Como começar um Blog de Fotografia?

How to Start a Photography Blog?
Shares

Você é apaixonado por fotografia e descobre a beleza do mundo por meio de suas fotos? Você não quer mais esconder suas fotos em uma gaveta, mas, em vez disso, deseja compartilhá-las com o maior número possível de pessoas? Hoje, isso é mais fácil do que nunca! Tudo que você precisa fazer é iniciar um blog de fotografia, e você pode compartilhar sua arte com os outros.

Existem soluções gratuitas, como várias plataformas de blogs ou portais de fotoblogs e mídias sociais. Mas elas não lhe darão a mesma satisfação que um site profissional com seu portfólio. No entanto, não se preocupe; o blog de fotografia não precisa ser caro!

Se você leva a fotografia a sério, use algumas soluções pagas (como um servidor ou um domínio de internet individual). O custo será muito menor do que uma lente barata, e a qualidade de apresentar seu trabalho valerá a pena.

Com um site profissional, você pode abrir caminho para a cooperação com agências prestigiosas, adquirir clientes de forma mais eficaz ou compartilhar sua criatividade com os outros.

Claro, eu entendo que você é um fotógrafo, não um especialista em TI ou designer de sites. É por isso que vou mostrar a você como começar seu blog de fotografia – de maneira simples e rápida, sem conhecimento técnico ou habilidades linguísticas.


Como criar um portfólio gratuitamente?

Primeiro, vamos examinar as opções gratuitas para publicar suas fotos online. As mais óbvias são as redes sociais, especialmente o Instagram e o Facebook. Outra boa opção para fotógrafos é o Pinterest.

As vantagens das redes sociais são o enorme número de usuários e, portanto, potenciais visualizadores de suas fotos. Por outro lado, as redes sociais estão sobrecarregadas com vários tipos de conteúdo consumido em massa, o que significa que os usuários dão curtidas, mas não passam muito tempo contemplando uma única foto.

No entanto, muitos fotógrafos tiram fotos artísticas que têm muitos significados e nuances. Eles se importam com uma audiência que apreciará sua habilidade e visão, então as redes sociais não são suficientes para eles. Isso não significa, no entanto, que não vale a pena criar contas em redes sociais – pelo contrário! É uma parte essencial da imagem do fotógrafo, mas deve ser um complemento, não a plataforma principal.

Então, qual deveria ser a base para um fotógrafo? Idealmente, deveria ser um site na forma de um portfólio ou um blog com fotos. Você pode começar seu blog de fotografia gratuitamente com a ajuda de muitas plataformas de blogs.

As mais populares são o Blogger (Blogspot), fornecido pelo Google, e o WordPress.com, uma plataforma baseada no WordPress. Você não precisa comprar hospedagem ou ter seu domínio. Basta se registrar no site da plataforma escolhida, indicar o nome e o endereço do seu blog e, em seguida, ajustar o modelo gráfico.

No entanto, essas soluções gratuitas têm limitações significativas que as tornam inadequadas a longo prazo. Você precisa lidar com muitas restrições e inconvenientes, como opções de configuração limitadas ou falta de personalização. Lembre-se também de que os portais são de propriedade de empresas, então você é um pouco dependente delas.


Os elementos mais importantes de um blog para um fotógrafo

Quais sao os aspetos mais importantes de um blog de fotografia

Um blog de fotografia exige uma ênfase significativa em seu design visual. Isso é uma das razões pelas quais as soluções gratuitas não são adequadas – elas não oferecem opções de personalização suficientes para os modelos.

Mesmo se você começar um blog de fotografia com um tema gratuito do WordPress, pode ser difícil encontrar um que ofereça opções de personalização suficientes. Muitas limitações estéticas no modelo podem estragar completamente o efeito visual, e, é claro, um portfólio com fotos deve parecer bom! Todo fotógrafo quer exibir suas fotos da melhor maneira possível.

