3 aspectos técnicos de construção de links gratuitos

3 aspects of link building
Shares

A construção de links é uma parte essencial do SEO. No entanto, para que essas ações façam sentido, elas devem ser feitas corretamente. Confira os três aspectos técnicos da construção de links.

Se o conteúdo é o rei, então a construção de links é a rainha. Links valiosos são – ao lado do conteúdo – um dos elementos-chave que influenciam a visibilidade dos sites. Infelizmente, ela está inexoravelmente associada a artigos patrocinados, catálogos e marketing boca a boca.

No entanto, o trabalho de um construtor de links vai além de criar conteúdo e encontrar lugares para publicá-lo. É também uma série de atividades puramente técnicas que podem determinar a eficácia das atividades de construção de links.

Para que o link obtido seja eficaz, ele deve trazer um benefício mensurável para o site. Isso não acontece quando usamos atributos inadequados, encontramos loops de redirecionamento, implementamos o link incorretamente usando JavaScript ou quando ele acaba em uma página de erro 404.

Quer aprender como diagnosticar e evitar esse tipo de erro? Claro que sim! Por isso, preparamos uma lista dos três aspectos técnicos mais importantes da construção de links. Continue lendo!

Vamos começar com o básico.

O link não será eficaz sem uma implementação correta no código do site. A experiência mostra que, para muitos jornalistas ou administradores de domínio, o papel principal de um link é servir como um hiperlink. Sua implementação é uma questão de importância secundária e, às vezes, até terciária. Portanto, a tarefa básica de um construtor de links é verificar a implementação correta do link.

A notação dele deve se parecer com isso:

Correct <a href=”https://example.com/links”>link</a> .

O link correto consiste em:

  1. <a> – tag de abertura,
  2. href=https://example.com/links – parâmetro href com um link de referência redirecionando para outra página,
  3. link – âncora,
  4. </a> – tag de fechamento.

Você também pode complementar o link com um dos atributos. Por padrão, cada link é atribuído ao atributo “follow”. Isso significa que você não precisa incluí-lo no código do site. Ele permite que o Googlebot inicie o processo de repassar parte do valor da página para o domínio de destino do link.

Por padrão, cada link é atribuído ao atributo "follow". Isso significa que você não precisa incluí-lo no código do site.
Image by Photo Mix from Pixabay

Por mais de uma década, havia apenas um outro atributo: “nofollow”. Ele era usado para marcar tanto links patrocinados quanto links gerados pelo usuário. A situação mudou em setembro de 2019, quando representantes do Google anunciaram a introdução de dois novos atributos para links externos:

  • rel=”sponsored” – de acordo com as diretrizes, você deve usá-lo para links de publicidade e outros links que fazem parte de uma cooperação paga.
  • rel=”ugc” – deve marcar links que aparecem em conteúdo gerado pelo usuário, como na seção de comentários.

A introdução de novos atributos alterou a percepção dos links “nofollow”. Esse atributo, apresentado em 2005, atualmente serve apenas para marcar links para páginas com as quais não queremos ser associados. No entanto, o Google também alterou ligeiramente a maneira como ele funciona. Antes das mudanças:

  • o Googlebot não avançava nos links “nofollow”. Ele não rastreava e não indexava esses links.
  • De acordo com o Google, tais links não afetavam a classificação. No entanto, muitos testes independentes desafiaram essa tese, sugerindo que o Google tratava os links “nofollow” como um possível sinal de classificação.

Devido às mudanças introduzidas, o Google agora trata esses três atributos (“nofollow”, “sponsored” e “ugc”) como diretrizes. Na verdade, o Googlebot pode usá-los para rastrear e indexar ou para influenciar a classificação.

A última questão importante relacionada aos novos atributos é a implementação deles no código da página. Vale lembrar que podemos – e em alguns casos, devemos – adicionar alguns atributos aos links. Tanto a inserção de atributos após um espaço quanto após um ponto e vírgula são válidos.

Google <a href=”https://google.com/” rel=”ugc nofollow”> após 14 anos introduz novas marcações de link.

 Google <a href=”https://google.com/” rel=”ugc, nofollow”> após 14 anos introduz novas marcações de link.

Os novos atributos não causaram choques significativos nos SERPs até agora. No entanto, seu status pode aumentar com mudanças subsequentes no algoritmo.

Embora o Googlebot esteja melhorando na varredura, renderização e indexação de páginas baseadas em JavaScript, ainda é uma das áreas a serem aprimoradas. Martin Splitt, do Google, indica que o Googlebot levará em consideração apenas os links implementados no código do site usando a tag <a>.

Isso significa que o Googlebot não indexaria corretamente todos os links em uma página baseada em JavaScript.

Quais links o Google não indexa?

  • <span onclick=”changePage(‘bad-link’)”> Problemas com rastreamento </span> ,
  • <a onclick=”changePage(‘bad-link’)”> Problemas com rastreamento </a> .

Quais links são permitidos?

  • <a href=”/good-link”> Será rastreado </a> ,
  • <a href=”/good-link” onclick=”changePage(‘good-link’)”> Será rastreado </a> .

Além disso, como Martin Splitt destaca, você não deve usar o atributo href sem uma URL utilizável ou com uma “pseudo-URL”.

Você não deve usar o atributo href sem uma URL utilizável ou com uma "pseudo-URL".
Source: https://www.youtube.com/watch?v=4vtVUBzw9Rs

Outro aspecto que muitas vezes ignoramos é a indexação de links. A dependência é bastante simples: um link não indexado é um link sem valor. Na prática, isso significa que podemos obter dezenas de links, mas se eles não estiverem incluídos no índice do Google, não afetarão a visibilidade do nosso site.

Então, como verificar se o Google indexou nossos links?

O método mais eficaz, mas também o mais demorado, é verificar a indexação manualmente. Podemos fazer isso colando a URL do link inicial no campo de pesquisa do Google junto com um trecho de texto.

Se o Google retornar um link para nossa URL em resposta à consulta, podemos ter certeza de que a página e os links estão indexados.

No entanto, quando recebermos a informação de que “a frase fornecida não foi encontrada” ou que a URL fornecida não será incluída nos resultados da pesquisa, significa que o link ainda não foi indexado.

Infelizmente, não há um prazo específico dentro do qual o Google deve rastrear novo conteúdo. A velocidade e eficácia desse processo dependem de muitos fatores. Se você quiser saber mais sobre como indexar seu site no Google, leia nosso artigo sobre esse tópico.

O Googlebot terá uma tarefa difícil se colocarmos o link em uma página menos popular ou em um artigo que não possui links internos e está localizado profundamente na estrutura do site.

Lembre-se de que mesmo se o Googlebot tiver indexado um determinado link, isso não significa que ele permanecerá no índice para sempre. Portanto, você deve verificar sistematicamente o status de indexação dos links mais importantes que apontam para a página posicionada.

O que vem a seguir?

Agora você sabe em quais aspectos técnicos de construção de links prestar atenção. Você pode começar a implementar as conclusões da análise em suas atividades. Instale os plugins necessários, seja paciente, verifique os resultados e melhore constantemente o processo. O sucesso virá mais cedo do que você pensa.

Se você gostou deste artigo, então vai adorar a plataforma de hospedagem da UltaHost. Tenha suporte 24/7 da nossa equipe de suporte. Nossa infraestrutura potente foca em auto-escalonamento, desempenho e segurança. Deixe-nos mostrar a diferença! Confira nossos planos!   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
Blog post optimizing

Dicas para Otimizar os seus Posts de Blog antes de Publicar

Next Post
link building strategies

8 estratégias gratuitas e eficazes de construção de links

Related Posts