Por que vale a pena ter o GA e o GTM no seu site?

Why is it Worth Having GA and GTM on Your Website?
Shares

O Google Analytics e o Google Tag Manager (GA e GTM) são recursos essenciais para análise de websites. Eles desempenham um papel crucial no desenvolvimento do seu site empresarial, fornecendo informações sobre os visitantes. Com essas ferramentas, é possível identificar as ações dos usuários em seu site e avaliar a eficácia de suas estratégias de marketing.

O GA e o GTM destacam-se como as ferramentas disponíveis para análise de websites, sendo as opções mais populares e acessíveis, oferecendo uma gama abrangente de recursos sem custo adicional.


O que é o Google Analytics?

O Google Analytics possibilita o rastreamento e a compreensão dos comportamentos potenciais dos clientes, do conteúdo online, da funcionalidade dos dispositivos e muito mais. Ele oferece os insights necessários para moldar a estratégia de sucesso do seu negócio, revelando informações valiosas sobre os usuários do seu site que você provavelmente desconhecia. Com o Google Analytics, você pode entender a taxa de conversão no seu site.

Independentemente se você possui um site de comércio eletrônico ou informativo, é essencial implementar essa ferramenta para alcançar melhores resultados. Mas por que o Google Analytics é a preferida entre as ferramentas de análise da web?


Motivos para Usar o Google Analytics

É gratuito

O Google não cobra nenhum valor pelo uso dessa ferramenta. O Google Analytics fornece informações essenciais, números e estatísticas que o ajudarão a maximizar o desempenho de seus sites.

GA e GM não são as únicas ferramentas de análise da web disponíveis. Existem outras, mas a maioria delas é premium. Após um período de teste gratuito, você precisará pagar uma assinatura mensal ou adquirir uma licença. Embora todas elas possam fornecer informações relevantes, o Google Analytics gratuito oferece mais opções para análise de dados.

Ele coleta dados automaticamente

O Google Analytics realiza todo o trabalho por você, reduzindo o tempo necessário para inserir dados em documentos ou planilhas.

Mesmo sem configuração avançada, o Google Analytics coleta informações básicas do usuário. Tudo o que você precisa fazer é inserir um código em seu site. Com isso, você pode analisar relatórios básicos: verificar de quais canais os usuários estão vindo, quais subpáginas eles visitam e quanto tempo eles passam no site. E isso é apenas o começo!

Possui relatórios personalizados

O Google Analytics possui muitos relatórios padrão, mas você também pode criar relatórios personalizados. Escolha as dimensões, os dados que deseja ver e como eles são exibidos.

Ele pode rastrear pesquisas internas

O relatório de Pesquisa no Site revela o que os potenciais clientes estão buscando ao acessar seu site. Ele indica áreas para oportunidades de desenvolvimento, como quando os usuários procuram por algo que não está disponível em seu site. Com essas informações, você pode fazer alterações ou adições necessárias. Isso permite aprimorar a usabilidade do seu site e impulsionar seu desempenho.

Você entenderá por que os usuários estão deixando o site

A taxa de rejeição representa a proporção de visitantes que saem do seu site após visualizar apenas uma página. É um dos indicadores mais importantes, pois sinaliza que os usuários estão acessando o seu site, mas não estão encontrando o que procuram ou não se sentem atraídos pelo conteúdo. Uma taxa de rejeição alta exige ação imediata para identificar suas causas e reduzi-la.

Uma alta taxa de rejeição pode ser resultado de um site difícil de navegar ou de uma página inicial pouco atrativa para os usuários explorarem mais o seu site. Com um relatório abrangente da taxa de rejeição, é possível encontrar formas de diminuí-la.

Graças ao GA, você pode encontrar erros em sua navegação e fazer correções que melhorarão sua taxa de conversão.

Outra razão para uma alta taxa de rejeição pode ser o carregamento lento da página. Se você percebe ocasionalmente que seu site não está carregando tão rapidamente quanto deveria, pode ser uma boa ideia considerar uma migração de site gratuita e transferi-lo para um servidor mais robusto.

Opte pelo seu plano de hospedagem na UltaHost. Entre a ampla variedade de opções, você certamente encontrará um plano adequado para suas necessidades, pois a UltaHost preparou ofertas para todos os perfis – desde hospedagem compartilhada acessível para iniciantes ou sites simples até servidores dedicados poderosos capazes de suportar redes sociais com milhões de usuários, sistemas corporativos e plataformas transacionais para bancos.

Para você, como proprietário de um negócio de comércio eletrônico, a melhor escolha será a hospedagem VPS. Escolha seu servidor e não se preocupe mais com o carregamento lento da página.

Você aprenderá os dados geográficos e demográficos dos usuários

Com o Google Analytics, você pode descobrir dados valiosos sobre seu público, como dados demográficos. A seção Audiência contém muitas informações sobre as pessoas, como idade, gênero, interesses, dispositivos e localização.

Você poderá acompanhar se está alcançando seus objetivos

As Metas no Google Analytics são úteis para monitorar o progresso do seu negócio. Você pode configurar uma variedade de metas que ajudam a rastrear a jornada do cliente com base em suas ações. Além disso, as metas oferecem insights sobre sua taxa de conversão. Como exemplo de meta, você pode definir a conclusão de uma compra, a solicitação de um orçamento ou o envio de um formulário de contato.

Se um novo visitante acessar sua página de destino e preencher o formulário fornecido com seu endereço de e-mail, o GA registrará essa ação como a conclusão da meta.

Você desenvolverá a melhor estratégia de otimização de conversão

Com o Google Analytics, você pode acompanhar facilmente o processo de compra dos usuários. Configure o rastreamento de comércio eletrônico no Google Analytics e na plataforma onde sua loja opera. Dessa forma, o Google Analytics fornecerá muitos dados úteis, como:

  • quais produtos os clientes estão comprando;
  • onde eles desistem no processo de compra;
  • de quais canais as transações são feitas.

