Servidor dedicado é uma boa ideia para uma loja online?

Dedicated server for an online store
Shares

Se o titulo chamou sua atenção, eu considero que você não é um novato no mundo do E-commerce. Provavelmente você tem uma loja prospera e alguns anos de experiência, e sua hospedagem esta lenta e não é o suficiente para você.

E você fica se perguntando se é melhor aumentar os recursos do seu pacote VPS ou migrar para uma hospedagem dedicada. Porém, você não tem ideia se um servidor dedicado é a melhor opção para uma loja online. Nesse artigo, eu vou tentar sanar todas as suas dúvidas.

Tipos de Hospedagem

Vamos começar então com um sumário de opções disponíveis. Você provavelmente já sabe, mas vale a pena ter acesso ao um ponto de vista diferente antes de irmos aos tópicos.

Hospedagem Compartilhada

É a opção mais escolhida para pessoas que estão começando a se aventurar na internet – A Hospedagem Compartilhada é a mais barata. Você recebe uma certa quantidade de espaço no disco, porém vai compartilhar a CPU e a RAM com outros usuários.

Vale a pena lembrar que o número de usuários num servidor compartilhado pode chegar até 500. Isso significa que geralmente vai funcionar tudo perfeitamente, porém em horários de pico, quando o servidor esta sob um carregamento pesado, a hospedagem compartilhada tende a ficar ineficiente. Pois, todas as páginas e aplicações irão levar um tempo bem longo para carregar.

Não tem necessidade de ter um conhecimento especializado – Os provedores geralmente fornecem um ambiente “ready-made”, ou seja, pronto para atividades

Types of hosting

VPS

Esse te permite configurar e administrar o servidor. O VPS consiste em um servidor virtualizado, i.e., disponibilizando a cada usuário um poder especifico de recursos como: Número de núcleos de processador e RAM). O Computador é usado por muitos clientes, porém a principal diferença de um servidor compartilhado é que todas as máquinas virtuais são totalmente isoladas umas das outras. Ou seja, é como se você tivesse seu próprio servidor, porém, virtualmente.

Graças a isso, o usuário tem a certeza que ele será o único a usufruir dos seus recursos contratados. Dessa forma, o carregamento gerado pelos outros clientes não afetará o dele. Todos têm recursos atribuídos a eles e não podem usar os reservados para outros clientes.

O VPS é um tipo de hospedagem bem diverso. O VPS mais barato é acessível e custa um pouco mais que uma hospedagem compartilhada, e ainda, os melhores pacotes te permitem criar grandes sites tranquilamente.

Servidor Dedicado

É a opção mais cara por que envolve a utilização do servidor inteiro. O cliente recebe acesso a todos os recursos do servidor e não tem que compartilhar o processador, RAM ou o espaço no disco. Nesse caso, o cliente tem total influencia sobre as configurações do servidor.

Um servidor dedicado poderoso também necessita de cuidados, então é bastante aconselhável ter um especialista a disposição, que saberá o que fazer numa eventual falha. Você também pode aproveitar a opção de gerenciamento de servidor oferecida pelos provedores de hospedagem.

Qual a hospedagem certa para uma loja online?

Proprietários de lojas virtuais tem que ter algo muito claro em mente, uma hospedagem compartilhada para uma loja virtual é a pior coisa. Você não pode arriscar perder a metade dos seus clientes num horário de pico! A maioria das lojas virtuais funcionam com uma hospedagem VPS e sua variante mais poderosa, o VDS, que oferece ótimos recursos de hardware, até 24 núcleos de processador e 64 GB de RAM. Esse equipamento eficiente provavelmente funcionará com qualquer loja operando em WooCommerce e PrestaShop.

Se sua loja é conhecida e tem mais de 1,500 usuários a qualquer momento, você deve migrar para uma hospedagem dedicada. Ou, quando seu site oferece ferramentas adicionais, você pode precisar de um servidor dedicado com menos usuários.

Um caso particular é quando você usa dados sensíveis. Por exemplo, se você aceita pagamentos sem a necessidade de um getway, você deve hospedar isso em particular num servidor dedicado, até mesmo por questões de segurança.

Uma situação semelhante ocorre quando você gerência contas de clientes. Por exemplo, quando você tem uma corretora, empresa de investimentos ou cassino e precisa processar dados valiosos e confidenciais de seus clientes.

Um servidor dedicado também será necessário quando você fornece recursos adicionais, ou serviços intensos aos seus clientes. Por exemplo, você criou uma rede social para pesquisadores da área de gestão de riscos de investimentos. Um ótimo complemento para essa rede seria uma loja onde você venderia revistas científicas, artigos específicos e livros em um determinado campo.

O mesmo se aplica a plataforma de vídeos ou de games. Mas eu não sei se estaríamos falando ainda sobre lojas online se entrarmos nesse assunto. Pois, nem todo eCommerce é necessariamente uma loja virtual.

Video Platform PHP Script complement an online store

Esta migrando seus serviços do VPS para um servidor dedicado?