Além disso, os elementos de gerenciamento de conteúdo também são importantes – especialmente as fotos. Você deve ser capaz de adicionar grandes quantidades de fotos, apresentá-las esteticamente, categorizá-las e adicionar tags e descrições. Você também deve ser capaz de proteger sua criatividade contra a pirataria, introduzindo mecanismos que impeçam o download de fotos ou adicionem automaticamente sua marca d’água às fotos baixadas.


Criando um Fotoblog

Domínio

Um fotoblog profissional deve ter, em primeiro lugar, um domínio exclusivo, de preferência com a extensão .com. Portanto, antes de iniciar um blog de fotografia, é necessário comprar um domínio.

Acredito que não terá problemas em escolher um endereço de internet apropriado, pois provavelmente usará seu nome ou o nome de sua empresa. Um fotógrafo chamado Marc Dower pode selecionar um dos seguintes endereços: marcdower.com, mdower.com, dowerart.com, dowerphotography.com ou dowermarc.com.

Pode haver dúvidas sobre o TLD, que é a extensão do domínio. A solução mais popular é .com, o padrão internacional. No entanto, dependendo da sua situação, você pode escolher um domínio nacional do país onde estará operando (por exemplo, .es, .eu, .mx, .pl, .tr) ou até mesmo de uma cidade. Você também pode escolher outros TLDs: .info, .org, .art, .me ou .net são apenas algumas opções disponíveis.

Como escolher o TLD certo?
Como escolher o TLD certo?

Hospedagem

Após escolher um domínio, é hora do próximo passo. O site precisa ser hospedado em algum lugar. Esse local é um servidor de hospedagem. Para iniciantes, uma solução de hospedagem compartilhada de alta qualidade deve ser suficiente para você. No entanto, é preciso ter cuidado, pois muitas empresas oferecem hospedagem de baixa qualidade ou com muitas limitações.

A hospedagem que você procura deve oferecer servidores rápidos e eficientes com unidades NVMe SSD e largura de banda ilimitada. Além disso, deve fornecer um nível suficiente de segurança – backups diários, um certificado SSL gratuito e um sistema de segurança sólido são necessários. É essencial ter a capacidade de instalar CMSs – incluindo o WordPress – com apenas um clique.

A UltaHost oferece essa hospedagem. Por $3,29 por mês, você pode adquirir um plano de hospedagem para um domínio e 10.000 visitas mensais com um disco NVMe SSD de 30 GB, enquanto por $5 por mês, você terá hospedagem compartilhada com um disco duas vezes maior (60 GB, também NVMe SSD) e a capacidade de hospedar 4 domínios. Um desses dois pacotes será perfeito para começar.



A UltaHost oferece enormes possibilidades de escalabilidade. Quando sentir que precisa de mais espaço ou começa a ter mais visitantes, pode facilmente atualizar o seu plano de hospedagem. Você até pode migrar os seus serviços para a hospedagem VPS, uma solução criada para profissionais. Com a hospedagem VPS, pode configurar o seu servidor, instalar vários scripts e aplicativos, e escolher o sistema operacional que preferir.

Configuração do CMS

Com a hospedagem no lugar, é hora de escolher um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS). Provavelmente, a escolha recairá sobre o WordPress, uma plataforma ideal para um blog de fotos. O WordPress é gratuito, e ao usar a hospedagem da UltaHost, você o instalará com a ajuda de um instalador automático.

Após a instalação, você terá possibilidades quase infinitas para personalizar o seu fotoblog. Você pode escolher entre uma base de dados de muitos milhares de modelos gráficos. No entanto, se preferir focar na originalidade, pode comprar um tema premium.

Uma solução atraente é também a possibilidade de usar um construtor de páginas. Trata-se de um plugin que permite construir ou editar um site. Os mais populares são Elementor e o editor de blocos padrão do WordPress – Gutenberg.

