WordPress vs. Joomla: Comparação de Plataformas de CMS

WordPress vs. Joomla
Shares

Não faz mais sentido criar websites estáticos. Eles são trabalhosos e pouco práticos porque qualquer alteração de conteúdo exigiria modificações no código HTML – até mesmo para adicionar um novo artigo ou editá-lo. É por isso que quase todos os sites usam diversos sistemas de gerenciamento de conteúdo. Hoje, vamos comparar o principal CMS – WordPress – com outro sistema popular e tradicional, o Joomla.

Você já decidiu e deseja iniciar um blog ou um site. Primeiro, é claro, você precisa escolher um domínio (leia nosso artigo sobre como escolher um nome para um site). Ao comprar um nome de domínio, é importante prestar atenção principalmente ao custo de renovação, então é mais seguro comprar um domínio da UltaHost.

O segundo passo é escolher hospedagem na web. Independentemente de você escolher WordPress ou Joomla, recomendo hospedagem VPS. A instalação automática de scripts PHP, incluindo tanto Joomla quanto WordPress, além de muitos extras, como suporte para gerenciar o CMS no painel de hospedagem. Hospedagem segura e eficiente com 99,9% de tempo de atividade aumentará a segurança do Joomla e do WordPress.

E a próxima decisão que você enfrenta é escolher um sistema de gerenciamento de conteúdo adequado. Embora a maioria das pessoas prefira o WordPress, e quanto aos outros CMS? Se eles não oferecessem algumas vantagens, não teriam permanecido no mercado porque ninguém se interessaria neles.

Existem o Joomla, o Drupal e muitos outros CMS diferentes. Hoje, vamos comparar o WordPress com o Joomla. Quais são seus pontos positivos e negativos? Este artigo vai esclarecer as suas dúvidas.

Popularidade dos CMS

Você deve saber uma coisa: o CMS WordPress é o sistema de gerenciamento de conteúdo mais amplamente utilizado. Mais de 40% de todos os sites na Internet o utilizam. No entanto, nem todos os sites estão baseados em um CMS popular. Muitos optam por soluções proprietárias e, se descontarmos essas soluções, o WordPress ainda domina, abrangendo até 65% dos sites que utilizam CMS.

Além disso, cerca de 37% dos 1000 sites mais populares são sites WordPress, enquanto apenas 2,2% preferem o Joomla. O WordPress lidera as classificações de popularidade, e o gráfico de tendências do Google confirma isso.

Mas por que esse sistema é tão popular? Não é uma solução universal, afinal. Em geral, quanto maior e mais complexo o site, maior a probabilidade de se escolher o Joomla em vez do WordPress – embora isso não seja uma regra. O WordPress funciona bem em hospedagem compartilhada, enquanto instalar o Joomla nesse tipo de hospedagem pode não ser tão conveniente.

O Joomla é mais adequado para suportar grandes portais. Já o WordPress, por sua simplicidade, tem sido preferido por blogueiros e proprietários de sites menores. No entanto, o WordPress também oferece grande potencial para sites maiores.

Simplicidade de uso

Devido à sua finalidade, o Joomla possui uma interface de usuário mais complexa e requer mais tempo para ser dominado. Além disso, devido à sua popularidade muito menor, é mais difícil encontrar guias e tutoriais online para este sistema. Embora o extenso painel de controle do Joomla ofereça muitas possibilidades, a maioria dessas funções não é necessária para proprietários de sites simples. O WordPress, por outro lado, é mais simples porque foi projetado especificamente para a criação de blogs.

Páginas Estáticas e Entradas são evidências de que o WordPress é otimizado para blogs.

Toda a estrutura desse CMS evolui a partir das origens dos blogs, como demonstrado pela presença de dois tipos de páginas: uma página estática e uma de postagem. É uma solução comum para um blog, com um módulo de páginas estáticas para criar páginas como contacto ou sobre mim, e um módulo de conteúdo dinâmico gerado na forma de postagens de blog. Isso torna o site WordPress amigável ao usuário e fácil de administrar.

Você não vai dominar o painel de controle do Joomla da noite para o dia; leva algum tempo para compreender. No entanto, se seu objetivo é trabalhar com comunidades, o Joomla será uma boa escolha devido ao seu sistema de gerenciamento de usuários. Enquanto o objetivo inicial do WordPress era gerenciar um blog, o Joomla (uma palavra em suaíli que significa “juntos”) foi projetado para criar um site multilíngue poderoso com uma comunidade ativa.

Um site avançado do Joomla se destaca neste CMS, especialmente websites multimídia como um site de e-learning, uma biblioteca ou uma coleção de documentos. Ele é ideal para intranets corporativas que exigem uma grande quantidade de módulos e suporte para um grande número de usuários. Ao contrário do WordPress, o Joomla possui muitas opções incorporadas – como múltiplos idiomas, formulários integrados, cache e vários módulos.

No entanto, o confronto entre os sistemas em termos de experiência do usuário equilibra-se quando instalamos todos os plugins necessários para websites extensivos do WordPress.