O que é o Google Tag Manager?

Com o Google Tag Manager, é possível implementar facilmente uma variedade de códigos (tags) em seu site, incluindo os códigos de rastreamento do Google Analytics, códigos de eventos, scripts de conversão do Google Ads e tags de remarketing. Além disso, você tem a capacidade de incorporar códigos personalizados e outros tipos de código em seu site.

Algumas pessoas têm dúvidas sobre a diferença entre o Google Tag Manager e o Google Analytics, questionando qual deles usar. Na realidade, a recomendação é utilizar ambos, pois essas ferramentas se complementam. Por que é vantajoso ter o Google Tag Manager em seu site?


Razões para usar GTM

Implantação rápida de códigos de rastreamento

Vamos dar um passo atrás e lembrar a maneira clássica de gerenciar códigos de rastreamento:

  1. Um profissional de marketing decide começar a usar uma nova plataforma de marketing para rastrear o comportamento do usuário.
  2. Eles recebem um código de rastreamento e o enviam para um desenvolvedor.
  3. O desenvolvedor diz que está ocupado e que fará isso na próxima semana.

E se houver necessidade de rastrear eventos adicionais? Nesse cenário, seria necessário elaborar uma tarefa detalhada e trocar e-mails com o desenvolvedor para implementar esses códigos. Isso pode consumir mais do que algumas semanas.

E se eu lhe dissesse que você pode contornar o desenvolvedor e implantar esses códigos de rastreamento por conta própria? Com o Google Tag Manager, essa possibilidade se torna realidade.

Você pode gerenciar qualquer código de rastreamento

O Google Tag Manager agiliza diversos processos e é benéfico para análises web. Permite a rápida adição de novas tags (códigos de rastreamento), muitas das quais não requerem modificações no código do site. Isso o torna uma ferramenta ideal para profissionais de marketing, pois reduz o tempo necessário para implementações.

Você pode gerenciar todas as tags em um só lugar

Anteriormente, os desenvolvedores costumavam inserir todos os códigos de rastreamento diretamente no código-fonte dos sites. No entanto, esses trechos de código JavaScript eram dispersos em diferentes arquivos, o que tornava difícil fazer alterações. Com o GTM, esse processo é simplificado, pois todas as tags podem ser gerenciadas em um único lugar.

É gratuito

Não há necessidade de acrescentar nada aqui. Tanto o GA quanto o GTM são gratuitos. Embora haja uma versão premium disponível no pacote Google Analytics 360, a versão gratuita atende perfeitamente às necessidades da maioria das empresas.

Possibilita o rastreamento fácil de eventos

O rastreamento de eventos implica a inclusão de códigos JavaScript personalizados no seu site para acompanhar eventos como cliques, envios de formulários, etc. Para simplificar esse processo, o Google Tag Manager oferece várias regras embutidas.

Ao ativar gatilhos específicos no Google Tag Manager, eles automaticamente monitoram determinadas interações no seu site. Embora ainda seja necessária alguma configuração, isso é relativamente fácil de fazer. Essas interações podem ser usadas para acionar códigos de rastreamento, como tags de eventos do Google Analytics.

Os eventos básicos que você pode (por padrão) rastrear no GTM incluem:

  • Cliques
  • Cliques em links
  • Envios de formulários
  • Tempo gasto na página

Você também pode adicionar funções personalizadas que rastreiam coisas como profundidade de rolagem, novos comentários e muito mais. Isso oferece insights sobre as ações que os usuários realizam em seu site. Eles estão interagindo com seu conteúdo? Eles estão preenchendo seus formulários? Você pode usar esses eventos para criar objetivos personalizados adaptados às necessidades do seu negócio no Google Analytics.

Com a ajuda do GTM, você pode conectar códigos de rastreamento de diferentes aplicativos e serviços ao seu site.

Ele possui modelos de tags

O GTM vem com uma gama de tags integradas essenciais para o Google Analytics, rastreamento de conversões do Google Ads e algumas outras ferramentas populares. Isso capacita os profissionais de marketing sem conhecimento de programação a personalizar tags sem a necessidade de implementar código complexo ou recorrer à ajuda de um programador.

Ele garante segurança

O Google automaticamente verifica todos os scripts de rastreamento adicionados através de tags HTML personalizadas nas contas do GTM e os bloqueia se eles corresponderem a um domínio, endereço IP ou URL de malware conhecido. Além disso, você tem controle sobre quem tem acesso às suas contas do GTM e pode revogar o acesso a qualquer momento.


Conclusão

Como mencionado anteriormente, o Google Analytics e o Google Tag Manager oferecem diversas vantagens importantes. Se você deseja configurar o comportamento detalhado do usuário em seu site, apenas o Google Analytics pode não ser o suficiente, e a inclusão do Google Tag Manager se torna necessária.

Ao combinar o GA e o GTM, você tem acesso a informações detalhadas sobre os usuários do seu site, o que permite ajustar melhor o seu site de acordo com as expectativas desses usuários.

Se você gostou deste artigo, então vai adorar a plataforma de hospedagem da UltaHost. Compre Hospedagem WordPress Segura e obtenha suporte 24/7 da nossa equipe de suporte. Nossa infraestrutura alimentada se concentra em dimensionamento automático, desempenho e segurança. Deixe-nos mostrar a diferença! Confira nossos planos!  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
Node.js

Node.js Desmistificado: Explorando suas Vantagens e Desafios para Desenvolvedores Web

Next Post
DDoS-Protected VPS

Como funciona um VPS protegido contra DDoS?

Related Posts