Não tem problema em mudar seu pacote VPS para um com mais recursos – o provedor de hospedagem atribui novos recursos à sua conta. Mas que tal migrar para um servidor dedicado – é um aborrecimento? A resposta dessa pergunta é sim e não

Sim, por que mover sua loja para um servidor dedicado vai exigir configuração no servidor e no sistema de instalação; Você terá que instalar e configurar todos os scripts e aplicações. Isso significa que você irá construir sua loja novamente quase do zero. É claro, você pode copiar alguns dados, porém não todos.

Você tem que olhar de um ponto de vista de negócios. Se você geralmente tem menos de 500 clientes na sua loja durante horários de pico, um servidor com 16 GB de RAM e um processador octa-core será o suficiente. Essa hospedagem custa $69.50, enquanto o pacote mais barato de uma hospedagem dedicada fica em torno de $129.90/mês. Assim, a diferença entre eles é de $60 por mês.

Se a migração custar cerca de $1000 e suas necessidades crescerem em menos de um ano, vale a pena escolher um servidor dedicado. Agora, se as previsões dizem o contrário, um servidor dedicado não será necessário num prazo de um ano ou mais, e a melhor opção é ficar com um VDS.

Quando for calcular isso, considere os custos de uma solução que irá se encaixar com as suas necessidades, o custa migração, e a data aproximada de quando suas necessidades irão aumentar.

Fatores que afetam o carregamento do servidor

CMS

O WooCommerce é executado no WordPress com poucos requisitos, e é por isso que ele é ideal para lojas pequenas. Já o PrestaShop demanda mais do servidor, ele requer 1GB de RAM para funcionar bem. O Magento precisa de mais, por que é uma plataforma extensa que fornece muitas possibilidades e permite inúmeras extenções.

Infelizmente, um número grande de possibilidades, funções e módulos tem suas desvantagens. Uma delas é a alta exigência dos recursos do servidor. O Magento por exemplo, precisa de pelo menos 2GB de RAM para ter um bom funcionamento, carregamento rápido e executar todas as funções eficientemente.

How much RAM does Magento need?

Contas de Usuários

Se sua loja permite os usuários configurar suas contas, eles irão passar mais tempo no site. Especialmente se usuários logados tiverem acesso a funcionalidades adicionais, logo, mais usuários irão usar tais recursos ao mesmo tempo, fazendo assim o consumo do servidor ser maior.

PHP Scripts

As lojas online podem ser uma adição a um negócio principal. Por exemplo, se você criou uma rede social para pesquisadores na área de gestão de riscos de investimentos, uma loja online é uma boa ideia. Mas lembre-se de que os scripts PHP, como uma plataforma de rede social, exigem mais recursos do que uma loja online. O mesmo se aplica a uma plataforma de vídeo, banco de fotos ou outros serviços baseados em um script PHP.

Fórum

Se sua loja tem um fórum, isso também exige uma quantidade considerável de recursos, que pode só crescer ao passar do tempo. Eles constroem relacionamentos lá, ganham posições, se relacionam emocionalmente e se sentem parte da comunidade. Quando usados por milhares de usuários simultaneamente, eles podem consumir muitos recursos.

Apps

Todo tipo de aplicações sendo executada em diferentes arquiteturas (geralmente PHP, mas não só ele) também requer recursos de Hardware. Isso pode ser uma ferramenta, por exemplo, um gerador gráfico, um editor de tabelas, uma aplicação ou um jogo. A aplicação mais complexa irá exigir mais recursos.

Conclusão

A reposta para a pergunta no titulo é: Sim, um servidor dedicado é uma boa ideia para uma loja online, porém, nem sempre. A situação a onde ele mais vai se encaixar e ser recomendado, é perante ao tamanho da loja online. Quando 1.500 pessoas procuram pelos seus produtos, adicionam eles a cesta, e vão para o processamento de pagamento, um servidor dedicado é a melhor solução.

O segundo caso é quando você precisa de uma segurança de alto nível. Se você vai processar dados sensíveis, pagamentos ou executar conta de clientes na sua plataforma, um servidor dedicado é necessário. Você precisa ter controle total para criar sistemas de segurança apropriados de primeira classe.

A terceira situação é no uso de recursos intensos. Se sua loja online é é complementado com um jogo ou aplicativo com uso intensivo de recursos, mesmo 300 usuários por vez podem sobrecarregar seu VPS ou VDS.

No entanto, se nenhuma das opções acima se aplica a você, você não precisa de um servidor dedicado. VPS e VDS são suficientes para aproximadamente 90% das lojas online em WooCommerce e PrestaShop. Lembre-se de que a hospedagem dedicada é mais cara e, se você não precisa de tantos recursos, não faz sentido pagar a mais.

Compare o custo da migração com o tempo que você poderá usar o VDS e receberá uma resposta para a pergunta se vale a pena criar uma loja em hospedagem dedicada imediatamente, ou talvez em VDS, e depois migrar para hospedagem dedicada .

Não importa o tipo de hospedagem que você escolha, tem tudo na UltaHost. Você vai receber suporte 24/7 do nosso time. Nossa infraestrutura poderosa foca em escalabilidade, performance, e segurança. Nos deixe te mostrar a diferença! Veja nossos planos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post

O que é Hospedagem NVMe SSD?

Next Post
Cara Memilih hosting untuk blog

Escolhendo um serviço de hospedagem para um blog

Related Posts