WordPress para iniciantes – Como criar seu primeiro site WordPress?

Shares

Você pode criar um blog, site, loja, e muitas outras coisas baseada no sistema de CMS WordPress. Não é de admirar que mais de 1/3 dos sites na Internet usem este CMS.

Content Management System (CMS) serve para gerenciar todo o conteúdo dentro de um site criado com esse sistema, sem nenhuma habilidade de programação. O WordPress original você consegue encontrar no site: WordPress.org. Alguns iniciantes confundem o endereço do site e procuram por WordPress.com, e esse endereço é apenas uma plataforma web comercial.

WordPress.com é um serviço para construir um site baseado em sua versão do WordPress CMS. WordPress.com tem seu servidor de hospedagem e eles instalam sua versão do WordPress nele. Depois de registrar uma conta, você obtém uma página pronta que pode personalizar. Infelizmente, o nível de modificação e personalização depende do seu plano de assinatura.

Nesse artigo, eu vou focar no WordPress CMS original.

Como iniciar com o WordPress?

O WordPress.org precisa de dois componentes para funcionar:

  • Hospedagem – Um local em algum servidor, onde você consegue por arquivos e um banco de dados(WordPress Components);
  • Domínio – O nome do endereço que o seu WordPress esta hospedado

Hospedagem

Você consegue instalar o WordPress no seu computador usando um software especial (XAMPP). Mas eu acho que você gostaria que o seu site seja visível por todos, não apenas para você, certo? E é por isso que você precisa de um Serviço de Hospedagem WordPress.

Existe várias empresas de hospedagem, e a diversidade de ofertas pode te deixar confuso, então é muito importante saber oque você precisa na hora de escolher um plano de hospedagem. Porém, escolher a hospedagem certa para o WordPress é um pouco complicado, por isso a gente tem um outro artigo para te ajudar nisso. Veja Como escolher a melhor hospedagem WordPress aqui. Agora vamos resumir os elementos mais importantes.

Capacidade de Hospedagem

O WordPress não necessita de muito espaço quando hospedado. Logo, se você não instalar muitos Plugins e escolher um tema light, apenas 1GB já é suficiente. Agora, se você adicionar plugins, templates, fotos, gráficos e etc, todas essas coisas com o tempo acabam acumulando espaço. Então procure por um plano de hospedagem com uma capacidade mínima de 10GB. Porém, uma de 20GB te dará um grande conforto durante anos.

Image by Kevin Phillips from Pixabay

Certificado SSL

Responsável por criptografar os dados entre o servidor e o navegador (e.g. senha digitada) o SSL é um elemento super necessário no seu site. Bons fornecedores de hospedagem te fornecem certificado SSL de graça junto com a hospedagem.

Instalação automática do WordPress

Você também pode fazer manualmente, mas qualquer fornecedor de hospedagem de qualidade deve te oferecer um tema WordPress “ready-to-go”. Com ele, em apenas um clique o WordPress será instalado automaticamente. Facilmente, sem nenhum tipo de complicação desnecessária.

Qualidade da hospedagem

Como existem muitas empresas que oferecem planos hospedagem WordPress, infelizmente muitas dessas empresas disponibilizam um serviço de baixíssima qualidade. Então, Verifique as opiniões sobre a empresa indicada, teste os serviços e verifique a eficiência do departamento de suporte.

Dessa forma, você pode ter certeza que vai fazer a escolhe certa. Não espere uma hospedagem de boa qualidade por menos de 30$ por ano. Em um ponto de vista técnico, isso é impossível.

Domínio

Esse assunto é consideravelmente simples. Então o maior critério aqui será o preço. A maioria das empresas na hora de te oferecer um plano, não vai facilitar e vai te sugerir preços absurdos. Mas também fique esperto com empresas que te oferecem domínio grátis, preços de domínios são muito precisos e rígidos. Se alguém te oferece uma oferta promocional, isso normalmente irá te custar mais do que o preço normal do domínio.

Geralmente essas promoções são somente para o primeiro ano, e o preço de renovação nos próximos anos geralmente é o dobro. Portanto, cuidado com as empresas que não citam preços de renovação de contrato. A UltaHost trata seus clientes de forma justa e sempre dá o preço da renovação ao lado do preço do primeiro ano. Use o verificador de disponibilidade de domínio e registre seu domínio por um preço bom e justo.

Como Logar no WordPress

Eu assumo que você não queira dor de cabeça e vai optar por um plano com a instalação automática do WP, então eu vou pular a pergunta: como instalar o WordPress. E vamos focar então no uso pratico do WordPress.

O endereço padrão do painel do WordPress é sempre “/wp-admin” procedido de um nome de domínio (exemplo.com/wp-admin). Depois de inserir a direção por esse padrão, você verá uma janela de login.

