O que Você Deve Saber sobre FTP?

Shares

Então você já tem um servidor de hospedagem, e quer começar seu primeiro site. Você já tem um plano, um sitemap, e os gráficos necessários, mas afinal, como colocar tudo isso num servidor? A resposta é simples, você vai precisar usar FTP. Não sabe oque é? Vem comigo que nesse artigo eu vou te mostrar tudo que você precisa saber sobre FTP!

O Que é FTP?

Vamos começar explicando a abreviação, que por sinal já diz muito. “FTP” é a abreviação de File “Transfer Protocol”. É usado para trocar arquivos entre duas partes: você consegue transferir arquivos entre dois servidores, dois computadores, ou entre um computador e um servidor. E carregar os arquivos do seu site para um servidor usando FTP será seu próximo passo na criação do seu site.

O servidor FTP é similar a diretórios de arquivos. Os arquivos são organizados em pastas separadas para facilitar a organização e ajudar você a encontrar o que precisa. Para usar o “File Transfer Protocol” você precisa de um programa específico, o FTP client.

Antigamente, para usar um cliente FTP, o usuario tinha que escrever linhas de código. Porém hoje em dia, existem formas mais fáceis, com interface gráfica e funcionalidades de arrastar e soltar

Uma coisa interessante sobre o protocolo FTP é que ele não tem restrições sobre o tamanho e o tipo do arquivo, então você pode transferir desde arquivos .txt com apenas alguns KB, até um arquivo mpeg com 2GB. O protocolo FTP usa um Protocolo de Controle de Transmissão (TCP) pelo modelo TCP/IP para permitir a transferência bidirecional de arquivos.

Tipos de FTP

FTP

A origem do FTP se data desde os anos 70, então ele é consideravelmente velho. A conexão com o servidor é segura, porém o envio dos dados não é criptografado, então quer dizer que pessoas não autorizadas podem interceptar no envio desses dados. Durante esses anos, a internet mudou e cresceu, e com isso, o FTP também precisou mudar e se adaptar. E para lidar com essas fraquezas, os desenvolvedores criaram o FTPS e o SFTP.

FTPS – FTP Seguro

O FTPS é uma versão segura do protocolo FTP. Além da segurança fornecida no protocolo FTP, ou seja, a necessidade de fornecer dados de acesso ao conectar-se ao servidor, implementa criptografia. Com o FTPS durante a transferência dos arquivos entre o cliente e o servidor FTP existe uma camada de segurança que criptografa todos os dados.

O FTPS usa protocolos de criptografia: Transport Layer Security (TLS) e o Secure Sockets Layer (SSL). Eles previnem os seus dados de serem acessados por pessoas não autorizadas.

SFTP – SSH FTP

SFTP significa “SSH File Transfer Protocol” ou “Secure File Transfer Protocol”. Como FTPS, o SFTP foi criado para proteger os dados transmitidos entre o client FTP e um servidor FTP. Para isso, ele usa um algorítimo de criptografia que protege suas informações. Para aumentar ainda mais a segurança do seu espaço FTP, é possível introduzir um sistema de autenticação por ID e senha: este sistema é uma chave SSH.

As informações permanecem ilegíveis durante todo o processo de transmissão de dados por meio do SSH seguro e da sincronização de pastas. Por sua vez, as chaves SSH impedem o acesso não autorizado aos arquivos do site ou sites hospedados no servidor FTP. Portanto, SFTP é o protocolo mais seguro para transferência de dados entre um cliente FTP e um servidor FTP. Você pode usá-lo para transferir informações de alta prioridade, pessoais ou financeiras.

Servidores Regulares e Especializados

Existem dois tipos de servidores, os regulares (universal) e os especializados. O universal tem todo os tipos de arquivos, já o especializado serve somente serviços específicos.Os servidores de aplicativos são um bom exemplo – eles executam programas no lado do servidor. Outros exemplos são e-mail, comunicação e servidores de jogos online.

