8 estratégias gratuitas e eficazes de construção de links

link building strategies
Shares

A construção de links é o processo de adquirir links de outros domínios para o nosso site, a fim de aumentar a posição nos resultados orgânicos. Pode parecer simples, mas na realidade, não é. Felizmente, existem muitas maneiras de obter links para o seu site gratuitamente.

Preparámos para você 8 maneiras criativas de obter links gratuitos sem gastar dinheiro. Deixe-me inspirar você a aplicar algumas dessas estratégias na prática.

Atualize o conteúdo atual

Aposto que você tem um blog em seu site. Se não tiver, vale a pena criar um!

Comece verificando seu conteúdo e escolha os artigos que geram mais tráfego nos resultados orgânicos ou têm o potencial para isso. Use a ferramenta Google Search Console para análise e as ferramentas gratuitas da Ahrefs para selecionar artigos. Otimizá-los é o primeiro passo para obter posições mais altas nos resultados orgânicos.

Atualize qualquer artigo desatualizado, adicione informações recentes ou conteúdo adicional. Suas postagens de blog devem ser únicas e de alta qualidade, então cuide do conteúdo.

Se você tiver um blog corporativo, certifique-se de que os artigos estejam tematicamente relacionados ao que você vende ou oferece. Tente criar conteúdo que atenda às expectativas de seus clientes. É uma boa ideia escrever artigos que ajudarão os usuários a resolver seus problemas, e excelente se a solução for seu produto ou serviço.

Cuide visualmente de seus artigos. Divida em pequenos parágrafos com títulos, listas com marcadores, citações, fotos chamativas e infográficos. Queremos que nossos usuários compartilhem seu conteúdo em suas redes sociais.

Adicione um CTA (Chamada para Ação), como “Gostou do artigo? Compartilhe!”. CTA é um botão ou texto que visa chamar o usuário a realizar uma reação específica, como compartilhar o artigo nas redes sociais.

Não se esqueça dos princípios de SEO: meta tags, descrições alternativas das imagens e linkagem interna. Somente a melhor qualidade em todos os aspectos permitirá que você alcance uma posição mais alta nos resultados da pesquisa.

Crie infográficos

Infográficos são uma maneira de apresentar informações visualmente. Na era da correria constante, as pessoas não querem ler texto, mas infográficos interessantes podem chamar sua atenção.

Infográficos são minha forma favorita e uma das maneiras mais eficazes de obter backlinks. A razão é simples: as pessoas gostam de compartilhar bons infográficos e quase sempre usam o link da fonte de origem. Hoje em dia, tudo deve ser fácil, e baixar o infográfico levaria tempo e esforço demais. Copiar e colar o link é muito mais fácil.

Você pode usar uma ferramenta simples e intuitiva como o Canva para criar infográficos ou baixar modelos gratuitos de plataformas de estoque,
Image by rawpixel.com on Freepik

Você pode usar uma ferramenta simples e intuitiva como o Canva para criar infográficos ou baixar modelos gratuitos de plataformas de estoque, como Freepik.com. O mais importante ao criar infográficos é colocar informações verídicas e cuidar de sua atratividade. Facilite o compartilhamento do seu infográfico usando plugins ou códigos prontos para colar no site. Lembre-se de que seu objetivo é obter um link para o seu site!

Artigos de convidados

A maneira inteligente de obter um link gratuito para o seu site é publicar seu conteúdo como artigos de convidados. Tente encontrar blogs que já tenham tráfego e estejam relacionados ao seu negócio. Entre em contato com o proprietário ou gerente e destaque o valor mútuo da cooperação com você. As chances de sucesso aumentam se eles já tiverem publicado artigos de convidados.

Uma regra geral para postagens de convidados é marcar o conteúdo externo com uma nota sobre o autor. É natural que os proprietários de sites enviem um boletim informativo ou adicionem uma postagem nas redes sociais informando sobre uma nova entrada no blog. Eles também mencionam o autor se for um artigo de convidado.

Cooperação com blogueiros

Você é um especialista ou especialista em algo? O que você oferece aos seus clientes? Muitos blogueiros querem entrevistar especialistas experientes em uma determinada área. Facilite o trabalho deles e seja o primeiro a entrar em contato. Ofereça uma entrevista ou um artigo conjunto. Se necessário, presenteie-o com seu produto ou serviço.

Estudo de caso

Apresente os resultados do seu trabalho bem-sucedido ou o estudo de caso do uso de seus produtos ou serviços. Mostre como você concluiu a tarefa e exiba os resultados do seu trabalho no seu site.

