Como evitar conteúdo duplicado no eCommerce?

How to avoid duplicate content
Shares

O Google não gosta de indexar texto clonado várias vezes. O que é conteúdo duplicado, como é tratado pelo Google e como evitá-lo? Encontre as respostas para todas essas perguntas neste artigo.

Dividimos o conteúdo duplicado em externo e interno. A duplicação externa refere-se ao texto copiado em muitos endereços URL, enquanto a interna se refere à duplicação dentro de um único domínio. Nesse caso, o problema mais comum é uma redireção incorreta da versão da mesma página.

Quando um site está disponível com www, sem www, HTTP e HTTPS, os mecanismos de busca os consideram como duplicatas. No entanto, existem maneiras de evitar problemas nos resultados de pesquisa. Exemplos incluem a alteração do arquivo .htaccess ou a implementação de redirecionamentos no site usando PHP ou JavaScript. Mas vamos começar do início.

O que é conteúdo duplicado?

O objetivo principal do marketing de conteúdo eficaz é torná-lo único, bem-otimizado e valioso. Conteúdo duplicado ocorre quando um texto publicado está presente em várias URLs. A duplicação muitas vezes é resultado de ações inconscientes resultantes de falta de conhecimento adequado sobre o assunto. Existem dois tipos de conteúdo duplicado: dentro de um site e em vários domínios.

Conteúdo duplicado dentro de um site

Como o próprio título indica, trata-se de conteúdo duplicado interno. A razão, muitas vezes, são erros básicos:

  • A falta de redirecionamentos 301 é uma das razões comuns para conteúdo duplicado interno. Várias URLs podem levar à mesma página, criando duplicatas, como http://dominio.com, http://www.dominio.com, https://dominio.com, https://www.dominio.com, , , , etc. Todas essas URLs podem exibir o mesmo conteúdo da página inicial.
  • Duplicar descrições de produtos na loja online. Cada descrição deve ser única, mostrando as especificações e benefícios do produto.
  • Duplicação de descrição de categoria. A descrição principal de uma categoria é repetida na paginação, filtragem ou ordenação dessa categoria.
  • Duplicação da primeira página da paginação de categoria. Esse erro frequentemente ocorre no caso da primeira página da categoria, que está disponível em domain.com/categoria e domain.com/categoria?page=1. Como resultado, obtemos uma página duplicada, onde o texto não difere de maneira alguma.
  • Implementação de versões de idiomas. Isso pode ocorrer quando o criador esquece de traduzir uma página para o idioma indicado. Nesse caso, o site pode consistir em várias cópias da mesma página em inglês que foi omitida durante o processo de tradução.
  • Parâmetros GET sem padronização. Exemplo: domain.com?sort=up&tipe=new&page=1, domain.com?sort=up&page=1&tipe=new, domain.com?page=1&sort=up&tipe=new, domain.com?tipe=new&page=1&sort=up, domain.com?page=1&tipe=new&sort=up, domain.com?tipe=new&sort=up&page=1.
A duplicação muitas vezes é resultado de ações inconscientes resultantes de falta de conhecimento adequado sobre o assunto.
Image by PublicDomainPictures from Pixabay

Conteúdo duplicado em vários domínios

O mesmo conteúdo foi publicado em pelo menos dois websites. As razões para isso podem variar.

  • Copiar conteúdo de outras fontes.
  • No caso de produtos, é comum copiar as descrições do site do fabricante.
  • Copiar trechos sem usar um link semântico.
  • Duplicar descrições de produtos em plataformas como eBay, Amazon e AliExpress.
  • Conteúdo duplicado em redes sociais, páginas de informação ou catálogos.
  • Cópia de artigos de imprensa e patrocinados. Provisões legais e regulamentações – ao publicar em seu site, é prudente estar atento e marcar essas páginas com a tag “noindex”.

Evitar a duplicação de descrições de produtos

A questão das descrições únicas de produtos em lojas online é subestimada. Geralmente, isso ocorre quando existem várias versões, por exemplo, versões de cores, para um modelo de produto. Quantas vezes você se deparou com uma descrição quase idêntica, diferindo apenas em detalhes como cor, tamanho ou tipo de componentes usados?

Como regra geral, os proprietários de lojas online publicam descrições fornecidas pelo fabricante. Nesse caso, o problema pode se tornar mais grave, pois várias lojas que oferecem os mesmos produtos podem ter uma ideia semelhante.

Todas as páginas podem ter elementos comuns

É claro que é impossível evitar o uso de frases semelhantes, já que a linguagem tem um número limitado de palavras. Para comunicar algo, é possível usar apenas algumas combinações. Portanto, uma única frase ou sentença não é percebida pelo Google como conteúdo duplicado. O problema surge quando alguém copia fragmentos inteiros do site ou do artigo.

Descrições de produtos únicas – por que vale a pena?

Apenas atividades de SEO éticas podem trazer os resultados desejados. Descrições de produtos únicas e bem otimizadas na loja online são elementos indispensáveis do SEO ético.

A singularidade das descrições é crucial porque o Google valoriza o alto valor do conteúdo. Os motores de busca apreciam a singularidade e as colocam em posições mais altas nos resultados de pesquisa. E você sabe que resultados mais altos significam mais tráfego e melhor conversão.

 Os motores de busca apreciam a singularidade e as colocam em posições mais altas nos resultados de pesquisa
Image by mohamed Hassan from Pixabay

Ao criar sua descrição na loja online, você tem a chance de destacar sua proposta de valor única. Você pode focar nas vantagens específicas de comprar o produto de você. O trabalho original é bom não apenas para SERP e SEO, mas também afeta positivamente os sentimentos do cliente em relação ao negócio.

