Top 4 Plugins WordPress para Tabela de Conteúdos

Shares

O Sumário no artigo de um blog tem muitas vantagens. É uma ferramenta, que ajuda na navegação do leitor, mas não só isso. Também ajuda na otimização SEO. E felizmente, você não precisa saber HTML ou CSS para por uma tabela de conteúdos eficiente no seu site. Logo, graças ao WordPrees e os seus plugins, qualquer um consegue por uma facilmente.

Para deixar as coisas mais fáceis para você, eu fiz uma pesquisa das melhores soluções disponíveis, e nesse artigo eu irei te mostrar Os 4 Melhores Plugins para te ajudar a criar uma tabela de conteúdos (Sumário) no WordPress.

Vantagens do Sumário no WordPress

Sumário num livro ou papel cientifico é bastante comum e na maioria das vezes, até óbvio. Mas em um site ou um blog? ele também tem um papel fundamental e pode trazer muitos benefícios para o seu site.

Um sumário vai melhorar a experiência dos visitantes no seu site; Quando colocado no inicio do artigo, ele vai facilitar para o leitor ir direto para a parte do artigo que ele procura. Graças a isso, seus leitores poupam muito tempo, pois conseguem encontrar o conteúdo procurado mais facilmente.

Ele se torna ainda mais vantajoso para você(Blogger), pois torna fácil a avaliação do texto. Depois de escrever, você pode ver sua estrutura e avaliar se ele está bem e logicamente construído.

O sumário também é benéfico para o SEO. Vendo nossos artigos sobre navegação e sitemap, você sabe que uma estrutura de site bem pensada ajuda os mecanismos a entender o conteúdo, registrar as frases-chave e indexar o site. O sumário funciona de forma semelhante – apenas em uma escala menor.

O Googlebot valoriza os sumários, além de trazer um efeito positivo para o seu ranking. Com isso, os mecanismos de busca podem usar e incluir um ponto específico do seu artigo nos resultados inserindo um link para seu sumário!

Como fazer um Sumário usando uma âncora HTML

Existem duas formas de por um sumário no seu artigo WordPress. A primeira é usando HTML, e a segunda é usando um plugin. De qualquer forma, os CMSs não foram criados para te entediar escrevendo longas linhas de códigos. É impossível automatizar o código HTML, então você só pode salvar um padrão e modificá-lo a cada vez.

Entretanto, saber como criar um sumário usando HTML vai te ajudar a entender como funciona uma tabela de conteúdos.

Para construir uma âncora no HTML, você precisa da âncora e um link para essa âncora. Pois, um sumário não é nada mais que um sistema interno de links no artigo. Para definir uma âncora, você precisa atribuir um ID a um elemento, por exemplo, um cabeçalho h2 e, em seguida, colocar um link para esse ID.

Após clicar no link, você será “jogado” diretamente para o h2. Usando uma lista de âncoras, por exemplo, no início do seu artigo, você pode criar manualmente um sumário para cada postagem. Simples assim? Sim, não é complicado.

A parte ruim é que toda vez que você for escrever um novo artigo, terá que repetir esse processo manualmente. E isso, é uma que tarefa pode ser facilmente otimizada com um plugin. Então por que complicar a sua vida hein?

A table of contents for a blog

Plugins WordPress para Sumários

É uma solução rápida e fácil, por que o plugin vai fazer todo o trabalho para você. Eles definem âncoras e links de acordo com as regras definidas por você e preparam o sumário de forma atraente.

Apresentei as regras gerais para colocar um sumário em HTML, mas você também precisa se lembrar do CSS, que é um pouco mais complicado. O plug-in cuida do estilo e da construção técnica em HTML. Não vejo sentido em lidar com o sumário manualmente. Bem, talvez como parte do aprendizado de HTML, mas não como um estágio na criação de conteúdo.

Para poupar o seu tempo, eu preparei para você os melhores plugins para a criação automática de sumários no WordPress. Assim, você não vai precisar pesquisar e comparar dezenas deles, então de uma olhada nesses 4 que eu separei para você, eu te garanto que são os melhores.

SimpleTOC – Table of Contents Block

Vamos começar com o mais simples. Obviamente, o preço da falta de dificuldade traz uma possibilidade menor de personalização e menos funções, porém, pessoas diferentes tem necessidades diferentes. Alguns preferem soluções mais suaves e outros soluções que oferecem mais alternativa para a personalização do plugin.

