Devo Prevenir ataques DDoS no meu site?

Prevent DDoS attacks
Shares

Ataques DDoS podem afetar qualquer organização conectada à Internet, independentemente do tamanho e da largura de banda. Se bem-sucedidos, podem resultar em perdas comerciais. Eles representam uma ameaça real para o seu site? E, caso sim, como preparar um plano de resposta a DDoS?

Neste artigo, explicarei como prevenir ataques DDoS e quais as soluções que você pode usar para bloquear esses ataques.

O que é um ataque DDoS?

O Ataque Distribuído de Negação de Serviço (DDoS) é um ataque coordenado em uma rede ou sistema de TI realizado por uma botnet de centenas de milhares de computadores infectados e outros dispositivos IP. Os ataques DDoS estão disponíveis como serviços online – você não precisa ter conhecimentos especializados, basta encomendar e pagar. E os preços, infelizmente, são acessíveis.

Existem dois tipos de ataques DDoS: ataques volumétricos e ataques na camada de aplicação.

Ataques volumétricos

Consiste no envio em massa de dados indesejados para os endereços IP indicados, o que causa o efeito de “entupir” a conexão e bloquear o tráfego de rede. A conexão com a Internet é eficiente, mas tem capacidade insuficiente para lidar com a transmissão de dados recebidos.

No mundo real, isso poderia se parecer com clientes que não conseguem entrar ou sair da loja porque um grande grupo de pseudo-clientes cria tumulto e uma multidão artificial na frente de portas muito estreitas, efetivamente bloqueando-as.

Ataques na camada de aplicação e ataques de protocolo

Consistem em esgotar a infraestrutura de rede de aplicativos da Internet, como poder de computação ou memória. Um ataque DDoS contínuo bem preparado e de baixo volume pode interromper o trabalho e o funcionamento adequado da empresa e prejudicar as operações comerciais.

Imagine que em uma loja física existem vários pseudo-clientes por muitos dias. Eles exigem ver mais e mais novos produtos, apresentam reclamações falsas ou até mesmo discutem sobre algo. Ao absorver a equipe da loja e a equipe de segurança, eles impedem ou atrasam o atendimento aos clientes reais, que perdem a paciência e saem para procurar uma loja concorrente.

6 métodos de proteção contra ataques DDoS

Confira essas 6 maneiras de se proteger contra ataques DDoS.

A proteção fornecida pelo seu provedor de hospedagem

A solução mais simples é a proteção anti-DDoS oferecida pelo seu provedor de hospedagem. Se o seu provedor não oferece esse serviço, vale a pena considerar a troca por um que utilize um sistema anti-DDoS profissional de nível de operadora.

Benefícios da proteção fornecida diretamente pelo seu provedor de hospedagem:

  • O operador se preocupa tanto quanto você para que o sistema funcione de maneira eficaz, pois não deseja que ataques volumétricos ou ataques de protocolo sobrecarreguem sua rede;
  • Praticamente nenhum atraso na entrega de tráfego legítimo, pois todas as atividades ocorrem dentro de uma única rede;
  • Gerenciamento conveniente dos serviços em um painel: visualização da saturação da largura de banda, software de monitoramento de ameaças, relatórios de ataques DDoS e a capacidade de alterar o plano de proteção.

O sistema de proteção consiste em dois mecanismos. O primeiro monitora os padrões de tráfego, verificando sua qualidade antes de chegar ao seu servidor web. Quando são detectados sinais de alerta, um segundo mecanismo entra em ação. O tráfego ruim é redirecionado para o centro de purificação em servidores separados e filtrado. O tráfego regular é enviado para você.

Durante ataques extremamente intensos de negação de serviço distribuído, a purificação pode se mostrar ineficiente. Nesse caso, é necessário cortar o congestionamento de tráfego (blackholing) até o fim do ataque. É uma ação extrema porque envolve a perda de usuários legítimos.

Esse é o princípio geral de operação, mas, como em tudo: o sistema é desigual em termos de eficiência. Então, quais recursos garantem alta eficiência?

