Crie a estratégia de marketing na internet perfeita

Create the perfect internet marketing strategy
Shares

O marketing na internet, também conhecido como marketing online, marketing digital ou e-marketing, é um termo amplo usado para descrever atividades de marketing online. É o processo de promover uma marca ou empresa e seus produtos ou serviços entre os clientes por meio de canais digitais: motores de busca, sites, e-mails, mídias sociais e aplicativos móveis. Este artigo ajudará você a criar sua própria estratégia de marketing na internet.

Por que fazer uma estratégia de marketing digital?

Seu principal objetivo é aumentar o tráfego de alta qualidade no site, atingir um novo público e aumentar as vendas. Os objetivos adicionais do marketing digital são construir a conscientização da marca e criar uma imagem positiva da empresa na Internet.

O marketing digital pode ajudá-lo a identificar seu mercado-alvo. Ao desenvolver uma estratégia de marketing na internet, você descobrirá as necessidades de seus clientes, construirá relacionamentos de longo prazo com eles e promoverá sua imagem como especialista na indústria.

As empresas escolhem o marketing digital com mais frequência a cada ano em relação ao marketing tradicional. Anúncios tradicionais de TV, rádio e imprensa não podem ser direcionados com precisão. Com o marketing na internet, eles podem atingir um grupo-alvo maior e mais específico por menos dinheiro e medir a eficácia dos fundos investidos.

Mesmo com um orçamento limitado, o e-marketing permite que você alcance os clientes em cada estágio do ciclo de compra. Você pode criar uma página informativa para a primeira etapa do funil e realizar operações de marketing mais diretas para as etapas subsequentes do funil.

No artigo anterior, descrevemos 10 tipos de marketing na internet. Neste, nos concentraremos na criação de uma estratégia de marketing.

Alcance as pessoas certas no momento certo

A publicidade online é uma estratégia ágil e eficaz para atingir as pessoas certas no momento certo. Você pode monitorar a atividade online de seus clientes e ajustá-la de várias maneiras.

Alguns consumidores querem descobrir sua marca, e outros querem comparar produtos ou comprar um. Ferramentas de análise de dados ajudam a adaptar sua mensagem a cada um desses grupos. Você pode encontrar públicos onde moram, trabalham, fazem compras e buscam informações e entretenimento.

Os clientes podem aproveitar seu site quando quiserem. Eles podem ligar, conversar ou enviar e-mails para você. Você, por sua vez, pode ocultar as verdadeiras intenções de que está tentando vender algo a eles. Em vez disso, você pode se mostrar como um recurso valioso para ajudá-los no processo de compra.

Você pode executar várias campanhas simultaneamente e alcançar potenciais clientes por meio de diversos canais
Image by Gerd Altmann from Pixabay

Você pode executar várias campanhas simultaneamente e alcançar potenciais clientes por meio de diversos canais, maximizando o alcance online de sua empresa. Você pode atender a milhões de clientes simultaneamente e medir os resultados de cada campanha publicitária.

Ferramentas de análise permitem que você verifique os resultados de sua campanha e veja onde seu anúncio é eficaz e onde não é. Graças a análises avançadas, você criará campanhas melhores que ajudarão a promover seu negócio na internet.

4P – Marketing Mix: transforme a teoria em prática

A teoria diz que uma boa estratégia de marketing deve incluir os 4P: produto, preço, praça e promoção. O marketing na internet não difere muito nesse aspecto. Todos esses elementos estão conectados. A teoria moderna também acrescenta que uma boa estratégia de marketing deve oferecer uma proposição de valor única para o cliente.

Produto

O conceito de um produto é o valor que você proporciona ao cliente. Não precisa ser necessariamente um produto físico; pode ser um serviço ou um conjunto de produtos e serviços. Tudo o que você faz para o cliente no conceito dos 4Ps (também conhecido como Marketing Mix) é chamado de produto. Por um lado, você precisa cuidar da sua qualidade; por outro lado, é necessário garantir a apresentação da embalagem. O serviço também tem sua apresentação.

Compare esses dois salões de beleza.

Este primeiro salão de beleza tem um ar moderno e sofisticado.
Photo by Delbeautybox from Pexels
Um salão de cabeleireiro antiquado e com uma luz ultrapassada.
Image by David Mark from Pixabay

Baseando-se apenas nessas fotos, você assumirá que o primeiro salão oferece serviços de melhor qualidade. E ainda assim, você não sabe onde os melhores cabeleireiros trabalham – você viu apenas fotos. A estética é essencial; você deve adaptá-la perfeitamente aos seus clientes. O conceito de produto também inclui a marca, garantia e emoções que acompanham o uso dos produtos.

Você precisa pensar em todas essas questões de duas maneiras: como empresário e como vendedor. Por um lado, você precisa conhecer as vantagens reais e desvantagens reais de seu produto. Por outro lado, você precisa criar uma imagem e descrição oficiais de seu produto. Por exemplo: se você fabrica máquinas de lavar, precisa saber que seu produto tem uma vida útil de 30 meses. No entanto, você não dirá isso ao cliente. Você oferecerá ao cliente uma garantia de 2 anos.

