Como Construir uma Comunidade engajada no Seu blog

How to build a committed community on the blog
Shares

Todo blogger gostaria de ter uma comunidade engajada no seu blog, e receber vários comentários fofos e likes. Mas o que muitos querem saber, é como conseguimos chegar nesse nível? Bem, cada humano é um humano, e quando estamos lidando com eles é bem difícil termos uma fórmula do sucesso ou alguma coisa muito específica que é tiro e queda e vai dar certo. Porém, tem algumas regrinhas que você pode seguir para conseguir esse sucesso. E hoje, é isso que eu vou te explicar.

Desde já, te aviso que não vou começar pelo básico, para seguir esses passos é preciso que a sua empresa já tenha completado algumas etapas do marketing.

O primeiro passo é começar a demonstrar mais valor para cada pessoa – Se alguém comentar no seu blog, ou te enviar uma mensagem privada, responda. É sempre importante o seu público saber que o caminho entre ele e você é acessível.

Defina suas necessidades

Você realmente precisa de uma comunidade engajada?

Você sempre deve considerar suas necessidades. Cada blog é um blog, e cada um aborda um assunto de uma forma própria. Todo autor quer ser apreciado e dar sentido ao que faz. Mesmo que o blog tenha outra finalidade – como vender mercadorias ou complementar os serviços de uma empresa – o redator quer saber se alguém lê seus textos.

Todo escritor que estar ciente que após ter passado algumas horas em frente de um monitor, escrevendo e se dedicado, que alguém leia nem se quer um fragmento do seu texto. Todo escrito despeja uma parte da sua alma no seu trabalho, levamos isso como uma arte.

Porém, muita das vezes as emoções do escritor e os interesses das empresas, não são os mesmos. Diferente do escritor, a empresa tem objetivos menos “românticos”. E aqui fica a pergunta: Por que você precisa de uma comunidade engajada e afetuosa?

A influência do tipo da indústria

Existem várias indústrias e cenários que a comunidade faz a força e é muito engajada. Por exemplo, numa ONG contra a fome, a comunidade dessa ONG é muito engajada e importante. Já numa comunidade de uma empresa de periféricos, ela é menos engajada. Com isso, tiramos a conclusão que quanto mais especializado e industrializado for o seu ramo, menos engajada e unida vai ser a comunidade que você criou.

Blogs de tecnologia, negócios ou ciência raramente têm uma comunidade engajada. Os leitores desses blogs não querem escrever comentários. Quando têm uma pergunta, preferem perguntar pessoalmente ao autor.

Photo by Matheus Bertelli from Pexels

Quais são seus objetivos?

O objetivo do dono do blog é muito importante nessa etapa também, para a maioria das empresas os blogs servem como uma forma de angariar novos clientes ou então promover seus produtos. Já para uma organização de caridade, a comunidade é praticamente sua base, sua estrutura o que rege e deixa vivo o movimento.

Outro ponto que você deveria considerar é qual o nível de engajamento da sua comunidade no momento. Os leitores deveriam se comunicar um com os outros nos comentários? Existe algum grupo que eles possam interagir entre si? Ou a comunidade deveria se envolver com outro site de rede social, como YouTube ou Instagram? Ou talvez manter contato com você – via e-mails e mensagens privadas?

Vai por mim, conhecendo isso vai facilitar e muito a sua vida para engajar a sua comunidade.

A regra da reciprocidade

O segredo das maiores comunidades é esse: A regra da reciprocidade – Basicamente, se você quer algo, ou está fazendo algo para o seu público, se dedique 100% para isso, que eles sempre irão reconhecer seu trabalho e um bom conteúdo.

Você sempre tem que se empenhar em querer ajudar o seu público. Se você é um fotógrafo, ensine eles a tirarem fotos melhores. Se o seu blog fala de negócios, ensine eles a tomar melhores decisões no mundo dos negócios. E mesmo que não tenha muitos likes ou comentários, não desanime, continue trabalhando e fazendo o seu melhor. Vale muito mais a pena você se dedicar para aquele grupo seleto de pessoas que te apoiam do que ficar numa busca incessante por novos clientes.

Separe o trabalho criativo de escrever e criar conteúdo do trabalho analítico de analisar o tráfego e realizar atividades de marketing. Quando você escreve, esqueça o Google Analytics. Abra as asas da sua criatividade e jogue-se no fluxo de palavras e ideias.

