Os Pagamentos com Bitcoin são seguros?

Bitcoins are safe
Shares

Uma das grandes curiosidades das pessoas que recebem um pagamento em bitcoin é saber da onde que aquele dinheiro está vindo. E muitas pessoas pensam que é uma verdadeira bagunça o ramo das criptos mas, na verdade a coisa é mais organizada do que parece. Continua comigo nesse artigo que eu vou te mostrar como os pagamentos com Bitcoin são extremamente confiáveis!

Antes eu gostaria de enfatizar que, todo setor tecnológico e financeiro tem as suas falhas e brechas de segurança, e o mundo da Blockchain não é diferente, e nos últimos anos esse setor tem recebido bastante cyberatacks. A maioria dos ataques são sobre DeFi ou “Finanãs descentralizadas”. Por exemplo, em agosto de 2021, a Poly Network, uma empresa que fornece serviços financeiros baseados em Blockchain e Crypto-assets, foi roubada por um grupo de hackers que achou uma vulnerabilidade no código que gerenciava todo o protocolo, e essa falta de atenção gerou um rombo de mais de $611 Milhões, em vários tipos diferentes de criptos, não somente com o bitcoin.

Essa “jogada criminosa” foi tão surpreendente e inovadora que a própria Poly Network ofereceu um reembolso de 0.5 Milhões para o Hacker, caso ele devolvesse o dinheiro, e também um cargo de Chefe de cyber segurança na empresa. Sinistro, né?!

Impressionantemente o Hacker entrou em contato com a empresa, alegando que desde o início o único objetivo dele era “Dar uma lição” na Poly Network, e que o intuito dele não era roubar nada.

A Rede de Bitcoin Garante um pagamento seguro

Mesmo existindo essas funerabilidades (que até mesmo os bancos tem), os especialistas dizem que pagamentos com Bitcoin são bem seguros. O fato da moeda ser descentralizada permite que ela não sofra nenhuma interferência governamental, além de proteger seus dados com criptografia. Ao contrário das notas, a criptografia evita a duplicação ou falsificação e torna a transferência de Bitcoin segura.

As criptomoedas não vêm do nada. A gênese da criptomoeda remonta ao desejo de introduzir uma fonte independente de dinheiro. O motivo da invenção do Bitcoin foi a falta de privacidade e a confiança reduzida nos governos e na maioria dos bancos.

O Bitcoin foi a primeira e mais popular criptomoeda, porém, não é a única. Outras criptomoedas tão populares quanto são, Ethereum, XRP e a Dogecoin, que recentemente virou até simbolo do Twitter e virou o xodó do bilionário Elon Musk.

As transações são armazenadas na blockchain, uma infraestrutura descentralizada, com o poder de computação geral de computadores e outros dispositivos conectados à rede. Para alguém assumir o controle de tal rede, teria que controlar 51% do poder total de computação para aceitar e priorizar suas solicitações de troca de criptomoedas. E isso é algo praticamente impossível, vai por mim.

Então, esse hacker poderia, por exemplo, emitir moedas digitais duas vezes e alterar as transações. Tal ataque é impossível de realizar. Seu custo potencial seria astronômico. Comprar o equipamento certo e controlar a maioria das redes blockchain, como Bitcoin ou Ethereum, é impossível.

Para isso ele teria que invadir os serviços já ativos (chamados escavadores) e os computadores para gerenciar todos os dados. Eles são difíceis de encontrar devido à alta demanda e são muito caros. Basta dizer que a compra do minerador Bitcoin, que oferece bom desempenho computacional, custa cerca de US$ 12.000.

Aqui nós apresentamos um dos benefícios cruciais do blockchain: infraestrutura descentralizada.

A grande ameaça é a ignorância

Os golpes e falhas não são algo que só existem no mundo das criptos, é algo que agente ve em toda as áreas financeiras. E roubar o dinheiro de alguém não é muito dificil, para você roubar o cartão de crédito de uma pessoa só precisa de três coisas, o CVV, data de expiração e o número do cartão.

