Por que é Importante Criar Conteúdo Atrativo nas Meta Descrições?

Create a Compelling Meta Description
Shares

Às vezes, mesmo com uma classificação elevada para palavras-chave importantes, o tráfego de um site pode não ser satisfatório. Os criadores de sites às vezes esquecem de criar um resumo de página atraente, embora desempenhe um papel crucial na melhoria da taxa de cliques (CTR). Neste artigo, vou explicar o que é e por que vale a pena preparar uma descrição única para o seu site.


O que é a meta descrição?

A meta descrição é uma breve descrição do conteúdo de uma página exibida nos resultados de pesquisa orgânicos. Seu objetivo é atrair usuários para visitar seu site e aumentar o número de cliques. A maioria dos sistemas de gerenciamento de conteúdo permite editar essa tag diretamente no código HTML ou por meio de funcionalidades no painel de gerenciamento do site. No WordPress, você pode usar o plugin Yoast SEO.

As meta tags, como títulos e descrições, são elementos HTML definidos na seção de cabeçalho de uma página marcada com as tags <head> </head>. O Google afirmou oficialmente que a meta descrição não afeta a classificação de uma página nos resultados de pesquisa. No entanto, isso não significa que seja irrelevante.

O SEO determina a ordem de classificação nos resultados dos motores de busca, mas é o usuário quem decide qual link clicar. É aí que a meta descrição desempenha um papel crucial.


Por que vale a pena definir uma meta descrição?

Uma meta descrição apropriada pode afetar o desempenho de um site de várias maneiras. Neste caso, o fator comportamental é significativo. Pense na descrição da página como um breve slogan publicitário que visa chamar a atenção do potencial cliente e influenciar sua decisão de clicar.

A lista de resultados de pesquisa consiste em poucos elementos. Você encontrará apenas o endereço do site, o título e a meta descrição. Tendo a capacidade de configurar seu título e descrição para aparecerem nos resultados de pesquisa, é importante maximizar seu potencial.

Descrições de meta bem elaboradas devem descrever com precisão o conteúdo da página e fazer com que os usuários a considerem como a melhor correspondência para sua consulta. Descrições geradas automaticamente pelo Google podem não atrair potenciais clientes.

Embora a meta descrição não tenha um impacto direto no SEO, ela pode ter uma influência indireta. Um resumo bem elaborado impactará positivamente no aumento da taxa de cliques (CTR). Os bots do Google interpretam uma CTR mais alta como um sinal de que sua página está bem relacionada à consulta e a posicionam mais alto nos resultados de pesquisa.


Onde você deve priorizar configurar a descrição?

Se você gerencia um pequeno site em hospedagem compartilhada, criar meta descrições únicas para cada subpágina não será um problema significativo.

As complicações surgem ao lidar com um site grande e complexo, onde criar meta descrições para cada subpágina seria uma tarefa demorada. Nessa situação, concentre-se primeiro em alguns tipos de páginas dentro do site.

Configurar uma meta descrição única visa influenciar o comportamento do usuário e melhorar a taxa de cliques (CTR) das visualizações de páginas nos resultados de pesquisa. Uma abordagem prática é criar descrições convincentes em páginas com alta classificação e tráfego existente para obter resultados rápidos e eficazes.

Páginas com pouco conteúdo

Descrições automaticamente geradas com base no conteúdo de uma página fazem mais sentido quando ela é extensa e de alta qualidade. No entanto, descrições para páginas com pouco conteúdo podem ser confusas para os usuários; elas podem conter apenas cabeçalhos, informações de contato ou detalhes sobre o uso de cookies. Portanto, em tais subpáginas, é aconselhável criar a meta descrição manualmente.

Descrição da Página Inicial

A página mais significativa deve ter uma meta descrição atraente definida, a qual será exibida, entre outros lugares, quando alguém compartilhar sua página em mídias sociais.

Páginas de Categoria

Páginas de categoria e ofertas geram um tráfego valioso, então faça todo o esforço para garantir que elas alcancem uma posição o mais alta possível nos resultados de pesquisa orgânica e se destaquem entre outras ofertas competitivas. Um elemento que pode fazer a diferença a seu favor é uma meta descrição atraente.

