Como verificar a tendência de palavras-chave no Google Trends?

Check Keyword Trend in Google Trends
Shares

O Google Trends é um serviço gratuito fornecido pelo Google. Esta ferramenta permite que você verifique o que está sendo mais pesquisado no Google. Você pode visualizar estatísticas de uma busca em alta para frases-chave individuais. Essas informações podem ser úteis ao administrar um site, blog ou portal de notícias. Então, como usar o Google Trends de forma eficaz?


Esta é uma ferramenta inestimável para verificar uma busca em alta para uma determinada palavra-chave. Descobriremos, por exemplo, se há sazonalidade para uma frase específica e quando começar uma campanha de marketing sazonal. Essa ferramenta também facilitará o marketing em tempo real e a resposta rápida aos interesses dos usuários da Internet.

O Google Trends permite examinar a popularidade de palavras-chave, mas não é uma alternativa ao Google Analytics. A profundidade da análise não é suficiente para tomar decisões. Você pode usar o Google Trends em SEO, campanhas do Google Ads, mídias sociais e marketing de conteúdo como um complemento.

Com a ajuda da ferramenta, você poderá verificar quais frases ainda estão ganhando popularidade nas tendências de busca no Google e quais palavras-chave têm boas chances de se destacar na Internet. Conhecer uma tendência no Google facilitará a tomada de decisões de negócios e pode protegê-lo de muitos erros.

A ferramenta é dividida em várias seções.

Explore as tendências de busca por palavras-chave

Esta ferramenta permitirá que você verifique a sazonalidade de uma palavra-chave específica. Você pode comparar a frequência de frases pesquisadas com outras palavras-chave e ver como a popularidade mudou ao longo do tempo ou em regiões individuais.

O Google Trends permite verificar quais as palavras-chave que estão sendo mais procuradas.

O ano em buscas

Você pode verificar a coisa mais pesquisada no Google a cada ano. Você descobrirá quais foram os tópicos mais populares em um determinado ano, em um país específico ou globalmente, e verá quais foram as principais tendências de busca.

O Google divide os resultados em várias seções, como cultura, economia, entretenimento, notícias e eventos e esportes. Você também pode analisar dados de frases geograficamente e descobrir que a palavra “meer” (mar, em inglês) em 2022 na Alemanha foi mais popular no norte do país.

O Google permite analisar dados geograficamente. A palavra meer foi mais procurada no norte da Alemanha em 2022.

Tendências de busca

Você também pode verificar as tendências de busca de hoje. A ferramenta do Google mostrará a você nesta seção as tendências de busca diárias. Graças a essa opção, você não perderá nenhuma notícia de última hora ou fofoca quente do mundo do entretenimento.

Google Trends um exemplo de buscas na Irlanda em 22 fevereiro 2023.
Trending Searches example: Ireland 22 Feb 2023

Iniciativa Google Notícias

Na parte inferior da ferramenta, há a seção da Iniciativa Google Notícias, onde você encontrará lições:

  1. Veja o que está em alta nas buscas do Google, no Google Notícias e no YouTube.
  2. Compreendendo os dados;
  3. Fundamentos do Google Trends;
  4. Google Trends Avançado;
  5. Melhorando seus resultados de busca. search results.

No Google Trends, ao contrário do Planejador de Palavras-Chave, você não pode verificar a popularidade de uma determinada frase. Ele apresenta as coisas mais pesquisadas no Google em um tópico, período e área específicos.

Quando você deseja analisar os resultados do gráfico do Google Trends, lembre-se de que o gráfico não mostra o número de buscas pela frase-chave. Ele apresenta tópicos em alta no Google por período e área geográfica.

O Google Trends apresenta os tópicos em alta por perído e área geográfica.

Os dados são normalizados em uma escala de 0 a 100. Isso envolve encontrar o dia com o maior número de pesquisas para um termo específico e definir esse resultado como 100. Os dias seguintes recebem números de 0 a 100 de forma proporcional. Você pode verificar a tendência de busca gerada pelos usuários do Google nesse período ao mover o cursor do mouse sobre o gráfico.


Como você pode usar os dados das tendências do Google nos negócios?


Verificar a tendência no Google oferece diversas possibilidades. Eu listei as principais aplicações, mas esta não é uma lista limitada. Sua criatividade é o único limite.

Em primeiro lugar, você pode usar essa ferramenta durante o processo de planejamento. Isso ajudará a prever quando você pode esperar o tráfego mais alto. Você pode criar estratégias de marketing em tempo real com base nas coisas mais pesquisadas no Google. Além disso, você pode preparar sua equipe de vendas para esse período e abastecer seu estoque.

A tendência no Google ajudará no início do seu negócio, quando você ainda não possui dados históricos de marketing e vendas. Isso permitirá que você determine quando a temporada do seu produto começa.

Tendências nas redes sociais – o Google também pode ajudar

Geralmente, o Google Search Console prefere sites em vez de mídias sociais, mas o Google Trends pode ajudar a determinar os tópicos mais populares em todas as mídias online. Basta ir para a seção “Tendências Recentes” e verificar quais tópicos e frases tiveram o maior aumento. Esses resultados geralmente estão de acordo com o que está acontecendo nas redes sociais.

