O que é um Domínio? Explicação para Iniciantes – Fácil de Entender

What is a domain? Comprehensive explanation for beginners
What is a domain? Comprehensive explanation for beginners
Shares

Quando estiver pensando em criar seu próprio site, a primeira coisa que você precisa ter é um nome de domínio.

Você já deve ter ouvido falar que um o domínio é o endereço que aparece no browser, mas nesse artigo, nós vamos te explicar mais como os domínios funcionam e alguns conceitos básicos.

O que é um Domínio?

O Domínio pode ser definido como um endereço que é digitado na barra de pesquisa do browser para acessar um site em específico, por exemplo, o domínio do Google é “google” e é escrito dessa forma: https://www.google.com. Para deixar mais fácil para você, pode-se comparar o domínio com uma impressão digital, ele é único e cada um tem o seu.

Os nomes de domínio que são ofertados na internet por fornecedores de serviços (como a UltaHost), não são propriedades desses sites, porém eles tem a permissão para revende-los, alguns fornecedores até selecionam uma grande parte desses domínios e os alugam por preços diferentes. O preço do domínio varia de acordo com o site. Os preços costumam ser semelhantes porque o preço base de qualquer nome de domínio é definido pela ICANN, que não registra nomes de domínio na Internet.

Como um nome de domínio é único?

Essa pergunta pode ter surgido na sua mente, como manter a exclusividade de um nome de domínio, por exemplo, quando você digita no seu browser: Google.com, você pensa que existe a possibilidade de acessar o Facebook, Yahoo ou Amazon, através desse nome?

Claro que não, é impossível isso acontecer, por que o domínio foi “linkado” ao servidor do site do Google, logo o ele vai te direcionar diretamento para o site do Google.

Vamos ver mais como isso é feito

Como computadores, cada dispositivo é identificado por um endereço de IP que é uma sequencia de números separados por pontos. Os domínios também funcionam do mesmo jeito, todo site na internet tem um número fixo e esse número não pode ser o mesmo de nenhum outro site.

O nome de domínio consiste em um grupo de letras alfabéticas, que expressam o nome de uma marca ou empresa.

Quando estiver comprando um domínio, o registrador (Empresa que detém permissão dos domínios) registra o nome do domínio e o DNS do comprador por um certo período de tempo.

Para ser claro, o DNS é o que te permite conectar o domínio ao servidor que você obteve pelo seu fornecedor de hospedagem.

Após cada nova venda de domínio, a empresa atualiza o banco de dados central, logo esse nome de domínio e seu número estão reservados para apenas uma pessoa, e mais ninguém será capaz de obte-lo.

Quando um nome de domínio é adquirido, todas as informações desse domínio se tornam disponíveis em um banco de dados conhecido com WHOIS, no qual contém toda informação sobre ele e os seus donos, tais como o nome do proprietário e toda informação relacionada.

O objetivo do registro de dados de domínio online é para que sejam usados ​​pelas autoridades policiais em relação a quaisquer problemas que possam surgir no futuro.

Todos os números de DNS são registrados pelo ICANN, que como mencionado antes é uma organização sem fins lucrativos que gerencia nomes de domínios e endereços de IP na internet, e também ajuda a ICANN, que é uma abreviação da palavra Internet Corporation for Assigned Names and Numbers, na organização e gerenciamento de nomes de domínio na Internet.

Você pode estar se perguntando, qualquer um pode comprar um nome de domínio para seu site? A resposta é sim, claro! Todos podem comprar um nome de domínio para seus sites, desde que esse domínio já não esteja sendo usado por outra pessoa. E você pode descobrir isso entrando nos sites de venda de domínios confiáveis ​​e digitando o nome do domínio para verificar sua disponibilidade.

Como escolher o melhor nome de domínio?

Escolher um nome único de domínio é uma das coisas mais importantes que você vai fazer para o seu site, porque o nome de domínio será um importante ponto de conexão entre seu site e os visitantes e expressará sua marca. Fique atento para que você não enfrente o problema de alterar o nome posteriormente em caso de insatisfação, caso em que seu site pode ser prejudicado em decorrência dessa alteração.