  • Detecção instantânea de anomalias/ataques e rápido acionamento do procedimento de defesa;
  • Automatismo de reação;
  • Algoritmos de monitoramento de tráfego profundos e autoaprendizagem baseados em um banco de dados global, rico e constantemente atualizado de assinaturas conhecidas de ataques;
  • Amostragem frequente de tráfego para desvios da norma.

Proteção contra DDoS baseada em nuvem

Também existem empresas não ligadas a hospedagem que oferecem proteção contra ataques DDoS como serviço em nuvem. Nesse caso, não importa onde seu site está hospedado. Existem duas variantes de tal proteção: a redireção de picos de tráfego no caso de um ataque ou o redirecionamento permanente de todo o tráfego para um centro externo de limpeza nos serviços em nuvem.

No primeiro caso, o redirecionamento do tráfego de entrada para a nuvem é acionado por uma anomalia. Os provedores de nuvem filtram o tráfego falso e enviam o tráfego correto de volta para você. Você paga pelo volume anormal de tráfego, então nenhum ataque/anomalia significa nenhum custo, o que pode parecer uma vantagem.

No entanto, dependendo da frequência e do tamanho dos ataques, os custos podem se tornar avassaladores e são difíceis de prever ou mesmo estimar e incluir nos planos orçamentários.

Sistemas anti-DDoS baseados em nuvem podem proteger seu servidor contra os ataques.

No segundo caso, o mecanismo é idêntico, mas todo o tráfego de entrada é redirecionado para os data centers antes de chegar até você. O provedor verifica a qualidade do tráfego e filtra fragmentos suspeitos. Apenas o tráfego seguro e legítimo é enviado para você. Parece ótimo, mas observe que isso aumenta o atraso constante na transmissão de pacotes, o que em algumas indústrias ou tipos de negócios pode não ser aceitável.

Outra maneira de prevenir um ataque DDoS é usar uma rede de entrega de conteúdo. Um bom provedor de CDN utiliza as melhores práticas de segurança e dezenas de servidores para defender seus serviços contra ataques DDoS.

Desistência de parte do movimento de cima para baixo

Uma maneira de se defender contra ataques DDoS é bloquear todo o tráfego de fontes suspeitas. Você pode indicar quais países ou regiões do mundo deseja bloquear. Essa solução pode ser eficaz, ou pelo menos suficiente, desde que você consiga determinar de onde seus clientes/parceiros/fornecedores estão entrando em contato e de onde não estão.

Também vale a pena lembrar que há o risco de que, ao cortar mecanicamente as solicitações HTTP de acordo com critérios geográficos, você possa perder tráfego desejável. Isso impedirá alguns ataques DDoS, mas também pode bloquear uma tentativa de entrar em contato com a empresa com uma oferta de cooperação.

Banda larga gigante

E se você comprar uma largura de banda de rede muito maior do que sua empresa precisa para conduzir seus negócios? Você pode esperar que, em caso de ataque, ela lide com o aumento do tráfego sem comprometer a comunicação desejada. Esperança – mas não certeza.

Em primeiro lugar, como mencionamos, os volumes de ataques aumentam de forma exponencial, e pode haver um ataque mais massivo do que o servidor alvo pode lidar. Além disso, esse método funciona contra ataques DDoS volumétricos, mas não contra ataques de aplicativos.

Além disso, pense nos custos de tal solução. Hospedagem com mais largura de banda será muito mais cara do que hospedagem com os mesmos parâmetros, mas largura de banda padrão.

Firewall e sistemas antimalware

Infelizmente, se você proteger o servidor com ferramentas de segurança na web, como firewall, Sistema de Prevenção de Intrusões ou até mesmo um Centro de Operações de Segurança, eles não impedirão ataques DDoS. Mecanismos de segurança desse tipo são, é claro, necessários e eficazes, mas para tipos completamente diferentes de ameaças online. Infecção viral e solicitações maliciosas requerem outro tipo de proteção.