Páginas de Produtos

Um potencial cliente em busca de um produto específico pode se deparar com várias lojas com a mesma oferta. Você pode aumentar as chances de os clientes escolherem seu site criando meta descrições únicas. Elas devem destacar as vantagens do produto e da loja.


Como escrever boas meta descrições?

Não há um modelo perfeito e universal para criar meta descrições que possa ser aplicado a todas as páginas da web. O resumo da página varia dependendo da indústria, tipo de página ou intenção de pesquisa. No entanto, existem regras simples a seguir ao preparar um resumo de página atraente.

Tamanho das meta descrições

O comprimento da própria meta descrição não é limitado, e você pode encontrar muitos exemplos online em que o conteúdo excede significativamente a contagem de caracteres recomendada. Os motores de busca determinam a largura apropriada para as descrições, e cabe a você escrever textos que se ajustem e sejam totalmente exibidos.

Uma descrição que ultrapassa o comprimento permitido não é considerada um erro, mas o mecanismo de busca a cortará. No passado, o Google exibia descrições de até 320 caracteres. Atualmente, o comprimento máximo para uma meta descrição exibida é de aproximadamente 150-160 caracteres.

A contagem de caracteres expressa no comprimento da descrição da página é imprecisa porque caracteres individuais podem ter larguras variadas e ocupar mais espaço. Os motores de busca analisam a largura da descrição da página em pixels. Em dispositivos desktop, a Pesquisa Google tem uma largura máxima de 980px, enquanto em dispositivos móveis, é de 680px. Isso se traduz em aproximadamente 120 caracteres.

Você pode encontrar muitos sites online que permitem baixar o título e a descrição de uma página e verificar se eles serão exibidos corretamente nos resultados de pesquisa.


Um servidor virtual desse tipo fará com que seu site carregue mais rapidamente, o que é um fator crucial de classificação para o Google, mas a localização física do servidor também funcionará a seu favor.


Concisão e uso de palavras-chave

As meta descrições devem ser específicas e concisas. Devido ao comprimento limitado, vale a pena colocar as informações mais relevantes sobre a página e a palavra-chave principal no início da descrição. Por que incluir uma palavra-chave se ela não influencia nas classificações?

Depois que um usuário insere uma palavra-chave específica no campo de pesquisa, o Google a destaca nas descrições dos resultados para ajudar a encontrar resultados relevantes. A presença de palavras-chave na descrição da página não afeta diretamente a posição de classificação, então evite sobrecarregar com várias palavras-chave. Concentre-se na melhor e na legibilidade da descrição.

Originalidade e alinhamento com o interesse do usuário

Uma descrição única da página pode atender melhor às expectativas do usuário. Os usuários podem estar procurando por informações, comparando preços ou buscando produtos específicos. Quando sua meta descrição está alinhada com a consulta deles, isso convence os usuários a considerarem seu site valioso e os incentiva a explorar o conteúdo mais a fundo.

A presença de descrições duplicadas e não relacionadas a uma subpágina específica é desinteressante do ponto de vista do usuário. Os usuários que estão navegando na lista de resultados de pesquisa devem ver que sua página atende melhor às suas expectativas.

Cuide da singularidade e escreva uma meta descrição que possa chamar a atenção do seu usuário em potencial

Chamada para ação

Ao incluir uma chamada para ação (CTA), você está se dirigindo diretamente ao usuário da internet e sugerindo o que eles devem fazer. Chamadas para ação como “Confira a oferta”, “Peça agora” ou “Clique e veja” são atraentes, mas você tem a oportunidade de abordar o tópico de forma mais individualizada.

Considere o que os usuários estão procurando e gere interesse deles usando uma chamada para ação criativa. Dependendo do tipo de conteúdo na subpágina específica, você pode incentivar os usuários a ler o artigo completo, verificar a lista de preços ou fazer um pedido para o produto que estão procurando.