Not only bitcoin can be the target of a fraud. Credit card, bank account also are in danger if used without caution

E antes de você abrir uma Wallet(Carteira de cripto), você precisa entender o básico de investimento. Se você é mais conservador com a sua grana, não invista mais do que você pode, nem por que aquela moeda está no hype ou os seus amigos te encorajaram a investir.

Acredite se quiser, mas na maioria dos golpes as próprias vítimas que enviam o dinheiro diretamente para os golpistas. Isso através de uma jogada de engenharia social, que pode variar as ferramentas para capturar o seu dinheiro, tanto como Malwares instalados no PC ou até mesmo QR codes falsos.

Os funcionários de bolsas de criptomoedas respeitáveis ​​nunca ligam ou escrevem para os usuários para incentivá-los a investir. Além disso, tenha cuidado com o site em que você faz login, não se deixe enganar por promessas de lucros instantâneos e configure a autenticação de dois fatores. Nunca envie fundos para pessoas ou entidades não confiáveis ​​e não compartilhe seus detalhes de login. A pessoa que conhece as chaves privadas tem acesso total à conta com bitcoins.

Se você não possui o conhecimento e o know-how adequados para usar as soluções DeFi, sempre pode comprar cripto ativos em exchanges centralizadas e outras plataformas. Eles são criados ou operados por processadores de pagamento com as licenças financeiras necessárias e são regulamentados por agências governamentais. Exemplos de tais serviços são Wirex, PayPal ou Revolut.

A transação no blockchain também é segura devido à transparência. Qualquer pessoa pode ver a rota de pagamento e como a transação é processada. Você pode rastreá-lo através de exploradores de blockchain. O acesso aos dados e a transparência é muito maior aqui do que no caso dos bancos tradicionais.

Você é novo no mundo de E-commerce ou quer começar seu próprio negócio? Confira esse artigo e aprenda como criar um sito do zero!

First Website - Beginner's Tutorial. Part 1/2: Goals, Audience, and the Sitemap
Primeiro site – Tutorial para iniciantes. Parte 1/2: Objetivos, Audiencia e Sitemap

Usar o Bitcoin para compras é seguro?

Vários processadores de pagamento no mercado usam a tecnologia blockchain em maior ou menor grau, mas não são bolsas de valores e não lidam com investimentos. Essas empresas permitem que você faça compras com criptografia com taxas de transação ligeiramente mais altas do que outros provedores de serviços de criptografia.

Nessa forma a empresa nao coleta o dinheiro integral dos clientes, os donos das criptos que decidem quanto enviar e como enviar.

Essas plataformas trabalham como bancos, a única diferença é que eles usam blockchains para depósitos de uma carteira de bitcoin. A garantia de segurança é uma integração do sistema de câmbio com a plataforma. Cada integração deste tipo requer verificação árdua e uma série de verificações.

As compras dessa forma são seguras, mas por que alguém optaria por comprar numa plataforma com maiores taxas de transações, sendo que elas podem apenas comprar a mesma coisa com a moeda convencional? É aí que entra um serviço atraente: você pode colar a URL no produto que deseja comprar, escolher a moeda e a forma de pagamento que lhe interessam e a plataforma cuidará do resto.

Atualmente, a maioria das lojas online não aceita pagamentos com criptomoedas. Portanto, essas plataformas não apenas resolvem o problema do pagamento com criptomoeda como tal, mas também assumem a responsabilidade pela transação.

Como fazer pagamentos com Bitcoins?

Com criptomoeda, você pode fazer compras em quase qualquer lugar do mundo. Bitcoin é basicamente como uma moeda internacional e universal. Pagar com BTC e pagamentos em outras criptomoedas tem muitas vantagens.

Em primeiro lugar, eles não podem ser revertidos, o que aumenta a confiança nas transações de criptomoeda. Se alguém lhe enviar uma confirmação (que fica imediatamente visível no blockchain), você pode ter certeza de que o pagamento chegará até você.

Você pode rastrear esta transação de criptomoeda e o processo de transferência de bitcoin com o blockchain. A transferência de Bitcoin também é amplamente anônima – isso provavelmente é importante para pessoas que compram, por exemplo, produtos íntimos. Se você pagar em uma loja com cartão de débito, você deixa um rastro de seus dados. Com o código QR bitcoin, você é anônimo.