Deixa eu te mostrar algumas dicas gerais para escolher o nome de domínio certo:
  • A extensão .com é geralmente a mais popular
  • Use as palavras mais populares no seu site
  • Use um nome que represente o conteúdo do seu site
  • Tente usar um nome simples e fácil
  • Certifique-se que o nome não possua nenhum erro gramatical
  • Tente deixa-lo fácil para lembrar
  • Evite usar números e símbolos
  • Certifique-se que seu domínio não seja similar a outro

Como o domínio é “linkado” ao meu site?

Após nós termos te explicado alguns pontos básicos sobre domínio, esta na hora de explicar como um domínio funciona do ponto de vista técnico, e para entender isso, você deve estar ciente de que todo site tem um IP dedicado e estático, que é chamado de protocolo e é um conjunto sequencial de números que estão neste formato 146.60.120.201, mas em qualquer caso, você não é obrigado para entender esses assuntos, mas claro, isso é caso você queira saber mais sobre como o domínio funciona.

É bem difícil para nós lembrar desses números que mencionamos acima para acessar o site que queremos, porém vai é mais fácil quando o endereço é Google.com ou Youtube.com ao invés de números complexos, e é ai que vimos a importância dos domínios.

Se você ainda não entendeu, vou te dar um exemplo breve:

Quando você quer ir ao endereço de um amigo ou familiar, é mais fácil lembrar do nome da rua do que das coordenadas geográficas, logo ter um nome de domínio para um site será bem mais fácil para lembrar do que números aleatórios difíceis de memorizar.

Assim, quando você digita um nome de domínio de algum site na barra de pesquisa do seu browser, ele começa a procurar por um endereço de IP que combine com o nome que você digitou, e é ai que o DNS entra. Ele é uma abreviação de “Domain Name System”, ele guarda toda informação sobre o site no seu próprio banco de dados assim, quando o browser começa a puxar as informações o usuário pode visualizar o site em segundos.

Extensões de Domínio

A extensão de domínio é a última parte do nome do site. Por exemplo, se nós olharmos para o endereço do Google, descobriremos que o domínio está desta forma www.google.com, e se olharmos para outro domínio, você o verá desta forma www.name.net, portanto, além do último ponto está o que é conhecido como extensão , existem muitas extensões como .com, bem como .NET e .org.

Quando estamos falando de extensões de domínio, a primeira coisa que deve vir a sua mente é o “.com” por que ele é o mais usado de todas.

Existem muitas extensões que são lançadas continuamente, por exemplo, em 1985 havia um número limitado de extensões, e não passavam de nove, mas com o tempo, foram acrescentadas mais até que houvesse mais de 1000 extensões, entre essas extensões, por exemplo:

  • .NET 
  • .org 
  • .tect 
  • .store 
  • .online 
  • .press 
  • .space 
  • .site 
  • .io 

No geral, quando você compra um novo domínio, é você quem determina qual é a extensão mais apropriada pra você, te aconselhamos a usar as extensões mais populares e que representem seu site, além disso algumas extensões são exclusivas para algumas organizações, como extensões governamentais ou educacionais, e é isso que explicaremos com mais detalhes.

Agora vamos conhecer essas extensões, assim você pode saber qual é a melhor para seu site:

A Primeira extensão é o .com

É um domínio popular e de nível superior, 40% dos domínios registrados são .com porque é mais fácil para as pessoas digitarem essa extensão do que qualquer outro domínio, é familiar e adicioná-la ao endereço do site faz com que pareça profissional.

Mas só tem um problema se você pensar em escolher essa extensão, a maioria dos nomes já estão cadastrados e vai ser difícil escolher um bom nome para o seu site pois você vai notar que muitos nomes ficam indisponíveis e cadastrados por outras pessoas.