Você deseja proteger seu site contra outros tipos de ameaças? Não deixe de ler nosso artigo sobre como proteger sites WordPress!

16 maneiras de como proteger um site WordPress
Como garantir a segurança do WordPress? 16 passos para um site seguro

Estratégia de espera

Algumas empresas acreditam que a prevenção contra DDoS é um custo desnecessário. Quando ocorre um ataque, eles simplesmente esperam e depois voltam a trabalhar como se nada tivesse acontecido. Pode parecer uma ideia boa e de baixo custo para lidar com o problema – mas provavelmente apenas para o primeiro ataque.

Um site indisponível e a inacessibilidade de sua loja online causariam consequências prejudiciais: a incapacidade de atender clientes, gerenciar entregas e a falta de contato com parceiros de negócios. Lembre-se de que um ataque DDoS não afeta apenas o site, mas todo o servidor e aplicativos da web. Contas de clientes, caixas de correio e outros scripts e serviços online hospedados no servidor deixarão de funcionar.

É impossível prever quando um ataque ocorrerá ou quando terminará. E quanto mais tempo durar, maiores serão as perdas financeiras e de imagem para a empresa. Esperar passivamente pelo fim de um ataque DDoS é como assistir ao dinheiro escorrendo de sua carteira para um rio. E se a concorrência descobrir sobre a vulnerabilidade de seus negócios e quiser tirar proveito disso?

Meu site está em perigo?

Pequenas empresas frequentemente acreditam que os ataques DDoS são direcionados apenas a grandes empresas. No entanto, a maioria dos ataques é realizada por botnets que não analisam seus alvos, mas atacam cegamente, o que significa que qualquer empresa pode ser vítima de criminosos cibernéticos.

Além disso, a verdade brutal é que um ataque DDoS em sua empresa pode ser encomendado, por exemplo, por concorrentes que não respeitam as regras do jogo justo.

Para proteger seu site contra ataques DDoS, vale a pena protegê-lo com VPS protegido contra DDoS. A UltaHost desenvolveu notáveis mecanismos de proteção que reconhecem 99% de todos os padrões de ataque e começam a filtrá-los automaticamente ao detectar os primeiros sinais de um possível ataque DDoS.

Os sistemas de segurança limitam o risco de ataques DDoS já na fase de seleção de alvos por botnets. A segunda camada de defesa é o sistema CDN Cloudflare, que mitiga 80% dos ataques. No entanto, mesmo quando um ataque é lançado, o sistema BitNinja está pronto para proteger contra ataques DDoS de até 3500 Gbps.

Você também pode conferir em nosso blog quais outros fatores, além da segurança, devem caracterizar a melhor hospedagem. Leia o artigo sobre características essenciais de hospedagem na web.

Conclusão

A proteção contra ataques DDoS é essencial. É crucial bloquear o tráfego anormal, solicitações de dados falsos e outros ataques que possam prejudicar ou desativar seus serviços. Ataques DDoS bem-sucedidos estarão associados a danos à sua empresa, portanto, preparar equipes de segurança para combater essa ameaça não será dinheiro jogado fora. Sistemas de proteção eficazes protegerão seu site e sua empresa de danos muito maiores.

Na UltaHost, estamos muito cientes disso. Nossas prioridades são segurança e suporte ao cliente. No entanto, nos preocupamos com o desempenho, razão pela qual nossos servidores também são incrivelmente rápidos, eficientes e confiáveis.

É óbvio que você vai adorar a plataforma de hospedagem da UltaHost. Obtenha segurança de alto nível com VPS protegido contra DDoS com suporte 24/7 de nossa equipe de especialistas. Nossa infraestrutura com discos SSD NVMe foca em dimensionamento automático, desempenho e segurança. Deixe-nos mostrar a diferença! Confira nossos planos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
most common website errors

Quais são os erros mais comuns em sites?

Next Post
Apa itu Google Tag Manager, Mengapa Perlu Digunakan?

Google Tag Manager – O que É e Por Que Vale a Pena Usá-lo?

Related Posts