Hospedagem VPS: KVM vs VMware comparação

Hosting VPS: KVM vs. VMware
Shares

A hospedagem dedicada é fácil de entender – Nela basicamente, um cliente tem um servidor inteiro só para ele. Já na Hospedagem Compartilhada, como o próprio nome diz, é uma hospedagem aonde mais de um usuário utilizam do mesmo servidor. Já o VPS consiste em um servidor virtual também compartilhado por várias pessoas, e sua única diferença é que ele é virtual. Mas você já se perguntou como isso tudo é possível? para suportar tudo isso, os fornecedores de hospedagem usam um software especial chamado hypervisor.

Hoje nós vamos comparar os dois hypervisors mais populares são eles o: KVM e o VMware

O que é Virtualização?

A virtualização é o processo de simular recursos do computador, i.e., dividindo assim uma maquina inteira em pequenos computadores virtuais.
Os recursos físicos da máquina (Processador, RAM, HD) que hospeda o servidor, é dividido em varias partes (as vezes até dezenas ou centenas) para hospedar os clientes.

Isso permite usar toda potencia de um único computador para uma quantidade grande de clientes/usuários. Para se iniciar uma virtualização, é necessário um programa especializado, chamado de hypervisor. Ele é responsável pela separação dos recursos: Núcleos do processador, RAM e espaço no disco, e também garantir que eles não conflitem entre si. Os exemplos de hypervisors são ESXi pela VMware, hyper-V pela Microsoft, open-source KVM, ou XenServer pela Citrix.

Você pode operar varias maquinas em uma única hospedagem, e cada umas delas serão gerenciadas separadamente. Normalmente, nada impede que você execute qualquer sistema operacional compatível com o processador físico do host como convidado. Assim, você pode executar diferentes sistemas Windows e várias distribuições Linux em uma máquina física.

A Virtualização não somente divide, ela também te permite conectar duas ou mais hospedagems, criando assim um supercomputador virtual usando um disco de espaço comum. Dessa forma, é possível movimentar máquinas virtuais entre o hosts. Exemplos de tecnologias que permitem isso são vCenter da VMware e Failover Cluster da Microsoft.

Tipos de Virtualização

As tecnologias de virtualização podem ser divididas em vários tipos básicos. Cada tipo de virtualização apresenta uma abordagem diferente para o assunto.

Virtualização completa

Consiste em emular todo o computador virtual e os seus dispositivos. O sistema operacional não fica “ciente” que esta e um ambiente virtual. A virtualização completa te permite “rodar” qualquer sistema operacional em uma máquina virtual.

Porém, infelizmente a necessidade de emular cada dispositivo põe uma grande carga de carregamento na CPU do hypervisor físico. Os mais populares são QEMU e VortualBox.

Hardware Virtualization (HVM)

A máquina virtual assistida por hardware é uma variante da virtualização completa que usa extensões de virtualização de hardware da arquitetura x86 – para processadores Intel VT-x e processadores AMD, AMD-V. A vantagem considerável dessa opção é o aumento na velocidade; devido ao suporte do hardware, algumas tarefas são feitas diretamente pelo processador do hospedeiro sem precisar mexer nos processos de emulação.

Uma desvantagem significativa é a necessidade de extensões de virtualização no processador, embora a maioria dos processadores disponíveis no mercado atenda a esses requisitos. As soluções mais populares incluem KVM, VMware ESXi, vSphere, MS Hyper-V e VirtualBox.

Examples of the Hardware Virtualization (HVM) are KVM and VMware ESXi

Paravirtualização

É uma abordagem diferente para resolver o problema de acesso a registradores de processador específicos simultaneamente por vários sistemas operacionais. As instruções são executadas diretamente pelo software hypervisor. Requer alterações no sistema operacional convidado; ele deve redirecionar essas chamadas não para a CPU, mas diretamente para o hypervisor.

A remoção da camada extra de emulação de software fornece um bom desempenho do ambiente virtual. A desvantagem dessa solução é que não rodaremos nenhum sistema operacional nela; os sistemas Linux e FreeBSD possuem um kernel adequadamente modificado. A solução recomendada é o Xen PV.

VMware

É uma é uma empresa americana produtora de sotfwares de virtualização, ela é lider nesse mercado. De acordo com uma pesquisa de virtualização feita pela Spiceworks State of Virtualization, 46% das pequenas, 63% das médias, e 79% das grandes empresas usam soluções vindas do VMWare.

A versão básica do seu hypervisor esta disponível gratuitamente, mas a mais popular é paga. as vantagens são uma tecnologia madura e estável, boa documentação, e um suporte de ponta. Já a única desvantagem é o seu preço, que é consideravelmente caro.

Kernel-based Virtual Machine (KVM)

O “Kernel-base Virtual Machine” é um modulo open-source do linux, o Kernel fornece suporte para o hardware acelerar a virtualização no processador.