Palavras poderosas

Você pode incorporar palavras poderosas para fortalecer a mensagem. É uma maneira de chamar a atenção do usuário e se destacar dos outros resultados de pesquisa, impactando a taxa de conversão. Exemplos de adjetivos descritivos usados para fortalecer a mensagem em meta descrições incluem: grátis, mais recente, abrangente, atual ou mais barato.

Ao usar palavras como “entrega grátis”, “disponível agora”, “produto revolucionário” ou “última coleção”, você aumenta as chances de alcançar o usuário. Você também pode apelar para os sentidos descrevendo o aroma, sabor ou aparência de um produto.

Emojis e símbolos

Uma meta descrição deve interessar o usuário com seu conteúdo, mas também chamar a atenção visualmente. Emojis estão se tornando cada vez mais populares, pois sem dúvida ajudam a se destacar. Você pode combiná-los ao conteúdo ou usar elementos universais como ✅, 👉🏻 ou ⭐.

Adicionar emojis em meta descrições vem com alguns riscos. Incluir emojis carrega certo risco, pois eles podem não ser exibidos corretamente nos resultados dos motores de busca. Isso pode tornar a descrição menos legível, afetando a percepção dos usuários.

O problema pode surgir devido ao tipo de dispositivo do usuário, tipo ou versão do navegador da web e o próprio mecanismo de busca. No entanto, apesar desses fatores, muitas pessoas assumem o risco e incorporam emojis em suas meta descrições.

Uma alternativa poderia ser símbolos HTML, que parecem ser uma opção mais segura. Com símbolos HTML, você tem muitos tipos de setas, estrelas e outros elementos disponíveis para aprimorar a meta descrição. Você pode encontrar uma lista deles no site w3schools.com.


Por que o Google não exibe minha meta descrição?

O Google pode adaptar a descrição do site e apresentá-la da maneira que considerar mais útil para os usuários. Uma boa meta descrição pode aparecer em sua versão original nos resultados de pesquisa, mas a avaliação final da qualidade da descrição fica a cargo dos algoritmos.

Descrições off-topic

Quando a descrição de uma página não tem relação com o seu conteúdo, o Google exibe o trecho mais relevante da subpágina. O mesmo ocorre quando um proprietário define uma única meta descrição para todo o site.

Uma prática ainda pior é tentar manipular a descrição para atrair usuários, o que inicialmente pode parecer eficaz. Tais ações não trarão benefícios duradouros; a longo prazo, seu site pode perder posições nas classificações do Google.

Se você cometer alguns erros ao elaborar sua meta descrição, o Google ignorará seu texto e gerará um automaticamente

Usuários insatisfeitos que saem rapidamente do site porque não encontraram a informação que estavam procurando contribuem para uma taxa de rejeição aumentada. Isso é outro fator de classificação que pode trabalhar contra você nesse caso.

Demasiadas palavras chave

Embora não tenha influenciado as classificações nos resultados de pesquisa por quase 15 anos, ainda é possível encontrar muitos sites com meta descrições repletas de palavras-chave. O enchimento excessivo de palavras-chave é uma prática inaceitável pelo Google, que não faz sentido e pode causar mais prejuízos do que benefícios.


Conclusão

Embora o conteúdo da meta descrição não impacte diretamente nas classificações dos motores de busca, possui um valor significativo na otimização do site. A meta descrição influencia principalmente o comportamento do usuário, pois um resumo envolvente pode atrair usuários para clicarem no seu link. Ao seguir algumas diretrizes simples, você pode criar uma descrição marcante que o destaque em relação aos concorrentes.

Criar uma descrição poderosa não exige muito esforço, então vale a pena dedicar um tempo para preparar meta descrições para suas páginas importantes.

Se você gostou deste artigo, então você vai adorar a plataforma de hospedagem da UltaHost. Compre hospedagem web amigável para SEO, obtenha suporte 24/7 da nossa equipe de suporte e um domínio gratuito. Nossa infraestrutura avançada foca em autoescalabilidade, desempenho e segurança. Deixe-nos mostrar a diferença! Confira nossos planos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
How to Get Subscribers to the Newsletter

Como conseguir subscritores para a Newsletter?

Next Post
WordPress cookies plugins

Backup do WordPress – algo que você deve fazer!

Related Posts