Mas afinal de contas, oque é canibalização e como lidar com isso? Nesse artigo, você vai entender mais sobre esse problema que faz que muitos sites fiquem com os resultados de SEO prejudicados.
Após a leitura, você será capaz de identificar esse problema e tomar medidas para redução ou eliminação desse problema.
O que é a canibalização de palavra-chave?
A canibalização de palavra-chave ou “Keyword cannibalization” é um problema que ocorre quando várias páginas do mesmo site competem pelo mesmo conjunto de palavras-chave ou frases-chave. Isso significa que as páginas podem acabar se canibalizando, ou seja, competindo entre si pelos mesmos termos de pesquisa, o que pode resultar em uma diminuição do tráfego orgânico e da classificação de pesquisa para essas palavras-chave.
Por exemplo, se uma empresa tem várias páginas relacionadas a um mesmo assunto, e cada uma delas usa a mesma palavra-chave principal, isso pode fazer com que o Google não saiba qual página é a mais relevante para essa palavra-chave, e assim acabar reduzindo o posicionamento de todas as páginas envolvidas.
O que o Google diz?
Em 2018, um usuário do Reddit questionou o John Mueller sobre essa prática e o seu impacto no ranking.
Como o Keyword canibalization é visto pelo Google? As pessoas acreditam que ter várias páginas sobre o mesmo tópico confunde os mecanismos de pesquisa e prejudica seu ranking.
Usuário do reddit
O usuário recebeu essa resposta:
Se você tem muitas páginas com o mesmo conteúdo, elas vão competir entre si. É como se fosse um monte de crianças brigando pelo mesmo lugar na fila, vira uma grande bagunça. Pessoalmente, eu prefiro poucas páginas, mas fortes, do que várias fracas. Não prejudique o valor do seu site.
John Mueller
Como nós já suspeitávamos, o algorítimo do Google parece não gostar de conteúdo duplicado. Agora, vamos ver quais são os principais motivos disso acontecer.
Razões para a canibalização de palavras-chave
Como já discutimos, a canibalização de palavras-chave afeta sites que oferecem conteúdo semelhante com uma intenção semelhante. Especialmente quando eles são otimizados para a mesma palavra-chave ou têm páginas duplicadas – criadas intencional ou inconscientemente pelo CMS. A canibalização também é causada por inconsistências na vinculação interna e externa, erros técnicos ou uma estrutura de informações projetada incorretamente do portal, ou loja online. Vejamos cada caso separadamente.
Presença de páginas temáticas no site
A um tempo atrás, os especialistas de SEO recomendavam a criação de sub-páginas com o conteúdo otimizado para a mesmas palavra. Eles falavam isso porque o Google às vezes “linkava” as sub-páginas dentro do domínio e depois colocavam eles no topo das SERPs.
Como você pode imaginar, essa prática podia resultar em um aumento orgânico nos resultas. . Atualmente, após várias mudanças nos algoritmos do Google – incluindo o Site Diversity Update – tal situação é incomum, embora ainda aconteça.
Conteúdo Duplicado
A duplicação de conteúdo ocorre quando ambas sub-páginas analisadas diferem (um pouco) apenas no conteúdo. Essa situação acontece mais em lojas online que oferecem produtos em diferentes variantes ou cores. Criar várias sub-páginas para o mesmo produto pode fazer com que eles briguem por um lugar mais alto nos resultados de busca.
O título ou tag da página é um dos principais fatores para um bom ranking. Na minha opinião, esse é o melhor momento para a sua palavra-chave ficar exposta, e o Google conseguir identificar o conteúdo. Infelizmente, é comum criar várias páginas com o mesmo título no site. Se você der uma pesquisada, consegue até encontrar sites com páginas oficiais cheias de títulos duplicados.
Esta poderia ser a causa da canibalização de palavras-chave? Claro. Embora o Google considere outros fatores, em primeira instância, ele não vai complicar o trabalho do robô, logo, se um site tem conteúdos duplicados (principalmente títulos) ele vai ser prejudicado pela canibalização.