Depois de inserir seu login (o padrão é “admin”, mas pode ser diferente dependendo das configurações do instalador automático da sua hospedagem) e a senha que seu provedor de hospedagem fornecerá a você. Logo, você verá seu painel do WordPress. 

No inicio, pode parecer complicado, mas garanto que você se acostumará rapidamente com as guias e suas funções.

Visão geral dos recursos do WordPress

A maioria das abas são intuitivas e não precisa de muita explicação. Para conhecer, uma boa ideia é ir clicando nelas e ver oque cada uma faz. Não é fácil fazer algo que prejudique o seu WP, então sinta-se livra para testar tudo.

Oque pode ser mais confuso é a diferença entre as paginas e os posts. A proposta inicial do WordPress era ser um sistema para blogs. Então, as guias de posts te permite organizar o conteúdo do blog. Você pode atribuir cada postagem a categorias ou tags específicas, facilitando assim a navegação.

As paginas aqui são mais estáticas. Você pode usar elas para fornecer informações sobre a empresa, autores, detalhes de contatos, e ofertas.

Temas e plugins para o WordPress

Temas WordPress

O tema básico do WordPress sem nenhuma extensão é bem ruim ao ponto de vista dos designers. É o tema padrão com o cativante nome Twenty-Twenty. Então vamos começar pensando em algo mais interessante na forma. O UltaHost com hospedagem WordPress oferece muitos temas premium. Também escrevemos um artigo com os 70 melhores temas gratuitos do WordPress.

Os temas WordPress dão um “toque” WordPress para a sua página. A maioria dos templates, especialmente os pagos, tem muitas funções e possibilidades adicionais. Essa é a demo do template grátis do Zakra Restaurante, e um site baseado nele.

Zakra Restaurant Demo
Website based on Zakra Restaurant

Vale a pena separar um tempo para escolher um bom tema, que supra as suas necessidades. Ele fará um diferencial gigantesco relacionado a navegação e a usabilidade do seu site WordPress.

Plugins WordPress

Uma das principais duvidas que você vai ter no inicio será: oque são plugins, eu devo instalar? No geral, eu acredito que você só deve instalar os plugins que você precisa. Instalar coisas para não usar, além de não fazer muito sentido, pode causar alguns problemas.

Os plugins mais essenciais que você deve instalar são:

  • Yoast SEO – Esse plugin vai por seu site em um outro patamar em termos de otimização de conteúdo no Google. Isso vale a pena se você tem o objetivo de ficar no Google.
  • wpDiscuz – O sistema de comentários do WordPress não é bonito nem funcional. Este plug-in permitirá que você melhore sua seção de comentários e construa sua comunidade.
  • Elementor – Se você planeja criar paginas individuais mais criativas, esse plugin tem que estar na sua lista. É um dos melhores construtores de paginas; um sistema extraordinário que permite organizar o conteúdo como se fossem peças de Lego.
  • Wordfence Security – WordPress limpo e constantemente atualizado é seguro. Infelizmente, o número de complementos instalados aumenta com o tempo, assim como o risco de vulnerabilidades. Este plugin irá ajudá-lo a selar algumas áreas.
  • GA Google Analytics – um plug-in leve que ajuda você a conectar sua conta do Google Analytics a um site WordPress.

Existem dezenas de milhares de plugues e temas no mercado. Apenas mostra quais oportunidades você tem em termos de estender as funções do seu WordPress. Procure os plugins no repositório oficial do WordPress. Evite baixar e instalar qualquer coisa de fontes desconhecidas.

Seu site WordPress está quase pronto!

Você já comprou sua hospedagem WordPress e já instalou ele com apenas um click. Logou, trocou o tema, e escolheu os plugins essenciais.

Agora, você tem que modificar o seu template, escolher mais plguins, escrever conteúdo e criar seu site no WordPress. De qualquer forma, cada um desses tópicos merecem um artigo separado. Então, siga nosso blog, por que aqui você vai encontrar tudo que você precisa sobre todos os assuntos, principalmente sobre WordPress.

O WordPress é um sistema legal. O mar de possibilidades que traz e o seu design simples faz ele ser popular no mundo todo. Se você esta começando nesse mundo da web, ele é uma ótima opção para primeira escolha.

Se você gostou deste artigo, então vai adorar a plataforma de hospedagem da UltaHost. Tenha suporte 24/7 da nossa equipe. Nossa infraestrutura poderosa foca em escalabilidade e eficácia, desempenho e segurança! Verifique nossos planos!   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
What is a Domain TLD?

O que é um Domínio TLD?

Next Post
Why is uptime so important?

Por que Uptime é tão importante?

Related Posts