Melhores Distribuições Linux para Hospedagem

Best Linux Distributions for Hosting
Shares

Antes de começar a usar um servidor VPS ou dedicado, você primeiro precisa escolher um sistema operacional. E vai por mim, não é muito difícil escolher entre o Linux e o Windows, por que na maioria dos casos, o Linux funciona melhor. O verdadeiro desafio é escolher qual distribuição Linux usar.

O que é o Linux?

O Linux é um sistema operacional Open-Soruce lançado sob a licença GNU. Sua historia se data desde 1991 quando Linus Torvalds lançou a primeira versão do seu kernel. De três décadas para cá, o Linux tem se provado ser um sistema aberto à modificações, personalizações, estabilidade, segurança e otimização.

A base do Linux é o kernel, que é responsável por enviar instruções diretamente para o processador, memórias e dispositivos conectados. O bootloader gerencia o processo de inicialização do sistema e, em seguida, os Daemons ativam os elementos principais.

Os comandos do Linux e a interface de linha de comando (CLI) permitem que você gerencie aplicativos, configurações e interfaces do sistema. Uma interface gráfica (GUI) além de apresentar o conteúdo, ela também facilita as coisas.

Qual a Diferença Entre o Linux e o Windows?

O Linux é um sistema operacional Open-Source, mais configurável que sistemas comerciais como o Microsoft Windows. Qualquer pessoa tem total acesso ao código Linux e pode usá-lo em seus projetos sem nenhum custo. Até o uso comercial como Linux Hosting pode ser gratuito.

O acesso ao código fonte é maior, porém essa não é a única diferença. Outro ponto importante é que o Linux não faz nada sem que o usuário tenha conhecimento. Já o Windows executa muitas operações automaticamente, o que pode ser considerado tanto um ponto positivo quanto negativo.

Qual é Melhor a Hospedagem Linux ou Windows?

Os prós e contras vão depender de qual distribuição Linux você escolheu. O Linux, em geral é mais difícil de aprender do que o Windows, porém quando você aprende, ele se torna altamente costumizável. Você pode configurar tudo, e o sistema não cria nenhuma barreira artificial como o Windows faz.

Outra vantagem é o baixo consumo de recursos, pois um baixo número de aplicações e ferramentas são executadas em segundo plano. O Linux VPS lhe dá mais controle sobre seu servidor e aos aplicativos. Nada será instalado sem o seu consentimento ou vontade, e as atualizações são mais amigáveis.

O Linux também é um sistema mais seguro que o Windows em aplicações no servidor. Pois, quando se trata de Segurança e Estabilidade, o Linux VPS não brinca em serviço. Já o Windows, é mais adequado para aplicativos de entretenimento e multimídia.

Porém, há momentos que é melhor escolher a hospedagem Windows. Geralmente é quando o servidor precisa usar softwares que geralmente são mais compatíveis com o Windows(Ex: O ambiente .NET).

What are the Linux Distributions?

O que é uma distribuição Linux?

Em resumo, é um sistema operacional. Ela funciona igual o windows, por exemplo o Windows tem os sistemas(XP, 7, 8, 10), o Linux também tem seus próprios sistemas, que são chamados de distribuições. Uma coisa interessante é que não existe monopólio com o Linux, todos podem criar seu sistema operacional e distribuir aos usuários da comunidade, ou seja, disponibilizar para o download e instalação.

Cada distribuição pode ser diferente uma da outra na aparência, ambiente desktop e elementos na área de trabalho (barra de aplicativos, atalhos, relógio e outros elementos). Cada uma delas também possui um conjunto diferente de programas e aplicativos disponíveis para instalação, por que algumas distribuições usam pacotes .deb, enquanto outras usam .rpm.

Na maioria das vezes, há uma comunidade por trás da distribuição. Elas recebem financiamento através de doações e contribuições. Pode até acontecer de haver alguma empresas por trás, mas isso não quer dizer que não vai existir uma comunidade também.

Ditribuições Linux para Servidor de Hospedagem

Quando for escolher uma hospedagem VPS, você precisa analisar se o fornecedor disponibiliza suporte á varias distribuições Linux. O VPS Linux da UltaHost oferece suporte para todas as distribuições listadas abaixo, e a maioria delas (exceto o Mint e o Gentoo) podem ser instaladas com apenas um click.

A hospedagem Linux da UltaHost não é apenas um servidor VPS. Ela também é uma hospedagem dedicada. Escolhendo a UltaHost, você tem a certeza que esta selecionando um líder em segurança que opera apenas com hardwares de ultima geração. Todos os servidores são equipados com NVMe SSDs Ultra-rápidos para te ajudar na performance. Os servidores são estáveis e tem 99.9% de Uptime.

CentOS

CentOS Linux Distribution

O CentOS é da empresa comercial Red Hat Enterprise Linux e é provavelmente o servidor open-source mais popular. Na maioria das vezes escolhido por administradores de Hospedagem Linux, por conta da sua segurança, estabilidade, e velocidade.

