O que é Hospedagem NVMe SSD?

Shares

Em vários lugares no site ou blog da UltaHost, você encontra informações sobre Hospedagem SSD NVMe. Nem todo mundo é expert em hardware ou sabe o que é isso. Contudo, nesse artigo iremos te explicar o que são os NVMe SSDs, e como eles se diferem de outras tecnologias existente, e oque significam para hospedagem.

O que é hospedagem?

Um serviço de hospedagem consiste em fazer os recursos do servidor disponível para os clientes. Isso exclui a necessidade de ter e manter um servidor próprio, assim você consegue atingir suas metas sem precisar se preocupar com o lado técnico da hospedagem web.

Os servidores de Hospedagem não são nada mais que computadores, que como qualquer um, precisam de uma placa mãe, RAM, processadores, e um disco rígido (HD). Com isso, hoje iremos focar somente nesse ultimo elemento: o disco rígido.

Tipos de Hard Drives

Todos arquivos, aplicações, software, e sistemas operacionais são salvos no HD. Um servidor de hospedagem pode operar com base em várias tecnologias de gravação de dados. Podemos dividir essas tecnologias em dois tipos: HDD e SSD. Ambos tem diferenças significantes, e essas diferenças afetam diretamente a capacidade do servidor em que qualquer um dos dois esteja operando.

O tipo de disco mais popular por anos, tem sido o HD, que significa “Hard disk drive”. Os discos HDD gravam dados em discos magnéticos rotativos com um diâmetro de 2,5 ou 3,5 polegadas. A característica mais marcante é a sua imensa capacidade, atingindo até 14TB.

Image by Wilfried Pohnke from Pixabay

O SSD, em operação, não usa nenhuma parte que se movimente, ele trabalha como uma “flash memory”. Por isso do nome: “Solid-state disc” (Disco de estado sólido). Os SSD comparados aos HDDs, são muito mais duradouros e resistentes a danos mecânicos e temperaturas. No caso do HDD, uma queda ou choque pode causar danos a memória.

A falta de partes que se movimentam afeta não somente a durabilidade do drive. Os SSDs são bem mais silenciosos do que os HDDs, gerando assim bem menos energia, e são bem mais rápidos.

Photo by Andrey Matveev from Pexels

Hospedagem HDD vs Hospedagem SSD

Hospedagem SSD e Hospedagem HDD são os nomes dos serviços de hospedagem que utilizam um determinado tipo de memória. Portanto, a hospedagem SSD usa servidores com discos SSD e a hospedagem HDD usa servidores com discos HDD.

Aqui voce pode encontrar a comparação da hospedagem SSD e da hospedagem HDD Nós preparamos uma lista de alguns dos recursos mais importantes de cada um:

  • Taxas de Falha – De acordo com testes, num HD tradicional essa taxa é de 3.5%, enquanto em um SSD, é apenas de 0.5%. Embora a diferença teórica não seja impressionante, desta forma: você precisará de 7 HD para se igualar a um SSD.
  • Boot time – Os SSDs são preparados pra inicializar em cerca de 10-13 segundos, enquanto HDDs levam cerca de 30 a 40 segundos.
  • Tempo de Resposta – Acessar o armazenamento do banco de dados de um disco SSD leva em média de 35-100 micro-segundos, já os HDD precisam de 5,000 até 10,000 micro segundos. O resultado esta claro, o SSD é cerca de 10 vezes mais rápido nesse aspecto.
  • Capacidade – Os discos rígidos ganham nessa; Você facilmente consegue encontrar um HD maior que 1TB. Já um SSD para o uso pessoal, geralmente não excede 300GB.
  • Gravação/Velocidade de Leitura – Nos HDDs, a leitura vai depender da posição física das partes que se movem(Quanto mais próximo o dado estiver do “topo” mais fácil será a leitura). Pois, os HDDs salvam os fragmentos dos dados em diferentes partes no disco, que faz a perfomance e a desfragmentação reduzirem signativamente com o tempo. Já no SSD, os dados são igualmente acessíveis e tanto a leitura quanto a gravação pode ser até 300% mais rápida.
  • Integridade do Banco de Dados – Com um uso constante, as partes do HDD vão começar a dar problema em aproximadamente 3 anos, causando assim danos no sistema magnético e logo podendo comprometer a integridade dos dados. Com os SSDs você não tem esse problema. O dado armazenado nele, pode ser mantido por mais de 200 anos.
  • Consumo de Energia – Um único SSD consome cerca de 2W de energia no pico de seu carregamento, enquanto um HDD requer em média de 6 a 7W. Por essa ração, os drivers de estado sólidos são bem mais sustentáveis e recomendados para soluções ambientais.

Então, qual tipo de hospedagem eu devo escolher?

Hospedagem baseadas em HDs tradicionais é aceitável quando o seu comércio raramente modifica dados. Exemplos são bancos de dados extensos, grandes arquivos gráficos ou vídeos brutos. Este tipo de hospedagem também pode lidar com e-mail corporativo com um grande número de contas.

