Vale a pena ter um blog em 2023?

Having a blog in 2023
Shares

Os blogs ainda são relevantes em 2023? As redes sociais os substituíram? Como está o cenário hoje? Se você está planejando começar um blog, escrever artigos ou criar seu próprio negócio online para ganhar dinheiro com blogs em 2023, então este artigo é para você.


Como o cenário dos blogs mudou?

Quais são as diferenças entre administrar um blog agora em comparação com 10 anos atrás? Com base na minha própria experiência, posso dizer que mudou significativamente. Tenho quase 10 anos de experiência administrando vários blogs, e devo admitir que blogar para negócios hoje parece diferente do início da minha jornada no WordPress.

Os blogs costumavam ser a principal fonte de informação, e os mais populares eram o centro da internet para uma determinada indústria. No entanto, hoje eles têm que competir com concorrentes muito mais fortes. Primeiro, apareceu o Facebook, depois o YouTube, e finalmente, a tendência de vídeos curtos no TikTok, Instagram Reels ou Facebook Watch.

Competição moderna para blogs

A competição para blogs é significativa agora. Cada um de nós no Facebook ou Linkedin provavelmente tem alguns amigos que têm interesse nas mesmas coisas que nós, mas gastam muito mais energia procurando informações sobre um determinado tópico e publicando-as. Às vezes, discussões animadas de vários entusiastas ocorrem sob suas postagens. Isso representa uma competição bastante significativa para os blogs.

O YouTube introduziu um novo nível de qualidade – os vlogs. Um vídeo bem preparado de 10 minutos pode ser muito mais eficaz em capturar a atenção do espectador do que um artigo longo. Muitos blogueiros reconheceram isso e migraram para o YouTube, Vimeo ou outras plataformas sociais de vídeo.

O TikTok e a tendência de vídeos curtos, agora disponíveis no Instagram e Facebook também, introduziram ainda mais dinâmica à indústria. Vídeos curtos são ainda mais eficazes em capturar a atenção dos usuários. Mas o que você acha de um blog apoiado por todos esses novos tipos de conteúdo?

Uma chance para blogueiros modernos

Essa competição não está substituindo os blogs. Agora você precisa trabalhar um pouco mais para poder ganhar dinheiro com blogs, mas com novas oportunidades, você pode se promover de uma maneira que não era possível antes.

Agora, os blogueiros devem pensar em criar um conteúdo equilibrado: alguns blogs, vlogs, histórias no Instagram e postagens no Facebook, incluindo uma comunidade ativa em um grupo do Facebook. No entanto, o blog pode permanecer o centro de controle para esse negócio moderno com conteúdo principal.


Centro de controle

Quando se trata de blogs para negócios, o WordPress é uma ótima escolha. Com sua modularidade, você pode criar desde um blog até uma loja online. Essa personalização torna um blog WordPress o centro perfeito para o seu negócio de mídia, permitindo que você controle seu conteúdo e estratégias de monetização.

Vale a pena ter um blog em 2023? Absolutamente! Nenhuma outra plataforma de conteúdo online permite que você monetize sua criatividade de maneira tão eficaz quanto um blog. Você pode criar páginas de destino, CTAs e administrar sua loja online, tudo a partir do seu blog.

Empresários brilhantes criaram inúmeras plataformas de mídia social nos últimos anos, incluindo Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e TikTok. Além disso, existem várias formas de disseminação de conteúdo, como texto, vídeo e áudio. E um blog? Você pode usá-lo para organizar e centralizar tudo isso.

Você pode usar seu blog como um centro de comando, onde pode conectar estradas, caminhos e rodovias de outros lugares na internet. Embora algumas redes sociais estejam substituindo alguns blogs, eles ainda podem ser ferramentas valiosas para apoiar blogueiros modernos.


Vida mais longa para o conteúdo

Estar apenas nas redes sociais não é suficiente, pois a vida útil do seu conteúdo lá é muito curta, muitas vezes desaparecendo dentro de um dia ou dois. No entanto, se você colocar seu conteúdo em seu blog, ele pode viver por meses ou até anos. Embora você possa inicialmente promover o conteúdo do seu blog por meio das redes sociais, também pode otimizá-lo para os mecanismos de busca.

Quando o tráfego das redes sociais diminui, o tráfego dos mecanismos de busca pode ocupar seu lugar. Aqui, seu conteúdo pode manter uma posição elevada por semanas, meses e até anos. Se você se esforçar na criação de materiais, faça o upload para o seu blog para prolongar sua vida útil.

Além disso, conectar um boletim informativo a um blog é um processo direto. Um boletim informativo bem elaborado oferece acesso direto ao seu público e permite que você compartilhe vários tipos de conteúdo com eles. Incorporar essas táticas ajudará você a ganhar dinheiro com blogs.


Nas redes sociais, você é apenas um convidado

Apenas um blog permite que você tenha controle total sobre seu conteúdo. Cada plataforma de mídia social tem suas próprias regras e coloca seus interesses em primeiro lugar. O proprietário da plataforma de mídia social se beneficia mais com os anúncios que seu público visualiza.

Não é incomum ser banido das redes sociais, o que pode impedir você de se comunicar com seu público. E um blog? Como proprietário do servidor, você tem controle administrativo completo. Nas redes sociais, seu perfil é de propriedade da rede social.

E se o Facebook, YouTube, Instagram ou TikTok deixarem de existir? Embora sejam populares agora, quem sabe se os gostos das pessoas mudarão e algo novo surgirá com base em uma nova ideia, fazendo as pessoas migrarem para lá? Gigantes são conhecidos por entrar em colapso espetacularmente, então se algum desses serviços fosse colapsar, isso aconteceria de repente e sem aviso prévio.

