Google Tag Manager – O que É e Por Que Vale a Pena Usá-lo?

Apa itu Google Tag Manager, Mengapa Perlu Digunakan?
Shares

Para quem está mergulhando profundamente na análise de websites ou aplicativos, aproveitar ferramentas para tornar o trabalho mais eficiente e eficaz é crucial. Uma dessas ferramentas é o Google Tag Manager. Neste artigo, eu vou te mostrar como incluí-lo na sua estratégia com sucesso.

O que é o Google Tag Manager?

O Google Tag Manager (GTM) é uma ferramenta gratuita projetada para simplificar o processo de marcação e coleta de dados analíticos em sites. Um pré-requisito para usá-lo é ter uma conta do Google, e você não precisa usar soluções de hospedagem específicas. Você pode usar qualquer uma, à sua escolha: hospedagem compartilhada, hospedagem VPS ou servidor dedicado.

O GTM não funciona sozinho. Ele requer algum software analítico, como o Google Analytics. Ele transmite eventos ou informações que o Google Analytics não rastreia. A beleza disso é que o Google Tag Manager oferece muitos recursos poderosos e fáceis de usar, e é totalmente gratuito!

O Google Tag Manager é uma ferramenta excelente e útil para coletar dados analíticos, colocando tudo o que você precisa ao seu alcance e armazenando tudo em um só lugar.

Normalmente, rastrear conversões requer a adição de trechos de código ou o código do Google Analytics a um site por um desenvolvedor, mas com o GTM, você economiza esse tempo e pode implementá-los por conta própria.

Normalmente, quando há uma exigência de modificar o código, o desenvolvedor deve incorporá-lo aos arquivos de modelo da página. Se você usar esta ferramenta, não precisará passar por esse processo longo e frustrante.

O Google Tag Manager consiste em tags, acionadores e variáveis. Uma tag é um trecho de código usado para enviar dados ao Google Analytics ou a outras ferramentas de terceiros em que você está rastreando dados. Um acionador sinaliza que os dados precisam ser coletados. As variáveis ajudam a reunir dados mais precisos, refinando as ações de tags e acionadores.

O Gerenciador de Tags elimina a necessidade de inserir cada código separadamente nos arquivos de sua página, simplificando o processo de configuração.


Porquê Usá-lo?

Existem várias vantagens significativas em usar o Google Tag Manager. Em primeiro lugar, a ferramenta é completamente gratuita. Outra vantagem é que ela reduz significativamente a necessidade de colaborar com desenvolvedores externos. Além disso, ela pode funcionar perfeitamente com o Google Analytics, tornando mais fácil a coleta de dados que o GA não rastreia por padrão e facilitando a análise de concorrentes.

O Google Tag Manager ajuda a coletar dados que o Google Analytics por si só não conseguiria capturar, como interações com multimídia, formulários ou outros elementos de um site.

Resumidamente, com o GTM, você pode rastrear vídeos, formulários enviados e muito mais! Assim, você pode monitorar praticamente tudo o que os usuários fazem em seu site. Ao usar um container no Google Tag Manager, você pode:

  • Configurar dados e enviá-los para o Google Analytics, Yandex Metrica e outros sistemas analíticos.
  • Colocar vários tags de remarketing em seu site, como tags de rastreamento do Google Ads.
  • Inserir scripts HTML personalizados em seu site para exibir banners e realizar vários testes, incluindo testes A/B.
  • Editar tags rapidamente.

Hospedagem Profissional Para o Seu Negócio

Se você está procurando soluções analíticas profissionais, com o objetivo de acompanhar as atividades de seus clientes e tomar decisões de negócios informadas, certifique-se de escolher uma hospedagem voltada para negócios. Você encontrará isso na oferta da UltaHost.


O que são Containers?

Um container é o conteúdo dentro de uma conta do Google Tag Manager com o qual você estará trabalhando. Embora você possa usar um único container em várias páginas, geralmente não é recomendado. Fazer isso pode adicionar um pouco de complexidade às suas tarefas, e você pode enfrentar desafios na localização de tags, variáveis e regras espalhadas por várias páginas.

Use um container para uma página a fim de evitar erros e garantir um trabalho mais fluido. Essa prática também auxiliará qualquer pessoa que venha a assumir o seu trabalho. Você pode ter vários containers dentro de uma única conta. Por exemplo, se uma página específica possui vários subdomínios, você pode criar um container separado para cada subdomínio ou conta de hospedagem na web.

Lembre-se de verificar as alterações feitas no container no modo de visualização antes de publicá-las, clicando no botão azul “Enviar” no canto superior direito.


O que são Tags?

Uma tag é uma linha de código que pode enviar informações para a ferramenta de outra empresa, recuperar dados da página ou modificar algo nela. As tags podem detectar como os usuários interagem com recursos em seu site.

