficar ou não. Títulos precisos e distintos passam pra eles uma visão do conteúdo, e blocos de textos pequenos ajudam na hora da leitura, e sem contar que deixa mais cativante.

Evite Jargões

Evite gírias técnicas e palavras que pareçam muito profissional, isso desanima muita gente ao mesmo tempo, quando alguém esta lendo algo, ela quer entender, quer uma leitura fácil que ela consiga assimilar ao seu cotidiano. Escreva de uma forma muito inteligente e você terá especialistas, não clientes.

Trabalhar muito tempo no meio corporativo pode ter feito você se familiarizar e até se acostumar com o vocabulário. Porém, essa não é a realidade da maioria dos seus leitores. Muitas vezes palavras muito técnicas podem soar até como uma outra língua, então tente evitar palavras difíceis, e as troque por outras mais comuns para a maioria das pessoas.

Fonte e Estilo

A tipografia é altamente associada ao seu texto. isso é um problema constante na maioria dos sites. O mais comum são o tamanho do texto e parágrafos longos. Não tenha medo de letras maiores e fáceis de ler. Ninguém gosta de focar seus olhos em seções escritas em texto fino, e um site não é um jornal. Não custa absolutamente nada espalhar seu conteúdo por um espaço maior.

O texto deve de uma forma, respirar. Não pode ser muito compacto, por que isso parece menos chamativo. Quanto maior um parágrafo, menos as pessoas vão querer ler. Certifique-se que tenha um espaço considerável entre as linhas, e ocupe bastante espaço.

E também é bom lembrar de não fazer linhas muito longas. Eu não quero me aprofundar na biologia do olho humano, só confia na pesquisa, e mire em 60 à 90 caractere por linha.

Exemplo

Você pode ver dois textos abaixo. O primeiro texto segue as regras; O segundo é mau compactado.

Example of the text that complies with the rules of good composition
Example of the text that is composed incorrectly

BuzzSumo tem analisado milhões de artigos para te mostra como você deve usar fotos ou gráficos. O resultado mostrou que paginas que tem um elemento gráfico a cada 75-100 palavras, são duas vezes mais compartilhados nas redes sociais.

Então, vale a pena lembrar dos gráficos. Muitas pesquisas mostram que contar histórias não aumenta só a estética. Isso melhora a eficácia do seu conteúdo também.

Dizem que o cérebro decodifica elementos gráficos 60.000 vezes mais rápido que um texto. Você provavelmente já ouviu que, uma foto significa mais que mil palavras. E é crucial na internet, aonde a velocidade da informação é gigantesca.

Sempre que possível, “fale” com fotos

picture says more than a thousand words

Tente usar:

  • Charges,
  • Ícones,
  • Fotos,
  • Infográficos,
  • Filmes,
  • Animações.

Sua mensagem vai ser mais interessante, rápida, e fácil de lembrar.

Faça contato fácil

A comunicação com os visitantes do site será melhor quando se assemelhar menos a um monólogo e mais a uma discussão igualitária. Um website inspira muito mais confiança porque permite um contacto fácil com os seus criadores, de preferência de forma direta e pessoal. O site é uma oportunidade de compartilhar seu conteúdo, mas também deve convidar seus convidados para uma conversa.

Também vale a pena tentar manter contato com seu público. Se alguém já visitou seu site e você atraiu a atenção deles, seria uma pena perdê-lo. Portanto, lembre-se de incluir links para perfis de mídia social e permitir que eles assinem o boletim informativo. Construir uma lista de mala direta é um desafio, mas oferece muito mais benefícios e oportunidades do que caprichosos sites de mídia social.

Em troca da subscrição da newsletter, vale a pena oferecer um determinado valor. Podem ser todos os tipos de descontos, promoções ou brindes, como um e-book ou vídeo.

Construa confiança

O usuário tem que ter certeza que os seus dados vão estar seguro. Na internet, o tópico de privacidade, cybercrime, e vários outros tipos de golpes tem crescido nos últimos anos. Os usuários estão cada vez mais desconfiados do que outra pessoas sabe sobre eles, como os sites supervisionam seus comportamentos, e como eles usam isso.

Então, você deve gerar muita confiança para os usuários e ser cuidadoso com os dados que você esta solicitando. Você deve se certificar que o usuário entenda e concorde com o motivo da coleta do seus dados.