Agora, se você precisa de uma alta performance na hospedagem ou seu site requisita frequentemente acesso aos dados, logo, você deve escolher a hospedagem SSD. Ela é especialmente crucial para websites com carregamentos de conteúdos gerados dinamicamente, lojas onlines, ou pessoas que precisam de servidores cache.

Image by Bruno /Germany from Pixabay

Vantagens e desvantagens da hospedagem SSD

Como você pode ver, o SSD tem muitas vantagens, mas também tem algumas desvantagens que vale a pena ter em mente.

Vantagens da hospedagem SSD

  • Rapidez(quase instantânea) acesso ao armazenamento do banco de dados em 0.1 ms;
  • Sem Delays no carregamento de sites;
  • Carregamento mais curto, até nos sites mais complexos;
  • Possibilidade de carregar muitas operações(gravação de dados, leitura simultânea)
  • Gestão simultânea de vários processos administrativos e computacionais;
  • Alto desempenho, independentemente da carga do servidor.

Desvantagens da Hospedagem SSD

  • Capacidade menor, comparado a HDDs;
  • Dificuldade de recuperação de arquivo em caso de falha;
  • Preço bem maior em serviços de hospedagem;

Tecnologia de Hard Drive mais recente – SSD NVMe;

Os primeiros SSDs eram relativamente lentos e utilizavam muito espaço. Rapidamente ficou claro que o SATA não permitia todas as capacidades do SSD. Então, foi substituído por uma tecnologia com uma capacidade maior.

O NVMe(Non-Volatile Memory Express) esse protocolo foi desenvolvido em 2011 em uma junção da Intel, Samsung, Sandisk, Dell e Seagate. O NVMe trabalha com o PCI Express, responsável pela vantagem na velocidade da memória flash.

Ele te permite movimentar mais dados, processar eles rapidamente, e iniciar tarefas mais rápido. O NVMe também tem compatibilidade com vários clients e sistemas corporativos. Os aplicativos abrem muito rápido e os arquivos carregam em segundos.

O NVMe suporta velocidades até 6 vezes mais rápidas que o SATA baseado em SSDs, e dez vezes mais rápido que os HDDs, que é mais notável na gravação ou leitura de grandes arquivos. Ele é mais rápido para copiar e desempacotar arquivos, e os programas são executados com uma eficiência maior. Uma diferença clara pode ser vista na velocidade da instalação de programas: Os Discos SSD NVMe podem instalar um programa até 4 minutos mais rápido que um SSD SATA.

Os SSDs NVMe são atualmente os hard drives mais rápidos no mundo.

Eu devo migrar para uma Hospedagem NVMe SSD?

Na maioria das vezes, a resposta é obvia: definitivamente sim! Se você precisa de mais do que um armazenamento estático, você deve procurar por um provedor de hospedagem que usa um SSD NVMe.

Evite fornecedores que usam HDDs. É fora de época. Se o seu fornecedor ainda não trocou, talvez outros componentes também esteja desatualizados. Isso torna o seu site vulnerável à ataques. E segurança é o aspecto na hospedagem mais importante que você deve considerar.

Provedores de hospedagem que usam SSDs com SATA são a melhor opção. Entretanto, a diferença entre um SATA e um NVMe é colosal. Com isso, se o seu site é mais que um simples blog WordPress, você irá precisar de um vendedor que use discos NVMe.

A Ultahost entende disso desde o início. Os últimos e melhores Hardwares, nos permite oferecer segurança, rapidez, e uma performance alta na hospedagem. Esse é o motivo que a UltaHost usa somente Discos SSD NVMe em cada tipo de hospedagem.

independente se é uma hospedagem dedicada com a melhor performance, hospedagem compartilhada mais barata ou a hospedagem WordPress barata, todos servidores da UltaHost são equipados com discos SSD NVMe.

Hospedagem SSD NVMe preços

Até alguns anos atrás, os servdres SSD eram extremamente caros, com isso, nem todo mundo pode ter um. Hoje em dia, os preços se tornaram mas amigaveis e acessesiveis para todos.

Por exemplo, o pacote básico do plano de hospedagem compartilhada da UltaHost, oferece 15GB de espaço no disco, banda larga ilimitada e custa apeans $3,29 por mes (37$ anual)

O plano VPS Business para o gerenciamento de um grande site online, tem uma capacidade de 50GB, núcleos de CPU, e 2GB de RAM. Custando %9.30 por mês($95,50 anualmente). 

O plano dedicado mais poderoso, oferece até 8TB de espaço no disco SSD NVMe!

Escolher um fornecedor com SSD NVMe te da mais conforto e qualidade nos negócios.

Se você gostou deste artigo, então vai adorar a plataforma de hospedagem da UltaHost. Tenha suporte 24/7 da nossa equipe. Nossa infraestrutura poderosa foca em escalabilidade e eficácia, desempenho e segurança. Todos os servidores são equipados com HDs NVMe SSD. Nos deixe te mostrar a diferença! Veja nossos planos! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post

WordPress veloz – Como deixar seu blog rápido?

Next Post
Dedicated server for an online store

Servidor dedicado é uma boa ideia para uma loja online?

Related Posts