Como lidar com a canibalização de palavras-chave

Keyword cannibalization
Shares

Existem várias maneiras de verificar se seu site está canibalizando palavras-chave. Neste artigo, você aprenderá também como lidar com isso.

Se você não tem certeza do que isso significa, leia nosso artigo anterior. Você irá descobrir se a canibalização de palavras-chave é boa ou ruim para o seu ranking de SEO.

Como detectar a canibalização de palavras-chave no site?

Monitoramento de posição de SEO

Este método consiste em verificar se a ferramenta de monitoramento de SEO mostra flutuações significativas de posição com a mudança da página de classificação.

Por exemplo, o produtor classifica para a mesma frase em seu site e na loja. Ambos estão no mesmo domínio. O produtor estabelece monitoramento separado para ambos os subdomínios. O que a ferramenta de monitoramento de SEO mostra? Grandes flutuações diárias de posição.

Elas resultam do fato de que o Google vinculou fortemente ambos os subdomínios entre si e exibe apenas um resultado por domínio. Um dia, a loja ocupa a liderança, e no outro dia, o site do produtor está na vanguarda.

Mas as alterações de URL nem sempre são um grande problema. Você deve verificar se os resultados da pesquisa não mostram dois endereços diferentes que trocam de lugar. É uma situação muito favorável para posições no top 3. Mas se ocupamos as regiões inferiores do primeiro 10, devemos considerar consolidar endereços para lutar por lugares melhores.

Alguns sistemas de monitoramento podem contar as aparições de páginas no chamado pacote de mapas. Quando a página inicial ainda não está posicionada, mas o cartão de visita da empresa aparece nos SERPs, podemos notar flutuações significativas nos gráficos.

Dica para você: defina o endereço da página inicial com parâmetros UTM no cartão de visita do Google. Com isso, você pode rastrear o tráfego gerado pelo cartão de visita da empresa.

Google Search Console

Para verificar se o site não está enfrentando a canibalização de palavras-chave, você também pode usar o Google Search Console. No painel lateral, selecione Desempenho, clique em “Novo” e selecione “Consulta”. Insira a frase-chave que lhe interessa. Lembre-se de selecionar a opção: “Consulta exata”. Caso contrário, a ferramenta mostrará todas as palavras-chave que contêm a frase fornecida.

O próximo passo é ir até a aba de página abaixo do gráfico. Idealmente, deve aparecer lá uma única URL da página. Se houver várias, você pode ter um problema com a canibalização de palavras-chave.

Para verificar se o site não está enfrentando a canibalização de palavras-chave, você também pode usar o Google Search Console
Image by Pexels from Pixabay

Devido à evolução na aparência dos resultados de pesquisa, vez ou outra há novidades e comodidades para os usuários. Infelizmente, o Google fazendo essas mudanças pensa nos usuários, não nos criadores.

Essas alterações podem tornar difícil analisar os dados fornecidos por ferramentas analíticas. Ter várias URLs para uma única frase nem sempre é um problema. A presença de sitelinks ou links no esquema de FAQ e a aparição de um cartão de visita do Google podem dar uma imagem errada da situação.

Ahrefs

Outra ferramenta que detecta com sucesso a canibalização de palavras-chave é o Ahrefs. Depois de inserir o endereço da internet do domínio e selecionar a opção Palavras-chave orgânicas no menu lateral, veremos um conjunto de palavras-chave para as quais o domínio é exibido. Esses dados podem ser exportados para um arquivo e processados em uma ferramenta separada ou ordenados pela coluna Palavra-chave e procurados aqueles que se repetem mais de uma vez.

Vale a pena prestar atenção às marcações adicionais ao lado das URLs. Pode acontecer que esses endereços apareçam como sitelinks ou a frase também exiba gráficos.

Screaming Frog

Você pode detectar uma parte significativa dos problemas com a canibalização de palavras-chave usando uma ferramenta de rastreamento de páginas como o Screaming Frog. Para detectar endereços potencialmente problemáticos, verifique a duplicidade das tags de título durante a indexação. Estas podem ser páginas de paginação, filtros, ordenação, resultados de pesquisa, etc. Especialmente as lojas online devem prestar atenção especial a esse tipo de página.

Operador de pesquisa

O Google permite visualizar os resultados de pesquisa sem filtrar pelo algoritmo. Para verificar se páginas semelhantes não competem por uma determinada frase, vale a pena digitar “&filter=0” na barra do navegador no final do endereço. É melhor complementar esta entrada com “&num=100” para poder exibir o número máximo de resultados na SERP em uma única página.