A segunda extensão é o .NET

É considerado a segunda e melhor alternativa ao .com, mas o .NET é usado por sites e empresas que fornecem internet e serviços de Network isso não significa que se limite apenas a esse uso, pelo contrário, tornou-se atualmente uma das extensões mais usadas depois de .com e essa extensão é escolhida de Antes de alguns em dois casos:

Primeiro caso: Se você não encontrou um nome de domínio disponível no “.com” na maioria das vezes você vai encontrar ele no “.NET” – isso certamente é uma sorte – mas é melhor procurar um nome exclusivo ou até mesmo alterar o nome inteiro e pesquisar Encontre um novo nome de domínio para o seu site.

Por que escolher nomes similares a outras marcas pode causar muita confusão para seus visitantes e até dificultar a competição com empresas maiores que já é conhecida a anos na cena, “Sempre faça os outros te imitar e não seja quem imita.”.

Segundo caso: Numa situação que você não queira outras pessoas usando nomes similares ao do seu site, você pode reservar o o seu nome de domínio em diversas extensões, claro, você vai pagar por todas essas reservas, mas vai ter o monopólio do seu domínio.

Terceira extensão .Edu

É uma das extensões dedicadas a instituições de ensino, universidades e escolas, não só isso, mas essa extensão ficou vinculada a muitos centros educacionais, e o domínio pode ser registrado com essa extensão se os critérios forem atendidos para quem deseja obter isto.

Essa extensão é muito restritiva e tem políticas um tanto rígidas para fortalecer o sistema educacional e proteger os alunos.

Quarta extensão .org

É uma abreviação da palavra Organização e é utilizada por organizações ou organizações sem fins lucrativos, assim como algumas empresas famosas, escolas e associações também a utilizam.

Quinta extensão .gov

Agências governamentais, ministérios e algumas outras organizações governamentais podem usar a extensão .gov, que é um domínio gerenciado pela General Services Administration, ou GSA, uma agência independente com sede nos Estados Unidos.

Algumas extensões governamentais 

Existem muitos outros domínios principais, todos os países reconhecidos têm um código de extensão personalizado que pode ser usado para um país, território ou área geográfica específica.

Esse tipo de domínio é a melhor escolha para sites que desejam segmentar um público-alvo de uma localização geográfica ou país específico e servirá como uma forte indicação para os mecanismos de pesquisa de que seu site está sendo exibido para pessoas da mesma região ou país-alvo.

Mas, para poder obter um domínio com esta extensão, alguns países precisam garantir que a pessoa que deseja obtê-lo resida no mesmo país ou que seu negócio ou empresa tenha presença local e registro comercial no mesmo país e, na maioria dos casos, o registro é feito por meio de alguns órgãos governamentais e apresenta os documentos necessários a eles.

Não apenas isso, mas alguns países estabelecem como pré-requisito para o requerente obter este tipo de domínio ser maior de 18 anos, e as restrições variam de país para país; Para isso, você deve verificar as regras e condições de cada país. Existem alguns países cujas regras estabelecem que uma pessoa deve usar o domínio depois de possuí-lo e, se não for usado em 180 dias, é considerado expirado.

Quais são os serviços associados com o domínio?

A maioria dos sites revendedores oferecem ótimos complementos, alguns dos quais são domínios gratuitos, e alguns deles vêm com uma taxa adicional sobre o preço do domínio básico, e entre esses serviços:

Sub domínio

O domínio, como mencionado acima, está disponível com várias extensões como .com ou .org, que chamamos de domínio principal ou domínio básico “o domínio”, que pode ser ramificado e sob o qual vários outros subdomínios se enquadram que ajudar a organizar o site, para que seja fácil organizar o site e mover-se facilmente entre as partições.

O subdomínio é uma parte distinta do seu site e a natureza do seu trabalho está sob o domínio básico, para que os proprietários do site possam criar subpáginas e seções sem ter que comprar um novo domínio principal, porque é fácil vincular esses páginas para o subdomínio e começar a exibi-las em seu site e o subendereço é como este www.subdomain.yoursite.com Ou, conforme mostrado na imagem anterior, esta é uma das páginas de Ajuda e Suporte do Google vinculadas a um sub -domínio chamado Suporte.

Certificados SSL

Os certificados SSL são instalados na maioria dos sites para manter as informações e os dados confidenciais dos usuários seguros ao navegar em seu site.