As pessoas veem milhares de artigos e opiniões sobre um determinado tópico e, em seguida, desejam buscar na Internet. Essas frases e perguntas geralmente não são pesquisadas, portanto o Google pode filtrá-las medindo a tendência crescente no Google.

Novas Ideias

Há uma chance de descobrir um nicho ou uma nova categoria ganhando popularidade ao observar uma busca em alta. Você poderia considerar a expansão de sua gama de produtos, alcançar um público mais amplo e aumentar a receita da empresa.

Ao observar a tendência mais recente no Google, você pode encontrar inspiração para o seu marketing de conteúdo. Verifique o que as pessoas estão procurando e comece a criar conteúdo atual. Você pode usar tendências globais ou locais e escrever um artigo de blog interessante que aborde os tópicos mais quentes, aumentando o número de seus leitores.

A tendência no Google não é suficiente

Como mencionei, o Google Trends não é uma alternativa ao Google Analytics e pode ser considerado apenas como uma ferramenta complementar. Apenas com uma estratégia sólida de SEO você poderá aumentar o tráfego orgânico e o número de pedidos na loja online. Com a ajuda do Google Trends, você poderá verificar o que está sendo mais pesquisado no Google e quais palavras-chave merecem atenção, mas não é a única ferramenta que você deve usar.

Esteja atento, pois você nunca sabe quando está lidando com uma tendência ou apenas com um capricho passageiro que passará rapidamente. Lembre-se de que não são dados concretos, mas apenas informações sobre uma tendência no Google para palavras-chave individuais. Isso não pode substituir outras ferramentas, como o Planejador de Palavras-Chave.

No entanto, se você entender as tendências no Google, terá uma ferramenta fascinante. Isso o ajudará a escolher a direção certa, independentemente de administrar um blog sobre turismo ou vender sapatos em uma loja online. A busca em alta pode ajudá-lo a escolher um destino ou cores para a próxima temporada.

Um elemento extremamente importante do SEO é o hosting adequado. É importante escolher um servidor que esteja o mais próximo possível dos seus clientes. Por exemplo, se a maioria dos seus clientes vive na França, você deve escolher servidores especificamente projetados para a França. A UltaHost oferece tal oferta.


Usar o Google Trends é simples e intuitivo. Após inserir a consulta, a ferramenta mostrará a popularidade da frase. Graças aos filtros disponíveis, você pode especificar a região, período de tempo, categoria e o serviço de busca.

Você pode comparar a popularidade e distribuição da frase. Veja um exemplo de comparação das frases “hosting web” e “alojamiento web” na Espanha nos últimos 12 meses. Ambas significam hospedagem na web.

Como se comparam as frases hosting web e alojamiento web no Google Trends

Você pode ver como a popularidade de ambos os termos mudou ao longo do último ano e qual deles domina. As áreas em cinza indicam dados insuficientes. O Google Trends também mostra frases-chave relacionadas que estão ganhando popularidade.

O Google Trends mostra frases-chave relacionadas que estão ganhando popularidade.

Se você possui uma loja online de flores na Letônia, vale a pena analisar de perto a tendência no Google. Considere se é melhor criar um artigo sobre variedades populares de monstera ou orquídeas. O Google Trends não substituirá o Planejador de Palavras-Chave, mas ajudará a acompanhar as tendências de busca e permitirá que você encontre novas frases valiosas do ponto de vista do SEO.

Exemplo do Google Trends: loja de flores online na Letônia.

Você pode verificar a distribuição geográfica da frase em um nível tão detalhado quanto departamentos ou províncias. Abaixo, você pode ver um exemplo de rios poloneses. Eu inseri os nomes dos dois maiores rios, o Vístula e o Oder.

Google Trends um exemplo da distribuição geográfica.

A Polônia é conhecida como “o país no Vístula”; este é o maior e mais popular rio do que o Oder, como você pode ver na linha do tempo. No entanto, nas regiões por onde o Oder passa, este rio é mais popular no Google Trends. Em algum momento, a popularidade da pesquisa “Oder” aumentou por um mês devido à poluição do rio e a uma praga de peixes.

Se você administra um negócio na Polônia, lembre-se de que deve estar próximo dos seus clientes. Você estará mais próximo deles ao escolher um servidor VPS na Polônia.


Conclusão

O Google Trends é uma ferramenta prática e útil que permite determinar o interesse em um determinado tópico sazonalmente. É uma ferramenta gratuita e intuitiva que pode ajudar no desenvolvimento de uma estratégia de SEO, análise de palavras-chave, planejamento de estratégias de marketing, busca de novas oportunidades de negócios ou ideias interessantes para um blog.

Se você gostou deste artigo, você vai adorar a plataforma de hospedagem da UltaHost. Obtenha suporte 24/7 da nossa equipe de suporte. Escolha a melhor hospedagem VPS na Espanha com nossa infraestrutura otimizada, focada em autoescalabilidade, desempenho e segurança. Deixe-nos mostrar a diferença! Confira nossos planos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
Transfer my domaine to another hosting

Como transfiro meu domínio para outro provedor de hospedagem?

Next Post
How to Create a Beautiful Blog

Como Criar um Blog Bonito? – Dicas e Truques

Related Posts