Então você poderá ver se alguma das subpáginas está escondida e bloqueando a página certa de ser promovida por alguns pontos no ranking.

Dica para você: Este método não funciona para consultas que exibem, por exemplo, a Amazon. Após desativar o filtro, acontece que há tantos resultados de um domínio que é impossível encontrar páginas que normalmente ficam entre as 20 melhores. Nesse caso, você pode usar um operador de pesquisa adicional e remover o domínio problemático (-example.com).

A canibalização de palavras-chave pode ser um problema significativo para alcançar altas classificações nos SERPs.
Image by Firmbee from Pixabay

Como lidar com a canibalização de palavras-chave?

A canibalização de palavras-chave pode ser um problema significativo para alcançar altas classificações nos SERPs. Existem várias maneiras de lidar com isso. Aqui estão algumas delas.

Combinação de subpáginas em uma

Se a canibalização de palavras-chave estiver ocorrendo com artigos semelhantes, pode ser interessante considerar a combinação deles em uma única postagem. A URL redundante deve redirecionar para a página correta (redirecionamento 301).

Remoção de categorias e tags desnecessárias

Reconstruir a estrutura de uma loja ou blog frequentemente tem um efeito positivo no problema de canibalização de palavras-chave. Ao criar uma estrutura de site bem pensada, você evita situações em que duas páginas são otimizadas para as mesmas frases. É bom lembrar de redirecionar os endereços excluídos para URLs semelhantes, e não para a página inicial, como muitas vezes acontece.

Tag canonical

Se a remoção de uma categoria ou visualização não for uma opção, vale a pena adicionar uma tag de link com os seguintes atributos à subpágina: rel=”canonical” e href=”https://exemplo.com/endereco-canonical”. Dessa forma, você sinaliza aos robôs que o conteúdo valioso que eles devem indexar pode ser encontrado em uma URL diferente.

Infelizmente, essa não é uma diretiva vinculativa e muitas vezes acontece de os robôs ignorarem essa instrução no código.

Tag Noindex

Adicionar uma meta tag com os atributos name=”robots” e content=”noindex” na seção head informa aos rastreadores para não indexar esta página. Você também pode aplicar o bloqueio no nível da resposta HTTP, adicionando o cabeçalho X-Robots-Tag.

Linking interno

O problema de canibalização também é resultado de uma vinculação interna inconsistente. Certifique-se de que âncoras com frases-chave semelhantes apontem para a mesma URL. É um erro vincular usando a mesma âncora – por exemplo, “bicicletas infantis” – para várias páginas diferentes: categorias, postagens de blog ou tags.

Se a página inicial coleta links em diferentes âncoras, pode acontecer que ela canibalize a categoria da loja.
Image by Gerd Altmann from Pixabay

Os links de domínios externos têm grande poder. Se a página inicial coleta links em diferentes âncoras, pode acontecer que ela canibalize a categoria da loja. Enquanto o número de links externos na correspondência exata deve ser limitado, aqueles que existem devem direcionar para uma subpágina dedicada.

Criação cuidadosa de novo conteúdo

Ao criar novos artigos ou subpáginas, vale a pena considerar se haverá canibalização de palavras-chave com aquelas já presentes no site. Se você se preocupa com essa situação, atualize o conteúdo previamente publicado em vez de criar algo novo.

Desotimização

Quando nada mais funciona e queremos que uma determinada subpágina permaneça no site por algum motivo, ela deve ser desotimizada. Isso significa realizar o processo oposto à otimização.

Você pode fazer isso alterando as meta tags, removendo frases-chave do conteúdo e limitando o número de links internos e externos. Todas essas atividades devem fazer com que uma subpágina pare de competir com outra por uma posição mais alta para uma palavra-chave ao longo do tempo.

O que você acha do nosso artigo? Sinta-se à vontade para expressar sua opinião nos comentários.

Você acha que o conteúdo que criamos é profissional? Não precisa ser falsamente modesto, você está certo. Tudo o que a UltaHost faz é profissional. Então, se você deseja uma boa classificação de SEO, precisa começar com serviços de hospedagem profissionais. Escolha a plataforma de hospedagem UltaHost. Obtenha suporte 24/7 de nossa equipe de suporte. Nossa infraestrutura focada em dimensionamento automático, desempenho e segurança. Deixe-nos melhorar sua posição de SEO! Confira nossos planos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
link building strategies

8 estratégias gratuitas e eficazes de construção de links

Next Post
Your own side project

Por que você deve ter seu próprio projeto paralelo?

Related Posts