Debian

Debian Linux Distribution

O Debian é uma das Distribuições Linux mais populares, que acabou se tornando base para a criação de outras distribuições como por exemplo: Linux Mint e Ubuntu. É um dos mais seguros e protegidos, e no servidor, ele fornece estabilidade e velocidade, como também, múltiplos pacotes para instalação.

O sistema está na versão básica e não tem softwares desnecessários, é fácil de usar, o ambiente gráfico é amigável e a instalação é simples. Ele com certeza cumprirá todas as funções do sistema para Linux VPS.

Linux Mint

Linux Mint Linux Distribution

O Mint é o segundo distribuidor Linux mais popular, só fica atrás do Ubuntu. Ele é geralmente escolhido para o uso no desktop. É perfeito para começar uma aventura com o Linux porque ele oferece uma fácil operação e instalação. Durante a instalação, o Linux Mint fornece ao sistema todos os codecs e um pacote de ferramentas: players de vídeo e áudio, programas de escritório, um navegador da web e ferramentas de arquivamento.

No entanto, para configurar uma Hospedagem Linux você não precisa dessas ferramentas, logo, se você escolheu o Mint para hospedagem, você vai precisar desinstalar esses aplicativos. Como o Mint é um pouco simplista, ele também é menos configurável. E por conta disso, os administradores de servidor mais experientes constumam não escolher essa distribuição.

Ubuntu Server

Ubuntu Linux Distribution

O Ubuntu é disparadamente o mais escolhido, e além de todos os recursos diponíveis, ele também funciona bem como um servidor de sistemas operacionais. O ótimo suporte e duradouro do fabricante e da comunidade ativa são suas principais vantagens. Ubuntu é uma distribuição versátil que também funciona bem em computadores mais antigos. Está disponível em várias versões e oferece interfaces intuitivas e operações simples.

No entanto, os administradores mais avançados evitam o Ubuntu Server devido a menor quantidade de opções de configuração de software e alguns problemas de estabilidade.

Gentoo

Gentoo Linux Distribution

O Gentoo Linux foca em uma alta personalização e adaptação para o Hardware dos usuários. É um sistema para administradores avançados, por que requer uma configuração sofisticada, e uma instalação mau feita pode acabar te causando problemas. Uma vez instalado, você compila o kernel somente para seu hardware e o serviços que você usa.

No entanto, o Gentoo pode causar medo para usuários iniciantes devido ao seu nível de complexidade. Destinado a administradores experientes, o Gentoo Linux não vem com um instalador padrão ou pacotes e drivers pré-instalados. No entanto, se você já sabe como usá-lo, obterá um sistema com alto nível de personalização, excelente desempenho e uma estabilidade ampla.

Fedora

Fedora Linux Distribution

O Fedora é a distribuição usada pelos criadores do Linux, Linus Torvalds. Atualmente, é a variante do Linux com melhor suporte. É recomendado para usuários mais avançados, mas iniciantes também podem usar ele por conta de ser fácil e intuitivo.

Graças a frequentes atualizações, o sistema oferece um alto nível de segurança. O problema é a falta de suporte para programas com licença diferente da instalação gratuita e complicada de codecs e drivers.

Red Hat Enterprise Linux

Red Hat Linux Distribution

Red Hat é a distribuição Linux mais popular para soluções de servidor como Linux VPS. A vantagem é a alta compatibilidade com uma ampla gama de programas. Ele é caracterizado por possuir os recursos mais necessários para o servidor e oferece um ambiente de servidor seguro e sem erros.

Graças a isso, um servidor rodando em Red Hat é eficiente e estável. A desvantagem é que é pago. A licença mais barata sem suporte custa US$ 349 por ano, enquanto com suporte, US$ 799. Felizmente, ao escolher um Linux VPS da UltaHost, você pode usar o Red Hat versão 8.

Conclusão

Escolher a melhor distribuição para hospedagem Linux não é fácil. Algumas distribuições são melhores para iniciantes e outras para usuários mais experientes. Depende da dificuldade de instalação, uso e possibilidades de configuração. Entre os melhores para os iniciantes estão o Linux Mint e o Ubuntu Server. Uma solução intermediária usada tanto por usuários novatos quanto avançados é o Debian.

Entre os usuários avançados, o mais popular é o Red Hat e sua variante gratuita, o CentOS. No entanto, aqueles que valorizam a segurança acima de tudo podem preferir o Fedora. Os mais experientes, no entanto, usando o Gentoo, podem construir um sistema para si mesmos que será inigualável em todas as áreas cruciais para o servidor: segurança, desempenho e estabilidade.

Se você quer ter seu próprio Servidor Linux VPS, escolha a UltaHost. Suportamos todas distribuições Linux e ajudamos você a configurá-las. Tenha suporte 24/7 da nossa equipe. Nossa infraestrutura poderosa foca em escalabilidade e eficácia, desempenho e segurança. Verifique nossos planos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
What is JetPack and Why Should You Use It

O que é o JetPack e Por que usa-lo

Next Post
How to Use 7-Zip to Compress Files

Como Usar o 7-Zip para Compactar Arquivos

Related Posts