Porque a localização do serviço de hospedagem na web é importante para o SEO

Why Web Hosting Location Matters for SEO
Shares

O SEO do seu site depende de mais do que palavras-chave, conteúdo e backlinks. A localização do serviço de hospedagem na web também é um fator crucial que influencia a quantidade de tráfego que você recebe. A localização física do servidor pode impactar significativamente as classificações e o desempenho do SEO de um site.

Neste artigo, vamos falar sobre a importância da localização do servidor de hospedagem para o SEO, o que você pode fazer para otimizar a velocidade do site e da página, e o que considerar ao escolher um servidor de hospedagem na web.


A Localização do Servidor Importa para o SEO?

A localização do servidor é o local físico onde os arquivos e dados do seu site são hospedados. Isso é determinado pelo provedor do servidor, e é por isso que pode variar mesmo dentro do mesmo país.

A localização do servidor pode fazer diferença quando se trata da velocidade do seu site, o que, por sua vez, pode impactar o desempenho do SEO e a experiência do usuário. Quanto mais próximo o servidor estiver do usuário, mais rápido o site carregará, porque a distância entre o dispositivo e o servidor influencia a velocidade com que as informações são transmitidas.

Além disso, é importante ter o servidor localizado na mesma área que seu público-alvo, pois a velocidade de carregamento do site será mais rápida, e o Google e outros motores de busca levarão isso em consideração. Se o servidor estiver longe do usuário, isso pode afetar seu ranking no SEO e a experiência do usuário.

Por fim, a localização do host também pode afetar o rastreamento do site pelos motores de busca. Quando os bots dos motores de busca rastreiam seu site, eles enviam uma solicitação para o servidor de hospedagem na web para obter acesso ao seu conteúdo. Se o servidor estiver localizado longe, leva mais tempo para receber uma resposta; isso também é conhecido como tempo de resposta do servidor.


O Que Você Pode Fazer para Otimizar a Velocidade do Site

Mudar seu servidor para mais perto do seu mercado-alvo não é a única maneira de fazer com que seu site carregue rapidamente. Você também pode considerar fatores como otimização de imagens, velocidade do DNS, Rede de Distribuição de Conteúdo (CDN) e outros.

No entanto, antes de fazer quaisquer alterações que impactem a velocidade de carregamento do seu site e como ele lida com o conteúdo, vale a pena auditar seu desempenho atual com a ferramenta de auditoria de site da SE Ranking. Ela verifica seu site em busca de quaisquer problemas técnicos existentes que possam afetar negativamente o desempenho do seu site, incluindo problemas com a velocidade do site. Após auditar o desempenho de suas páginas, você pode seguir estas dicas para melhorar a velocidade do site:

  • Content Delivery Network (CDN): Uma CDN pode ajudar a melhorar a velocidade de carregamento, pois distribui o conteúdo do seu site por vários servidores ao redor do mundo. Como resultado, as pessoas podem acessar seu site de diferentes locais, e a velocidade do seu site permanecerá a mesma.
  • Otimização de Imagens: Otimizar imagens significa comprimi-las sem comprometer sua qualidade. Se você fizer isso, o tempo de carregamento da página será mais rápido. Você também pode usar formatos de imagem como JPEG, PNG ou WebP.
  • Reduzir Redirecionamentos: Se houver muitos redirecionamentos, pode afetar a velocidade de carregamento. Tente minimizar o número de redirecionamentos e certifique-se de que todos são essenciais para a funcionalidade do site.
  • Limitar Solicitações HTTP: Você também pode melhorar a velocidade do site reduzindo o número de solicitações HTTP. Minimize o número de recursos como scripts, folhas de estilo e imagens usados no seu site.
  • Comprimir Arquivos JavaScript e CSS: Comprimir os arquivos JavaScript e CSS do seu site reduz o tamanho deles e, como resultado, melhora a velocidade de carregamento.
  • Velocidade do DNS: O tempo de resolução do Sistema de Nomes de Domínio às vezes afeta a velocidade de carregamento do site. Portanto, certifique-se de que seu provedor DNS seja confiável e tenha um tempo de resposta rápido.
  • Carregamento Assíncrono: Quando os elementos do seu site carregam independentemente uns dos outros, também melhora a velocidade do site. Portanto, as pessoas podem continuar rolando seu site e visualizando seu conteúdo mesmo quando alguns elementos ainda estão carregando.
  • Reduzir o Tamanho do DOM: O Modelo de Objeto de Documento diz respeito à estrutura e ao conteúdo do seu site. Se você simplificar a estrutura e remover elementos desnecessários, pode melhorar a velocidade de carregamento.