No seu caso, aconselho contra a construção de um site do zero usando um construtor de páginas. Seria melhor começar um blog de fotografia com um modelo criado especificamente para fotógrafos que atenda às suas necessidades e personalizá-lo. A maioria dos modelos é compatível tanto com Elementor quanto com Gutenberg, então você pode usá-los para editar um determinado tema.

A quantidade de temas gratuitos do WordPress é impressionante. É difícil encontrar o certo entre dezenas de milhares de opções diferentes.

Expanda seu site WordPress com plugins.

Com o WordPress, você também terá a capacidade de expandir seu blog com recursos adicionais. Utilize os plugins disponíveis no repositório do WordPress. Não se esqueça dos plugins que apoiam o processo de posicionamento, como o Yoast SEO. Preste atenção aos plugins que permitem monitorar o tráfego em seu blog de fotografia também.

Você não precisa de conhecimentos de codificação, pois tudo é feito com apenas alguns cliques do mouse. Os plugins proporcionam ao WordPress possibilidades quase ilimitadas para expansão. Muitos deles são gratuitos, e muitos deles são freemium. Isso significa que as funções básicas de um determinado plugin são gratuitas, mas para acessar todas as suas possibilidades, é necessário pagar.

Além deles, no entanto, você pode procurar outros plugins que permitirão adicionar funcionalidades atraentes ao seu site:

  • Proteção por senha para acesso a determinado conteúdo (para introduzir, por exemplo, uma assinatura);
  • Proteção contra o download de imagens;
  • Marcas d’água;
  • Galeria avançada e estética;
  • Otimização de imagens.

Você pode adicionar todas essas funcionalidades por meio de vários plugins, tanto gratuitos quanto premium. Lembre-se de que os plugins gratuitos geralmente oferecem menos opções de personalização ou exigem mais tempo para configurar. Portanto, vale a pena considerar investir em algumas soluções que ajudarão você a alcançar um efeito profissional.

Você também não precisa se apressar para comprar plugins premium. Você pode começar seu blog de fotografia com plugins gratuitos e depois investir em plugins premium conforme o crescimento do seu blog.


Como conduzir um blog de fotografia de sucesso?

Iniciar um blog é apenas o primeiro passo rumo ao sucesso. Faça tudo em seu poder para mantê-lo vivo e próspero:

  • Postar novas fotos regularmente;
  • Criar descrições coloridas para suas fotos;
  • Apresentar relatórios fotográficos de eventos nos quais teve a oportunidade de participar.

Além disso, pense sobre o conteúdo que você pode postar em seu blog de fotografia. Talvez dicas regulares sobre técnica fotográfica? Lembre-se de categorizar suas postagens no blog. Dessa forma, seus leitores encontrarão facilmente o que lhes interessa. Inclua também informações sobre possíveis oportunidades de cooperação.

Além disso, envolva-se com as pessoas que visitam seu blog:

  • Responder aos comentários;
  • Conectar seu blog a uma Fanpage no Facebook;
  • Postar fotos no Instagram;
  • Além disso, seja um participante ativo na blogosfera, comentando em fotos postadas em outros blogs do setor.

Conclusão

Espero que agora você saiba como começar um blog de fotografia. Lembre-se de que investir em um domínio, hospedagem barata e alguns plugins premium (ou até mesmo um tema premium ou uma versão paga do construtor de páginas) custará menos do que uma lente de média qualidade. Vale a pena investir esse dinheiro para obter um portfólio profissional.

Manter seu blog requer um pouco de sorte e determinação para ter seu trabalho apreciado.

Se você gostou deste artigo, então você vai adorar a plataforma de hospedagem UltaHost. Obtenha hospedagem barata para o WordPress com suporte 24/7 da nossa equipe de suporte. Nossa infraestrutura otimizada se concentra em autoescalabilidade, desempenho e segurança. Deixe-nos mostrar a diferença! Confira nossos planos!   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
How to avoid duplicate content

Como evitar conteúdo duplicado no eCommerce?

Next Post
Reasons why blogs are important for online stores

9 razões pelas quais um blog é importante para uma loja online

Related Posts