Tags são trechos de código utilizados por software de análise de dados, como o Google Analytics.

O que são Triggers?

Os acionadores, também conhecidos como regras, são outro componente essencial do Google Tag Manager. Os acionadores detectam ações que ocorrem em seu site. Quando um evento que você deseja rastrear acontece na página, uma tag especificada por você será acionada com base nesse acionador.

Existem muitos acionadores diferentes que os webmasters podem usar para coletar informações. Os acionadores funcionam quando um usuário clica em botões no site, visualiza uma página específica, rola para obter mais informações ou faz o download de algo do seu servidor VPS de armazenamento. Isso também pode envolver o envio de formulários ou a realização de compras.

Estes são apenas alguns exemplos, mas existem muitos outros acionadores diferentes que você pode aplicar no Google Tag Manager.


O que são Variáveis?

No âmbito do Google Tag Manager, as variáveis entram em jogo quando ele verifica se uma condição de regra foi atendida. As variáveis são outro elemento crucial no uso da ferramenta. Elas também podem comunicar informações precisas. Você pode definir suas próprias variáveis ou usar variáveis embutidas. Por exemplo, se você deseja rastrear cliques em uma URL específica, você usaria a variável “URL de Clique”.

Algumas variáveis podem abranger a profundidade de rolagem, o número de compras ou o tempo gasto em uma subpágina específica em seu site. Essas variáveis podem auxiliar no rastreamento de informações críticas e relevantes com o Google Analytics (GA) e o Google Tag Manager (GTM) necessárias para fins de marketing ou usabilidade.

Variáveis são usadas tanto com triggers quanto como etiquetas para ajudá-lo a obter informações mais detalhadas.

O que é uma Data Layer?

A Camada de Dados é um dos conceitos cruciais no mundo do Google Tag Manager, oferecendo máxima flexibilidade, portabilidade e facilidade de implementação. Lembre-se de que o GTM funciona melhor quando implantado em conjunto com a Camada de Dados.

Do ponto de vista técnico, a Camada de Dados do Google Tag Manager é uma matriz JavaScript que armazena temporariamente informações necessárias. Em seguida, o Google Tag Manager utiliza esses dados em tags, acionadores e variáveis. Mais tarde, pode enviar esses dados para outras ferramentas, como o Google Analytics.

Como o Google Tag Manager Difere do Google Analytics?

Usuários iniciantes de ambas as ferramentas frequentemente procuram diferenças entre elas, mas é crucial não vê-las de forma tão binária. Cada uma delas serve a um propósito diferente, e pode-se dizer que elas se complementam.

No Gerenciador de Tags do Google (GTM), você lê dados do site e envia essas informações para o Google Analytics (GA) para análise. No GTM, uma das coisas fundamentais que você envia para o GA são eventos. O GTM também permite configurar dimensões personalizadas, campos e informações mais avançadas. Portanto, ao configurar um rastreamento detalhado de análise no GA, muitas vezes é melhor fazê-lo com o Google Tag Manager.


Por que é que o Analytics é Importante?

Você pode estar se perguntando por que é essencial o uso de várias ferramentas analíticas. Independentemente do tipo de negócio que você possui, a análise fornece informações cruciais que podem ajudar a melhorar seu site e alcançar o sucesso em seus negócios.

Coletar e compreender dados sobre o desempenho do seu site é fundamental para aprimorar seu negócio. A análise também pode ajudar os proprietários de negócios a descobrir quais recursos do site funcionam e quais não funcionam para os visitantes.

Melhorar as taxas de conversão, o desempenho do site e a usabilidade pode auxiliar na aquisição de novos clientes e no aumento da satisfação deles, o que, por sua vez, se traduz em lucros gerados.

Agora que você aprendeu algumas informações básicas sobre o Google Tag Manager e como ele funciona, você pode responder se é a ferramenta certa para você. O uso do gerenciador de tags é direto, mesmo se você não tiver uma extensa experiência em programação. Qualquer pessoa pode se beneficiar com ele.

Se você gostou deste artigo, então vai adorar a plataforma de hospedagem VPS Linux da UltaHost. Obtenha suporte 24/7 da nossa equipe de suporte. Nossa infraestrutura potente concentra-se em dimensionamento automático, desempenho e segurança. Deixe-nos mostrar a diferença! Confira nossos planos!  

Como o GTM difere do Google Analytics?
Quais são os componentes do Google Tag Manager?
O que é o Google Tag Manager?
Por que devo usar o Google Tag Manager?
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
Prevent DDoS attacks

Devo Prevenir ataques DDoS no meu site?

Next Post
Windows VPS vs. Linux VPS

Windows VPS vs. Linux VPS – Qual é a Melhor Opção para Você?

Related Posts