O que Considerar ao Escolher um Servidor de Hospedagem na Web?

Ao escolher um servidor de hospedagem na web, há vários fatores que você deve considerar para que seu site funcione sem problemas e tenha um bom desempenho. Aqui estão as coisas às quais você deve prestar atenção:

  • Localização geográfica: É necessário considerar a localização geográfica do seu público-alvo. Portanto, escolha um servidor de hospedagem na web que esteja o mais próximo possível do seu mercado-alvo para uma velocidade de carregamento mais rápida e uma melhor experiência do usuário.
  • Tipo de hospedagem na web: Existem diferentes tipos de hospedagem na web, incluindo compartilhada, VPS e dedicada. A opção mais acessível é a compartilhada, mas pode não ser a opção mais rápida se você tiver um site com alto tráfego. A hospedagem VPS é mais flexível e oferece mais recursos. A hospedagem dedicada oferece o máximo de controle e recursos, mas pode ser bastante cara.
  • Latência e TTFB: A latência é o tempo que leva para as informações viajarem do servidor de hospedagem para o navegador de uma pessoa. TTFB, ou tempo até o primeiro byte, mede quanto tempo leva para o servidor enviar o primeiro byte de informações para o navegador do usuário. Portanto, procure um servidor de hospedagem na web que tenha baixa latência e TTFB.
  • Múltiplos servidores em diferentes locais: Outra ideia seria escolher um provedor de servidor de hospedagem na web que tenha vários servidores localizados em lugares diferentes. Isso permitiria que os visitantes acessassem seu site de diferentes locais, conectando-se ao servidor mais próximo de sua localização.

É crucial escolher o servidor de hospedagem na web correto se você deseja garantir que seu site carregue rapidamente e forneça uma ótima experiência do usuário.


Conclusão

A escolha da localização do servidor de hospedagem na web é um componente chave da otimização bem-sucedida do site. Em combinação com outras estratégias de SEO do site, ter uma localização de servidor mais próxima do seu público-alvo pode melhorar suas classificações, atrair mais tráfego para o seu site e influenciar positivamente a experiência do usuário.

Portanto, para otimizar a velocidade do seu site, considere fatores como velocidade do DNS, otimização de imagens, CDN e outros. No mundo digital acelerado de hoje, a localização do seu servidor de hospedagem na web é um fator crucial que você não deve ignorar se a sua prioridade é se manter competitivo e atrair novos clientes.

Lembre-se de que uma hospedagem adequada impulsionará a velocidade do seu site! É por isso que você vai adorar a plataforma de hospedagem ultra-rápida da UltaHost. Compre nossa Hospedagem VPS Linux otimizada e obtenha suporte 24/7 de nossa equipe de suporte. Nossa infraestrutura foca em dimensionamento automático, desempenho e segurança. Deixe-nos mostrar a diferença! Confira nossos planos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
WordPress Hosting or Shared Hosting

Hospedagem WordPress ou Compartilhada: Qual é Melhor?

Next Post
How to Optimize Your Website Using Free SEO Tools

Como Otimizar Seu Site Utilizando Ferramentas Gratuitas de SEO

Related Posts