Como escolher a melhor plataforma E-commerce?

How to choose the best eCommerce platform?
Shares

Muitos proprietários de lojas que migram para o mundo do E-commerce não fazem ideia de como elementos simples, podem afetar seu negócio. E um desses elementos mais evidente, é uma plataforma E-commerce.

Muitos empreendedores não sabem das limitações dos sistemas, eles geralmente escolhem uma plataforma pelo seu preço baixo, ou popularidade. Logo, quando a empresa começa crescer, eles percebem que o sistema selecionado não os permite uma boa escalabilidade. E isso acaba resultando em custos, e muito tempo para uma nova migração.

Então, você quer saber como escolher uma plataforma e-commerce para sua loja? Para te ajudar nisso, convido você a ler esse artigo até o fim, ele irá te ajudar a escolher a melhor plataforma e-commerce para você. Você também saberá as vantagens e desvantagens mais importantes de vários serviços. Vamos lá?

Por que o E-commerce vem ganhando fama?

As pessoas amam comprar virtualmente. Com isso, ano após ano o número de transações e dinheiro gasto em lojas online, vem crescendo. Mas, qual a causa? Certamente, pelo aumento da segurança ao comprar online.

Muitas empresas decidiram usar agências para criar suas lojas online. Empresas mais pequenas, preferem escolher recursos prontos, e os iniciantes tentaram se aventurar em plataformas Open Source. Mas, qual é melhor solução? Existe uma resposta fácil para isso?

Escolhendo uma plataforma e-commerce pelo SEO

A maioria das agências de SEO, oferecem uma gama de serviços de marketing para donos de lojas online. Promoção nas mídias sociais, Google Ads, ou o SEO, que é uma das melhores e mais rentáveis formas de promoção online para um E-commerce.

Enquanto a publicidade paga tem um efeito rápido e funciona quase de imediato, o processo do SEO é tedioso e longo, e muitas das vezes não trás os resultados esperados no começo. Porém, ao longo prazo, é a escolha mais eficiente.

Mas, você sabia que o sucesso do seu SEO depende de qual plataforma e-commerce você escolher? Nem todas as plataformas de lojas online permitem todas as modificações para aumentar a posição do seu site no motor de busca Google. O algoritmo do Google leva em consideração centenas de fatores de diferentes pesos, combinando os resultados com consultas específicas de usuários de mecanismos de pesquisa.

SEO para eCommerce

O SEO é uma serie de atividades que melhoram sua posição nos resultados de busca. Nós dividimos ele em “On-Site SEO” e “Off-site SEO”. O primeiro inclui a otimização do conteúdo, site, código, e ações UX. A habilidade de modificação do site tem o papel mais importante no On-Site SEO.

Se você quiser aprender mais sobre o “On-Site SEO”, leia nosso artigo sobre como melhorar o ranking nas buscas do Google.

Nem todas as plataformas e-commerce tem as mesmas capacidades. Algumas delas tem funções extensas, facilitando assim as atividades SEO,já outras te obrigam a comprar plugins ou módulos adicionais.

No artigo, apresentarei os maiores problemas que os CMSs individuais causam ao implementar mudanças e escalabilidade de vendas. Abordarei também a questão dos elementos que aumentam as vendas.

Image by mohamed Hassan from Pixabay

Tipos de plataformas E-commerce

Open Source – Plataformas E-commerce “Grátis”

O Open Source é um software com um código disponibilizado ao publico gratuitamente. Ele é desenvolvido pela comunidade. Isso acaba criando uma cooperação maior no seu desenvolvimento.

Mas ele é totalmente grátis? Em hipótese os proprietários pagam apenas a hospedagem, e após isso eles podem usar uma gama de extensões e templates gratuitos. No entanto, a maioria dos sistemas Open Source requerem que o usuário saiba o mínimo de conhecimento, para fazer a configuração da plataforma.

Infelizmente, a maioria das soluções individuais, modelos dedicados e integrações especializadas que você gostaria de encontrar em sua loja exigirão o uso de plug-ins/módulos pagos ou a ajuda de um desenvolvedor experiente que implementará essas funcionalidades para você.

A grande vantagem de sistemas Open Source, é a sua segurança. Graças aos updates frequentes lançados pela comunidade, eles se tornam seguros. E ainda mais, a maioria dos sistemas te permite escalar seu negócio. Assim, você pode aumentar o número de produtos ou garantir a operação adequada do serviço mesmo com um número crescente de usuários.

Sistemas Open Source são criados por pessoas que dão uma grande importância ao sistema, criando assim, grandes números de edições e elementos. Conclusão: Sistemas open-source são bons para o processo SEO.

As plataformas Open Source são escolhida por pessoas que estão iniciando no E-commerce e também por empresas médias e grandes. As plataformas Open Source mais populares são a PrestaSHop, WooCommerce, e Magento.

plataformas E-commerce SaaS

“E se não tivermos nenhum conhecimento de TI? E quisermos abrir uma loja online com recursos rápidos e relativamente baratos?” Não se preocupe, as plataformas de e-commerce SaaS (Software as a Service) vieram para te resgatar.