É uma tecnologia relativamente nova que vem ganhando mais e mais popularidade devido a sua simplicidade e boa arquitetura. as vantagens são uma instalação simples, grande segurança e muita eficiência.

Qual A melhor virtualização para um servidor VPS: KVM ou VMware?

É difícil fazer essa comparação, por que ambos são de longe os melhores hypervisors disponíveis no mercado hoje em dia. As diferenças no servidor serão praticamente imperceptíveis para o usuário. As principais diferenças entre esses hypervisors será mais de interesse dos administradores do servidor.

Open source vs soluções comerciais

As diferenças cruciais entre KVM e VMware esta no fato que o primeiro e um softwae open-source, e o segundo é uma empresa oferecendo soluções para hospedagem. Então as principais diferenças nesses fatos são o preço, o nível de suporte, e a escalabilidade.

Como voc pode ter imaginado, VMware é a solução mais cara. KVM é uma parte do Linux. então ele vem com uma licença gratuita. taxas podem ser aplicadas ao comprar um pacote baseado em KVM de um fornecedor de software como Oracle ou Red Hat. Com VMware, na maioria dos casos você precisa de uma licença

VMware, como um software comercial, sempre fornece suporte nos seu produtos. Já o KVM, como ele é open source, ele foca no suporte da comunidade, é possível você ter um suporte dele somente se vocE comprar de um vendedor de software.

Escalabilidade, de toda maneira é um problema sério. Alguns especialistas falam que o VMware é mais escalável devido as suas possibilidades de comprar pacotes adicionas ou produtos que são totalmente compatíveis com o hypervisor primário.

Outros argumentam que o KVM, como parte do kernel do Linux, é dimensionado para corresponder à carga de trabalho à medida que o número de máquinas convidadas aumenta. Ele permite que você virtualize as cargas de trabalho de aplicativos mais exigentes. Além disso, o KVM é de código aberto, portanto qualquer pessoa pode modificar o código-fonte e adaptar o software às suas necessidades.

E, é claro, o KVM foi desenvolvido para Linux, enquanto o VMware pode ser instalado tanto no Linux quanto no Windows.

Performance

Performance comparison between KVM and VMware

Uma das áreas decisivas a se levar em consideração é o impacto que o hypervisor vai fazer na infraestrutura. O KVM supera o VMware nesse aspecto, pelo menos quando se trata de configurar e executar um servidor. No trabalho normal, também é um pouco mais eficiente, embora essa diferença possa ser insignificante para cargas de trabalho típicas.

KVM tem uma arquitetura bem simples e executa aplicativos em velocidade quase nativa porque não precisa traduzir o sistema operacional convidado em instruções nativas do host.

Servidores baseados em VMWare tem uma vantagem definitiva geralmente na criação de supercomputadores virtuais e soluções baseadas em nuvem. Especialistas também consideram mais seguro e estável.

De qualquer forma, as duas opções são muito boas. Enquanto o VMware oferece um hpervisor bem estabelecido e estável com uma performance e recursos excelentes. O KVM vem como uma solução a altura, com uma perfomance surreal, e soluções competitivas que são melhores que o VMware em muitas áreas cruciais.

Conclusão

Então,como você pode ver ao ponto de vista do usuário, não existe muita diferença entre um servidor VPS baseado em KVM ou VMware. Vai depender de como o administrador vai configurar ambos, de uma forma que trabalhe melhor para ele. Ambos são ótimos para se usar, e garantem performance, segurança e escalabilidade.

Mas de fato, o KVM tem uma diferença no preço e na simplicidade e por isso é mais escolhido para executar servidores VPS. Já para hospedagem em nuvem, a tendência é escolher o VMware.

A diferença entre os dois vem quando você quer se tornar um hospedeiro. então você vai ter que escolher se você se sente melhor usando um software open-souce ou um comercial. Mas é claro, você deve sempre considerar o valor, preço, tipo de escalabilidade, perfomance e segurança.

A UltaHost configura o VPS e o VDS co o KVM. A UltaHOst sempre manteve ele, pois uma solução open sourcce se encaixa mais nas estratégias da empresa. A flexibilidade e o controle fornecido pelo KVM VPS são ótimos e incomparáveis.

A UltaHost oferece hospedagem Linux KVM VPS gerenciada, o que significa que enquanto você é responsável por todo o trabalho no lado do servidor, os especialistas da UltaHost cuidam da administração, bem como da velocidade, estabilidade e tempo de atividade perfeito.

Ao escolher UltaHost KVM VPS, você obtém desempenho imbatível a um preço acessível. A implantação leva apenas 55 segundos. Experimente o UltaHost KVM VPS grátis por 30 dias e experimente mais benefícios!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
Why is uptime so important?

Por que Uptime é tão importante?

Next Post

WordPress veloz – Como deixar seu blog rápido?

Related Posts