Link interno inconsistente
Outro pecado capital – quando se trata de canibalizar palavras-chave – é a falta de consistência nos links internos. O exemplo é criar links para páginas diferentes usando as mesmas âncoras. Os textos nos links são uma dica para os robôs sobre o que esperar do outro lado do hiperlink. Se não formos consistentes e guiarmos o robô para duas páginas diferentes usando a mesma frase, podemos experimentar flutuações significativas na posição da página.
Link externo inconsistente
Tal como nos links internos, também na aquisição de backlinks, pode ocorrer que as mesmas âncoras direcionem para várias sub-páginas. Se quisermos evitar a canibalização, devemos analisar minuciosamente o perfil do link.
As tags canônicas apontam para um URL representativo entre muitos semelhantes. Eles sempre devem ser usados, apenas para evitar a indexação de subpáginas quase idênticas. Esse problema é visível no comércio eletrônico, onde as empresas usam a classificação ou filtragem de produtos em uma categoria. Como resultado, obtemos várias páginas com conteúdo semelhante que competirão entre si se não forem marcadas com um link para a página canônica (rel = canonical).
Canibalização entre subdomínios
Um tipo interessante de canibalização de palavras-chave ocorre quando o Google vincula o domínio e o subdomínio tematicamente. Não muito tempo atrás, criar uma loja online para o site de um produtor em um subdomínio resultava no aparecimento de ambos os endereços para a mesma palavra-chave nos resultados da pesquisa.
O subdomínio e o domínio foram tratados como duas entidades separadas. A Atualização de Diversidade de Sites e outras mudanças nos algoritmos significavam que agora com um link temático forte, as URLs dentro de um subdomínio seriam consideradas parte integrante do domínio. De acordo com a regra de um link por domínio, o Google exibirá o melhor site.
Há, é claro, exceções a essa regra. No entanto, será mais vantajoso para o site ter um site bem otimizado do que uma dúzia de sites de baixa qualidade.
Estrutura de informação incorreta
Grande parte da canibalização é causada pela estrutura inadequada de informações na página. Muitos erros fazem você lutar por altos cargos consigo mesmo. Por exemplo, tags que se sobrepõem a categorias ou entre si. Também categorias semelhantes em diferentes áreas do mesmo e-commerce ou um grande número de tags que retornam os mesmos resultados. Esta situação diz respeito principalmente a lojas online e blogs extensos.
Efeitos da canibalização de palavras-chave
Já sabemos por que a canibalização pode aparecer em seu site. Agora vamos dar uma olhada nos efeitos que ela traz.
- Posições fracas – se houver várias subpáginas dentro do domínio otimizadas em um nível semelhante para as mesmas palavras-chave, elas competirão entre si. Como resultado, podemos não ver nenhuma de nossas páginas no Top 10.
- Menos tráfego – como seu site não aparecerá em posições altas, o tráfego orgânico será baixo. Isso afetará a conversão e os lucros.
- Altas flutuações de posição – o site aparecerá na liderança por um dia, apenas para ultrapassar os 100 primeiros em um momento. Como você pode imaginar facilmente, o tráfego orgânico para essa subpágina não será satisfatório mensalmente.
Conclusão
A canibalização de palavras-chave é um fenômeno extremamente negativo. Contribui para diminuir o CTR ou alcançar posições abaixo do esperado. Há casos, porém, em que ter dois resultados na liderança lhe dará uma enorme vantagem sobre a concorrência. Portanto, antes de partir para a ação, é extremamente importante analisar o fenômeno e ver se é verdade que a canibalização de palavras-chave é um problema em nosso caso.
Se você gostou deste artigo, então vai adorar a plataforma de hospedagem da UltaHost. Tenha suporte 24/7 da nossa equipe. Nossa infraestrutura poderosa foca em escalabilidade e eficácia, desempenho e segurança. Verifique nossos planos!