A canibalização de palavra chave é bom ou ruim pro seu Ranking SEO?

Is keyword cannibalization good or bad for your SEO ranking?
Shares

Mas afinal de contas, oque é canibalização e como lidar com isso? Nesse artigo, você vai entender mais sobre esse problema que faz que muitos sites fiquem com os resultados de SEO prejudicados.

Após a leitura, você será capaz de identificar esse problema e tomar medidas para redução ou eliminação desse problema.

O que é a canibalização de palavra-chave?

A canibalização de palavra-chave ou “Keyword cannibalization” é um problema que ocorre quando várias páginas do mesmo site competem pelo mesmo conjunto de palavras-chave ou frases-chave. Isso significa que as páginas podem acabar se canibalizando, ou seja, competindo entre si pelos mesmos termos de pesquisa, o que pode resultar em uma diminuição do tráfego orgânico e da classificação de pesquisa para essas palavras-chave.


Por exemplo, se uma empresa tem várias páginas relacionadas a um mesmo assunto, e cada uma delas usa a mesma palavra-chave principal, isso pode fazer com que o Google não saiba qual página é a mais relevante para essa palavra-chave, e assim acabar reduzindo o posicionamento de todas as páginas envolvidas.

O que o Google diz?

Em 2018, um usuário do Reddit questionou o John Mueller sobre essa prática e o seu impacto no ranking.

Como o Keyword canibalization é visto pelo Google? As pessoas acreditam que ter várias páginas sobre o mesmo tópico confunde os mecanismos de pesquisa e prejudica seu ranking.

Usuário do reddit

O usuário recebeu essa resposta:

Se você tem muitas páginas com o mesmo conteúdo, elas vão competir entre si. É como se fosse um monte de crianças brigando pelo mesmo lugar na fila, vira uma grande bagunça. Pessoalmente, eu prefiro poucas páginas, mas fortes, do que várias fracas. Não prejudique o valor do seu site.

John Mueller

Como nós já suspeitávamos, o algorítimo do Google parece não gostar de conteúdo duplicado. Agora, vamos ver quais são os principais motivos disso acontecer.

Razões para a canibalização de palavras-chave

Como já discutimos, a canibalização de palavras-chave afeta sites que oferecem conteúdo semelhante com uma intenção semelhante. Especialmente quando eles são otimizados para a mesma palavra-chave ou têm páginas duplicadas – criadas intencional ou inconscientemente pelo CMS. A canibalização também é causada por inconsistências na vinculação interna e externa, erros técnicos ou uma estrutura de informações projetada incorretamente do portal, ou loja online. Vejamos cada caso separadamente.

Presença de páginas temáticas no site

A um tempo atrás, os especialistas de SEO recomendavam a criação de sub-páginas com o conteúdo otimizado para a mesmas palavra. Eles falavam isso porque o Google às vezes “linkava” as sub-páginas dentro do domínio e depois colocavam eles no topo das SERPs.

Como você pode imaginar, essa prática podia resultar em um aumento orgânico nos resultas. . Atualmente, após várias mudanças nos algoritmos do Google – incluindo o Site Diversity Update – tal situação é incomum, embora ainda aconteça.

Conteúdo Duplicado

A duplicação de conteúdo ocorre quando ambas sub-páginas analisadas diferem (um pouco) apenas no conteúdo. Essa situação acontece mais em lojas online que oferecem produtos em diferentes variantes ou cores. Criar várias sub-páginas para o mesmo produto pode fazer com que eles briguem por um lugar mais alto nos resultados de busca.

Tags de Título duplicadas

O título ou tag da página é um dos principais fatores para um bom ranking. Na minha opinião, esse é o melhor momento para a sua palavra-chave ficar exposta, e o Google conseguir identificar o conteúdo. Infelizmente, é comum criar várias páginas com o mesmo título no site. Se você der uma pesquisada, consegue até encontrar sites com páginas oficiais cheias de títulos duplicados.

Esta poderia ser a causa da canibalização de palavras-chave? Claro. Embora o Google considere outros fatores, em primeira instância, ele não vai complicar o trabalho do robô, logo, se um site tem conteúdos duplicados (principalmente títulos) ele vai ser prejudicado pela canibalização.