Não estou sugerindo que você remova as análises e desista do marketing. Apenas tome isso como atividades separadas e lide com elas em momentos diferentes. A regra da reciprocidade diz que, se você der tudo de si, essa energia retornará naturalmente para você. Não é nenhuma pseudo-lei trans mágica, mas pura psicologia. Se você estiver envolvido na execução de um bom blog, os leitores irão recompensá-lo.

Sempre faz sentido se envolver?

Depende das especificidades do seu blog. Engajar-se na criação de conteúdo (seja ele qual for para você) sempre vale a pena, mas nem sempre podemos esperar o mesmo efeito.

Blogs especializados x estilo de vida

Blogs especializados e temáticos (culinária, fotografia, direito, dinheiro, etc…) costumam ter uma porcentagem muito alta de acessos do Google. O conteúdo desses blogs é o chamado evergreen – informações universais e atemporais. Afinal, os fundamentos da fotografia não mudaram desde a época da câmera escura. O mesmo com o básico de SEO, finanças e direito. A maior parte do texto será real por muitos e muitos anos.

Se você tiver muito tráfego do Google, raramente terá uma seção de comentários ativa. Estatísticas de tráfego consideráveis ​​com envolvimento relativamente baixo do usuário não são uma derrota, mas um recurso do seu blog. Talvez os anunciantes não estejam dispostos a realizar uma competição, mas uma postagem patrocinada com bom SEO será frutífera.

De qualquer forma, pense na última vez que você pesquisou informações no Google. Você deixou um comentário para agradecer ao autor por seu trabalho e comprometimento? Ou você adicionou algo de sua autoria ao conteúdo? Exatamente…

Image by Karolina Grabowska from Pixabay

Do outro lado estão os blogs com conteúdo sobre estilo de vida ou formadores de opinião. É difícil posicionar o artigo “Uma semana em fotos” ou um post em que você trata de temas atuais. Eles vivem apenas por um curto período de tempo. Nesses sites, a maioria dos visitantes são pessoas que visitam regularmente para ver como você está indo e quais coisas novas você escreveu.

Dê algo de si

Não, eu não estou falando de publicidade ou mais propagandas no Facebook. Estou falando em dar para os seus leitores o que eles querem. Claro sempre com muita clareza e sem faltar harmonia. Em outras palavras, é sobre ter compromisso com seu público.

Se os seus leitores possuem alguma dúvida, você os ajuda, se eles pedem um conselho você os dá. Porém, não seja falso, sempre seja claro e demonstre a sua opinião verdadeira. Um comentário costuma ser uma saudação, um convite para uma conversa. Para manter o engajamento, você precisa conduzir diálogos e falar por meio de sistemas de comentários. Pode atrair ou encorajar novos a deixarem suas opiniões também.

Se você prefere animar os seus leitores, envie mais mensagens para eles, além do Newsletter. Converse com eles assuntos particulares que você não contaria nos blogs, faça com que eles se sintam próximos de você, que se sintam seus amigos.

Não precisa desabafar, ou falar dos seus problemas. Só mostra um pouco de você e do seus pensamentos; Fale um pouco das boas experiências que você teve na vida, não precisa vender aquela vida perfeita que as pessoas vendem no Instagram. As pessoas precisam se identificar com você, porque quanto mais elas verem que você faz parte deles e que não existe um vão gigantesco de diferença entre vocês, mais engajada e empenhada eles serão.

Conclusão

Bem, como você deve ter percebido, esse não é um típico tutorial como os outros que eu te dava todos os passos a passo. Eu não quis escrever uma série de regras para você se tornar um robô, meu objetivo foi te apresentar o caminho e assim, você conseguir conquistar o que você precisa.

E falando em comunidade, que tal fazer parte dessa comunidade linda de clientes da UltaHost? Tentamos te trazer para perto, ser mais amigável, e ajudar você e seu negócio.

O seu sucesso conta para nós. Seu sucesso nos levará com você – você substituirá sua Hospedagem WordPress por uma Hospedagem VPS de alta qualidade. E à medida que você sobe na hierarquia do comércio eletrônico, precisará de soluções mais avançadas, transferindo seus serviços para Servidores Dedicados Virtuais.

Se torne nosso cliente e vamos alcançar o sucesso juntos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
Enable comments on WordPress

Devo Habilitar os Comentários no WordPress?

Next Post
Scale website

7 Maneiras de Escalar seu Site conforme sua Empresa Cresce

Related Posts