SEO Writing: 3 Dicas para Otimização de Conteúdo

SEO writing tips for content optimization
Shares

Nem todo Copywriter consegue criar um conteúdo SEO otimizado. Seguindo nossas dicas de SEO para escritura de conteúdo, o valor do seu site aumentará perante aos seus usuários e ao Google. Se você seguir todas nossas dicas, eu te garanto que você irá atrair mais pessoas para seu site, apenas produzindo um conteúdo de qualidade.

Por que é tão importante criar um conteúdo SEO Otimizado?

Criar um conteúdo agradável para o SEO, significa falar sobre tópicos que são interessantes para o seu público.

Hoje em dia, os mecanismos de buscas se esforçam cada vez mais para fornecer resultados mais específicos para os usuários, tais como respostas mais detalhadas, significados de frases, etc. E a mais nova atualização pode confirmar isso:

  • O BERT do Google ajuda o mecanismo de busca a determinar o significado das palavras perante o contexto da frase. A implementação desse algoritmo permitiu que o Google encontrasse resultados de pesquisa mais relevantes e que os usuários fizessem consultas mais naturais.

Por exemplo, antigamente a busca por: “Livros de Matemática para adultos” exibiria um livro para alunos do 6º ao 8º ano no topo dos resultados, oque de fato, não faria muito sentido com a busca. Após o lançamento do BERT, fazendo a mesma pesquisa, o livro “Matemática para adultos” apareceria em primeiro lugar nos resultados.

Essa grande atualização foi feita por meio de atualizações iterativas do “Core Updates”, que melhoraram a qualidade da SERP conforme a intenção, experiência e autoridade do conteúdo.

Dica 1: Liste e Pesquise palavras-chave apropriadas para a otimização SEO.

Quando estiver pensando em começar a escrever um conteúdo SEO otimizado, antes de qualquer coisa você deve criar um “Semantic Core” (Lista de palavras e frases-chave).

Consultas de palavras-chave ainda te um papel importantíssimo, embora o SEO moderno combine considere mais fatores além desse.

Quando for escolher elas, pense sempre no objetivo da pesquisa, ou seja, o porquê as pessoas digitariam essas palavras — Com qual frequência elas são usadas e como seu conteúdo vai competir com o da concorrência. Para isso, você deve:

  • Revisar a visibilidade dos conteúdos da concorrência, semelhantes aos seus. Eles podem servir como base para a criação de conteúdo compatível com o SEO. Quando for montar seu núcleo semântico, certifique-se de remover palavras com frequências baixa e corrija os erros ortográficos.
  • Focar em frases-chave longas. Elas podem até ter uma frequência baixa, porém ainda assim terão uma alta possibilidade de ficarem bem posicionadas no ranking do Google. As pessoas usam frases-chave longas quando querem uma informação detalhada de um tópico específico. Isso impactará positivamente no tráfego da sua página.
  • Verificar a intenção da palavra quando estiver selecionando palavras manualmente. A intenção na busca informacional refere-se à necessidade do usuário. Para artigos informativos e conteúdo otimizado para SEO, é importante que o conteúdo coincida com a intenção do usuário. Suponha que um usuário esteja procurando “Como fechar rapidamente um site da indexação” e encontre dois sites: um diz brevemente que você deve “Proibir: /“ digitar robots.txt e o segundo informa como os mecanismos de pesquisa funcionam e menciona uma maneira para fechar o site no final. Nesse caso, a intenção do usuário é melhor fechar o primeiro site, pois ele não está interessado em como os robôs de busca indexam o site e outras questões técnicas. Ele está interessado em respostas curtas para a pergunta.
  • Veja dicas do mecanismo de pesquisa e selecione palavras-chave LSI adicionais após compilar seu núcleo semântico. O objetivo é melhorar a qualidade do conteúdo. As palavras-chave LSI permitirão que os rastreadores dos mecanismos de pesquisa entendam que o conteúdo é temático e não foi escrito para fins de SEO. Além disso, palavras-chave LSI podem descrever melhor o tópico para o usuário do que palavras-chave de spam.

O conteúdo otimizado para SEO responde de forma clara e abrangente à intenção do mecanismo de pesquisa com alta competência, autoridade e confiabilidade.

Dica 2: Estruture seu conteúdo para facilitar a leitura

Após decidir sobre uma lista de consultas e LSI para seu conteúdo otimizado, você pode começar a escrever. Siga algumas dicas simples de redação de SEO:

  • Determine o escopo e a estrutura aproximada do seu conteúdo com a análise da concorrência de suas principais palavras-chave. Veja conteúdo semelhante — em que está focada a atenção do usuário? Identifique a média de ouro entre os concorrentes. Isso criará conteúdo ideal para SEO e para o usuário.
  • Ao escrever, tente dar uma resposta completa à consulta do usuário e não pense na densidade e no número de ocorrências de palavras-chave.
  • Use links ou notas de rodapé para esses materiais que podem ser úteis para o usuário. Com eles, você pode tirar dúvidas sobre a veracidade das informações. Isso é importante tanto para o usuário quanto para o mecanismo de busca Google, que se concentrou em E-A-T (experiência, autoridade e confiabilidade) nos últimos anos.
  • Certifique de manter seu texto claro, lógico e coerente. Isso facilita para o usuário entender.
  • Divida o texto em blocos e adicione sub-títulos(H2-H3). E não se esqueça de formatar o texto, isso facilitará seu trabalho e também ajuda os mecanismos de busca a visualizar o conteúdo rapidamente.

Normalmente, escritores profissionais, quebram o texto em pequenos parágrafos com títulos, porque isso torna a leitura mais fácil e engaja os leitores.


Dica 3. Tenha títulos, descrições e tags atraentes!

Meta tags de descrição de título e títulos H1 impactam significativamente seus objetivos de SEO e usabilidade. Títulos descritivos, claros e memoráveis ajudam a informar aos usuários sobre o que é o seu conteúdo e o que eles obterão quando clicarem no site após a leitura.

Aumente suas chances de classificações mais altas otimizando seus títulos para SEO:

  • Use a palavra-chave segmentada mais apropriada no início do título.
  • O título deve ter menos de 60 caracteres. O Google, desde setembro de 2021, começou a gerar suas próprias manchetes.
  • Descreva o conteúdo da postagem com precisão e clareza na descrição meta tag. Isso explicará ao robô de pesquisa do que a página se trata, isso possivelmente também aumentará a CTR quando os dados da tag aparecerem no snippet.
  • Para atrair seu público e aumentar a CTR, você pode usar impulsos emocionais nos títulos, como “Melhor”, “Incrível”, “Divertido”, “Grátis”, “Como”, e assim por diante.

Além disso, na meta tag Description, você pode adicionar emojis para melhorar o CTR e atrair a atenção do público. Esses caracteres podem adicionar originalidade ao seu snippet no mecanismo de pesquisa do Google.


Conclusão

Escrever um conteúdo SEO otimizado não é uma tarefa fácil. Você precisa entender o que seu público está procurando, qual conteúdo será útil para eles, aonde colocar cada spam no texto, etc.

Criar esse tipo de conteúdo demandará tempo e esforço, porém valerá a pena por que isso futuramente vai se converter em tráfego e lucro. E não se esqueça, seu conteúdo não é criado para os mecanismos de busca e sim para pessoas. Se o seu conteúdo é interessante para o público, pode ter certeza que ele estará no top 10 das pesquisas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
Website Hosting Why You Should Get Your Own VDS

Por que Você Deve Ter seu Próprio VDS

Next Post
The Importance of Web Accessibility

A Importância da Acessibilidade na Web

Related Posts