Recursos comuns do WordPress e Joomla

Ambos são CMSs modernos que facilitam muito a gestão do site. Eles também ajudam a tornar o seu site otimizado para mecanismos de busca graças a plugins eficazes de SEO. Tanto o site do WordPress quanto do Joomla, quando feitos por desenvolvedores experientes, terão um código muito seguro. A segurança do WordPress e do Joomla é de primeira classe. Eles têm a menor taxa de sites hackeados entre os CMSs mais populares.

A comunidade internacional oferece suporte multilíngue, embora não se possa negar que você encontrará a maior parte dos recursos e conhecimentos em inglês.

Expansibilidade

Plugins e Temas do WordPress

Plugins tornam o WordPress muito forte

O WordPress oferece dezenas de milhares de plugins gratuitos em seu repositório. Existem também milhares de plugins premium que proporcionam um potencial praticamente ilimitado para estender as funcionalidades do WordPress. Isso reflete a versatilidade deste CMS.

No repositório, você pode encontrar mais de 4.000 temas gratuitos para o WordPress. Como a aparência do site é crucial, devido à popularidade do WordPress, há uma ampla variedade de temas premium disponíveis. Apenas o Themeforest conta com mais de 11.000 temas premium do WordPress! E há outros portais também, como TemplateMonster, ElegantThemes e Envato.

Sem mencionar as excelentes extensões dos construtores de páginas do WordPress. O Gutenberg, que é gratuito e integrado, ou o poderoso Elementor são apenas dois dos principais construtores de páginas desenvolvidos pelos criadores do WordPress.

Extensões e Modelos do Joomla

Por outro lado, o Joomla tem apenas cerca de 8.000 extensões (plugins) disponíveis na biblioteca de extensões do Joomla. Além disso, as melhores extensões são premium, como os plugins de SEO, por exemplo. Enquanto o Yoast SEO para WordPress possui uma versão gratuita eficaz, para o Joomla você precisará de algumas extensões pagas. Quanto aos modelos do Joomla, a TemplateMonster oferece cerca de mil deles, e o Themeforest também.

Apesar das aparências, isso não significa que o WordPress tenha mais oportunidades de expansão. O Joomla oferece mais potencial nesse aspecto se você for um programador. O desenvolvimento no Joomla é mais acessível devido à sua arquitetura mais aberta. Ele só requer conhecimento básico de linguagens web para desenvolver o site. Tudo o que você pode fazer com plugins no WordPress, você também pode fazer no Joomla de maneira mais segura e personalizada com PHP, CSS e HTML.

O que é PHP? Devo aprender PHP para usar o WordPress?
O que é PHP? Devo aprender PHP para usar o WordPress?

Joomla vs. WordPress

Talvez seja mais conveniente criar websites sofisticados no Joomla, mas alguém que os cria provavelmente já trabalhou anteriormente em sites menores. Assim, é provável que tenham dado seus primeiros passos, e talvez todos eles, no WordPress. Ao compreender este CMS, é mais fácil para eles construírem grandes portais com base em plugins mais avançados do que mudar para um CMS completamente diferente.

Uma grande vantagem da popularidade do WordPress é a quantidade de especialistas disponíveis. Existe uma boa chance de que muitos dos seus amigos sejam usuários avançados do WordPress e possam ajudá-lo. E mesmo que não sejam, você encontrará ajuda em numerosos grupos de suporte no Facebook e em inúmeros tutoriais no YouTube em todos os idiomas possíveis.

Graças a isso, você pode fazer alterações simples no código por si mesmo, ou será capaz de extrair novas possibilidades de plugins gratuitos. No caso do Joomla, é um pouco mais complicado porque a menor popularidade significa comunidades menores, mas com um pouco de esforço, você encontrará especialistas em Joomla. Eles irão ajudá-lo com a instalação do Joomla, aconselhá-lo sobre as melhores extensões de segurança e mostrar como instalar plugins.

WordPress vs. Joomla: conclusão

Os dados falam por si próprios. O WordPress é a melhor escolha para um blog. Isso não significa que o Joomla não seja digno de consideração. No entanto, ele tem um propósito diferente. Escolher um CMS é uma decisão importante. Existem muitos tipos de software de CMS disponíveis, cada um com suas vantagens e desvantagens.

Tanto o WordPress quanto o Joomla são conhecidos por serem altamente personalizáveis e terem comunidades ativas. Mesmo que o WordPress e o Joomla tenham seus pontos negativos, eles podem ser usados para criar sites modernos e ricos em recursos.

A primeira pergunta é: você conhece PHP, CSS e HTML o suficiente para editar e modificar o código? Se não, instale o WordPress, pois o Joomla requer habilidades em desenvolvimento web. A próxima pergunta é: o website que você está criando é complicado? Se sim, será melhor escolher o Joomla. Se não, fique com o WordPress.

Você escolheu o WordPress? Ou talvez o Joomla? Independentemente disso, escolha a Hospedagem VPS da UltaHost! Preparamos para você hospedagem otimizada para os sistemas CMS mais populares, incluindo WordPress e Joomla. Obtenha suporte 24/7 de nossa equipe de suporte. Nossa infraestrutura foca em dimensionamento automático, desempenho e segurança. Deixe-nos mostrar a diferença! Veja os nossos planos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
Writing an effective cold email is a process that requires continuous improvement and experimentation with various strategies.

Como Escrever um Email Frio que Realmente Funciona

Next Post
Content Management System

O que é um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo?

Related Posts