Por que Uptime é tão importante?

Shares

O apagão de 12 horas da App Store levou a perdas de US$ 25 milhões. Uma falha de uma hora nos serviços de Uptime da Amazon no Prime Day em 2018 levou a perdas de quase US$ 100 milhões. Parece sério? E de fato é! O tempo de inatividade do seu site não resultará em milhões de perdas, mas considerando a escala do seu negócio, os números serão igualmente impressionantes.

Seu site deve estar ativo o tempo todo. Pode ser ás 8 manhã ou ás 03 da madrugada de um domingo, sua loja online tem que estar sempre ativa!
Manutenção do servidor, cyber-ataques, falhas no hardware, problemas no software ou qualquer outro evento que possa deixar o seu servidor inativo, é um problema muito sério e que deve ser resolvido o mais rápido possível.

Deve haver o minimo de “apagões” possivel no seu site. Claro, você muitas vezes não tem culpa nenhuma disso, mas mesmo assim depende de você. Por que afinal de contas, é você quem escolhe o fornecedor de hospedagem.

O que é Uptime?

Uptime é uma medida de confiabilidade do sistema expressa como uma porcentagem. Refere-se ao tempo de operação ininterrupta do computador ou servidor; é uma medida crucial para serviços de hospedagem. Para que os sites e serviços estejam disponíveis ao público sem interrupção, o servidor deve funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana.

100% de Uptime significa que o servidor não fica inativo; ele funciona a todo momento, e nenhum tipo de serviço ou operação pode interferir nele. Na prática, isso não acontece por o servedores estão precisando de manutenção e upgrade.

Até se os seus fornecedores usarem as melhores tecnologias para tranferir o seu site para outro servidor, ele vai ficar indisponível por um tempo. Portanto, algumas lacunas são aceitáveis. No entanto, eles devem ser pequenos e discretos.

Por que Uptime é bom?

Um uptime perfeito é claramente o mais proximo á 100%. Dependendo do fornecedor, ela varia de 98% até 99.95%. Os melhores fornecedores de hospedagem focam em um Uptime de 99.9%. Quando o serviço fica indisponível ele é chamado de “downtime”. As vezes, você pode econtrar serviços tão ruins, que tem um Uptime de 96-97%, e eu sinceramente te recomendo a ficar longe desses fornecedores.

Mas essa pouca diferença na porcentagem, faz diferença? Definitivamente Sim. Observe o Uptime:

  • 99.9% – Permite quedas de 43 minutos à 12 segundos por mês;
  • 99% – Possível queda de 7 horas por mês;
  • 98% – Possível queda de 14 horas por mês.

Como você pode ver, ao longo do ano, esses números fazem uma grande diferença. Portanto, ao escolher uma hospedagem, vale a pena selecionar um provedor de hospedagem que dê muita atenção a esse indicador. Os melhores fornecedores, mesmo quando precisam substituir componentes ou o sistema operacional, usam métodos que reduzem ao mínimo o tempo de downtime do seu site.

Estes são servidores adicionais para os quais eles transferem seus serviços enquanto o servidor real é atualizado. Se a atualização levar 4 horas a cada seis meses, além de configurações menores que exigem uma reinicialização diária, o tempo de atividade do servidor pode ser de 99,5%. Mas se o provedor reduzir a indisponibilidade do seu servidor para 30 minutos a cada atualização, ele conseguirá manter um uptime perfeito.

Uptime e SEO

Ao avaliar os custos do tempo de inatividade, a escala das operações é essencial. Nem todo mundo gera lucros tão grandes quanto a Amazon. No entanto, mesmo empresas menores podem sofrer consequências onerosas devido à indisponibilidade do servidor. O baixo tempo de atividade afetará o SEO, levando a uma queda no ranking do Google.

Ao avaliar um site, o Google considera vários fatores, recompensando sites rápidos, seguros e acessíveis. Se o seu site geralmente não carrega (por exemplo, devido a problemas no servidor), os algoritmos do mecanismo de pesquisa consideram isso um sinal alarmante.

Mas isso não é tudo. Você precisa saber que os robôs dos mecanismos de pesquisa analisam seu site em diferentes horários do dia – não apenas nos horários de pico, mas também, por exemplo, às 3h da manhã, quando nenhum visitante pode aparecer em seu site. Portanto, mesmo que os trabalhos de manutenção no servidor ocorram apenas à noite, a indisponibilidade do site afetará seu ranking de SEO.

