O que é um Domínio TLD?

What is a Domain TLD?
What is a Domain TLD?
Shares

Toda vez que escrevemos um nome de domínio, ele vem acompanhado com (.coim, .net, .org etc) essas três letrinhas são completamente necessárias, e se chamam “Top-Level-Domains” (TLD).

Qual é o significado dessas três letras no final do domínio? Qual é a finalidade e ela pode determinar a identidade do site? Porque escrever errado nos leva ao site errado, a resposta para todas essas perguntas está nesse artigo.


O que são os TLDs?

Também conhecidos como extensão de domínio ou sufixos de domínios. Graças ao TLD, apenas olhando para essas três letras você facilmente consegue identificar o tipo de conteúdo que o site esta fornecendo. Por exemplo, se a URL termina em gov., você irá encontrar informações relacionadas ao governo. Cada TLD contém um registro gerenciado por uma entidade específica. Essas partes são controladas pela Internet Corporation for Assigned Names (ICANN). Mas por que existem tantos TLDs?

Como o TLD te informa a que está associado, como sua área geográfica, quem o tem o controle dele e a sua finalidade, você terá facilidade de escolher o ideal para você.

Quais os tipos de TLD? 

  • Códigos de País (CCTLD): Cada país tem seu próprio domínio com base em um código de duas letras, por exemplo, domínio da Rússia (.RU).
  • Tokens genéricos(GTLD): Qualquer pessoa pode se registrar com esses tipos e há muitos deles (com, .org, .info,.net) que podem incluir marcas geográficas ou marcas de empresas. 
  • Infrastructure Codes (ARPA): esse intervalo inclui apenas um tipo controlado pela Internet Assigned Numbers Authority (arpa), que significa “Área de parâmetros de endereço e roteamento”.
  • Custom Tokens (STLD): Organizações privadas patrocinam e gerenciam este tipo de domínio restrito que é atribuído somente se as condições necessárias forem atendidas, como .asia, .edu, .aero e .jobs.
  • Creative Characters (CTLD): como tv. Programas de TV e outros projetos de vídeo, nome. Para sites que se concentram em uma pessoa específica, eu. Projetos de marca pessoal, especialista. Para mostrar ao mundo quem domina um nicho específico.
  • International Codes (ITLD): Esses códigos são para sinais internacionais que podem denotar uma organização internacional específica.

Esses foram os tipos de domínios globais que podem te acompanhar enquanto você usa a internet, após esse artigo, você terá todo o conhecimento sobre cada domínio e o que significa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
Comparison Site5 and UltaHost

Comparação Site5 vs UltaHost – Fornecedores de Hospedagem

Next Post

WordPress para iniciantes – Como criar seu primeiro site WordPress?

Related Posts