Além disso, os proprietários das redes sociais decidem sobre os algoritmos que exibirão o conteúdo para outros usuários. É comum restringir o alcance de canais ou palavras-chave específicas, o que pode levar ao ocultamento de um vídeo ou post inteiro. Você não tem controle sobre possíveis mudanças nas regras das plataformas de mídia social, como a introdução de pagamentos, pois é apenas um convidado. No entanto, seu blog pertence exclusivamente a você, e ninguém pode restringir o alcance do seu conteúdo.


O que as audiências precisam?

Nos últimos anos, houve uma mudança perceptível nas preferências das audiências. Atualmente, as pessoas tendem a consumir conteúdo mais interativo e cativante. As pessoas hoje não estão restritas apenas à leitura de blogs. Elas também gostam de assistir a vídeos, ouvir podcasts, ver fotos e interagir com conteúdo de formato curto.

Além disso, as audiências tornaram-se mais exigentes quanto ao tipo de conteúdo que preferem e em que formato. É essencial atender a essas preferências em evolução da audiência ao blogar para negócios, tornando seu blog mais acessível e atraente para um público mais amplo. Publicar no TikTok, por exemplo, pode ajudar a atrair pessoas que apreciariam seu blog e seu conteúdo valioso.

Com o WordPress, é fácil transformar seu blog em uma loja onde você pode vender produtos e serviços. Um blog é uma excelente plataforma para marketing de conteúdo, permitindo que você construa credibilidade, melhore sua reputação e se estabeleça como um especialista na indústria. Isso pode abrir oportunidades como escrever um livro, falar em conferências do setor e se conectar com pessoas influentes.

Você pode transformar seu blog facilmente em uma loja online e começar um negócio de comércio eletrônico.

Posicionamento mais alto

Posicionar-se mais alto nos motores de busca pode ser um divisor de águas para o seu blog. Conteúdo bem escrito e de alta qualidade, combinado com técnicas eficazes de otimização, pode resultar em uma posição de destaque nos resultados de pesquisa para as palavras-chave mais relevantes. Isso tem um efeito de longo prazo e pode gerar tráfego para seu site por meses, mesmo se você não estiver comercializando ativamente.

Blogging para negócios exige adaptação às preferências em constante evolução da audiência. Alavancar o poder de vários formatos de conteúdo e otimizar seu conteúdo para os motores de busca pode ajudar seu blog a alcançar novos patamares de sucesso e se estabelecer como um recurso valioso em seu nicho.


Monetização de conteúdo

Ganhar dinheiro com blogs é uma ótima maneira de gerar vendas online, especialmente para novos negócios. Além disso, pode servir como uma base sólida para construir uma loja online ao longo do tempo. Para tornar isso possível, você precisará de um servidor de hospedagem com SSD NVMe. Ao escolher um provedor de hospedagem, considere suas necessidades futuras e encontre uma solução que permita crescimento irrestrito.

Felizmente, a UltaHost oferece um caminho para o sucesso do seu negócio online. Ao utilizar hospedagem otimizada para WordPress, você pode alcançar total escalabilidade para a sua empreitada online. Você pode começar com o pacote mais acessível, que permitirá que você inicie sua jornada de blogs. Conforme o seu site cresce, você pode aumentar o plano de hospedagem conforme necessário.

Com a hospedagem WordPress, você pode desenvolver seu blog, loja online e página de destino para suas ofertas especiais ou campanhas promocionais. Comece a ganhar dinheiro com blogs na UltaHost.

Se você está considerando uma loja online, é benéfico criar postagens ou artigos relacionados aos seus produtos. Para ajudar nas vendas, crie conteúdo tematicamente relevante para o seu negócio, como curiosidades, guias ou materiais que demonstrem sua expertise em uma área específica.

O segundo tipo de conteúdo é composto por estudos de caso, entrevistas com clientes, depoimentos e conteúdo de estilo de vida. Esse tipo de conteúdo ajuda sua audiência a conhecê-lo melhor. Ao blogar para negócios, você pode convidar convidados para contribuir sobre tópicos específicos, criar guias e glossários ou descrever ferramentas.


Conclusão

Ter um blog em 2023 é um ativo valioso. É um ótimo ponto de partida e a base do seu negócio online, no qual você pode criar outros produtos substanciais, como livros, e-books ou cursos online. Uma vez estabelecido o hábito regular de escrever, torna-se mais fácil criar outras formas de conteúdo.

No entanto, é essencial produzir uma variedade de conteúdo e apoiar seu blog com uma estratégia de marketing bem planejada que inclua mídias sociais, conteúdo de vídeo mais longo em plataformas como YouTube ou Vimeo, podcasts, fotos, histórias e vídeos curtos em plataformas como TikTok, Facebook Watch ou Instagram Reels.

Se você gostou deste artigo, então você vai adorar a plataforma de hospedagem UltaHost. Compre hospedagem VPS para WordPress e obtenha suporte 24/7 da nossa equipe de suporte. Nossa infraestrutura foca em dimensionamento automático, desempenho e segurança. Deixe-nos mostrar a diferença! Confira nossos planos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
Reseller Hosting and Affiliate Program

Ganhe Mais com o Programa de Revenda e Afiliados da UltaHost

Next Post
free photos

Onde posso encontrar fotos gratuitas para o meu site?

Related Posts