O certificado de segurança SSL vai te ajudar a criptografar todos os dados entre o servidor e o browser para garantir que as informações pessoais dos usuários do site não cheguem às mãos de hackers e intrusos e, ao instalar este certificado em seu site, você obterá mais confiança e sites seguros poderão ser conhecidos observando o endereço do site, se encontrado significa HTTPS que o site é seguro, mas se for apenas HTTP, o site não usa o certificado de segurança.

Proteção de Dados Whois

A organização da ICANN confirmou através de seu site que quem compra um domínio deve incluir informações corretas e informações de contato para que possa entrar em contato com o proprietário do domínio se precisar, mas isso pode disponibilizar seus dados para alguns, existem sites através dos quais você pode Conhecer todos os detalhes sobre o proprietário do domínio, como nome, endereço, nome de e-mail registrado e outras informações, como a hora da compra do domínio e sua data de validade.

Para resolver esse problema, existem muitas empresas de hospedagem e venda de domínios, inclusive nós (UltaHost) que fornecemos serviços de privacidade Whois. Ele ajuda a manter sua privacidade e informações na Internet para que seus dados não sejam exibidos e estejam disponíveis para todos.

Perguntas Comuns

Ainda pode haver algumas perguntas em sua mente sobre possuir seu próprio domínio, e estas são as perguntas que devem vir à sua mente com suas respostas explicativas:

Tenho que pagar a anuidade para ser dono do domínio?

Uma vez adquirido o domínio, sua titularidade é transferida da empresa de hospedagem para o usuário, e o prazo é baseado no valor pago, onde o domínio pode ser adquirido de um ano a 10 anos, e antes do término do prazo estipulado para o domínio, a maioria das empresas envia um e-mail para lembrar o usuário de renovar antes que o domínio seja restaurado novamente.

A funcionalidade de renovação automática pode ser ativada através da sua conta no site de domínios para que o site renove o domínio automaticamente, tendo em atenção que em caso de expiração do período de reserva, o utilizador tem a possibilidade de o restaurar num período entre 15 a 30 dias antes de ser colocado à venda novamente, Se você não pagar a taxa de renovação, outra pessoa poderá comprá-lo e você não poderá recuperá-lo, a menos que o novo comprador tenha desistido dele ou o prazo tenha expirou sem renovação.

É possível obter um domínio gratuito?

Existem muitas empresas de hospedagem, inclusive nós (UltaHost), que fornecem serviços gratuitos aos usuários, como: obtenção de hospedagem gratuita com recursos limitados e um domínio gratuito associado ao nome do site, o que permite atrair mais clientes e pelo menos ao mesmo tempo é um dos métodos de publicidade usados ​​por muitos.

Mas é claro que há uma grande diferença entre obter um domínio gratuito e um domínio pago; Porque o domínio gratuito carece de muitos recursos, mas o domínio gratuito, como explicamos ao obtê-lo, não será seu, mas incluirá o nome da empresa no endereço do site como este, por exemplo, www.example. wordpress.net.

Claro que isso é uma das coisas que vai tornar seu site pouco profissional porque ninguém prefere sites que não tenham um nome de domínio dedicado para eles, o que vai afetar negativamente o seu negócio e vai fazer você perder a credibilidade do site e de muitos clientes.

Por que os preços dos domínios são diferentes?

Na verdade, os preços de alguns domínios são fixos; O custo anual do domínio é de cerca de US$ 13, e alguns sites de venda de domínio oferecem ofertas e descontos se você reservar o domínio por um período mais longo e, portanto, o custo diminuirá e poderá chegar a apenas US$ 10 por ano.

Mas são muitos os fatores que encarecem alguns domínios, e o custo de um domínio pode chegar a mais de 500 mil dólares, mas qual a razão disso?

Na verdade, uma das razões pelas quais o preço do domínio é alto é que o nome é muito distinto e único. O preço do domínio é determinado de acordo com o comprimento do nome, por exemplo: quanto mais curto melhor e pode ser lembrado facilmente. Além disso, os domínios possuem nomes famosos que correspondem aos nomes de algumas empresas. E as grandes marcas costumam ter um preço alto em relação a outras, e os preços de alguns domínios variam de acordo com a extensão, seja .com, .net ou .org.