São soluções de assinatura que permitem o uso de um programa pronto, na maioria das vezes na nuvem. É uma solução da moda que permite abrir uma loja rapidamente. São baseados em um sistema pronto com diversos templates e algumas funcionalidades disponíveis. Você não precisa ser um especialista em programação para abrir sua primeira loja online de forma rápida, fácil e barata.

Image by Mediamodifier from Pixabay

Agora, vamos falar sobre custos. Geralmente inclui inscrições mensais, graças a isso temos acesso ao software, hospedagem, a possibilidade de usar um domínio selecionado e, às vezes, também suporte ao desenvolvedor por um determinado número de horas.

As plataformas E-commerce mais populares no sistema SaaS podem custar até centenas de dólares por mês, dependendo da opção selecionada. Atualizações periódicas dos produtos são fornecidas, mas também apresentam desvantagens.

A maior desvantagem dos sistemas SaaS é que você não é o dono do código do site. Algumas empresas permitem apenas algumas modificações limitadas. Ao longo prazo, isso pode se tornar tecnicamente problemático e prejudicar a segurança.

Outro problema é o fato de você ter a opção de usar módulos populares e integrações de plugins para melhorar a funcionalidade da sua loja, mas a integração com uma API menos popular pode se tornar impossível de implementar. Ou então é muito caro. Muitos proprietários também reclamam que as plataformas SaaS não funcionam bem com um aumento considerável no número de usuários no site. Muitas vezes não é uma opção boa e escalável.

Em termos de SEO, os SaaS estão relativamente bem adaptados e permitem alterar elementos básicos da página (meta tags, cabeçalhos, links canônicos, etc.). Mas em cada solução SaaS, você encontrará algo que, mais cedo ou mais tarde, terá um problema. Antes de escolher o sistema, vale verificar quais elementos você poderá editar e entre em contato com diversos usuários a respeito dessas suspeitas.

As plataformas de E-commerce SaaS mais populares são: Shopify, Commercetools e Salesforce Commerce Cloud.

Plataformas E-commerce dedicadas

Algo que apenas alguns proprietários de lojas conseguem ter, por questões de preços. Uma plataforma dedicada pode oferecer muito mais que a maioria das plataformas populares de e-commerce. A maioria são plataformas integradas com um sistema de contas, CRM, sistemas de marketing e ferramentas de suporte a vendas.

a vantagem de plataformas dedicadas é a possibilidade de ajuste a suas necessidades individuais. Com ele, as modificações no seu código são quase ilimitadas.

Apesar, dessa solução te permitir se destacar da concorrência, ela também tem suas desvantagens. E a maior delas é o preço, pois soluções desse tipo podem facilmente atingir valores de várias dezenas a até centenas de milhares de dólares.

Outra desvantagem é que a maior parte do trabalho será feita em uma “software house”. E não falamos apenas de implementação. Sua loja precisará de um desenvolvimento constante do sistema, pelo qual você terá que pagar muito!

Conclusão

So as you can see, choosing the right eCommerce platform is not easy. There are a lot of things you have to consider. How will you advertise your platform? What are your coding skills? What payment methods do you want to enable? Therefore, there is no such thing as the best eCommerce platform. There is only the eCommerce platform best suited to your needs.

O melhor serviço E-commerce

você gosta das possibilidade de plataformas Open Source, mas tem medo que não será capaz de usa-las, por que demandam um conhecimento que você não tem? OK, entendemos você perfeitamente.

Do outro lado, tem as plataformas SaaS, mas você tem medo que não será suficiente. Você se preocupa que sua loja não vá se adaptar a ela. Entendemos isso também.

E é por isso que a UltaHost preparou a solução quase ideal para você: Nossa hospedagem E-commerce.

Image by Manuel Alejandro Leon from Pixabay

Pelo preço da plataforma SaaS, você recebe uma Open Source. A Ultahost é famosa por oferecer serviços de primeira, então não se preocupe se você não tem habilidades em programação. Nós vamos te ajudar a instalar a plataforma de sua escolha, independente se você for escolher o Magento, WooComerce ou o PrestaShop.

Nossos especialistas irão trabalhar junto com você para te ajudar a criar uma loja e-commerce exatamente da forma que você precisa. Você pode contar com nosso suporte técnico 24/7.

Aposte na hospedagem E-commerce da UltaHost, te garantimos que você não vai se arrepender!

Se você gostou deste artigo, então vai adorar a plataforma de hospedagem da UltaHost. Tenha suporte 24/7 da nossa equipe. Nossa infraestrutura poderosa foca em escalabilidade e eficácia, desempenho e segurança. Verifique nossos planos!    

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
secure WordPress

Como proteger o WordPress? 16 Passos para deixar seu site seguro

Next Post
Top 6 Benefits of using VPS hosting for business

Top 6 Benefícios de usar a Hospedagem VPS Business

Related Posts