Outro pecado capital – quando se trata de canibalizar palavras-chave – é a falta de consistência nos links internos. O exemplo é criar links para páginas diferentes usando as mesmas âncoras. Os textos nos links são uma dica para os robôs sobre o que esperar do outro lado do hiperlink. Se não formos consistentes e guiarmos o robô para duas páginas diferentes usando a mesma frase, podemos experimentar flutuações significativas na posição da página.

Tal como nos links internos, também na aquisição de backlinks, pode ocorrer que as mesmas âncoras direcionem para várias sub-páginas. Se quisermos evitar a canibalização, devemos analisar minuciosamente o perfil do link.

Sem tags canônicas

As tags canônicas apontam para um URL representativo entre muitos semelhantes. Eles sempre devem ser usados, apenas para evitar a indexação de subpáginas quase idênticas. Esse problema é visível no comércio eletrônico, onde as empresas usam a classificação ou filtragem de produtos em uma categoria. Como resultado, obtemos várias páginas com conteúdo semelhante que competirão entre si se não forem marcadas com um link para a página canônica (rel = canonical).

Canibalização entre subdomínios

Um tipo interessante de canibalização de palavras-chave ocorre quando o Google vincula o domínio e o subdomínio tematicamente. Não muito tempo atrás, criar uma loja online para o site de um produtor em um subdomínio resultava no aparecimento de ambos os endereços para a mesma palavra-chave nos resultados da pesquisa.

Image by Alexa from Pixabay

O subdomínio e o domínio foram tratados como duas entidades separadas. A Atualização de Diversidade de Sites e outras mudanças nos algoritmos significavam que agora com um link temático forte, as URLs dentro de um subdomínio seriam consideradas parte integrante do domínio. De acordo com a regra de um link por domínio, o Google exibirá o melhor site.

Há, é claro, exceções a essa regra. No entanto, será mais vantajoso para o site ter um site bem otimizado do que uma dúzia de sites de baixa qualidade.

Estrutura de informação incorreta

Grande parte da canibalização é causada pela estrutura inadequada de informações na página. Muitos erros fazem você lutar por altos cargos consigo mesmo. Por exemplo, tags que se sobrepõem a categorias ou entre si. Também categorias semelhantes em diferentes áreas do mesmo e-commerce ou um grande número de tags que retornam os mesmos resultados. Esta situação diz respeito principalmente a lojas online e blogs extensos.

Efeitos da canibalização de palavras-chave

Já sabemos por que a canibalização pode aparecer em seu site. Agora vamos dar uma olhada nos efeitos que ela traz.

  • Posições fracas – se houver várias subpáginas dentro do domínio otimizadas em um nível semelhante para as mesmas palavras-chave, elas competirão entre si. Como resultado, podemos não ver nenhuma de nossas páginas no Top 10.
  • Menos tráfego – como seu site não aparecerá em posições altas, o tráfego orgânico será baixo. Isso afetará a conversão e os lucros.
  • Altas flutuações de posição – o site aparecerá na liderança por um dia, apenas para ultrapassar os 100 primeiros em um momento. Como você pode imaginar facilmente, o tráfego orgânico para essa subpágina não será satisfatório mensalmente.

Conclusão

A canibalização de palavras-chave é um fenômeno extremamente negativo. Contribui para diminuir o CTR ou alcançar posições abaixo do esperado. Há casos, porém, em que ter dois resultados na liderança lhe dará uma enorme vantagem sobre a concorrência. Portanto, antes de partir para a ação, é extremamente importante analisar o fenômeno e ver se é verdade que a canibalização de palavras-chave é um problema em nosso caso.

Se você gostou deste artigo, então vai adorar a plataforma de hospedagem da UltaHost. Tenha suporte 24/7 da nossa equipe. Nossa infraestrutura poderosa foca em escalabilidade e eficácia, desempenho e segurança. Verifique nossos planos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
Use headings for your website

Como usar os Headings corretamente no seu site?

Next Post
Wowonder vs. sengine

Comparação entre WoWonder e Sngine – Scripts de Redes Sociais

Related Posts