De qualquer forma, a maioria dos domínios premium já pertence a algumas pessoas e são precificados com base na oferta e na demanda. Existem muitos pontos que determinam os preços desses domínios.

Empresários e grandes marcas gastam milhares de dólares – senão milhões – para comprar um nome de domínio exclusivo que represente sua marca e traga para seu site um bom número de visitantes porque o nome é fácil de escrever e lembrar.

São mais de 76 milhões de domínios vendidos e registrados em todo o mundo, aqui a chance de encontrar um nome único para o seu site é muito pequena. Há pessoas cujo trabalho é comprar e manter nomes premium até que apareça o comprador certo que possa pagar uma boa quantia por esse nome.

Existem pessoas que estão dispostas a pagar milhões de dólares por um grande nome de domínio, pois o nome faz uma grande diferença no sucesso da maioria dos projetos na Internet, olhando alguns domínios famosos veremos que em 2008 a Pizza.com foi vendida por 2,6 milhões de dólares e Business.com vendido por $ 7,5 milhões em 1999.

É muito fácil lembrar o nome de domínio diferenciado e também é fácil escrevê-lo, mas está relacionado ao nome do produto ou serviço que você oferece, lembrando que algumas pessoas quando procuram um site que ofereça um serviço específico, alguns digitam o nome do site de forma previsível, por exemplo, como um site de venda ou aluguel de carros, eles digitarão o endereço de maneira previsível, como cars.com ou, se estiverem procurando uma floricultura, digitarão flowers.com e isso é chamado de tráfego direto que ajudará a atrair mais clientes sem pagar nenhum dinheiro pelo marketing. O site economizará muito.

Todos esses são exemplos em que tentamos explicar a importância de ter um nome de domínio exclusivo e também tentamos explicar os motivos pelos quais essas pessoas pagaram tanto dinheiro para obter o domínio perfeito para seus sites.

Como você escolhe o nome de domínio perfeito?

A escolha de um nome de domínio é uma das coisas mais importantes para se pensar bem e não se apressar, e certifique-se de que o nome de domínio seja diferenciado e represente sua marca ou seu próprio site porque, em geral, representa a identidade do site através do qual você será capaz de deixar um impacto e uma marca nos outros. Um bom nome de palavra-chave ajudará muito seu site a aparecer melhor nos mecanismos de pesquisa.

  1. Sempre tente escolher um nome de domínio curto, não mais que 15 caracteres, e quanto menor, melhor. Você também deve escolher o nome de domínio sem usar números ou sinais, a menos que esteja relacionado à sua marca.
  2. Escolha um nome que seja fácil de lembrar e escrever para que os visitantes possam retornar ao seu site a qualquer momento com facilidade e sem complicações.
  3. Use palavras-chave relacionadas à sua marca, por exemplo: registre o nome da empresa como título, e tente se limitar a uma palavra-chave importante, faça com que o nome do seu site expresse o que tem dentro.
  4. Use algumas ferramentas e sites que permitem pesquisar domínios disponíveis e exibir muitos nomes relacionados que simplesmente o ajudarão a escolher o melhor para você.

É normal que, quando você pesquisar um nome de domínio específico que deseja pela primeira vez, descobrirá que o domínio está 90% reservado por outra parte e poderá descobrir que as primeiras 5 ou 10 tentativas de escolher o nome falharam e que a maioria dos nomes são reservados.

Não se desespere e tente de novo e de novo com sua criatividade e continue pesquisando até chegar a um nome adequado que expresse o domínio do seu site. Se você não encontrar em .com, pode pesquisar em .NET e assim por diante, mas é claro que .com e .NET são os melhores e explicamos detalhadamente cada uma dessas extensões no início do artigo.

Quais são as etapas para registro de domínio?

As etapas de compra diferem de uma empresa para outra, mas a ideia geral é constante. Depois de escolher um nome adequado para o seu site, é hora de se registrar e comprá-lo clicando na palavra comprar ao lado do domínio, ou se o site estiver em inglês, clique na palavra Comprar ou Adicionar ao Carrinho e o site informará o custo anual do domínio.