Uptime baixo é igual perda de clientes

Uma alteração no tempo de Atividade em uma fração de ponto Percentual por mês pode Significar muitos tempos de Inatividade. No entanto, para entender a escala do Problema, imagine que 99% de tempo de Atividade são 3 dias e 15 horas de Inatividade por ano! Se esse valor cair abaixo de 98%, seu site ficará fora do ar mais de uma semana em um ano!

Agora, olhe para sua renda semanal. Isso é quanto custa para você escolher uma hospedagem de baixo tempo de atividade. E a perda de renda não é tudo. Você também perde sua imagem porque o cliente, saindo do seu site uma ou duas vezes, não volta mais e vai escolher a concorrência.

Sua eficácia de marketing diminuirá e os clientes que você poderia ter conquistado serão irrevogavelmente perdidos. Não há necessidade de se iludir: o usuário não retornará para você. Além do mais, eles poderão lhe dar opiniões negativas. A pesquisa diz que 88% dos usuários não retornarão a um site se houver algum problema.

Pense nas menos visualizações que seu blog terá devido a esse tempo de inatividade. Isso afetará a classificação do seu mecanismo de pesquisa e a classificação do seu site. Como você pode ver, os custos de inatividade são muito maiores do que a receita semanal da sua empresa.

Fatores que afetam o Uptime

Atualizações regulares de hardware, trabalho de manutenção e reinicialização do servidor para atualizações de software não são fatores que afetam o tempo de atividade. Existem erros causados ​​por hardware e software, mas também falha do cliente, que o provedor de hospedagem não toma conhecimento automaticamente. Pode acontecer que o cliente, alertado pelos funcionários, saiba da falha mais rápido que o provedor de hospedagem.

Portanto, o nível de atendimento ao cliente também tem impacto no tempo de atividade. Imagine uma situação em que o servidor quebra na sexta-feira às 22h, e a equipe de suporte trabalha apenas de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. O provedor só saberia da falha na tarde de segunda-feira, quando o boleto seria processado. Adicionando o tempo necessário para tomar uma atitude, dá mais de 70 horas de inatividade.

Tal situação é inaceitável. Os especialistas da equipe de suporte devem fornecer suporte técnico profissional 24 horas por dia e uma resposta rápida a qualquer problema encontrado.Graças a isso, uma falha inesperada do servidor pode ser removida em minutos, não em horas.

Outro fator crítico é o nível de Segurança. Particularmente proteção contra ataques DDoS porque eles podem Danificar o Servidor sobrecarregando-o. Obviamente, o papel dos Firewalls e dos Sistemas Antivírus não pode ser Subestimado. Um Servidor Infectado pode parar de Funcionar.

Combater os efeitos de DDoS ou infecção por vírus pode levar várias horas; isso reduzirá significativamente o tempo de atividade. Em particular, se um grupo de hackers perceber falhas de segurança e continuar a atacar, travando o servidor regularmente.

Conclusão

O tempo de atividade perfeito é um dos parâmetros de hospedagem mais importantes. Como você pode ver – tem um impacto colossal na operação correta do seu site, seus resultados financeiros, posições nos mecanismos de pesquisa e opiniões dos clientes. Portanto, ao escolher um provedor de hospedagem, vale a pena considerar esse valor.

Quanto maior a porcentagem de tempo de atividade, mais confiante você fica de que seu site ou plataforma de blog funcionará sem interrupções. A operação sem falhas dos servidores se traduzirá em resultados para o seu site e sua empresa.

O tempo de atividade perfeito é um dos parâmetros decisivos para o UltaHost. Em parte porque seu tempo de atividade perfeito é resultado das áreas em que o UltaHost mais se concentra. O resultado é que você obtém Hospedagem com o melhor Uptime.

Todos os servidores UltaHost são executados apenas em hardware de ponta, o que se traduz em desempenho e, acima de tudo, confiabilidade. Independentemente de você escolher hospedagem compartilhada, VPS, VDS ou um servidor dedicado, o UltaHost fornecerá componentes de primeira classe – com SSDs NVMe.

Outra questão é apostar na segurança – esta é a prioridade número 1 da UltaHost. E o terceiro fator é a equipe de suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana. Assim que o problema com o servidor é detectado, todos os recursos do UltaHost são imediatamente lançados para resolver o problema.

Graças a isso, a UltaHost garante 99,9% de Uptime e vai cumprir sua garantia nunca ficando abaixo desse nível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post

WordPress para iniciantes – Como criar seu primeiro site WordPress?

Next Post
Hosting VPS: KVM vs. VMware

Hospedagem VPS: KVM vs VMware comparação

Related Posts