Por que você deve ter seu próprio projeto paralelo?

Your own side project
Shares

Um projeto paralelo pode ser apenas divertido, mas também pode mudar completamente sua vida. Veja o que são projetos paralelos, por que vale a pena fazê-los e como abordá-los.

Certamente, você já sonhou mais de uma vez sobre como seria divertido se tornar famoso e memorável. Em sua mente, você marcou gols como Messi, Cristiano Ronaldo ou Lewandowski, cantou com a voz da Adelle ou fez filmes melhores que Tarantino. Como eles chegaram tão longe?

Como regra, conhecemos apenas uma pequena parte do caminho deles. Vemos flashes e prêmios, só sabemos sobre o sucesso quando acontece. Mas o que aconteceu antes? Afinal, eles são humanos como eu e você. Então, nós também temos uma chance de alcançar o sucesso no futuro?

Pegue, por exemplo, John Grisham.

Ele foi um escritor influente com realizações notáveis, incluindo comerciais. Até hoje, ele vendeu mais de 60 milhões de cópias de seus livros. Ele é um dos três autores de elite que venderam 2 milhões de cópias da primeira edição (junto com J.K. Rowling e Tom Clancy). Seu romance “O Dossiê Pelicano” foi comprado mais de 11 milhões de vezes em 1992 apenas nos Estados Unidos.

Enquanto você lê isso, provavelmente imagina o autor que passava seus dias criando suas obras em paz. Um cigarro na boca e uma caneca de café na mesa. Você pensa que isso não poderia ser você. Você, infelizmente, tem um emprego, estudos, filhos, clientes ou uma casa com a qual precisa se preocupar.

Se ao menos eu tivesse a liberdade de Grisham…

Mas vamos dar uma olhada mais de perto. Grisham se formou em direito em 1981. Mais tarde, trabalhou em sua profissão, enquanto se envolvia em atividades políticas. Ele também começou a escrever.

Ele estreou em 1988 com o thriller “Tempo de Matar”, que foi lançado em 5.000 cópias. Isso o motivou a trabalhar no próximo livro. Ele lançou “A Firma” em 1991. Acabou sendo um best-seller.

Somente então ele decidiu largar o emprego em tempo integral e se dedicar à escrita. Antes disso, mesmo que tenha escrito dois romances com milhares de cópias, os livros eram uma das muitas coisas que ele fazia. Ele dividia seu tempo entre trabalhar para clientes, trabalhar em um partido democrático, ser membro do parlamento estadual do Mississippi e escrever.

John Grisham foi um escritor influente com realizações notáveis, incluindo comerciais.
BlakeGrady, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Ele não tinha mais tempo nem mais liberdade do que a maioria de nós. Em vez disso, ele tinha algo que 90% das pessoas não têm: seu projeto paralelo. Ele tinha boas razões para acreditar que faria carreira em sua profissão, mas ainda queria escrever nas horas vagas.

Não estou dizendo que todos podem e devem se tornar grandes escritores, atletas ou empresários. No entanto, estou convencido de que todos deveriam ter pelo menos um projeto paralelo. Neste post, vou te contar por que. E vou te aconselhar sobre como começar.

O que é um projeto paralelo afinal?

O próprio nome diz muito. São atividades, paixões ou objetivos com os quais lidamos de forma secundária, após o expediente. No lado do nosso negócio principal ou trabalho.

O projeto paralelo pode ser:

  • um blog sobre corrida escrito à noite por um funcionário bancário,
  • um filme de ficção amador dirigido por um estudante de psicologia,
  • oficinas culinárias organizadas por um funcionário de uma creche,

Tudo o que não fazemos diariamente em período integral. Algo com o qual não ganhamos dinheiro, ou ganhamos tão pouco que não seria suficiente para nossa manutenção.

São coisas frequentemente vagamente relacionadas à nossa profissão atual, mas não necessariamente. Por exemplo, programadores frequentemente criam aplicativos após o expediente, mas J.K. Rowling escreveu “Harry Potter e a Pedra Filosofal” enquanto trabalhava como professora.

Qual é a diferença entre um projeto paralelo e um hobby?

Um projeto paralelo está entre uma mera paixão e um empreendimento profissional. Ao contrário dos hobbies (como pescar, colecionar selos ou ler quadrinhos), um projeto paralelo leva à criação de um valor específico e tem um resultado mensurável. Pode ser um livro, um filme, um aplicativo ou uma conferência.

Um bom projeto deve levar à criação de algo específico e à aquisição de conhecimento e experiência. Ele tem um propósito claro e tangível.

Um bom projeto deve levar à criação de algo específico e à aquisição de conhecimento e experiência.
Image by Jan Vašek from Pixabay

Por que vale a pena ter um projeto paralelo?

Desde que me lembro, sempre conduzi projetos adicionais. Enquanto estudava no ensino médio, estava escrevendo um livro e aprendendo a escrever. Enquanto estudava, trabalhava meio período como consultor financeiro. Finalmente, decidi usar minhas habilidades de escrita e conhecimento financeiro para começar meu projeto.