Ao criar um estudo de caso, tente deixá-lo o melhor possível. Fotos e infográficos chamativos, avaliações, o problema com o qual você estava lutando e, finalmente, dê a solução e as conclusões. Graças a esse método, você pode convencer seus clientes em potencial, pois eles verão os benefícios da cooperação. Um estudo de caso bem descrito também é uma maneira de obter backlinks de qualidade. É um tipo de conteúdo procurado por outros blogueiros e jornalistas.

Glossário

Hoje em dia, criar glossários de termos e definições está ganhando popularidade. Com essa ideia, você cria conteúdo magnético e valioso que pode ser facilmente citado e compartilhado pelos usuários.

Certifique-se de que suas definições sejam específicas, diretas e não muito longas. Pense em adicionar um botão para um compartilhamento rápido da definição com o link para a página de origem.

Certifique-se de que suas definições sejam específicas-. Pense em adicionar um botão para um compartilhamento rápido da definição com o link para
Image by Parveender Lamba from Pixabay

Catálogos de negócios

É uma maneira fácil e popular de obter links. Os catálogos contêm informações básicas sobre a empresa: nome, endereço, detalhes de contato, link para o site, fotos e uma breve descrição. Lembre-se de optar pela qualidade, não pela quantidade. Escolha diretórios valiosos moderados pelo administrador do site que não contenham spam.

Verifique se cada diretório possui conteúdo único otimizado para palavras-chave relacionadas ao seu negócio. Não duplique ou copie descrições, pois o conteúdo duplicado pode ser mais prejudicial do que útil. Leia nosso artigo para saber como evitar conteúdo duplicado.

Preste atenção nos tipos de links no diretório. Estamos falando, é claro, sobre backlinks com o parâmetro rel=”nofollow”. Se o link para o seu site não tiver esse parâmetro, seu site se beneficiará mais. Para saber mais sobre como construir bons links de SEO, confira este artigo.

Se o seu negócio opera localmente, adicione informações sobre ele em diretórios locais. Concentre-se nos catálogos com localização no mapa. Isso ajudará a aumentar a conscientização sobre a sua empresa na comunidade local. Você também pode adicionar a empresa a diretórios relacionados à sua indústria.

Marketing Boca a Boca

Uma boa ideia é obter links de fóruns online ao expressar opiniões sobre tópicos discutidos pelos usuários. Ao procurar lugares, preste atenção à qualidade, ao tráfego, ao status atualizado e à presença de moderação que evita spam.

Obter um link assim pode ser simples se você tiver uma conta em um determinado site com experiência e histórico. Adicionar links com uma conta recém-criada e sem histórico resulta na exclusão da postagem e, às vezes, até na proibição da conta. Primeiramente, torne-se conhecido na comunidade por meio de comentários especializados no fórum. Comente sobre tópicos interessantes para você, responda a perguntas e seja prestativo. Tente fazer isso com regularidade e da melhor forma possível.

Quando você publicar algumas respostas, poderá tentar inserir um link na próxima, comentando sobre um tópico relacionado à sua indústria. Claro, faça isso de maneira útil e prestativa, e envolva-o em bom conteúdo. O link deve resultar da postagem, não apenas de uma atividade com o objetivo de obtê-lo.

Resumo

Adquirir links externos é um elemento crucial e inseparável do SEO. Normalmente, é um processo caro, embora nem sempre seja o caso. Existem muitas maneiras gratuitas de obter seu link, mas é preciso investir tempo. Obtenha links regularmente, se possível de várias fontes. Em cada uma dessas maneiras, aja com sabedoria para manter uma boa classificação no Google.

O dinheiro economizado dessa forma pode ser usado com um efeito muito melhor, por exemplo, investindo em hospedagem VPS mais eficiente. Isso fará com que seu site funcione sem problemas e perfeitamente. A qualidade da hospedagem, o tempo de carregamento da página e a ausência de tempo de inatividade são tão importantes para o SEO quanto obter backlinks. Cuide disso escolhendo a hospedagem VPS da UltaHost.

Se você gostou deste artigo, vai adorar a plataforma de hospedagem UltaHost. Tenha suporte 24/7 da nossa equipe de suporte. Nossa infraestrutura foca em auto-escalabilidade, desempenho e segurança. Deixe-nos mostrar a diferença! Confira nossos planos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
3 aspects of link building

3 aspectos técnicos de construção de links gratuitos

Next Post
Keyword cannibalization

Como lidar com a canibalização de palavras-chave

Related Posts