Sistema de Gerenciamento de Conteúdo

Como o nome sugere, é um mecanismo que permite editar o conteúdo do seu site facilmente. Graças a ele, seu funcionamento não exigirá conhecimento de tecnologias avançadas de internet ou linguagens de programação. O painel de gerenciamento de conteúdo permite atualizar a página e adicionar fotos e texto.

É vantajoso por duas razões principais. Em primeiro lugar, permite que o site seja atualizado por pessoas sem experiência em codificação. Em segundo lugar, aumenta significativamente a velocidade de edição.

Existem toneladas desses tipos de soluções no mercado, mas o rei é um só o: WordPress.

WordPress is the best CMS

Esse CMS ganha de todos por que é focado em simplicidade e fácil desenvolvimento. Qualquer um pode criar um site usando WordPress;
É perfeito para iniciantes. E também é muito poderoso para especialistas. Você pode criar um site elegante, leve e rápido, perfeitamente otimizado para SEO.

Contudo, o WordPress não é o único CMS. Pode acontecer de outros CMS serem mais vantajoso para o seu site, como: PrestaShop, Joomla, ou qualquer outro. Então, leia sobre outros CMS e escolha um que se adeque melhor á você.

Fique esperto com a Velocidade

É um fator crucial na hora do Google rankear seu site nos mecanismos de pesquisa. Na internet, um segundo é muito tempo, e literalmente, para cada Milissegundo a mais de carregamento, maior a porcentagem de pessoas saindo da sua página. A otimização de um site é responsável por 50% do carregamento, e os outros 50%, o servidor que é.

Portanto, não vale a pena economizar na hospedagem. O mercado está cheio de hospedagens baratas, mas não vale a pena arriscar todo o projeto por cerca de uma dúzia de dólares por ano. Portanto, evite as soluções mais baratas e busque pelo menos as intermediárias. Seu preço ainda será atraente e eles garantirão a velocidade adequada e garantirão que o site não fique lento devido a picos repentinos de tráfego.

A melhor escolha para um site baseado em WordPress é uma hospedagem otimizada para este CMS. Confira a hospedagem WordPress mais barata e rápida do mercado. Instalação automática, servidores otimizados para WordPress e controle total sobre o CMS: você pode visualizar, criar, editar e excluir instalações do WordPress, usando uma simples lista de instâncias.

No painel de hospedagem, você pode instalar e gerenciar plugins do WordPress, testar e implantar sem o problema de sair da área do cliente. Escolha um dos mais de 500 temas do WordPress, gere backups e execute atualizações do sistema.

Não se esqueça dos Smartphones

Estudos mostram que cerca de 80% dos usuários na internet, tem um smartphone. Os serviços mobile tem superado os computadores, e você não pode negar isso. A responsividade de um site, i.e, é a capacidade de se adaptar a várias telas, e você deve sempre prestar atenção nisso.

Então na hora de criar o seu site, lembre-se da responsividade. Se você decidir usar o WordPress, não terá muita dificuldade, por que a maioria dos temas são responsivos. Porém, se você não esta usando o WordPress, teste o funcionamento do site em vários dispositivos. Veja como seu site fica nos tablets e celulares mais populares, em navegadores e sistemas operacionais diferentes.

Você está pronto, agora já pode começar a trabalhar no seu site.

  1. Compre um domínio.
  2. Escolha A melhor hospedagem para iniciantes.
  3. Selecione CMS e instale no servidor com apenas um click.
  4. Selecione um tema.
  5. Crie seu conteúdo
  6. Comece o processo de otimização de SEO.
  7. Teste, melhore, e cuide do seu site.

Se gostou desse artigo, então vai amar nossos planos de hospedagem. Tenha suporte 24 horas de um time especializado. Com uma infraestrutura focada em crescimento, performance, e segurança. Nos deixe te mostrar a diferença. Veja nossos planos!   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
11 out-of-the-box ideas to promote your brand on the Internet

11 Ideias Inéditas para Promover sua Marca na Internet

Next Post
Top 10 WordPress e-Commerce plugins (No. 4 is a must have!)

Top 10 Plugins de E-commerce no WordPress (O 4 você tem que ter!)

Related Posts