Os projetos paralelos mudaram minha vida e se tornaram parte de mim. Ainda trabalhando como escritor, conduzo meus projetos paralelos.

Como regra, tememos “dividir” nosso tempo e atenção para realizar coisas extras. Parece-nos que, se estamos estudando, devemos fazer apenas isso. Se estamos trabalhando, é só até as 17h. Depois desse horário, queremos relaxar. Dessa forma, nos livramos de oportunidades realmente valiosas.

Desenvolvimento

É a oportunidade perfeita para aprender algo. Em vez de apenas começar a aprender HTML, crie um site para um abrigo municipal. Em vez de apenas aprender a tocar guitarra, planeje um concerto beneficente com sua participação em um ano. Certamente, não preciso dizer como isso influenciará positivamente sua motivação.

Você pode transformar qualquer coisa nesse tipo de projeto. Se você quer se desenvolver em algum campo, esta é a oportunidade perfeita para criar algo específico e tangível. Parece muito melhor do que longas horas com o nariz nos livros.

Novas oportunidades

Você pode planejar seu projeto, mas nunca pode antecipar todos os efeitos e efeitos colaterais que ele causará. O melhor, no entanto, é que a grande maioria desses efeitos será positiva.

Portas que você nunca pensou que se abririam diante de você. Você conhecerá novas pessoas incríveis e ganhará experiências que serão úteis quando você menos esperar. Em casos extremos, este projeto paralelo se transformará de uma pequena iniciativa criada após o expediente em seu modo de vida.

Efeito real

Como mencionei, o projeto paralelo cria algo concreto e tangível. Graças a ele, você coloca algo em prática, pode mostrá-lo, vendê-lo, doá-lo a alguém, etc.

Será perfeito se você quiser, por exemplo, completar seu currículo, completar seu portfólio ou testar suas ideias de negócios. Esse tipo de projeto fornece efeitos específicos e mensuráveis que você pode verificar, mas também converter em um valor exato.

O projeto paralelo cria algo concreto e tangível. Graças a ele, você coloca algo em prática, pode mostrá-lo, vendê-lo, doá-lo a alguém
Image by mohamed Hassan from Pixabay

Como começar com um projeto paralelo?

Eu já te convenci a começar o seu projeto paralelo? Ou talvez você já tenha um e queira melhorá-lo? Veja o que observar.

Defina o objetivo

Eu já mencionei que um projeto paralelo tem um objetivo específico que visa alcançar. Em vez de apenas tirar fotos, decida tirar uma foto todos os dias por um ano. Em vez de aprender a desenhar, decida organizar sua exposição no próximo ano.

Você sempre pode transformar uma ideia única em um objetivo. Isso aumentará sua motivação e simplificará o processo de alcançá-lo.

Não planeje demais

Haverá muitos benefícios. No entanto, você não pode planejar cada detalhe. Você nunca sabe para onde seu projeto o levará, então não vale a pena analisar e planejar demais. Espere nada, assuma nada. Faça seu trabalho e veja o que sai disso.

Procure diversão

Anime-se, experimente e encontre diversão em tudo isso. Não pode ser um projeto que você se force a fazer. Deve ser um trampolim agradável dos problemas e responsabilidades cotidianas. Faça o que quiser, realize seus sonhos e não se limite.

Defina um horário específico para o seu projeto paralelo

O fato de ser um projeto adicional, flexível e de baixa prioridade não significa que você deve ignorá-lo. Pelo contrário – devido ao baixo comprometimento, a consistência e a regularidade são ainda mais importantes. Defina um horário específico ou momento em que se dedicará às atividades adicionais.

Não importa se será uma hora à noite, o fim de semana inteiro ou o primeiro sábado do mês – reserve a data e mantenha-se fiel a ela.

Não espere resultados imediatos. A soma de muitos passos pequenos afetará seu sucesso. Leva tempo. Você precisa ser paciente.
Image by Firmbee from Pixabay

Não tenha pressa

Não espere resultados imediatos. A soma de muitos passos pequenos afetará seu sucesso. Leva tempo. Você precisa ser paciente. Não desista muito cedo. É por isso que um objetivo específico e a diversão são tão importantes. Eles motivam a agir a longo prazo. Pronto para começar?

Pronto para começar?

Seja qual for o seu projeto paralelo, você precisará de uma boa maneira de organizar seu trabalho e apresentá-lo às pessoas. Para isso, você precisará de hospedagem barata, mas boa. Você encontrará isso na oferta da UltaHost!

Se você gostou deste artigo, lembre-se de que este blog é nosso projeto paralelo. Nosso trabalho principal é oferecer a você a melhor plataforma de hospedagem possível. Tenha suporte 24/7 da nossa equipe de suporte. Nossa infraestrutura foca em autoescalabilidade, desempenho e segurança. Deixe-nos mostrar nossa experiência! Confira nossos planos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
Keyword cannibalization

Como lidar com a canibalização de palavras-chave

Next Post
How to translate a WordPress theme into foreign language

Como traduzir um tema do WordPress para outro idioma?

Related Posts