Se você se interessa por soluções simples, então eu suponho que você vá seguir o mesmo parâmetro para todos. Com isso, o SimpleTOC é simples e otimizado para o editor Gutenberg e, apesar de sua baixa popularidade, vale a pena experimentar.

Example of Simple TOC Table of Contents for WordPress

Ele é fácil, estável, e tem apenas algumas opções essenciais: você pode escolher o nível máximo de classificação dos cabeçalhos a serem incluídos no sumário, decidir se deseja exibir um cabeçalho e escolher uma lista ordenada ou regular. Descomplicado, simples, eficaz e funciona – o que mais você poderia querer?

Easy Table of Contents

O plugin Easy Table of Content é um dos plugins mais populares na criação de sumários no WordPress. Ele tem muitas opções e configurações que permitem você adaptar o sumário ao estilo do seu site.

Você pode selecionar o tipo de post(post, página, ou personalizado) e aonde você quer exibir seu sumário. Você também pode decidir se quer alocar seu sumário automaticamente ou manualmente. Esses são recursos úteis, por que é mais comum e relevantes para posts do que para páginas estáticas.

Example of Easy Table of Contents for WordPress

Esse plugin também te oferece um local para colocar seu sumário, na forma de um widget que fica localizado na ”sidebar”. Com isso, o sumário fica acessível para os leitores a todo tempo.

Nas configurações, você também pode configurar os scopos do seu sumário selecionando os ranks apropriados(de H1 até H6). Na maioria dos casos, assumindo que o H1 é o título, o sumário vai incluir o H2 e H3. Contudo, se seus textos são grandes, expandir a lista para o H6 pode ser bem eficiente.

Table of Contents Plus

A inspiração para este plugin foram as ferramentas usadas no Wikipédia. Ele oferece opções de personalização extensas: você pode modificar diferentes aspectos do layout e definir a logica para a inserção do sumário. Você também pode definir o sumário para ser recolhido no início, e o usuário pode expandi-lo e recolhê-lo por conta própria.

Example of Table of Contents Plus for WordPress

O Table of Contents Plus tem mais funcionalidades que um simples sumário. Você pode gerar um sitemap para posts e páginas e mostrar ele numa subpágina adicional. Como a função primaria do plugin é apresentar um sumário, a forma gráfica do sitemap criado dessa maneira geralmente supera a qualidade dos mapas gerados por plug-ins dedicados.

Heroic Table of Contents

É um plugin do Hero Themes. além das funcionalidades padrões que um plugin de criação de sumários dever ter, esse plugin tem funções adicionais. Uma vantagem essencial é a habilidade de se integrar com o Gutenber, com isso, você pode usa-lo para gerar uma tabela de conteúdos para que você possa usá-lo para gerar um sumário se você confia no editor de conteúdo do WordPress.

Example of Heroic Table of Contents for WordPress

A habilidade de esconder ou renomear certos itens sem mudar os headings é extremamente útil. Isso permite você a ter mais controle sobre seu conteúdo.

Conclusão

O sumário enriquece o seu site e ainda facilita mais para os seus usuários e para os mecanismos de busca do google a entenderem o seu conteúdo e encontrar oque eles procuram. Se você não quer experimentar as ancoras HTML, os plugins apresentados á cima serão uma alternativa simples que você pode utilizar com apenas alguns clicks

Os sumários não são apenas para ajudar o usuário e facilitar a leitura do texto. Também ajuda o criador a preparar textos mais claros e fáceis de entender. Os sumários também tem um papel muito importante para o otimização SEO, eles melhoram os resultados da página nos mecanismos de busca.

Se você gostou deste artigo, então vai adorar a plataforma de hospedagem da UltaHost. Tenha suporte 24/7 da nossa equipe. Nossa infraestrutura poderosa foca em escalabilidade e eficácia, desempenho e segurança. Verifique nossos planos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
Cara Memilih hosting untuk blog

Escolhendo um serviço de hospedagem para um blog

Next Post
Take the first step in creating your video platform. Explore the best PHP scripts for videos that we have described in this article.

Sua Própria plataforma de vídeo? A melhor comparação de scripts PHP

Related Posts