A Importância da Acessibilidade na Web

The Importance of Web Accessibility
The Importance of Web Accessibility
Shares

Você quer ter um site com mais acessibilidade para seus usuários? Quer transformar ele um lugar acessível para todos?

De primeira vista, ‘Acessibilidade na Web’ parece muito simples e direto, mas o assunto é mais completo do que aparenta ser

A “World Wide Web” (WWW) foi criada em 1989 pelo Tim Berner-Lee. E o primeiro site publicado foi em 1991 pelo CERN(European Organuzation for Nuclear Research) e desde então só vem crescendo a quantidade de sites surgindo na internet.

A “World Wide Web” foi desenvolvida para pessoas que não tem nenhum tipo de deficiência visual, auditiva ou que usam dispositivos auxiliares. Ela de fato, não foi projetada para todos.

A Acessibilidade na Web é a prática de fazer o seu conteúdo na web acessível para pessoas com deficiência visuais, auditivas, cognitivas e físicas. Essa prática inclui remover as barreiras de acesso, promovendo um conteúdo alternativo. Essa prática também inclui o uso de tecnologias que permitem a navegação independente e a interação com o site.

Acessibilidade Web não é só sobre ter certeza que um site é compatível com pessoas com algum tipo de deficiência visual ou motora. Você também tem que pensar nas pessoas com deficiência cognitivas e auditivas. Ela garante que todas as pessoas possam usar a internet e suas ferramentas sem nenhum tipo de limitações, e tenham a mesma experiência que todas as outras ao acessar seu site. Se trata de fornecer as mesmas informações e oportunidades a todos.

Ela é uma parte importante da internet que não pode ser ignorada. É um equívoco comum achar que todas as pessoas com deficiência usam leitores de tela e outras tecnologias assistivas. No entanto, muitas pessoas com deficiência só querem poder acessar o mesmo conteúdo que todos os outros. A importância da acessibilidade na web é evidente pelo fato de que mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo tem uma deficiência. A acessibilidade tornou-se um padrão para todos os sites e existem regulamentos que exigem que as empresas tornem seus sites acessíveis a todos.

O World Wide Web Consortium (W3C) desenvolveu uma seção de orientações para ajudar os desenvolvedores a criarem sites acessíveis a todos, independente da sua habilidade física, linguística ou local. Essas orientações estão disponível para todos usarem. Esses padrões são chamados de “Web Content Acessibility Guidelines” ou WCAG 2.0 Level AA – Que significa que eles são compiladores” Double A” (ou “AA”). As diretrizes recomendam diferentes níveis de conformidade, dependendo das necessidades da deficiência de um indivíduo; no entanto, elas não têm nenhuma forma específica para serem organizadas. Existem recomendações sobre como tornar os sites acessíveis a todos os usuários, incluindo aqueles com deficiências, como cegueira ou baixa visão, surdez, perda auditiva, dificuldades de aprendizagem, etc.

Existem muitos tipos de deficiências que podem dificultar o uso da Internet. Alguns exemplos são cegueira e daltonismo, surdez e perda auditiva, dislexia, deficiência física ou deficiência de mobilidade e deficiência cognitiva, como autismo ou deficiência intelectual.

A internet tornou-se parte integrante de nossas vidas e é importante que a web seja acessível a todos, independentemente de suas habilidades. A acessibilidade na Web garante que as pessoas com deficiência possam usar a Internet igualmente, independentemente de suas limitações ou deficiências. Existem mais de 1 bilhão de sites hoje, o que significa que existem milhões de maneiras para os indivíduos encontrarem informações na Internet, mas também significa haver uma grande lacuna para permitir o acesso a pessoas com deficiência que devem ser preenchidas.

A Web Accessibility Initiative(WAI) é uma colaboração internacional para fazer com que pessoas com deficiência possuam acessibilidade ao navegarem na internet. A WAI fornece ferramentas de instruções, e recursos para ajudar organizações a desenvolverem um conteúdo na web que seja acessível a todos.

E a pergunta que não quer calar é, “Como dono de um site, por que eu devo me preocupar com isso?”. Se o seu foco é deixar seu site mais amigável, fácil de usar e acessível, você não vai pensar duas vezes em aderir uma opção que melhora a experiência de todos os usuários do seu site. Agora, se você optar por não ter um site acessível a todos, existem um monte de casos de empresas processadas porque seus sites não eram acessíveis.

Aqui estão algumas dicas sobre como cumprir as leis de acessibilidade na Web:

  • Fácil de Ler: O Conteúdo do seu site, especialmente o que estiver em forma textual, deve ser compreensível e fácil de ler. Para os visitantes com deficiência visual, isso é uma ação muito importante a se tomar, já que eles provavelmente vão estar usando um leitor de tela. Essa dica é mais importante ainda se você é proprietário de um site comercial.
  • Fácil de Operar: Todos os links do seu site, ações e quaisquer tipos de interações disponíveis para o usuário fazer devem estar claras e acessíveis. Não deve haver nenhum elemento em seu site que impeça uma pessoa com deficiência de usá-lo da mesma forma que uma pessoa capaz o usaria. Por exemplo, não deve haver vídeos ou imagens fortes e brilhantes, pois isso pode causar danos a pessoas epilépticas.
  • Fácil de entender: isso também remete ao primeiro ponto. Todo o conteúdo do seu site, seja texto ou visual, deve ser fácil de entender, e que faça sentido para um leigo. Para um site comercial, não deve haver significados ocultos ou termos de serviço que seu visualizador não possa encontrar ou ver claramente.
  • Igualdade: Isso significa que seu site deve fornecer a mesma experiência para uma pessoa com deficiência e para uma pessoa capaz. Como resultado, seu site seria considerado acessível e conveniente para pessoas com deficiência.

Você pode ver mais detalhes sobre as diretrizes aqui.

Achou esse artigo útil? Continue lendo nosso blog para mais conteúdos como este!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
SEO writing tips for content optimization

SEO Writing: 3 Dicas para Otimização de Conteúdo

Next Post
Top 5 Linux Distributions for your VPS server

As 5 Melhores Distribuições Linux para o Seu VPS

Related Posts