Ao ler uma descrição única, enriquecida com informações valiosas, o cliente acha útil ao fazer uma compra. Ele se sente apreciado e satisfeito por você ter atendido às suas necessidades. Dessa forma, você constrói a imagem de um especialista na indústria em questão.

Outra vantagem de criar uma descrição única é que você tem total controle sobre os aspectos visuais do seu site. A faceta visual do site influencia significativamente o comportamento do cliente. A presença de títulos, marcadores e destaque de informações importantes pode ajudar nas vendas.

Ao copiar a descrição e publicá-la no site sem alterações, você está oferecendo ao usuário exatamente o que seu concorrente faz. Sem personalização do texto, você também não tem controle sobre o SEO e a colocação correta de palavras-chave. Crie descrições de produtos únicas para atender às expectativas do seu público-alvo.

Descrição sinonimizada

Conforme o nome sugere, criar conteúdo sinonimizado envolve reformular o texto existente e procurar sinônimos para as palavras frequentemente utilizadas. É essencial atribuir grande importância à qualidade do conteúdo publicado no site.

Não recomendo o uso de geradores que automaticamente editam o texto adicionando sinônimos de palavras de forma intercambiável. Você deve se preocupar com a alta qualidade do seu vocabulário e correção linguística. A consistência substantiva e a inclusão de informações relevantes também são vitais.

Você pode usar o Grammarly para verificar a correção do texto. Dessa forma, você o alterará um pouco. O aplicativo sugerirá mudanças em algumas palavras, frases e pontuações. Para encontrar sinônimos, use um Tesauro, mas lembre-se de fazê-lo com inteligência.

Por exemplo, se você quiser encontrar um sinônimo para “difícil” na frase “O produto pode ser difícil de usar no início”, um Tesauro oferecerá diversas ideias, mas você não pode usar todas em tal contexto. Analise também a definição.

Criar conteúdo sinonimizado envolve reformular o texto existente e procurar sinônimos para as palavras frequentemente utilizadas.
https://www.thesaurus.com/browse/difficult

Seria um tanto constrangedor se você usasse “delicate”, “abstract” ou “dark” nesta frase. Mas “complex” ou “troublesome” se encaixam excelente.

O Google penaliza conteúdo duplicado?

A primeira revolução no mundo da redação publicitária foi a introdução do algoritmo Panda em 2011. Seu objetivo era destacar sites com conteúdo valioso, único e substancial. O Google começou a dar mais atenção a conteúdos extensos, substanciais, valiosos e únicos. Enquanto isso, práticas antiéticas resultavam em uma posição mais baixa nos resultados de pesquisa.

Embora o Google raramente decida penalizar conteúdo duplicado em uma página, isso afeta a classificação nos motores de busca. Quando os robôs se deparam com várias páginas contendo o mesmo texto, eles têm dificuldade em definir qual delas é original e qual versão responde melhor à consulta.

Da mesma forma, esse conteúdo pode ser menos valioso, e os motores de busca têm problemas ao indexá-lo e incluí-lo ou excluí-lo dos resultados de pesquisa. Também há um problema com a segmentação das métricas de link, ou seja, confiança, autoridade, valor do link, etc. O mecanismo de busca não sabe a qual página vinculá-las.

Embora seja muito raro, acontece de o Google penalizar por conteúdo duplicado ou decidir remover o site do índice. Isso ocorre quando o conteúdo é duplicado intencional e repetidamente, e quando outra pessoa relata que se trata de plágio.

Posso compartilhar meu conteúdo original?

A sindicação de conteúdo nada mais é do que o compartilhamento consciente e voluntário de conteúdo já publicado com outros sites. Esses sites permitem que o conteúdo seja adicionado a outro site e reimpresso por outros usuários.

Se você realizar tal ação, verifique se o artigo compartilhado menciona sua fonte. Dessa forma, o robô associará corretamente o conteúdo à fonte apropriada.

Um site responsivo é considerado conteúdo duplicado?

Ao projetar um site, vale a pena manter sua responsividade e adaptação adequada a dispositivos móveis. Um site responsivo ajusta automaticamente sua resolução ao tamanho da tela do dispositivo. Geralmente, um site responsivo não é considerado duplicado.

Um site responsivo ajusta automaticamente sua resolução e não é considerado duplicado.
Image by Bartek J from Pixabay

No entanto, acontece que alguns sites têm uma página totalmente separada na versão mobile, disponível em um endereço diferente (m.domain.com, mobile.domain.com). Se feito incorretamente, isso pode levar à duplicação de conteúdo.

É necessário indicar com precisão as versões existentes do seu site aos robôs do Google. Para fazer isso, você precisa implementar as seguintes disposições nas versões desktop e mobile do site:

<link rel=”alternate” href=”https://m.domain.com”> 

Insira isso na seção de cabeçalho (head) de ambas as versões do site, desktop e mobile. O registro informa sobre uma versão alternativa do site mobile e define o endereço canônico da versão desktop.

Se você gostou deste artigo, vai adorar a plataforma de hospedagem UltaHost. Obtenha suporte 24/7 da nossa equipe de suporte. Nossa infraestrutura avançada foca em autoescalabilidade, desempenho e segurança. Deixe-nos mostrar a diferença! Confira nossos planos!   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
Digital products offers a vast realm of possibilities for businesses for all companies, from startups to experienced ones.

Quais Produtos Digitais Posso Criar? Algumas Ideias para Começar

Next Post
How to Start a Photography Blog?

Como começar um Blog de Fotografia?

Related Posts