Oque caracteriza eles é a estrutura otimizada para os propósitos especificos de cada um. Um servidor regular é tecnicamente o mesmo que um espcializado. São os mesmos dispositivos, a única diferença são os arquivos que cada um contém e o software que cada um usa.

Como baixar e enviar arquivos para o servidor?

Antes de tudo, você precisa ter acesso ao servidor. Assim, você pode usar um software para se conectar ao servidor – um FTP client. Os dois progamas FTP mais usados são o FileZilla(Open-source para Windows ou Linux) e o Cyberduck (Grátis para usuários MacOS)

Para fazer login em seu espaço de armazenamento FTP, você precisa do seguinte:

  • ID de usuário FTP ou nome de usuário SSH ativo;
  • a senha atribuída a eles;
  • Endereço do servidor FTP;
  • a porta que conecta ao servidor.

Uma vez instalado e iniciado, o Programa FTP vai mostrar uma tela de login permitindo você a entrar com seus dados e acessar o serviço de hospedagem.

Seja qual for o seu software de FTP, ele conecta seu computador ao servidor FTP. Para criar um site ou gerenciar a estrutura de seu futuro aplicativo, copie os documentos que deseja importar. Você também pode transferi-los da interface do usuário para o servidor FTP arrastando e soltando-os.

quando você transferir todos os seus dados e tranfesrir para o servidor de hospedagem do seu site, você pode hospedar na internet. Dessa forma, sua interface, e sites será acessível para usuários na internet, assim como todo o conteúdo hospedado no diretório “public_html” do seu servidor virtual.

Qual cliente FTP é o melhor?

Como eu já mencionei, o melhor software gratuito para windows e linux é o filzezilaa, enquanto o melhor comercial é o Total Commander. Mas então, qual você deve usar?

O FileZilla é uma aplicação dedicada ao gerenciamento dos servidores FTP, tem um painel gráfico simples que te ajudar a operar as funções necessárias no servidor FTP. Ele suporta conexões via protocolos FTP, SFTP e FTPS com todas as suas funções.

O FileZilla te permite transferir arquivos entre seu computador e o servidor do arquivo, sem muito esforço apenas arrastando e soltado. Ele permite a sincronização completa de arquivos, comparando-os entre diretórios locais e de rede, e permite a comunicação entre servidores. Se você apenas precisa de um client FTP para upload seus arquivos para seu server, não tem nenhuma necessidade de pagar por qualquer solução paga; Filezilla é totalmente suficiente

Se, por outro lado, além do acesso FTP, você deseja gerenciar arquivos e diretórios também em seu computador, você deve escolher Total Commander. Possui amplas possibilidades e muitas funções e, além disso, você pode ampliá-las com plugins.

Aposte em segurança

Se você se preocupa com a segurança, você irá encontrar o melhor servidor de hospedagem aqui na UltaHost. Se você escolher um VPS, VDS ou um servidor dedicado, você vai receber o maior nível de segurança. você pode transferir arquivos via SSG ou protocolo SFTP – ambos te oferecem um alto nível de segurança e te ainda te permite acessar o seu servidor e webiste para executar tarefas operacionais.

Quando o assunto é transferência de dados criptografados, a UltaHots te garante Firewall dedicado, Certificados SSL – ambos com opções grátis e pagas, e com muita segurança no login. Você irá usar autenticação de dois fatores quando estiver logando; ela detecta tentativas suspeitas de logins e te enviar notificações para manter sua conta e servidor seguros

A segurança online da UltaHost preserva a reputação do seu site protegendo todos os dados dos seus visitantes de cyber ataques, golpes ou Malware.

Mas a UltaHost não é apenas uma Plataforma de hospedagem segura. Também te proporcionará um suporte 24H, uma infraestrutura poderosa, preços imperdíveis e muito mais! Veja nossos planos!   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
Free SSL Vs Paid SSL Certificate: Which is Best for You?

SSL Grátis VS SSL Pago – Qual é o Melhor para Você?

Next Post
Comparison Site5 and UltaHost

Comparação Site5 vs UltaHost – Fornecedores de Hospedagem

Related Posts