Você já pode pagar muitas coisas com criptomoedas, e a lista de lojas que as aceitam está crescendo constantemente. Por exemplo, você pode pagar com bitcoin pela hospedagem na UltaHost. Faça pagamentos usando pagamentos bitcoin com sua carteira bitcoin ou qualquer uma das 10 criptomoedas mais populares, como ETH, Cardano, Solana, Avalanche, BNB ou stablecoins USDT, USDC e BUSD.

Você pode usar criptomoeda para comprar VPS Bitcoin no UltaHost. Confira este artigo para descobrir a diferença entre VPS e Hospedagem Dedicada.

How is a VPS different from a dedicated server?
Qual a Diferença entre um servidor VPS e um Dedicado?

Se você deseja pagar online, precisa de uma carteira móvel ou equivalente para desktop. O processo de pagamento é simples e não muito diferente das transações que você conclui com os aplicativos de conta bancária. Tudo o que você precisa fazer é preencher o campo de endereço bitcoin com o endereço da carteira de sua contraparte (consiste em uma sequência de números e letras) e, em seguida, pressionar “enviar”.

Muitas lojas físicas também aceitam pagamento em bitcoin. Você pode encontrá-los em mapas de lugares compatíveis com criptomoedas. Nessas lojas, você pode gastar bitcoin por meio de pagamentos diretos de sua carteira de criptomoedas ou escaneando o QR Code.

Também é possível comprar um cartão de pagamento que funcionará como um cartão de crédito ou débito, mas usará criptomoeda, não moeda fiduciária. Comece a pagar com ele em lojas e online e, em vez de moeda fiduciária, gaste bitcoin. Você pode recarregar o cartão de débito criptográfico em uma máquina especial que se assemelha a um caixa eletrônico. Você pode receber um cartão de débito bitcoin de vários fornecedores, por exemplo, Binance (Binance Visa Card), BitPay (Bitpay Card) e Coinbase (Coinbase Account).

Aplicativo de carteira bitcoin

Assim como as carteiras físicas permitem que você armazene dinheiro, as carteiras de criptomoeda permitem que você armazene tokens e outros ativos digitais. Em outras palavras, é uma forma específica de gerenciar, proteger e usar criptomoeda.

Por exemplo, quando você deseja comprar bitcoin, deve ter um endereço bitcoin para o qual ele será enviado – assim como ter um número de conta para uma transferência bancária. O endereço bitcoin que você pode compartilhar para receber pagamentos é a chave pública. A chave privada, por outro lado, é uma sequência independente de caracteres e números que dá acesso à carteira.

Portanto, se você deseja enviar um bitcoin a alguém, precisa conhecer a chave pública – ou seja, o endereço bitcoin – e usar sua chave privada para autorizar a transação, o que lhe dá acesso aos bitcoins armazenados na carteira.

Conclusão

Ao longo dos anos, as criptomoedas foram cobertas por vários mitos sobre insegurança e o mito de que são usadas apenas por cibercriminosos. Quem conhece o funcionamento do blockchain percebe que é uma tecnologia transparente e, portanto, justa e segura. Você pode comprar e vender online usando criptomoedas sem preocupações e sem risco de mudanças na taxa de câmbio ou perda de dinheiro. A segurança da transação é garantida pela tecnologia blockchain.

A adoção de criptomoedas na vida cotidiana já começou e você se torna parte dessa revolução. Bitcoin se tornará comum no futuro. Basta escanear os códigos QR e gastar seu dinheiro bitcoin.

Se você gostou desse artigo, então vai amar a plataforma de hospedagem da UltaHost. Você pode pagar a gente com BTC, ETH e outras criptomoedas populares! Tenha suporte 24H do nosso suporte de especialistas e desfrute da nossa infraestrutura poderosa focada em escalabilidade, performance e segurança. De uma olhada nos nossos planos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
My first website

Criando seu site 1/2 – Objetivos, audiência e Sitemap

Next Post
WordPress Error 500

Erros 500 no WordPress – Internal Server Error

Related Posts