O fato de a vida média do produto ser de 30 meses será seu segredo, mas esse conhecimento será necessário para criar uma estratégia de marketing eficaz.

Dessa forma, você saberá que precisa projetar algum recurso inovador a cada dois anos para evitar que o cliente fique frustrado por sua máquina de lavar ter quebrado. A cada dois anos, você precisa despertar nele o desejo de substituir a máquina de lavar por uma nova.

Preço

A política de preços não pode depender apenas do custo de produção de um produto. O preço inclui todas as despesas que você suporta para entregar o produto ao cliente. Faça a previsão de quanto o produto custará durante seu ciclo de vida. Avalie os custos desde a ideia até o final de sua vida. O custo final consiste em muitos elementos relacionados à produção, distribuição e promoção.

Dessa forma, você saberá como estabelecer o preço para um determinado produto e os preços de produtos e serviços adicionais. Talvez existam alguns impostos? Ou serviços necessários, como entrega ou instalação? Depois de estimar cuidadosamente os custos, você saberá como dividir o preço total em seus componentes para incentivar o cliente a comprar e lucrar. Trate a política de preços como um todo!

Local

Enquanto os dois primeiros elementos dos 4P não se destacam dos outros tipos de marketing, o local se destaca significativamente. A teoria diz que é a forma como os produtos são colocados no mercado. “Local” inclui canais de distribuição pelos quais os produtos chegam aos consumidores potenciais e canais de vendas, lugares onde podem comprá-los. É tanto a localização das lojas quanto os produtos na prateleira.

No caso do marketing digital, é o local na Internet por meio do qual os clientes podem comprar, ver ou encomendar seus produtos. Tradicionalmente, é sua loja online. Aqui os clientes encontrarão uma descrição do produto e poderão encomendar e pagar. No entanto, você pode criar uma estratégia de marketing na internet que assume que o cliente vê o produto em um lugar, pede em outro e paga em outro.

você pode criar uma estratégia de marketing na internet que assume que o cliente vê o produto em um lugar, pede em outro e paga em outro.
Image by Mudassar Iqbal from Pixabay

Por exemplo, você pode vender seus produtos em um grupo do Facebook. Você apresenta sua oferta lá, mas o cliente precisa enviar uma mensagem para encomendar. Quando ele decide fazer isso, ele paga via Paypal.

Sugiro que planeje todos esses lugares na forma de um mapa. Dessa forma, você verá quais lugares se repetem no diagrama, o que ajudará na criação de sistemas de atendimento ao cliente. Lembre-se de que os lugares não são apenas sites. Também é um aplicativo, rede social e smart TV, em uma palavra, qualquer dispositivo com acesso à Internet.

Promoção

São todas as atividades destinadas a promover e informar potenciais consumidores sobre a marca e o produto. Além da função informativa, a promoção também tem um papel estimulante, inspirando as necessidades dos clientes e dando à demanda uma direção específica.

O marketing digital distingue a promoção pelo uso de segmentação avançada. O cliente na Internet deixa tantas informações sobre si mesmo que você pode criar uma campanha perfeitamente personalizada. Por exemplo, criar um anúncio para mulheres que tingem o cabelo várias vezes ao ano, com idade entre 18 e 25 anos, que vivem em uma determinada área geográfica. E este anúncio será mostrado principalmente a pessoas que atendem aos seus critérios.

Alcançar um cliente em potencial é apenas metade do trabalho. A outra metade é persuadi-lo a comprar seu produto. Para isso, você precisa apresentar uma Proposta Única de Valor. É um valor ou característica que diferencia o produto de outras soluções disponíveis no mercado. Um benefício adicional que promete que o cliente experimentará ao comprar o produto.

Os clientes são sobrecarregados por informações e opções, então eles querem entender rapidamente o que torna um produto diferente do outro.

Os clientes são sobrecarregados por informações e opções, então eles querem entender rapidamente o que torna um produto diferente do outro. Você precisa encontrar a principal vantagem do seu produto sobre os outros e, quando alcançar o cliente em potencial, apresentar a PUV do seu produto a ele. Se você fizer isso habilmente, o cliente comprará o seu produto.

Resumo

Os esforços de marketing na internet variam de acordo com o tipo de negócio e o objetivo final, mas uma coisa é certa: o avanço da Internet tornou essencial ter uma boa estratégia de marketing na internet. Independentemente do tipo e tamanho do seu negócio, o marketing na internet é uma maneira valiosa de alcançar os clientes certos por menos. Você não precisa ser um especialista para começar. Crie agora sua combinação de marketing!

Se você gostou deste artigo, então vai adorar a plataforma de hospedagem da UltaHost, com backups automáticos diários e suporte 24/7 da nossa equipe de suporte. Nossa infraestrutura foca em dimensionamento automático, desempenho e segurança. Deixe-nos mostrar a diferença! Confira nossos planos!  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
How to translate a WordPress theme into foreign language

Como traduzir um tema do WordPress para outro idioma?

Next Post
Transfer my domaine to another hosting

Como transfiro meu domínio para outro provedor de hospedagem?

Related Posts