Pagina de registro de domínio UltaHost

O site irá então levá-lo para a página seguinte, onde poderá escolher o número de anos de reserva do domínio caso pretenda reservar o domínio por longos períodos.

Painel do carrinho de compras UltaHost

Por fim, o site solicitará que você insira os dados do cartão de crédito Visa ou MasterCard com algumas outras informações de contato, como nome, número de telefone, endereço ou e-mail, basta escrevê-los e concordar com o contrato de uso e política de privacidade e, em seguida, clique na palavra Finalizar Pedido para concluir o processo de pagamento e iniciar o cadastro da linha.

Painel de Check-out do UltaHost

O processo de pagamento que você fez na etapa anterior é a última coisa, mas você precisará confirmar e comprovar a propriedade deste domínio, clicando na mensagem de confirmação que o site enviará para o seu e-mail e seguir algumas instruções para concluir o processo de compra. Vincule-o ao seu site a qualquer momento.


Como você compra um domínio?

Os domínios podem ser adquiridos em sites de reserva de domínio, existem centenas de sites especializados nesse assunto, mas sempre aconselhamos escolher as empresas mais famosas e confiáveis, inclusive UltaHost por vários motivos.

Por que escolher UltaHost?

É uma das maiores empresas de venda de domínios e hospedagem na Internet e possui muitos clientes. Pode-se dizer que é uma das melhores empresas de registro de domínio do mundo devido à sua credibilidade, pois a empresa conseguiu conquistar a confiança dos clientes e conquistar novos clientes ao longo do tempo até os dias de hoje.

A UltaHost se preocupa muito com seus clientes, sejam eles existentes ou novos, oferecendo muitas ofertas e descontos que você não encontrará em nenhum outro lugar. Às vezes, as ofertas são feitas com preços de domínio começando com apenas $ 1 no primeiro ano e, em seguida, você é cobrado pelo preço base do domínio, mas esse tipo de oferta Você nem sempre o encontrará, mas a empresa o coloca de vez em quando então.

O site da empresa é caracterizado por uma interface fácil de usar. Ao entrar no site, você encontrará uma ferramenta de busca rápida na qual poderá digitar o nome do domínio que deseja pesquisar, e o site exibirá todos os domínios disponíveis para compra.

Por meio da UltaHost, você pode registrar o domínio por um período de até 5 anos ou mais e, portanto, não precisará se preocupar em renovar o domínio todos os anos, além do fato de a empresa oferecer um atendimento mais do que excelente em todo o semana, caso encontre algum problema ou precise de ajuda, você descobrirá que o suporte o técnico é ótimo e você encontrará uma resposta rápida para resolver o problema.

Em geral, quando você reserva o domínio de sites de venda de domínio, você descobrirá que pode reservar o domínio por um período de pelo menos um ano e poderá renová-lo após o término do período especificado.

UltaHost oferece muitos serviços além de domínios, como e-mail, VPS, WordPress, hospedagem dedicada, VDS e outros serviços de hospedagem na web.

Além de tudo isso, UltaHost oferece muitos serviços de domínio, como bloqueio de domínio, ótimas taxas de renovação, gerenciamento fácil, renovação automática, proteção de privacidade Whois e proteção SSL com preços baixos e amplas opções.

Esperamos que você tenha se beneficiado com este artigo, no qual esclarecemos muitas dúvidas sobre o domínio por definição, a natureza de seu funcionamento, como pode ser adquirido, quais extensões estão disponíveis e muitos dos pontos que explicamos detalhadamente.

Se você gostou deste artigo, então vai adorar a plataforma de hospedagem da UltaHost. Tenha suporte 24/7 da nossa equipe. Nossa infraestrutura poderosa foca em escalabilidade e eficácia, desempenho e segurança. Verifique nossos planos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
10 free name Generators

10 Geradores de Nomes Grátis para Sua Empresa

Next Post
BitNinja servers are secured

Como os Servidores da UltaHost são Protegidos Usando BitNinja?

Related Posts